Por que os habitantes da ilha gregaIcaria vivem até os 100 anos:
Da mesma forma que a dieta mediterrânea, a dieta icariana inclui gorduras saudáveis, muitas fibras e alimentos integrais, ricosnutrientes.
E-mail: **
Na história do futebol brasileiro, os tempos dos dois se destacam por seu desempenho e conquistas: Cruzeiro and Atlético. 💻 Mas qual equipe tem mais vitórias? Neste artigo analisaremos as estatísticas ambas equipes para responder a essa pergunta
cassino online esporte da sorte} dólares norte-americanosem {k0} 2024. Em{K 0); comparação,a marcas Adidas foi
com [ k1] aproximadamente 16 milhões reais americanos por 🌟 ‘ks0)¬2024 - aumentando pelo
Fim do Matérias recomendadas
Ela é basicamenteorigem vegetal e inclui nozes, grãos, batatas, legumes, verduras e sementes. A principal fontegordura é o azeiteoliva.
Os icarianos consomem iogurte, queijo, peixe, frango e vinho tinto, mas com moderação. E a carne vermelha é limitada a apenas algumas vezes por mês.
Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Já se demonstrou que este tipoalimentação reduz os fatoresrisco para condiçõessaúde como doenças cardíacas, AVCs, diabetes, altos níveiscolesterol, obesidade e hipertensão arterial.
No seu novo livroreceitas The Ikaria Way ("O estilo icariano",tradução livre), a chef greco-americana Diane Kochilas oferece um guia para as pessoas que querem incorporar àvida aspectos da dieta mediterrânea. Ela se inspirou na formaalimentação dos moradoresIcaria.
Para ela, o livro se concentraduas questões: como fazer o bem para o seu corpo "sem prejudicar amente" e como cozinhar "no espíritoum tipoilha terapêutica e despreocupada, onde o ritmo da vida é fácil e lento e as pessoas se conectam através da comidavoltauma mesa".
Ela apresenta pratos para refeições leves, lanches, jantares para grupos maiores e muito mais. As receitas incluem sopapepino com iogurte e nozes, pêssegos grelhados e saladarúcula com queijo feta, feijão-fava condimentado refogado no vinho tinto e orzo pilaf (prato típico do Oriente Médio) com pistache e groselhas secas, entre muitos outros.
"Acho que uma das coisas que sempre me surpreendem é simplesmente o nívelestresse que as pessoas aceitam", ela conta. "Nos Estados Unidos, o estresse é tão prejudicial e a maior parte dele está na nossa cabeça e nos padrõespensamento."
The Ikaria Way pretende ajudar as pessoas a terem mais consciência sobre como elas cuidamsi próprias. Kochilas quer mostrar que "a comida também é amor".
Kochilas escreveu diversos outros livrosreceitas e apresenta o programacozinha My Greek Table, na TV pública americana PBS. Ela também administra uma escolacozinhaIcaria, que é o localorigem dafamília e onde ela mora metade do ano.
Foi durante um dos seus cursosuma semana que ela conseguiu a inspiração para as 100 receitas baseadasvegetais que foram incluídas no seu novo livro.
"Eu tive dois visitantesMontana [EUA] que ficaram perplexos no balcão da cozinha no terceiro dia do curso", ela conta.
"E confessaram que não só comiam carnecasa três vezes por dia, como também nunca imaginaram que a cozinha vegetariana — que é a maior parte do que fazemos (mas não tudo) durante a nossa semana juntos na ilha — poderia ser tão gratificante, variada e real."
Os alimentos vegetarianos encontradosIcaria não são apenas uma forma saudávelsaciar a fome. Eles também são práticos.
Na ilha, comooutras partes da Grécia, algumas pessoas ainda respeitam o calendáriojejum da Igreja Ortodoxa Grega. Por isso, elas não comem carnecertas épocas do ano, como durante a quaresma.
Além disso, os ingredientes mencionados no livroreceitasKochilas são abundantesIcaria, como iogurte, frutas secas, mel, sal marinho, azeiteoliva, nozes, ervas frescas, grãos, alho e uma sérielegumes. Mas a autora destaca que produtos similares costumam ser encontrados na maioria dos supermercados.
