Como modatiktokers acelerarem músicas está mudando a indústria fonográfica:
Velocidade do som
O fenômeno traz um desafio moderno: como os cantores podem criar a próxima gravaçãosucesso se, na verdade, as pessoas ouvem uma versão que pode soarforma tão diferente?
es. Clique na guia Segurança. Em {k0} {K0» Nomes grupo ou usuário, clique no seu
ome para ver as 😆 permissões que você tem. clique Edite, Clique no nome massageando Gou
2 February 2024 ethrough Parlophone Records. SpaceMan - Wikipedia en1.wikipé :...Out ;
ames_man
grupo bet7k minesSuper Bowl ao relatar. Diretrizes Publicidade do superbowl: Faça com não faça Para
ofissionaisde marketing themotherhood :Super-bosW ls/advertising -guiderline a 🍎 Simples;
Fim do Matérias recomendadas
O hábitoouvir canções aceleradas começou no início dos anos 2000, quando surgiram as edições nightcore. Elas foram lançadas por uma duplaDJs noruegueses do mesmo nome, que aumentavam o tom e a velocidade das canções.
Agora, estas edições são comuns nos nossos aplicativosredes sociais, que podem aumentar a velocidade dos podcasts, anotaçõesvoz, filmes e tudo o mais, para podermos consumi-losmenos tempo.
O Spotify é um exemplo. Em 2023, maisum terço dos ouvintes dos Estados Unidos acelerava os podcasts e cercadois terços ouviam as cançõesandamento mais rápido.
O serviçostreaming confirmou à BBC que está testando atualmente uma nova função, mais geral, que potencialmente poderá nos permitir remixar o andamento das canções e compartilhá-las.
A escritora Mary Beth Ray, especializadacultura musical digital, afirma que as plataformasvídeos curtos como o TikTok "restringem nossas formasouvir"trechosmúsicas — mas estas restrições também permitem "vivenciar as cançõesforma diferente".
Para ela, "os clipes curtos oferecem um caminho menor para aquela injeçãodopamina que as redes sociais querem nos fazer sentir. Por isso, existe um elemento viciante para o qual somos conduzidos."
Pressão para o lançamento
Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A DJ Maia Beth, da BBC Rádio 1, acredita que, hojedia, é difícil para as gravadoras e para os músicos estabelecidos ignorar esta tendência. "Às vezes, pode parecer que, se eles não lançarem a versão [acelerada], outra pessoa irá fazê-lo", afirma ela.
Beth reconhece que não consegue se imaginar ouvindo a versão aceleradauma canção completa. Ela acredita que esta tendência não deverá necessariamente ser uma grande preocupação para os músicos.
"As versões aceleradas das faixas podem ajudar os artistas a fazer sucesso ou viralizar, mas este sucesso inicial pode não durar muito", segundo Beth, que apresenta o programa Anthems (em inglês), na BBC Radio 1.
As canções aceleradas ou desaceleradas não oficiais são diferentes do remix profissional. Elas são muito mais curtas e podem ser elaboradas facilmente por qualquer pessoa, incluindo no TikTok, Instagram Reels eoutros aplicativos. Mas algumas das nossas maiores estrelas da música pop estão adotando esta tendência.
A cantora canadense Nelly Furtado foi 'chamadavolta' a cantar e compor quando seus sucessos viraram tendência no TikTok.
Em 2022, a cantora americana Summer Walker lançou seu primeiro álbum totalmente acelerado — uma versão remixada do seu álbum2018, Last Day of Summer, que surgiu depoisuma tendência dançante no TikTok.
Billie Eilish também lançou versões oficiais das suas canções, mais lentas e mais rápidas. E as cançõesSabrina Carpenter Please Please Please e Espresso, recordistas na primeira posição das paradas britânicas, receberam tratamento similar.
O TikTok declarou ter observado aumento da quantidadeversões aceleradas e desaceleradasmúsicascatálogo, que foram retiradas da plataforma e lançadas oficialmente.
Estes lançamentos oficiais com andamento alterado agora são somados à canção original na Parada Oficial BritânicaSingles, ao lado dos remixes, versões acústicas e ao vivo. Tudo isso ajuda os artistas a subirposição.
Mas nem todos estão satisfeitos com esta tendência. A popularidade das versões com velocidade alterada pode fazer com que seja mais difícil diferenciar o original do remix, distorcendo a velocidade, o tom e o clima desejado pelo artista.
Em março, falando para o podcast A Safe Place, o cantor e rapper americano Lil Yachty declarou ter ficado constrangido quando pediu para retirar versões alternativas dacanção A Cold Sunday.
Em outubro2022,um dos shows da turnê Give You The World, do cantor americano Steve Lacy, o público parecia não cantar muito seu sucesso Bad Habit. Algumas pessoas compartilharam vídeos online, indicando que parte da plateia reconhecia melhor a versão popularum trecho acelerado da canção, do queversão original.
Alguns artistas talvez gostem mais das novas versões do que outros. Mas parece que elas vieram para ficar.
Para a artista e produtora londrina tonka._.b,23 anos, o ajuste da velocidade e do andamento faz parte do seu processo criativo.
"Gostoouvir minhas canções três vezes: aceleradas, lentas evelocidade normal", ela conta. "Cada uma delas oferece uma sensação totalmente diferente, cada uma delas abre as portas para novos públicos."