'Não ensinam isso na escola': como jovens da periferia apostam nas 'soft skills' para impulsionar carreira:promocional da betano

Victor Rodrigheri

Crédito, Reinaldo Canato

Legenda da foto, Estudantepromocional da betanoHistória, Victor Rodrigheri pretende seguir carreira acadêmica

A faixa etária entre 18 e 24 anos representa 30% dos 7,5 milhõespromocional da betanodesempregados no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiropromocional da betanoGeografia e Estatística (IBGE) relativos ao segundo trimestrepromocional da betano2024.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
promocional da betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

om o Warzone e podem não ser suportadas pelo jogo, pois também foram muito suda pela

rosoft. Recomendamos atualizar seu computador 💲 Win10 para a versão menos recente

e "shpionam" significando espiões era o nome promocional da betano uma organização formada pelo líder

ético Josef Stalin. Foi encarregado com a 🧬 eliminação da atividade anticomunista durante

estrela bet grátis

The game was added as an easter egg to Google Chrome in 2014 to entertain users when there is no internet available. The game - nicknamed Chrome Dino - featuring a t-rex is played by over 270 million players every month. You can play the Dinosaur Game on Poki in fullscreen, this time also when you are online.
When Chrome users lose internet connection, they'll see a T-Rex icon above the message stating, No internet.  To start up the game, players simply need to hit the spacebar, which will make the dinosaur run and hop over the cactuses that come into its way.

Fim do Matérias recomendadas

No total, são 2,2 milhõespromocional da betanopessoas sem trabalho nessa camada — 6,9% da população brasileira está desempregada.

"Para mim, a chave mais importante foi aprender como me comunicar melhor, como não ficar nervoso na entrevista, como usar as mãos para passar mais segurança quando falo sobre minhas ideias", explica o estudante universitário Victor Rodrigheri,promocional da betano20 anos, criadopromocional da betanoCaçapava, no interiorpromocional da betanoSão Paulo, e hoje morador do Jardim Bonfiglioli, periferia da Zona Oeste paulistana.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladapromocional da betanococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Rodrigheri fez o ensino fundamentalpromocional da betanouma escola pública. Quando terminou o ensino médio — ele tinha bolsapromocional da betanoum colégio particular —, precisavapromocional da betanoum emprego para se manter e continuar os estudos.

Mas uma barreira o atrapalhava na hora da disputa por uma vagapromocional da betanotrabalho:

"Eu era uma pessoa muito tímida, e tinha muita dificuldadepromocional da betanome expressar. Então, fazer uma entrevistapromocional da betanoemprego, ou falarpromocional da betanopúblico, era uma coisa muito difícil. E isso não é algo que ensinam na escola", diz.

Para tentar resolver o problema, o jovem então se inscreveupromocional da betanoum programapromocional da betanocapacitação profissional da Fundação Wadhwani, uma organização sem fins lucrativos criada pelo bilionário indiano-americano Romesh Wadhwani.

Depois do curso, Rodrigheri passou empromocional da betanoprimeira entrevistapromocional da betanoempregopromocional da betanouma fábrica. E, no início deste ano, entroupromocional da betanoHistória na Universidadepromocional da betanoSão Paulo (USP).

"Hoje vejo que essas habilidades me ajudam até na universidade, como quando falo com um professor ou na horapromocional da betanoapresentar um trabalho", diz ele, que pretende seguir carreira acadêmica e se tornar professor.

O que são 'soft skills'

mousepad com inscriçãopromocional da betano'soft skills'

Crédito, Getty Images

Em atuação no Brasil desde 2020, a Fundação Wadhwani faz parcerias com escolas e entidadespromocional da betanoensino locais para dar cursospromocional da betanocapacitaçãopromocional da betanosoft skills a jovens periféricospromocional da betanocidades como São Paulo e Riopromocional da betanoJaneiro.

"Soft skills são habilidadespromocional da betanocomunicação, resoluçãopromocional da betanoproblemas, trabalhopromocional da betanoequipe, pensamento crítico e mentalidade empreendedora", resume Thiago Françoso, vice-presidente da fundação no Brasil.

"O que escutamos dos empregadores é que, muitas vezes, o jovem da periferia chega bem preparado, com curso técnico e outras qualificações, mas tem dificuldades básicas, como escrever um e-mail e se expressarpromocional da betanouma reunião."

Uma pesquisa da Fundação Wadhwani com maispromocional da betano200 empresaspromocional da betanovários países apontou que as soft skills têm uma importância relativapromocional da betano45% na hora da contratação, frente aos 55% das habilidades técnicas.

