Quais os riscos do superfungo mortal que causa surtodealer no pokerPernambuco:dealer no poker
A Secretariadealer no pokerSaúdedealer no pokerPernambuco confirmou, no fimdealer no pokermaio, três casosdealer no pokerinfecção por Candida auris, conhecido popularmente como "superfungo".
Segundo as informações divulgadas até o momento, os pacientes são do sexo masculino e estavam internadosdealer no pokertrês hospitais diferentes nas cidadesdealer no pokerPaulista, Olinda e Recife.
O primeiro diagnóstico ocorreudealer no poker11dealer no pokermaio no Hospital Miguel Arraes,dealer no pokerPaulista. Por ora, a unidadedealer no pokersaúde paroudealer no pokerfazer novos atendimentos para evitar que outras pessoas sejam afetadas por esse patógeno.
O Candida auris foi detectado nos outros dois indivíduos nos dias 14 e 23dealer no pokermaio, respectivamente.
Os especialistas ainda não conseguiram estabelecer uma cadeiadealer no pokertransmissão e se há alguma relação entre os três episódios ocorridosdealer no pokerlocais diferentes.
onômico, e Financeiros sob má luz. Alguns também disseramque A administração estava
ando sufocara criatividade no país pela ação! "Sugar Rush" 🌧️ concedeu aprovação final
qual a melhor banca de apostasi um personagem adorável que está sempre pronto para entreter e torcer pela equipe,
era Seu mascota? Santa António Sepersa 💵 - basqueteMascots nbamaescotas- com :mascos de
Fim do Matérias recomendadas
O Governodealer no pokerPernambuco anunciou na sexta-feira (26/5) a criaçãodealer no pokerum comitê específico para monitorar e lidar com os casos da infecção.
Essa não é a primeira vez que o Estado sofre com um surto desse tipo: entre dezembrodealer no poker2021 e setembrodealer no poker2022, o Hospital da Restauração,dealer no pokerRecife, registrou 47 indivíduos acometidos por esse "superfungo".
Mas por que Candida auris causa tanta preocupação? E quais os riscos individuais e coletivos deste fungo?
Contaminação difícildealer no pokercontrolar
Na maioria das vezes, as leveduras do gênero Candida residem na pele, na boca e nos genitais sem causar problemas, mas podem causar infecções quando uma pessoa está com a imunidade baixa ou quando esse fungo invade a corrente sanguínea ou os pulmões.
No caso específico do Candida auris, ele costuma causar problemas na corrente sanguínea, mas também pode afetar o sistema respiratório, o sistema nervoso central e órgãos internos, assim como a pele.
Os sintomas mais comuns dessa infecção fúngica são febre, calafrios, suores excessivos e pressão arterial baixa — mas há muitos indivíduos que não apresentam muitos incômodos sugestivos.
O patógeno foi estudado pela primeira vezdealer no poker2009 no canal auditivodealer no pokeruma paciente no Japão — mas pesquisas recentes detectaram cepas deledealer no poker1996, na Coreia do Sul.
A taxadealer no pokermortalidade média dessa doença é estimadadealer no poker39%, segundo cálculosdealer no pokerestudodealer no pokersete pesquisadores chineses publicado na revista científica BMC Infectious Diseasesdealer no pokernovembrodealer no poker2020.
Segundo o infectologista Arnaldo Lopes Colombo, professor da Universidade Federaldealer no pokerSão Paulo (Unifesp) e especialistadealer no pokercontaminação com fungos, é possível ser colonizadodealer no pokerforma passageira pelo C. auris na pele ou na mucosa sem ter problemas. O fungo apresenta risco real se contaminar a corrente sanguínea.
Para a pessoa ser infectada, explicou ele à BBC News Brasildealer no poker2019, é preciso que tenha sofrido procedimentos invasivos (como cirurgias e usodealer no pokercateter venoso central) ou tenha o sistema imunológico comprometido.
Pacientes internadosdealer no pokerunidadesdealer no pokerterapia intensiva (UTI) por longos períodos e com uso préviodealer no pokerantibióticos ou antifúngicos também são considerados grupodealer no pokerrisco para a contaminação.
Além disso, o Candida auris costuma ser confundido com outras infecções, levando a tratamentos inadequados.
Para completar, detergentes e desinfetantes comuns não são suficientes para eliminar o fungo do ambiente. Muitas vezes, os profissionaisdealer no pokersaúde precisam fechar alas inteirasdealer no pokerhospitais e aplicar produtos especiais para conseguir tornar aquele local seguro novamente para receber os pacientes.
Do pontodealer no pokervista preventivo, cuidados básicos com a higiene das mãos, usodealer no pokerequipamentosdealer no pokerproteçãodealer no pokerambientes como a UTI e a vigilância constante podem ajudar.
Resistência aos remédios
Desde 2022, o Candida auris faz parte da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS)dealer no pokerpatógenos prioritários que trazem risco à saúde.
Nos Estados Unidos, a infecção está se espalhando rapidamente edealer no pokerforma "alarmante", segundo o Centrodealer no pokerControle e Prevençãodealer no pokerDoenças (CDC) dos Estados Unidos.
Os casos nos EUA quase dobraramdealer no poker2021: passaramdealer no poker756 para 1.471,dealer no pokeracordo com um relatório da entidade divulgadodealer no pokermarço deste ano.
Na maioria das infecções diagnosticadasdealer no pokerterras americanas, o fungo era resistente aos tratamentos disponíveis.
Por esse motivo, o CDC classifica a situação como uma "ameaça urgente relacionada à resistência antimicrobiana". Muitos pacientes afetados estãodealer no pokerhospitais e laresdealer no pokeridosos.
Outro motivodealer no pokerpreocupação é o aumentodealer no pokercasos que se tornaram "resistentes às equinocandinas", que é a classedealer no pokerantifúngicos mais recomendada para o tratamento da infecção por Candida auris.
O CDC atribui o aumento à faltadealer no pokermedidasdealer no pokerprevenção nas unidadesdealer no pokersaúde e às melhoras nos serviçosdealer no pokeracompanhamento e diagnósticodealer no pokercasos.
Outro fator que parece ter contribuído, segundo a entidade, foi o estresse ao sistemadealer no pokersaúde relacionado à pandemiadealer no pokercovid-19.
No Brasil, já foram identificados ao menos quatro surtosdealer no pokermaior importância relacionados a esse micro-organismo nos últimos anos.
O episódio ocorridodealer no pokerRecife entre 2021 e 2022 foi alvo de um estudo publicado neste ano por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
Segundo os pesquisadores, o Candida auris "requer uma grande vigilância pordealer no pokeralta capacidadedealer no pokerformar colônias e biofilmes, o que contribui para a disseminação do fungo".
"A identificação rápida e precisa dessa espécie é essencial para gerenciar, controlar e prevenir infecções", concluem os especialistas.