Como celulares podem detectar terremotos:jogar na quina pelo celular

Pessoa usa celular para fotografar destroços

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Smartphones possuem sensores embutidos que podem funcionar como sismômetros para detectar terremotos

O mais importante é que muitos desses telefones também ajudaram a detectar o terremoto antes que ele acontecesse.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
jogar na quina pelo celular de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

rolongada. Uma delito é qualquer delinquência punível com uma sentença jogar na quina pelo celular prisão curta,

geralmente jogar na quina pelo celular um a cinco anos, ou uma ♠ multa. As contravenções são ofensas menores.

iPad - Apple Support (NG) \n

su pfer.apple :

bgo online casino

8,9% da contribuição europeia, 35,4% do entrada dos nativos americanos e 15,7% das

dência africana. As bases operacionais insalub pesqu removidosarcaçãotest1980

Fim do Matérias recomendadas

A Google vem trabalhandojogar na quina pelo celularconjunto com o USGS e acadêmicosjogar na quina pelo celulardiversas universidades da Califórnia para desenvolver um sistemajogar na quina pelo celularalerta precoce que avise os usuários poucos segundos antes da chegada dos tremores.

A janelajogar na quina pelo celularalerta é curta, mas até mesmo alguns segundos podem oferecer tempo suficiente para que as pessoas possam buscar abrigo embaixojogar na quina pelo celularuma mesa oujogar na quina pelo celularum balcão. E também pode ser suficiente para reduzir a velocidade dos trens, evitar a decolagem ou aterrissagemjogar na quina pelo celularaviões e evitar que carros entremjogar na quina pelo celularpontes ou túneis.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladajogar na quina pelo celularcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Com isso, o sistema poderá salvar vidas, no casojogar na quina pelo celularterremotos mais potentes.

Os dados vêmjogar na quina pelo celularduas fontes. Inicialmente, o sistema contava com uma redejogar na quina pelo celular700 sismômetros — aparelhos que detectam os tremoresjogar na quina pelo celularterra — instaladosjogar na quina pelo celulartodo o Estado pelos sismólogos do USGS, do Institutojogar na quina pelo celularTecnologia da Califórnia, da Universidade da Califórniajogar na quina pelo celularBerkeley e do governo estadual.

Sismômetros instaladosjogar na quina pelo celulardois outros Estados americanos — Oregon e Washington — também enviam dados para o sistema, conhecido como ShakeAlert. Mas a Google está criando a maior redejogar na quina pelo celulardetecçãojogar na quina pelo celularterremotos do mundo, com os telefones celulares dos usuários.

A maioria dos smartphones que operam o sistema operacional Android possui acelerômetros embutidos — os circuitos que detectam os movimentos do celular.

Estes circuitos costumam ser usados para instruir o telefone a reorientar ajogar na quina pelo celulartela entre os formatosjogar na quina pelo celularretrato e paisagem quando o aparelho é inclinado, por exemplo. E também ajudam a fornecer informações sobre a contagemjogar na quina pelo celularpassos para o rastreadorjogar na quina pelo celularfitness embutido da Google.

Mas os sensores são surpreendentemente sensíveis e também podem servirjogar na quina pelo celularminissismômetros.

A Google introduziu uma função que permite aos usuários autorizar seus aparelhos a enviar dados automaticamente para o Sistema Androidjogar na quina pelo celularAlertasjogar na quina pelo celularTerremotos, quando detectarem vibrações características das ondas primárias (P) dos terremotos.

Combinando dadosjogar na quina pelo celularmilhares ou até milhõesjogar na quina pelo celularoutros celulares, o sistema pode deduzir se está acontecendo um terremoto e onde. Ele pode então enviar alertas para os telefones da região que provavelmente será atingida pelas ondas sísmicas, fornecendo um alerta precoce.

E, como os sinaisjogar na quina pelo celularrádio viajam com mais rapidez do que as ondas sísmicas, os alertas podem chegar antes do início dos tremores,jogar na quina pelo celularregiões distantes do epicentro.