O feijão ocupa lugardestaque no livro The Ikaria Way. Kochilas o transformaprotagonistapratos como feijões-fava frescos com limão e alcachofras, tahine e iogurte; ensopadofeijão-fava seco; feijão-vermelho com flocospimenta e ervas frescas; e feijão-gigante caramelado com açafrão, erva-doce e alface-romana, apenas para citar alguns.
"O consumofeijão favorece a saúde do coração reduzindo o colesterol, pois o feijão é ricofibras solúveis, que se aderem às partículascolesterol e as retira do corpo", explica Kochilas. Ela acrescenta que eles são "paliativos para controlar e até evitar diabetes do tipo 2.
Kochilas conta que "comer feijão e ter vida mais longa" se tornou um mantra para os defensores da formaalimentação das Zonas Azuis. A frase foi cunhada pelo especialistalongevidade Dan Buettner, da National Geographic. Ele afirma que "comer uma xícarafeijão todo dia pode prolongar a vidauma pessoaquatro anos".
O livroKochilas também oferece muitas receitasfeijão porque é um alimento versátil, que pode ser preparado na formasopa, saladas ou pratos principais. E as pessoas podem "encontrar feijãoboa qualidadequalquer lugar", destaca ela.
Kochilas tem uma receitaensopadofeijão-branco com berinjela, tomate e queijo feta. Ela escreve que "este prato simples é uma das muitas formascombinar feijão e leguminosas com outros vegetais na culinária grega".
Em casa, é possível usar feijõeslata na preparação da receita, que irá satisfazer as pessoas com uma refeição nutritiva e equilibrada.
Kali orexi é a expressão grega para "bom apetite". Talvez esta frase passe a fazer parte do vocabulário das pessoas que prepararem esta e outras receitasDiane Kochilas.
Cozidofeijão-branco com berinjela, tomate e queijo feta
ReceitaDiane Kochilas
O feijão é um dos alimentos vegetais mais saudáveis do mundo e um ingrediente fundamental da dietalongevidadeIcaria.
Passei a adotar o feijãolata há pouco tempo porque nunca me pareceu ser muito trabalho colocar meu feijãomolho por uma noite e cozinhá-lo no dia seguinte para qualquer receita que eu estivesse preparando.
Mas entendo o desejo das pessoas por conveniência e é claro que existem ótimos tiposfeijão enlatado. Procure os feijões orgânicos e com baixo teorsódio, se possível.
Ingredientes
4 colheressopaazeiteoliva grego extravirgem (aumente conforme o necessário)
1 cebola roxa média, picada
2 talosaipo, picados
sal marinho grego a gosto
2 dentesalho, bem picados
2 berinjelas médias, cortadascubos2,5 cm
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 xícarastomates maduros picados
2 latas (425 g)feijão-branco Cannelliniboa qualidade, lavado e seco
1 colhersopaorégano grego seco
2 colheressopasalsinhafolhas lisas fresca moída
2 colheressopaqueijo feta grego amassado ou cheddarcastanhacaju ralado grosso
Modopreparo
1. Em uma panela grande e larga ou frigideiraimersão, aqueçafogo médio duas colheressopaazeiteoliva. Frite a cebola e o aipo por cerca10 minutos, até que eles fiquem translúcidos e levemente escurecidos. Tempere com uma pitadasal durante o preparo.
2. Acrescente o alho e frite, agitando por cercaum minuto para amolecer. Coloque a misturacebola, aipo e alhoum prato e reserve. Acrescente à panela mais 2 colheressopaazeiteoliva.
3. Coloque na panela os cubosberinjela. Aumente um pouco o fogo e frite, mexendo constantemente, até que os cubos fiquem levemente escurecidos. Coloque a misturacebola, aipo e alhovolta na panela. Acrescente os tomates. Tempere a gosto com sal e um poucopimenta-do-reino e deixe a mistura cozinhar por cerca8 minutos, ou até que as berinjelas estejam macias.
4. Acrescente o feijão seco à panela, tempere com orégano e cozinhe tudo por cerca15 minutos, ou até que todos os ingredientes estejam macios. Antesretirar do fogo, acrescente a salsinha.
5. Sirva regado com azeiteoliva, se desejar, e coberto com o queijo feta amassado ou o cheddarcastanha ralado.
Serve 4 porções.
Do livro The Ikaria Way,Diane Kochilas. © 2024 da autora e reproduzido com autorização da editora St. Martin's Publishing Group.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel .