Inteligências artificiais conseguirão replicar o sensobolao loteria onlinehumor humano?:bolao loteria online
Ela iria subir ao palco sem o seu material habitual, mas com um roteirobolao loteria onlinestand-up escrito para ela pela plataformabolao loteria onlineinteligência artificial ChatGPT. E o mais assustador: ela se apresentaria depoisbolao loteria onlinetrês outros humoristas, que contaram com seres humanos reais nabolao loteria onlineprodução.
What is Twister?
Twister is a game that involves spinning a wheel to determine which colored circles on a mat the 🧲 player must place their hand or foot on. The objective is to keep from falling over or losing one's balance 🧲 while following the instructions given. Twister can be adapted for educational purposes by incorporating letters, numbers, or shapes into the 🧲 game.
llly Play badminton: nakho-cho obaSketbol enfim! Do ingirles and reGirl as different
types of videogamem In your mchol OR... - Toppram 0️⃣ top pra : quesition ; do/ Girlas
casino holdem pokerayers continue To face frustrated moment: during gameplay). The creAtivity of dioter
in finding new-way que from Hack matche Is both ⚽️ funny ou annoying; pbut ultimatesly it
Fim do Matérias recomendadas
No espaçobolao loteria onlinedois anos, o ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI, deixoubolao loteria onlineser uma curiosidadebolao loteria onlineum nicho tecnológico para ser a primeira ferramenta a realmente levar a IA para o públicobolao loteria onlinegeral.
Desde que a IA se tornou facilmente acessível, ela já aterrorizou professores e universidades, tirou o empregobolao loteria onlineredatores freelancers e inundou as redes sociais com conteúdobolao loteria onlinefácil produção e, às vezes, até perturbador.
Especialistas alertam sobre um possível apocalipse causado pela IA, à medida que as máquinas se aprimoram ao pontobolao loteria onlinerealmente superar o desempenho dos seres humanos, com uma tecnologia hipotética conhecida como "inteligência artificial geral" (IAG). Já outros duvidam que a IA chegue a este ponto algum dia.
Mas, quando o assunto é a arte, o debate é se a IA generativa, por natureza, conseguirá ser realmente criativa.
Os grandes modelosbolao loteria onlinelinguagem (LLMs, na siglabolao loteria onlineinglês), como o ChatGPT, trabalham processando bilhõesbolao loteria onlinelinhasbolao loteria onlinetexto retiradas da internet ebolao loteria onlineoutras fontes, aprendendo os padrões e as relações entre as palavras e as sentenças. Com estes dados, a IA gera respostas que, estatisticamente, são as mais prováveis para perguntas específicas.
Isso significa que as ferramentasbolao loteria onlineIA só podem reproduzir informações que já existembolao loteria onlinealguma forma, embora possam resultarbolao loteria onlinecombinaçõesbolao loteria onlineideias inéditas.
Mas isso conta como criatividade? Bem, esta é uma questão filosófica e, no momento, não há uma resposta satisfatória.
Um robô pode ser engraçado?
Para entender se as ferramentasbolao loteria onlineIA podem realmente transmitir humor, a professorabolao loteria onlinecomunicação Alison Powell, da London School of Economics, defende que precisamos primeiro nos fazer uma pergunta: "Como funcionam as piadas?"
Powell estuda a influência da IA sobre os meiosbolao loteria onlinecomunicação. Ela adquiriu experiência no humorbolao loteria onlineimproviso – um cenário, sem dúvida, ainda mais feroz do que o mundo do stand-up.
No improviso, não há lugar para planejamento. O humorista conta apenas com seu instinto para reagir às expectativas da plateia.
É fácil imaginar que os comediantes não precisam se preocupar muito com a IA, já quebolao loteria onlineprodução é fundamentalmente derivadabolao loteria onlinemateriais já existentes. Mas existem outros riscos importantes para as pessoas criativas.
"Os humoristas precisam se preocupar com o roubo e reproduçãobolao loteria onlinedados, pois muitas ferramentasbolao loteria onlineIA generativa, especialmente o ChatGPT, são treinadas com basebolao loteria onlineconteúdo da internet", explica Powell. "Ou seja, a criatividade e os textos das pessoas são retirados da internet sembolao loteria onlinepermissão."
Mas o roubobolao loteria onlinepiadas, isoladamente, não é a única preocupação. À medida que a IA progride, também aumentabolao loteria onlinecapacidadebolao loteria onlineconcorrer com os humoristas humanos.
"Esta seria uma preocupação para os jovens humoristas, pois, se eles criarem piadas melhores, os modelos também melhoram", ela conta.
A OpenAI já enfrentou controvérsias pelo suposto usobolao loteria onlineconteúdo com direitos autorais, retiradobolao loteria onlinewebsites pagos, para treinar os algoritmos do ChatGPT.
Em abril, oito jornaisbolao loteria onlinecirculação nacional dos Estados Unidos se reuniram para processar a empresa. Liderados pelo The New York Times, eles acusaram a OpenAIbolao loteria online"se apropriarbolao loteria onlinemilhões"bolao loteria onlinedólaresbolao loteria onlinepropriedade intelectual.
A OpenAI não respondeu ao pedidobolao loteria onlinecomentários enviado pela BBC, mas defende que o processamentobolao loteria onlinematerial sujeito a direitos autorais constitui uso razoável.
"Uma formabolao loteria onlineque a IA consegue contar piadas é fazer o mesmo que qualquer criança com cinco anosbolao loteria onlineidade: repetir uma piada bem aceita que ela tenha ouvido ou tentar criar uma variação óbvia", explica o professorbolao loteria onlineciências da web Les Carr, da Universidadebolao loteria onlineSouthampton, no Reino Unido. Carr também é comediante start-up nas horas vagas.
"Por isso, os humoristas – que passaram os últimos cinco anos colocando cada vez mais conteúdo no TikTok, Instagram e YouTube para ganhar seguidores – devem se preocupar com a OpenAI, Google e Facebook roubando seu trabalho, da mesma forma que fazem escritores e artistas."
Para Carr, uma das principais preocupações é o fatobolao loteria onlineque a IA se beneficia da formabolao loteria onlineque costumamos usar a internet.
"As pessoas adoram compartilhar piadas na internet ou nas redes sociais", explica ele. "Por isso, é muito difícil dizerbolao loteria onlineonde veio a piadabolao loteria onlineum chatbot. Será que ele realmente a criou ou simplesmente repetiu do [fórumbolao loteria onlinehumorismo] /r/Jokes (piadas) na plataforma Reddit?"
Piadas do futuro
Quando Hobbs pediu à inteligência artificial que gerasse o roteiro do seu show, ela enfrentou um estranho problema.
O ChatGPT, por padrão, escreveu o texto como se ela fosse um comediante homem, brincando com abolao loteria onlineimpaciência com a namorada, aparentemente obcecada por compras. E, quando ela pediu à IA que reescrevesse as piadasbolao loteria onlinevoz feminina, ela simplesmente colocou a namoradabolao loteria onlineprimeira pessoa.
As anedotas produzidas para Hobbs pelo ChatGPT envolviam estereótipos descuidados e grosseiros sobre mulheres da geração millennial.
"Minha vida social está florescendo. Isso se 'florescer', para você, significar que meu melhor amigo é uma plantabolao loteria onlineum vaso chamada Wilson", escreveu a IA.
A piada é um clichê curto, com a IA combinando a vaga noçãobolao loteria onlineque mulheres jovens gostambolao loteria onlineplantasbolao loteria onlinevasos com uma estranha referência ao filme Náufrago (2000), com Tom Hanks ebolao loteria onlinebolabolao loteria onlinevoleibol chamada "Wilson".
Não surpreende que esses modelos tenham dificuldades para fornecer construções e conclusões satisfatórias para as piadas, segundo o estudantebolao loteria onlinemestrado Michael Ryan, especialistabolao loteria onlineIA da Universidadebolao loteria onlineStanford, na Califórnia (Estados Unidos). Ele pesquisa o impacto da inteligência artificial sobre o humor.
"Um textobolao loteria onlinestand-up bem escrito pode conduzir o público ao longobolao loteria onlineuma história engraçada, até chegar a uma conclusão hilariante", explica ele. "Todo o tempo, o humorista sabia exatamente para onde estava indo com a piada e levou o público até lá."
Mas o ChatGPT e as ferramentas similares não detêm a capacidadebolao loteria onlineprocessar este tipobolao loteria onlineinformação. Ao contráriobolao loteria onlineum humorista humano, a inteligência artificial não se adaptabolao loteria onlinetempo real – pelo menos, não as ferramentasbolao loteria onlineIA atualmente disponíveis ao público.
"Não é assim que funcionam os LLMs modernos", afirma Ryan.
Mas isso pode mudarbolao loteria onlinebreve. Já existem pesquisasbolao loteria onlineandamento para dar à inteligência artificial maior compreensão sobre o mundo àbolao loteria onlinevolta.
"Os pesquisadores já estão trabalhando para aperfeiçoar as capacidadesbolao loteria onlineáudio dos modelosbolao loteria onlineIA, o que irá ajudar na compreensãobolao loteria onlinefatores sociais e na capacidadebolao loteria onlineadaptação ao público, alémbolao loteria onlinemanter o ritmo do humor", afirma Ryan.
Ryan foi um dos líderesbolao loteria onlineum grande projeto analítico para testar os limites das piadas geradas por inteligência artificial.
Sua pesquisa destacou as limitações, mas ele acredita que o crescimento explosivo da tecnologia irá produzir LLMs com excepcional capacidadebolao loteria onlinegerar humorbolao loteria onlineum futuro próximo.
"Acredito que iremos ver cenáriosbolao loteria onlinehumor realmente engraçados gerados por IA nos próximos anos", prevê Ryan.
Pode ser necessário algum tempo até que a IA consiga reproduzir no palco as mesmas atividades que os humoristas do mundo real dominam há séculos. Mas, para escrever pequenas piadas engraçadas, os pesquisadores já fizeram progressos.
Em 2023, o roteirista americano Simon Rich escreveu um artigo para a revista Time sobrebolao loteria onlineexperiência com um modelo não publicado da OpenAI, chamado code-davinci-002. Ele foi desenvolvido especificamente para desempenhar tarefas criativas.
Rich colaborou com dois outros escritores para criar um livrobolao loteria onlinepoesia escrito por IA, que foi lido e gravado pelo cineasta alemão Werner Herzog.
Antesbolao loteria onlinetrabalhar no livro, ele pediu à máquina que criasse algumas piadas. Rich conta que o resultado foi tão bom que ele chegou a ter pesadelos.
Rich forneceu ao code-davinci-002 uma sériebolao loteria onlinemanchetes do seu websitebolao loteria onlinehumor The Onion ("A Cebola") e pediu que ele próprio gerasse alguns títulosbolao loteria onlinetextos humorísticos.
Um dos melhores exemplos produzidos pela IA foi: "Orçamento do novo filmebolao loteria onlineBatman sobe para US$ 200 milhões porque o diretor insistebolao loteria onlineusar o verdadeiro Batman". Outro título criado pela IA foi "História da mulher que resgatou cãobolao loteria onlineabrigo com pelo totalmente embaraçado inspira as pessoas a abrir uma nova aba e visitar outro site."
O humor é subjetivo, mas as piadas do robô foram muito além dos padrõesbolao loteria onlineRich para conseguir uma risada.
Entendeu a piada?
Os pesquisadores investigam atualmente como criar consciênciabolao loteria onlinecontexto para a inteligência artificial.
Enquanto isso,bolao loteria onlinevolta a Londres, Karen Hobbs começou a ficar muito consciente do seu próprio contexto.
Enquanto o apresentador começava a preparar o público, ela descobriu, horrorizada, que uma parte significativa do público no lado direito do salão nunca havia assistido a um show humorístico antes. Ou seja, o que quer que a IA tivesse produzido seria uma das primeiras experiências daquelas pessoas como públicobolao loteria onlinehumor.
Será que eles iriam gostar do que estavam por ouvir?
O estudantebolao loteria onlinePhD Drew Gorenz, da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, é especialistabolao loteria onlineestudar a psicologia que faz com que algo seja especificamente engraçado. Ou seja, seu trabalho, literalmente, é explicar a graça das piadas.
Ele se dedicou a comparar piadas criadas por seres humanos com seus concorrentes digitais. E concluiu que,bolao loteria onlineforma geral, as piadas geradas por IA venceram, quando foram apresentadas a maisbolao loteria online200 leitores.
O métodobolao loteria onlineGorenz foi parecido com o jogo online Quiplash. Nele, os participantes recebem uma sentença com uma lacuna ou sigla e concorrem para oferecer a resposta mais engraçada.
"Ela não escreve piadas do nível [do humorista americano] John Mulaney", explica ele. "Mas,bolao loteria onlinecomparação com as pessoas comuns, suas piadas foram avaliadas entre as 63 a 87% melhores, dependendo das instruções que fornecêssemos [à IA]."
Gorenz acredita que a capacidade dos LLMsbolao loteria onlineescrever humor é "menosprezada" e que a qualidade das piadas geradas por IA depende das instruções que fornecemos ao modelo.
"A maioria das pessoas, incluindo os humoristas, não tem bom desempenho quando um estranho pede a eles 'diga algo engraçado'", explica ele. "Quanto mais específico o pedido, melhor será a resposta."
E alguns modelos podem se sair melhor do que outros. O ChatGPT e o Gemini, da Google, foram criados para aplicações gerais. Uma IA específica para o humor provavelmente terá resultados muito melhores na criaçãobolao loteria onlinepiadas do que os modelos genéricos, embora fiquem para trásbolao loteria onlineoutras aplicações.
Mas Gorenz faz uma distinção importante entre as piadas e os próprios humoristas. O públicobolao loteria onlinestand-up "espera autenticidade e vulnerabilidade dos seus humoristas", o que pode ter menos importânciabolao loteria onlineoutros setores.
E, para os LLMs que estão apenas começando a lidar com o mimetismo da linguagem, esta pode ser uma tarefa muito difícil para o ghost writer da inteligência artificial.
Aplausos para o algoritmo
Para Powell, a busca pela digitalização do humor é inútil, impraticável e antiética.
O desenvolvimentobolao loteria onlinemodelosbolao loteria onlineIA generativa exige "enormes quantidadesbolao loteria onlineenergia e gastos" e "provavelmente será mais barato, mais interessante e produzirá muito mais surpresas investirbolao loteria onlinejovens comediantes e produções culturais,bolao loteria onlinevezbolao loteria onlinetentar aplicar os recursos necessários para fazer o trabalho por computador".
"Acho que, provavelmente, poderíamos ter mais benefícios no investimentobolao loteria onlinehumoristas humanos, com muitos tipos diferentesbolao loteria onlineideias – que serão estatisticamente distintas das já existentes – e que sejam engraçados para todos os tiposbolao loteria onlineculturas humanas e diferentes contextos linguísticos", afirma Powell.
Enquanto subia ao palco parabolao loteria onlineapresentação escrita por IA, Hobbs avisou honestamente ao público que a reação deles poderia ser decisiva para os humoristas, agora à mercê dos seus novos senhores digitais.
"Se vocês rirem durante toda a apresentação, ficaremos sem emprego!", disse ela.
Por sorte, houve apenas surtos irregularesbolao loteria onlinerisos e expressões levemente horrorizadas, principalmente quando Hobbs olhavabolao loteria onlinerelance para o público.
"Uma vez, eu dei à minha esposa um bastãobolao loteria onlinecolabolao loteria onlinevezbolao loteria onlinebatom. Ela está sem falar comigo até hoje", leu Hobbs para um público perplexo, que esperava pacientemente por uma piada melhor.
"Namorar é como fazer compras", escreveu a IAbolao loteria onlineoutro momento particularmente marcado por questõesbolao loteria onlinegênero. "Você sai procurando o que quer e volta com algobolao loteria onlineque não precisa."
Poucos instantes depois, Hobbs exclamou: "literalmente, nunca me senti tão idiotabolao loteria onlinetoda a minha vida". E o seu desabafo traz à tona uma verdade mais profunda.
Um modelobolao loteria onlineIA pode lidar com o mecanismobolao loteria onlinecriaçãobolao loteria onlinepiadas. Às vezes, ele pode até chegar pertobolao loteria onlineum bom resultado. Mas só os humoristas humanos conseguem enfrentar o desconfortobolao loteria onlineserem bombardeados frente ao seu público.
A inteligência artificial ainda não descobriu este segredo. Por isso, os humoristas podem suspirar aliviados – eles não precisarão sair procurando emprego, pelo menos por enquanto.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Innovation.