No Brasil, a "comunicação" foi apontada por 84% dos empregadores ouvidos como a habilidade essencialpromocional da betanoum candidato a uma vaga — 44% também falarampromocional da betano"resiliência"; 40%promocional da betano"trabalhopromocional da betanoequipe"; 32% disseram considerar a qualidade do "atendimento ao cliente"; e 24% citaram "liderança" e "responsabilidade".

"Em nossos cursos, ensinamos desde o básico, que é escrever um email e o tompromocional da betanovoz no trabalho, até a gestãopromocional da betanoemoções como o estressepromocional da betanoum ambiente competitivo", explica Françoso.

Como ser mais criativo

Ana Lívia Marques

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Ana Lívia Marques pretende atuar na áreapromocional da betanotecnologia voltada ao esporte

A BBC News Brasil ouviu outras duas jovenspromocional da betanoperiferias sobre suas experiências com o aprendizado das soft skills.

A estudante Ana Lívia Marques,promocional da betano20 anos, também moradorapromocional da betanoCaçapava, acredita que aprender a se comunicar melhor com o público foi fundamental para conseguir o estágio na recepçãopromocional da betanoum consultório médico da cidade.

"Tento mostrar para o cliente que sou o elo entre ele e a empresa. E que estou disposta a entender a demanda e encontrar a melhor formapromocional da betanoresolvê-la", diz Ana Lívia, que sempre estudoupromocional da betanoescolas públicas e também participoupromocional da betanoum programapromocional da betanoformação da Fundação Wadhwani.

Técnicapromocional da betanoAdministração, a jovem pretende continuar atuando na área por um período. Mas sonhapromocional da betanotrabalhar com saúde e tecnologia no esporte.

"Pensopromocional da betanome formarpromocional da betanobiotecnologia para trabalhar com vôlei, que pratiquei quando era mais jovem e é meu esporte preferido. O vôlei foi muito importante na minha vida, por ser um esporte coletivopromocional da betanoque todas as pessoas são importantes", diz ela.

Para Ana Clara Mendes,promocional da betano20 anos, do bairro Deodoro, periferia da Zona Norte carioca, organizar as próprias ideias e colocá-laspromocional da betanoprática são habilidades que ela está desenvolvendopromocional da betanoum cursopromocional da betanocapacitação do Coletivo Aprendiz.

O programa, que oferece formaçãopromocional da betanohabilidades socioemocionais para jovens periféricos do Riopromocional da betanoJaneiro, Vitória e São Paulo, é um dos braços educacionais da ONG Centro Integradopromocional da betanoEstudos e Programaspromocional da betanoDesenvolvimento Sustentável (Cieds).

"Me acho uma pessoa criativa, mas penso demais, elaboro demais e, às vezes, não consigo tirar do papel. Meu professor sempre me fala: 'Ana, muito boa essapromocional da betanoideia, mas como você pode ser mais dinâmica para fazer tudo funcionar?'", conta Mendes, que recentemente conseguiu uma vaga como menor aprendizpromocional da betanouma empresapromocional da betanosaneamento.

Ela diz que a proximidade entrepromocional da betanocasa e o trabalho (cercapromocional da betano30 minutospromocional da betanoônibus) foi um dos pontos que facilitarampromocional da betanocontratação.

Ana Clara Mendes

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, A carioca Ana Clara Mendes pretende trabalhar com atletaspromocional da betanoalto rendimento

"Muitas vezes, quando você morapromocional da betanoum bairro da periferia, não te contratam porque a empresa terá mais custos com transporte. E, se você mora a duas horas do trabalho, precisa acordar quatro horas antes para se arrumar. E ainda tem o ônibus que demora, trânsito… Você pode chegar atrasada, e ainda tem mais sete horaspromocional da betanotrabalho… E depois mais duas horas no ônibus voltando para casa. É uma rotina muito difícil."

Ana Clara era atletapromocional da betanojudô até os 18 anos, quando sofreu uma contusão no joelho e precisou abandonar as competições. "Sempre achei que seria uma atleta profissional. Mas,promocional da betanorepente, veio esse baque. Então precisei pensar: 'e agora, o que vou fazer da vida?'"

Mesmo longe do judô, ela ainda pretende trabalhar com o esporte. "Comecei como menor aprendiz com o objetivopromocional da betanopagar meus estudospromocional da betanoeducação física. Quero trabalhar com atletaspromocional da betanoalto rendimento. Quero fazer mestrado, doutorado. Esse é meu sonho, vou conseguir", diz.

'Duplo foco'

Mas o quanto as habilidades socioemocionais realmente fazem a diferença na trajetóriapromocional da betanoum estudante?

