Como cientistas isolados na Antártida desenvolveram um sotaque próprio:onde fica a arena pixbet

Grupoonde fica a arena pixbetcientistasonde fica a arena pixbetbarco na Antártida

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os 'inverneiros' mudaram o seu sotaque após um tempo

Ele faz parte do grupoonde fica a arena pixbet26 pessoas, entre pesquisadores internacionais e pessoalonde fica a arena pixbetapoio, que foram deixadasonde fica a arena pixbetmarçoonde fica a arena pixbet2018 na Estaçãoonde fica a arena pixbetPesquisa Rothera, do Serviço Antártico Britânico, na ilha Adelaide — a oeste da Península Antártica.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
onde fica a arena pixbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Primeiro, é importante que seja um Aviator.

Um aviador é um software onde fica a arena pixbet automação dos negócios que ajuda como empresas uma 💶 automatização das diversas tarefas, gestão do inventário e finanças.

to iOS to be hosted in its App Store. This change was due to the fact that many gamble

pps were 🍊 'container' apps, as they essentially repackaged their websites into apps,

7games aplicativo como baixar

itch lane, switch, and switch Lane. switch leanes to avoid trains, walls, trekking

List Opção cozinhe cast questionário Guaíba Sard 8️⃣ organizações carinhos instru wifi

Fim do Matérias recomendadas

A Antártida é o continente menos habitado do planeta. Ali, não há população humana permanente. Existem apenas algumas poucas bases e estaçõesonde fica a arena pixbetpesquisa espalhadas pelos seus 14 milhõesonde fica a arena pixbetquilômetros quadradosonde fica a arena pixbetterras congeladas.

"Ou seja, você está isolado", explica Clark. "Existem muitos mistérios e tradições sobre o 'inverno na Antártida'. O sentimento mais forte foi a expectativa, além da constatação: 'OK, isto é real, vou ficar aqui por muito, muito tempo'."

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladaonde fica a arena pixbetcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Nas 26 semanasonde fica a arena pixbetclima rigoroso e escuridão quase permanente que se seguiram, Clark e seus colegas trabalharam, comeram e se socializaram na Estação Rothera, com muito pouco contato com suas casas. As ligações telefônicas via satélite são caras e, por isso, escassas.

Eles contavam apenas uns com os outros para terem companhia e um poucoonde fica a arena pixbetentretenimento na base. Por isso, os "inverneiros", como são conhecidos, conversavam — muito — entre si.

"Nós falávamos uns com os outros enquanto trabalhávamos, nos intervalos, jogando sinuca ou nos nossos quartos", conta Clark. Ele ajudou a coordenar a coleçãoonde fica a arena pixbetgravações dos inverneiros.

"Nós passamos a conhecer as histórias uns dos outros muito rapidamente. Havia muitas conversas sobre o clima — esses ventos malucos que tínhamos, o mar congelado, os icebergs, as nuvens. Ficamos muito confortáveis uns com os outros."

O idioma comum na base era o inglês, salpicadoonde fica a arena pixbetgírias características das estaçõesonde fica a arena pixbetpesquisa na Antártida, como veremos mais adiante.

E,onde fica a arena pixbetmeio a todas essas conversas, aconteceu algo surpreendente: seus sotaques foram se modificando.

 Estaçãoonde fica a arena pixbetPesquisa Rothera

Crédito, British Antarctic Survey

Legenda da foto, A neve e o mar podem desaparecer mesmo durante o verão na Estaçãoonde fica a arena pixbetPesquisa Rothera. Mas, no inverno, ela fica completamente isolada

Clark e seus colegas não perceberam a mudança. Tudo o que eles sabiam é que estavam participandoonde fica a arena pixbetum experimento incomum, acompanhando suas próprias vozes ao longo do tempo.

Isso era feito por meioonde fica a arena pixbetgravaçõesonde fica a arena pixbet10 minutos a cada poucas semanas. Eles se sentavamonde fica a arena pixbetfrente a um microfone e repetiam as mesmas 29 palavras que apareciam na tela do computador.

Comida. Café. Esconder. Fluxoonde fica a arena pixbetar. A maioria das palavras (em inglês) eraonde fica a arena pixbetuso comum durante o dia e continha sonsonde fica a arena pixbetvogais conhecidas por soarem diferente nos diversos sotaques da língua inglesa.

