O alerta sobre 'uso excessivo'el jackpottomelatonina por crianças:el jackpotto
No Brasil, a Agência Nacionalel jackpottoVigilância Sanitária (Anvisa) proibiu recentemente a circulaçãoel jackpottoum medicamento com melatonina que prometia ajudar as crianças a dormirem.
nçada no varejo. é contada entre as mais raras cores Nike Aero Jordânia já feitas! a
ção limitada Ar Jordão 2s 🏧 estão vestidodos com assinatura el jackpotto Coleta branco E azul - em
Fim do Matérias recomendadas
A melatonina é um hormônio produzido no cérebro que regula o ciclo do sonoel jackpottouma pessoa.
É um dos suplementos mais comuns que os pais nos EUA dão aos filhos,el jackpottoacordo com a Harvard Health, publicação da escolael jackpottomedicina da Universidade Harvard (EUA).
Uma toneladael jackpottococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Nos Estados Unidos, a melatonina é considerada um suplemento dietético – ao contrárioel jackpottomuitos países, onde é classificada como medicamento – e pode ser comprada sem receita médica.
Uma pesquisa publicada na revista JAMA Pediatrics neste mês conversou com paisel jackpotto993 crianças, com idades entre um e 14 anos, e descobriu um aumento significativo no uso relatadoel jackpottomelatonina nos últimos anos.
Embora a melatonina possa ser uma solução a curto prazo para ajudar a promover o sono, o estudo indicou que os pais usavam o suplemento regularmente, com criançasel jackpottoidade pré-escolar, que tomavam o suplemento durante uma médiael jackpotto12 meses, criançasel jackpottoidade escolar primária durante 18 meses e pré-adolescentes durante 18 a 21 meses.
Os pesquisadores alertam que o estudo foi relativamente pequeno e não representa necessariamente o usoel jackpottotodo o país.
Ainda assim, o usoel jackpottomelatonina,el jackpottotodas as idades, tem aumentado nas últimas duas décadas.
Uma pesquisa online realizada no início deste ano pela Academia Americanael jackpottoMedicina do Sono sugeriu que cercael jackpotto46% dos pais já deram melatonina a crianças menoresel jackpotto13 anos para ajudá-las a dormir. A pesquisa também descobriu que os pais são mais propensos a dar melatonina aos filhos do que as mães e os pais mais jovens são mais propensos a fornecer auxílios para dormir do que os pais mais velhos.
Os centrosel jackpottocontroleel jackpottointoxicações nos EUA registraram um aumentoel jackpotto530% nos relatosel jackpottoingestãoel jackpottomelatoninael jackpottocrianças entre 2012-2021,el jackpottoacordo com os Centrosel jackpottoControle e Prevençãoel jackpottoDoenças.
A maioria dos casos foi acidental e a grande maioria das crianças - maisel jackpotto84% - não apresentou sintomas, emborael jackpotto1% dos casos notificados as crianças tenham necessitadoel jackpottocuidados intensivos.
Pesquisas anteriores também sugerem que a doseel jackpottomelatonina nos suplementos muitas vezes era diferente da quantidade indicada no rótulo da embalagem – um estudo descobriu que a melatonina variavael jackpottomenos da metade a maisel jackpottoquatro vezes a quantidade indicada no rótulo.
Efeitos colaterais leves – como sonolência diurna, dorel jackpottocabeça, náusea e tontura – às vezes ocorrem ao tomar melatonina, mas pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo do consumo desse suplementoel jackpottocrianças e adolescentes.
A Academia Americanael jackpottoMedicina do Sono aconselha que os pais tratem a melatonina como qualquer medicamento e a mantenham fora do alcance das crianças.
A entidade também sugere que os pais consultem um profissionalel jackpottosaúde pediátrico com antecedência e observem que "os problemasel jackpottosono podem ser controlados com uma mudançael jackpottohorários, hábitos ou comportamentos,el jackpottovezel jackpottotomar melatonina".
Se usado, um profissional médico deve recomendar "a dose e o horário da melatonina" para resolver um problemael jackpottosono.
Anvisa proibiu usoel jackpottomedicamento no Brasil
Em agosto deste ano, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, propaganda e o usoel jackpottoum suplemento alimentar com melatonina que era destinado a crianças no Brasil.
O medicamento foi retiradoel jackpottocirculação, segundo a Anvisa, porque a melatonina não é autorizada para usoel jackpottosuplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes, e não há segurançael jackpottouso comprovada na Anvisa para essas faixas etárias.
"A melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes), e só é aprovadael jackpottosuplementos destinados para adultos acimael jackpotto19 anos, na concentraçãoel jackpotto0,21 mg por dia, e sem alegaçõesel jackpottouso", informou a Anvisa.
A proibição da Anvisa foi aplicadael jackpottorelação ao suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, que, segundo a Anvisa, era fabricado pela empresa M.R. Oemed Indústria Farmacêutica Ltda.
A agência ainda disse que na internet havia a divulgação irregular do produto Soninho Perfeito Melatonina Kids, com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, câncer etc.
"Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto,el jackpottopropaganda irregular", informou a agência.
"A Agência alerta que não há aprovaçãoel jackpottoqualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à baseel jackpottomelatonina. Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipoel jackpottoalegação está irregular,el jackpottoacordo com a legislação sanitária brasileira", acrescentou a Anvisa.
Ainda neste ano, a Anvisa publicou um alerta sobre os riscos associados ao consumoel jackpottosuplementos com melatonina, no qual apontou que esses produtos "precisam apresentar a advertênciael jackpottoque não devem ser consumidos por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidasel jackpottoatividades que requeiram atenção constante."
Na épocael jackpottoque a decisão da Anvisa foi publicada, a M.R. Oemed negouel jackpottonota que tenha comercializado o Soninho Perfeito Melatonina Kids. O diretor da empresa, Felipe Cavalcanti, afirmouel jackpottocomunicado que a Oemed já produziu suplemento semelhante, mas sem a melatonina.
Ele disse que a empresa já foi vítimael jackpottofalsificações anteriormente,el jackpottorelação a outro medicamento, e chegaram a registrar um boletimel jackpottoocorrência. Aindael jackpottonota, o diretor afirmou que a ligação que a Anvisa fez entre a empresa e o produto foi um "equívoco" e disse que faria um levantamento para "tomar todas as providências legais".