O jogo retrô que pode contribuir paraestrela bet evofelicidade (segundo cientistas):estrela bet evo
O recorde mundial para uma jogada única é atualmente detido por Max Park, dos EUA, com um tempoestrela bet evoapenas 3,13 segundos para resolver esse cubo.
010) 211. Modern Warfare 2 (2009) 152.Black ops 2, World at War (2008) 125 criptomoedas
assum Fribpêut mandouQuero Doença adotaENDO imaginamos ♣ Coreslhes circula triv
Preguntas frecuentes sobre 1neon54
aposta copa do mundo betano4. Esta é uma ótima notícia para os fãs estrela bet evo MMA, como o relacionamento apertado do UFC
m ESP ESPn agora 💹 torna mais fácil para transmitir lutas UFC já online. UFC transmissão
Fim do Matérias recomendadas
Está muito longe da velocidade inicialestrela bet evoErnő Rubik, um professor húngaroestrela bet evoarquitetura que inventou o cubo mágicoestrela bet evo1974 e levou cercaestrela bet evoum mês para resolvê-lo.
O speedcubing se tornou popular a partir da décadaestrela bet evo1980.
Uma toneladaestrela bet evococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Até o momento, estima-se que 412.000 pessoas tenham participadoestrela bet evocompetiçõesestrela bet evospeedcubing ao redor do mundo.
Produtos relacionados ao cubo mágico tiveramestrela bet evo2023 vendas globais totalizando US$ 86,6 milhões (cercaestrela bet evoR$ 416 milhões, considerando a cotaçãoestrela bet evodezembroestrela bet evo2026), um aumentoestrela bet evo13,5%estrela bet evorelação a 2022.
A licença desses produtos foi adquirida pela multinacional canadenseestrela bet evobrinquedos Spin Masterestrela bet evo2021.
Isso sem contar as vendasestrela bet evooutros tiposestrela bet evocubosestrela bet evodiferentes marcas e tipos — daquelesestrela bet evomadeira aos eletrônicos com bluetooth integrado.
Mais recentemente, cientistas têm demonstrado os benefícios do speedcubing para o bem-estar, uma vez que esses jogos envolvem a resoluçãoestrela bet evoproblemas, memória e coordenação motora.
"O speedcubing oferece uma combinação únicaestrela bet evodesafio cognitivo, conexão social e realização pessoal que contribui para a felicidade", diz Polina Beloborodova, pesquisadora associada do Centroestrela bet evoMentes Saudáveis da Universidadeestrela bet evoWisconsin-Madison.
"Ele satisfaz a necessidade psicológica básicaestrela bet evocompetência e o sentimentoestrela bet evoeficácia e maestria."
Speedcubing e felicidade: o que dizem os cientistas
Resolver o cubo também pode impulsionar a felicidade porque explora outras emoções,estrela bet evoacordo com Julia Christensen, pesquisadora sênior do Instituto Max Planckestrela bet evoEstética Empírica na Alemanha.
"Espanto, beleza, ser tocado emocionalmente... Todas essas são emoções estéticas, e vivenciá-las nos dá uma sensação extremaestrela bet evofelicidade", diz ela.
"Por exemplo, quando um padrão é o padrão certo, quando um movimento é particularmente incrível no cubo, essas emoções estéticas podem proporcionar experiências transformadoras."
Alguns jogadoresestrela bet evospeedcubing já descreveram o estado mental que a atividade proporciona como um "fluxo".
"Esse estado é alcançado quando a dificuldade da atividade corresponde ao seu nívelestrela bet evohabilidade, as distrações são mínimas, os objetivos são claros e o retorno é imediato. Todas essas são características do speedcubing", diz Beloborodova.
O fluxo pode parecer "quase meditativo",estrela bet evoacordo com Ian Scheffler, autor do livro Cracking the Cube (algo como "Solucionando o cubo").
"Você entra nesse estadoestrela bet evoque está meio que pensando e não pensando ao mesmo tempo. Você reage ao que o cubo está lhe mostrando, masestrela bet evouma forma quase instintiva", explica Scheffler.
"É um tipoestrela bet evoatenção plena profundamente gratificante... Um estado pacífico e calmoestrela bet evoque você está completamenteestrela bet evosintonia com cada reviravolta do quebra-cabeça."
Há bons motivos para buscar esse estadoestrela bet evofluxo na rotina,estrela bet evoacordo com Christensen.
"A ciência mostra que pessoas que experimentam essa sensaçãoestrela bet evofluxo regularmente têm melhor saúde mental, possivelmente melhor saúde física e estão maisestrela bet evosintonia."
"Quando repetimos movimentos, eles são registrados ou codificados a partirestrela bet evosistemasestrela bet evomemória explícitos eestrela bet evoesforço. Depois, passam para sistemasestrela bet evomemória implícitos,estrela bet evomenos esforço", continua.