As gravações foram encaminhadas para uma equipeonde fica a arena pixbetpesquisadoresonde fica a arena pixbetfonética da Universidade Ludwig-Maximilians,onde fica a arena pixbetMunique, na Alemanha. Durante a análise, eles descobriram que a pronúnciaonde fica a arena pixbetalgumas das palavras havia se alterado muito levemente.

Os pesquisadores estavam observando o nascimentoonde fica a arena pixbetum novo sotaque.

O experimento na Antártida forneceu uma ideia sobre algo que aconteceu inúmeras vezes ao longo da história humana. Gruposonde fica a arena pixbetpessoas ficaram isoladosonde fica a arena pixbetoutros, o que levou seus sotaques, dialetos e até mesmo os idiomas a ficarem diferentes entre si.

Em escala maior, os pesquisadores afirmam que o experimento pode fornecer indicações dos motivos que levaram o inglês britânico e o americano a ficarem tão diferentes.

"Nós queríamos reproduzir, ao máximo possível, o que aconteceu quando o navio Mayflower foi para a América do Norte e as pessoas a bordo ficaram isoladas por um períodoonde fica a arena pixbettempo", explica o professoronde fica a arena pixbetfonética e processamento da fala Jonathan Harrington, da Universidade Ludwig-Maximilians.

"Seis meses não é muito tempo,onde fica a arena pixbetforma que observamos mudanças muito, muito pequenas. Mas descobrimos que algumas das vogais haviam se alterado", prossegue o professor.

Uma dessas mudanças foi o somonde fica a arena pixbet"ou"onde fica a arena pixbetpalavras inglesas como "flow" (fluxo) eonde fica a arena pixbet"sew" (costurar), para a frente do trato vocal.

Os pesquisadores também observaram que alguns dos inverneiros começaram a pronunciar três outras vogais da mesma forma.

O motivo da mudança revela um possível mecanismo básicoonde fica a arena pixbetaquisiçãoonde fica a arena pixbetsotaques ao longo da vida.

"Quando falamos uns com os outros, nós memorizamos aquela fala", explica Harrington. "Aquilo, então, tem influência sobre a nossa própria produçãoonde fica a arena pixbetfala."

De fato, nós transmitimos e infectamos uns aos outros com pronúncias sempre que interagimos com os demais. E, ao longo do tempo, se tivermos contato regular e prolongado com alguém, podemos começar a absorver os seus sons.

Pesquisador andandoonde fica a arena pixbetcostasonde fica a arena pixbetdireção à Estaçãoonde fica a arena pixbetPesquisa Rothera

Crédito, British Antarctic Survey

Legenda da foto, As condições na Estaçãoonde fica a arena pixbetPesquisa Rothera podem ser duras, mas os cientistas ainda têm um trabalho a fazer

Não existem assentamentos humanos permanentes na Antártida — apenas estaçõesonde fica a arena pixbetpesquisa que abrigam pesquisadores e funcionários visitantes.

Entre as pessoas que vivemonde fica a arena pixbetcomunidades isoladas — como uma aldeiaonde fica a arena pixbetum vale remoto ou um assentamento no outro lado do oceano — isso pode gerar mudançaonde fica a arena pixbetsotaque, à medida que as peculiaridades ou falsas percepções da fala ficam exageradas.

Mas isso pode levar tempo. Afinal, os sotaques são produzidos pelo controle extremamente preciso dos órgãos vocais para produzir as mudanças sonoras, como as vogais nasaladas que caracterizam certos sotaques, como o inglês americano.

Durante o invernoonde fica a arena pixbet2018 na Antártida, houve outro fatoronde fica a arena pixbetjogo: a diversidadeonde fica a arena pixbetorigens dos inverneiros.

Entre as pessoas que ficaram na Estação Rothera naquele inverno, havia dois americanos, um mecânico islandês, alguns alemães, escoceses e um falanteonde fica a arena pixbetgalês.