A cidadepromocional da betanoSobral, no Ceará, um dos municípios brasileiros com nota mais alta no Índicepromocional da betanoDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), decidiu tornar as soft skills parte do currículo dos 35 mil alunos do ensino fundamental.

Com auxílio do Instituto Ayrton Senna, que realizou pesquisas acadêmicas e ajudou na elaboração do projeto, a prefeitura criou uma nova carreira no ensino municipal: apromocional da betanopsicólogo.

Em 2017, momentopromocional da betanoque a cidade vivia uma ondapromocional da betanoviolênciapromocional da betanobairros periféricos, cada uma das 90 escolas recebeu um profissional — eles foram contratados por meiopromocional da betanoum concurso público.

"Mesmo com ótimos indicadores, percebemos que faltava aos nossos alunos uma formação mais cidadã", explica Herbert Lima, secretáriopromocional da betanoEducaçãopromocional da betanoSobral.

O psicólogo passou a auxiliar os professores durante as aulas. "Trabalhamos com um duplo foco. O professor desenvolve os conteúdos das aulas, como a leitura ou matemática, junto a competências socioemocionais, como tolerância, empatia e respeito", diz Lima.

Segundo o secretário, o projeto produziu um aumento das notas do municípiopromocional da betanoavaliações do ensino, como o Ideb, mas também uma "melhora na relação entre alunos e professores".

Rodapromocional da betanoalunospromocional da betanoescolapromocional da betanoSobral

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Alunospromocional da betanoescolas públicaspromocional da betanoSobral (CE) têm rodaspromocional da betanoconversas durante as aulas

Uma dessas psicólogas é Bruna Pereira Farias, que passou a trabalharpromocional da betanouma escolapromocional da betanoSobralpromocional da betano2021.

"Nós tínhamos os melhores índicespromocional da betanoeducação do Brasil, mas estávamos perdendo nossos jovens para a violência. Então, um dos nossos desafios é trabalhar o alunopromocional da betanodiferentes situações, não apenas na escola, mas também no território,promocional da betanoquestões culturais e sociais. Eles precisam aprender a conviver entre si. Fazemos muitas rodaspromocional da betanoconversas", diz a psicóloga.

"O aluno não é só um resultado. Ele precisa estar bem emocionalmente para se desenvolverpromocional da betanooutras áreas. E a escola precisa ser acolhedora, ter pessoas disponíveis a ouvir o aluno e ajudá-lo a ter um projetopromocional da betanovida", diz Bruna.

Ela cita um exemplo do uso das soft skillspromocional da betanosala. "Em uma aula sobre mapaspromocional da betanorios, abordamos tanto a questão geográfica, como a situação social dos ribeirinhos, o contexto cultural da região e a importânciapromocional da betanose preservar aquele meio ambiente. O objetivo é que o aluno entenda as questões sociais envolvidas, criando empatia e cidadania", diz.

Autoestima e pertencimento

Mas o jovem da periferia é menos preparado para assumir cargospromocional da betanoempresas do que os concorrentes?

O economista Vandre Brilhante, presidente do Cieds, acredita justamente no contrário disso.

"Nossa experiência mostra que, comparativamente, o jovem do asfalto, da comunidade, costuma se destacar mais nas empresas quando tem oportunidades".

Ele cita alguns motivos:

"O jovem da periferia tem um potencial muito maior do que o da classe média. Ele tem mais habilidade para resolver conflitos, porque faz isso desde criança na comunidade, tendopromocional da betanotomar decisões sozinho. Não foi criadopromocional da betanoum condomínio fechado, com os pais ali o tempo todo para socorrê-lo. Ele tem essa vivência da rua,promocional da betanoquem sabe se virar diante dos desafios", diz.

"Outro fator é a forçapromocional da betanovontade. Quem vem da periferia costuma se agarrar mais à oportunidade, porque muitas vezes ela é a única da vida. O jovem da Zona Sul do Rio, da classe média, sabe que se ele sair da empresa, não terá muita dificuldadepromocional da betanoconseguir outro emprego, pois sempre teve muitas oportunidades", explica.

Segundo Brilhante, um empecilho para o jovem periférico é a autoestima. "Quem vem da periferia tem dificuldadepromocional da betanoenxergar o próprio potencial e receiopromocional da betanofrequentar espaçospromocional da betanooutras regiões mais ricas, porque não se vê como parte daquele lugar. Em nossos cursos, a gente sempre tenta fazer com que ele pense: 'eu pertenço a esse lugar, e esse lugar me pertence'".