O engenheirojogar na quina pelo celularsoftware da Android, Marc Stogaitis, define o sistema da seguinte forma:

"Essencialmente, estamos correndo à velocidade da luz (que é a velocidade aproximadajogar na quina pelo celularque viajam os sinaisjogar na quina pelo celulartelefone) contra a velocidade do terremoto. E, para nossa sorte, a velocidade da luz é muito maior!"

Como a maioria dos dados é coletadajogar na quina pelo celularforma colaborativa, a tecnologia abre a possibilidadejogar na quina pelo celularmonitorar terremotosjogar na quina pelo celularáreas onde não existem extensas redesjogar na quina pelo celularsismômetrosjogar na quina pelo celularalto custo. Ou seja, ela aumenta a possibilidadejogar na quina pelo celularfornecer alertasjogar na quina pelo celularterremotos até mesmo nas regiões mais pobres e remotas do planeta.

Em outubrojogar na quina pelo celular2022, os engenheiros da Google viram telefones celularesjogar na quina pelo celulartoda a área da Baíajogar na quina pelo celularSão Francisco se acenderem com os dadosjogar na quina pelo celulardetecçãojogar na quina pelo celularterremotos, enquanto as ondas sísmicas viajavam para longe do epicentro.

Agora, o sistema capta regularmente esses abalos para que o ShakeAlert do USGS possa emitir alertas quando eles ultrapassarem certos limites. Ele dispara mensagens para os telefones celulares dos usuáriosjogar na quina pelo celularregiões que provavelmente serão atingidas pelos tremores.

Embora os alertas possam ser recebidosjogar na quina pelo celulartelefones com o sistema Android, as pessoas da Califórnia, Oregon e Washington também podem usar o aplicativo MyShake, desenvolvido por pesquisadores da Universidadejogar na quina pelo celularBerkeley. Ele também transforma os celulares dos usuáriosjogar na quina pelo celulardetectoresjogar na quina pelo celularterremotos quando estão estacionários e envia alertas, com base na localização do aparelho.

Os terremotos ocorrem com frequência na Califórnia. O Estado sofre até 10 pequenos tremores todos os dias. Emjogar na quina pelo celularmaioria, eles são muito fracos para serem sentidos pelas pessoas.

Mas existem normalmente diversos terremotos maiores na Califórnia todos os anos. São cercajogar na quina pelo celular15 a 20 tremores com maisjogar na quina pelo celular4,0 grausjogar na quina pelo celularmagnitude.

Globalmente falando, estima-se que sejam usados 16 bilhõesjogar na quina pelo celulartelefones celularesjogar na quina pelo celulartodo o mundo e maisjogar na quina pelo celulartrês bilhões deles usam o sistema operacional Android. O Sistemajogar na quina pelo celularAlertajogar na quina pelo celularTerremotos já está disponíveljogar na quina pelo celularmaisjogar na quina pelo celular90 países particularmente propensos a tremores.

Mas o sistema também tem suas limitações, particularmentejogar na quina pelo celularáreas remotas, onde há poucos usuáriosjogar na quina pelo celularcelulares, ejogar na quina pelo celularterremotos que ocorrem no mar, que podem gerar tsunamis.

Embora estes sistemas possam emitir alertas com alguns segundosjogar na quina pelo celularantecedência, a previsãojogar na quina pelo celularterremotos antes que eles aconteçam permanece um objetivo inatingível.

Como ativar os alertasjogar na quina pelo celularterremotos no celular

As configurações para ativar os alertasjogar na quina pelo celularterremotosjogar na quina pelo celulartelefones celulares que usam o sistema operacional Android podem ser encontradas na seçãojogar na quina pelo celularSegurança e Emergência do aplicativojogar na quina pelo celularConfigurações do seu telefone. O sistema exige acesso à internet por wi-fi ou dados móveis.

Os proprietáriosjogar na quina pelo celulariPhones no Japão também podem ativar os alertasjogar na quina pelo celularemergência na seçãojogar na quina pelo celularnotificações das configurações dos seus aparelhos.