O que acontece com seu fígado quando você parabeber álcool:

Crédito, Getty Images

E, por ser o primeiro órgão que entracontato com as bebidas alcoólicas, não ésurpreender que ele seja o mais suscetível aos efeitos deletérios desse hábito.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ompatible with one another; And PS 4 eX Oneversionales Of Futebol23 shal Be Cross

ay Comp tivel With ONE Anoth

Fim do Matérias recomendadas

No entanto, não devemos nos esquecer que outros órgãos, como o cérebro e o coração, também podem ser prejudicados pelo consumo excessivoálcool a longo prazo.

Como hepatologista (especialistafígado), trato diariamente pessoas com doenças hepáticas que estão relacionadas ao consumoálcool.

Trata-seum espectrodoenças que vai desde o acúmulogordura no fígado (o popular fígado gorduroso) até a formaçãocicatrizes (cirrose). Geralmente, esses quadros não causam sintomas até que o dano esteja bem avançado.

Gordura e cicatrizes

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

No início, o álcool faz o fígado acumular gordura. E essa gordura toda faz com que o fígado fique inflamado.

O órgão reage e tenta se livrar desse excessoálcool. Nesse processo, acaba produzindo um tecido cicatricial.

Se isso não for controlado, todo o fígado pode se tornar uma redecicatrizes com pequenas ilhasfígado "bom" entre elas — falamos aqui da cirrose.

Nos estágios mais avançados da cirrose, quando o fígado começa a falhar, as pessoas podem ficar com a pele amarelada (conhecida como icterícia), ganhar um aspecto inchado, pela retençãolíquidos, e sentir-se sonolentas e confusas. Esse é um quadro sério, que pode até ser fatal.

A maioria das pessoas que bebe regularmente mais do que o limite14 unidadesálcool por semana (cercaseis litroscerveja com 4%teor alcoólico ou cercaseis taçasvinhointensidade média com 14%teor alcoólico) começará a acumular gordura no fígado.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pele e olhos amarelos podem ser sinaisum fígado danificado

Boas notícias

Felizmente, temos boas notícias. Se pessoas com gordura no fígado ficam apenas duas ou três semanas sem consumir álcool, o fígado delas pode sarar e voltar a parecer e funcionar como se fosse novo.

Em indivíduos com inflamação ou cicatrizes leves nessa estrutura do corpo, apenas sete dias sem álcool já resultamuma redução notável na gordura, na inflamação e nas cicatrizes no fígado.

Abandonar o álcool por vários meses permite que o fígado se cure e volte ao normal.

Para aqueles que bebem grandes quantidadesálcool e já possuem cicatrizes mais graves ou até insuficiência hepática, abandonar o álcool por vários anos reduz a chanceagravamento da insuficiência hepática e o riscomorte.

No entanto, as pessoas que bebem excessivamente podem ser fisicamente dependentes do álcool. Nesses casos, pararforma repentina pode causar sintomasabstinência.

Na forma mais leve, essa criseabstinência causa tremores e sudorese. Porém, se for grave, ela pode causar alucinações, convulsões e até morte.

É por isso que indivíduos que consomem grandes quantidadesálcool ​​não devem pararbeberuma hora para outra: eles precisam consultar um médico para abandonar essa dependência com segurança.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As pessoas que bebem regularmente mais do que o limite recomendado possivelmente terão fígado gorduroso

Outros benefícios

Pararbeber também traz efeitos positivos no sono, na função cerebral e na pressão arterial.

Evitar o álcool por longos períodos ainda reduz o riscovários tiposcâncer (incluindofígado,pâncreas e colorretal), bem como a probabilidadedesenvolver doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, o álcool não é a única causaproblemassaúde. Pararconsumi-lo traz muitos benefícios à saúde, mas não se tratauma panaceia.

A moderação no consumobebidas alcoólicas deve ser considerada como parteum estilovida saudável, que inclui uma dieta equilibrada e a prática regularexercícios físicos.

De volta à questão apresentada no mitoPrometeu, o fígado tem, sim, um poder incrívelse regenerar, mesmo após ter sido danificado.

Mas ele não pode voltar a crescer como novo se já estiver gravemente doente.

Se pararmosbeber e tivermos apenas gordura acumulada ali, ele pode voltar rapidamente ao normal.

Agora, se o fígado já apresentava cicatrizes (cirrose), pararbeber álcool permitirá que ele se cure e melhore o funcionamento — mas não é possível mais desfazer todos os danos que ele já sofreu.

Se você quer cuidar do seu fígado, não beba álcool.

Mas, se você desejar consumir álcool, beba com moderação e fique entre dois a três dias sem essas bebidas durante a semana.

Dessa forma, você não terá que confiar no poder mágicoautocura do fígado para se manter saudável.

*Ashwin Dhanda é professor associadohepatologia na UniversidadePlymouth, na Inglaterra.

**Este artigo foi publicado no sitenotícias acadêmicas The Conversation. Você pode ler a versão originalinglês aqui.