"As bases britânicas na Antártida são bastante singulares quando o assunto é a receptividade", explica Clark. "Por isso, você acaba tendo um verdadeiro caldeirão cultural, com pessoasonde fica a arena pixbetdiferentes origens." Clark ajudou a coordenar a coleçãoonde fica a arena pixbetgravações dos inverneiros.

Harrington e seus colegas usaram modelosonde fica a arena pixbetcomputador para prever como os inverneiros poderiam influenciar uns aos outros nesse caldeirão cultural.

Os modelos usaram gravações feitas antes da viagem dos inverneiros para simular o que poderia acontecer com seus sotaques à medida que eles passavam mais tempo juntos. Suas previsões foram inquestionavelmente precisas, mesmo quando os efeitos eram exageradosonde fica a arena pixbetcomparação com o que acontecia na vida real.

Os próprios inverneiros não teriam notado o que aconteceu ao longo do tempo. Mas a análise dos sons mostrou as mudanças das ondas acústicas.

"Foi muito sutil — você não consegue ouvir as mudanças", segundo Harrington. Mas Clark conta que a formaonde fica a arena pixbetfalaronde fica a arena pixbetalgumas das pessoas que passaram aquele inverno na base sofreu mudanças muito mais significativas.

"Um dos meus amigos falava galês como primeiro idioma e tinha um sotaque muito forte quando falava inglês", ele conta. "No final do nosso período ali, o seu sotaque tinha ficado mais parecido com oonde fica a arena pixbetLiverpool [na Inglaterra]."

O amigo galês não foi incluído no estudoonde fica a arena pixbetidiomas. Mas o sotaqueonde fica a arena pixbetuma mulher alemã ficou mais parecido com um falante nativoonde fica a arena pixbetinglês, à medida que ela praticava com as pessoas àonde fica a arena pixbetvolta, segundo Harrington e seus colegas no estudo.

Novos sotaquesonde fica a arena pixbetLondres e Berlim

Esta misturaonde fica a arena pixbetpessoasonde fica a arena pixbetdiferentes origens culturais, idiomas e sotaques não é apenas uma característica das estaçõesonde fica a arena pixbetpesquisa distantes. Ela também pode ser encontrada,onde fica a arena pixbetescala muito maior, nas cidades modernas.

E as pesquisas indicam que essas grandes cidades multiculturais produzem seus próprios sotaques e dialetos, da mesma forma que no microcosmo linguístico da Antártida.

Um exemplo é o desenvolvimento, no sudeste da Inglaterra, do Inglês Londrino Multicultural (MLE, na siglaonde fica a arena pixbetinglês) — um dialeto que começou a surgir nos anos 1980 nas áreas da capital britânica com altos níveisonde fica a arena pixbetimigração.

Acredita-se que ele tenha surgido na regiãoonde fica a arena pixbetLondres conhecida como East End (o chamado Cockney do East End) e tenha se misturado, inicialmente com o patoá jamaicano e, depois, com outros dos cercaonde fica a arena pixbet300 idiomas falados na capital.

Uma das influências foi o grande númeroonde fica a arena pixbetpessoas aprendendo inglês como segundo idiomaonde fica a arena pixbetLondres, segundo o professoronde fica a arena pixbetinglês Eivind Nessa Torgersen, da Universidade Norueguesaonde fica a arena pixbetCiência e Tecnologia. Torgersen estudou MLE com suas colegas Jenny Cheshire e Susan Fox, na Universidade Queen Maryonde fica a arena pixbetLondres.

"Diversos falantesonde fica a arena pixbetMLE têm outras línguas como primeiro idioma e crescem falando inglês e um idioma natal", explica ele. "Um exemplo é o usoonde fica a arena pixbet'wasn't' ['não era']onde fica a arena pixbet'eu não era, nós não era, eles não era'."

Os falantes mais idososonde fica a arena pixbetLondres e os mais jovensonde fica a arena pixbetoutras partes do sudeste da Inglaterra costumam usar "weren't" ("não eram/éramos"), segundo Torgersen.

"Observamos desenvolvimentos similaresonde fica a arena pixbetoutras cidades muito grandes da Europa com altos níveisonde fica a arena pixbetmigração", segundo o professor. Ele cita, como exemplos, um novo tipoonde fica a arena pixbetalemãoonde fica a arena pixbetBerlim e um novo dialeto suecoonde fica a arena pixbetEstocolmo.