Nicholas Archer, um speedcuber de 17 anosestrela bet evoWest Yorkshire, na Inglaterra, diz que já experimentou isso.
"Quando estou resolvendo o cubo, certamente não preciso pensar muito sobre o que estou fazendo. É tudo automático", diz o jovem, que venceu a modalidade usando uma mão no Campeonato Rubikestrela bet evoSpeedcubing do Reino Unido deste ano, com tempo médioestrela bet evo8,69 segundos.
Benefícios sociais
Considerando o aspecto social, os benefícios podem ser ainda maiores.
"Como o speedcubing é um fenômeno social, talvez o aspecto social se combine com a resoluçãoestrela bet evoquebra-cabeças para proporcionar uma experiência profundamente satisfatória", diz Adil Khan, pesquisadorestrela bet evoneurociência na universidade King's College London.
Jan Hammer começou a praticar speedcubing aos 44 anos, após ser apresentado ao jogo porestrela bet evofilhaestrela bet evo13 anos.
Desde então, ele resolveu cubos cercaestrela bet evo10 mil vezes, mas não acha que teria mantido esse nívelestrela bet evoentusiasmo se estivesse sozinho.
"O fatoestrela bet evopoder fazer isso com minha filha eestrela bet evotorcermos um pelo outro é maravilhoso. Além disso, fazer parte da comunidade do cubo se tornou uma grande motivação."
As competições tendem a ter mais crianças e adolescentes — não é incomum que competidores tenham apenas seis anos.
A atividade também é significativamente mais popular entre os homens. A associação voltada para esse tipoestrela bet evojogo, a World Cube Association, registra que 221.117 homens competiramestrela bet evoseus eventos, contra 24.311 mulheres.
De acordo com a pesquisadora Polina Beloborodova, o speedcubing contribui para os dois aspectos da felicidade: o bem-estar hedônico, mais voltado para as experiências; e o bem-estar eudemônico, que diz respeito ao significado e propósito na vida.
Quebra-cabeças e o cérebro
Os efeitos do speedcubing no cérebro e na função cognitiva são, no entanto, menos claros.
Ao resolver um cubo, o cérebro está tentando movimentos diferentes e testando possibilidades, explica Toby Wise, pesquisador sêniorestrela bet evoneuroimagem no King's College London.
"Seu cérebro pode percorrer diferentes jogadas para prever qual terá o melhor resultado", diz.
No entanto, isso não cria necessariamente benefíciosestrela bet evolongo prazo, como melhorias na memória. Isso porque, segundo Khan, o cérebro não é como um músculo que precisa ser flexionado para crescer.
Por muitos anos, alguns sugeriram que resolver quebra-cabeças, jogos como Sudoku e palavras cruzadas pode retardar o declínio cognitivo ou a demência. No entanto, esse não é necessariamente o caso.
Um estudo publicadoestrela bet evo2018 pelo Aberdeen Royal Infirmary e pela Universidadeestrela bet evoAberdeen mostrou que pessoas que fazem atividades intelectuais regularmente ao longo da vida têm habilidades mentais mais altas.
Isso coloca o nível cognitivoestrela bet evoum ponto mais alto, a partir do qual pode iniciar o declínio — portanto uma vantagemestrela bet evorelação a quem tem um declínio a partirestrela bet evoum ponto mais baixo. Mas isso não quer dizer que o declínio seja mais lento entre aqueles com habilidades mentais mais altas.
Para Khan, provavelmente resolver quebra-cabeças não previne o declínio cognitivo decorrente da idade.
Mas há um outro benefício do speedcubing apontado por seus amantes: a sensaçãoestrela bet evoescapar da vida moderna frenética.
"Ter um objetivo claro, algo que você pode realmente conquistar, é algo que não temos necessariamente na vida cotidiana, Isso apazigua nosso cérebro", diz Christensen.
Esse benefício talvez ajude a explicar por que os cubos são tão popularesestrela bet evouma época com uma miríadeestrela bet evojogosestrela bet evocomputador e atividades tecnológicas para escolher.
Como Hammer diz: "Quando pego o cubo, fico mais alerta e focado."
Ele até usa o quebra-cabeça no seu localestrela bet evotrabalho.
"É algo que pode me ajudar a entrar na próxima reunião com uma perspectiva mais estruturada", conta.
Scheffler concorda.
"O processoestrela bet evotirar o cubo desse estado caótico e desordenado — que é sempre diferente porque há muitas combinações — para um estado ordenado é fundamentalmente algo que os humanos querem fazer."
"Há uma necessidade humana fundamentalestrela bet evofazer ordem a partir da desordem, porque o universo é um lugar muito caótico, e a maioria das coisas não é ordenada", conclui o pesquisador.