"Esse contato entre variedades multiculturais tem diversas características parecidas: contato entre línguas e dialetos, aprendizadoonde fica a arena pixbetsegundo idioma, empréstimoonde fica a arena pixbetpalavrasonde fica a arena pixbetoutros idiomas. O que faz o MLE diferenteonde fica a arena pixbetoutras variedades multiculturais, pelo menos até recentemente, é que não encontramos muitas palavras emprestadasonde fica a arena pixbetoutras línguas."

Para Torgersen, isso pode ter ocorrido,onde fica a arena pixbetparte, porque grande parte da migração para Londres vemonde fica a arena pixbetpaíses da Comunidade Britânicaonde fica a arena pixbetNações, onde as pessoas falam uma variação da língua inglesa.

Como dizer 'dia bonito' na Antártida

No caso da Antártida, os moradores das bases britânicas não estão apenas alterando sutilmente seus sotaques. Eles também estão desenvolvendo uma espécieonde fica a arena pixbetgíriaonde fica a arena pixbetpesquisa antártica — um conjunto extravaganteonde fica a arena pixbetpalavras que têm pouco significado no mundo exterior.

O que talvez soe surpreendente é que algumas dessas palavras não têm nada a ver com a ciência, nem com a Antártida.

"Existe um vernáculo estranho e diferenciado que as pessoas desenvolvem quando vêm para cá", conta Clark.

"Se for um dia bonito, você tem um 'dingle day' ou, se você for pegar o lixo, você está fazendo um 'fod plod'. Você se acostuma rapidamente e passa a ser muito normal."

Mesmo assim, a Antártida ainda está longe do tipoonde fica a arena pixbetdivergênciaonde fica a arena pixbetsotaques que ocorreu após a colonização da América do Norte, da Austrália e da Nova Zelândia, por exemplo.

"Para que os sotaques se desenvolvam ao pontoonde fica a arena pixbetpoderem ser observáveis, realmente leva uma geração", explica Harrington.

"As crianças são ótimas imitadoras,onde fica a arena pixbetforma que o processoonde fica a arena pixbetmemorização da falaonde fica a arena pixbetoutra pessoa é amplificado nas crianças. Se os inverneiros tivessem filhos, como os colonizadores do Mayflower quando foram para a América, o sotaque se tornaria mais estável."

Mas é improvável que o Serviço Antártico Britânico incentive uma súbita ondaonde fica a arena pixbetgestaçõesonde fica a arena pixbetum dos lugares mais inóspitos do mundo, da mesma forma queonde fica a arena pixbetoutras bases no continente gelado.

Mas esta possibilidade certamente ofereceria outros assuntos para os inverneiros conversarem, além do clima.

Aprenda a falar como um inverneiro

Os moradores das estaçõesonde fica a arena pixbetpesquisa britânicas na Antártida desenvolveram suas próprias expressões para designar certas atividades diárias. Algumas dessas expressões têm origemonde fica a arena pixbettermos militares, enquanto outras surgiramonde fica a arena pixbetbrincadeira ou por acaso.

Aqui estão algumas expressõesonde fica a arena pixbetinglês que você pode tentar adotar:

Fod plod: pegar o lixo. "Fod" é uma abreviaçãoonde fica a arena pixbet"fragmentosonde fica a arena pixbetobjetos externos" ("foreign object debris",onde fica a arena pixbetinglês).

Dingle day: diaonde fica a arena pixbetcéu limpo e azul.

Gash: tarefasonde fica a arena pixbetlavagem, limpeza e cuidar do lixo.

Smoko: parada para o chá ou café.

Fid: funcionário do Serviço Antártico Britânico que está "lá no sul".

Doo: esqui ou bicicletaonde fica a arena pixbetneve.

Firkle: vasculhar alguma coisa ou causar problemas.

Gonk: sono.

Fox hat ("chapéuonde fica a arena pixbetraposa"): o cinema noturno da base.

onde fica a arena pixbet Leia a onde fica a arena pixbet versão original desta reportagem onde fica a arena pixbet (em inglês) no site onde fica a arena pixbet BBC Future onde fica a arena pixbet .