Síndromeroleta online brasileiraburnout: como saber se você está com esse problema:roleta online brasileira

Homem sentado com as mãos apoiadas na cabeça

Crédito, Alamy

Legenda da foto, A pandemia levou muitosroleta online brasileiranós ao limite — estamos exaustos e sobrecarregados, o que não quer dizer que seja burnout

Costumamos pensar no burnout como algo intangível — uma daquelas coisas que não conseguimos definir e que só sabemos quando sentimos.

Mulher olhando tela do computador

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para ser diagnosticado com síndromeroleta online brasileiraburnout, a pessoa tem que apresentar três características: exaustão, sentimentoroleta online brasileiranegatividaderoleta online brasileirarelação a um trabalho e eficácia reduzida

Agora, mais gente do que nunca pode estar se sentindo assim. Neste estágio da pandemia, depoisroleta online brasileiramaisroleta online brasileiraum ano tentando superar seus desafios, a sensação geral éroleta online brasileiraque todos nós chegamos ao limite.

Mas existe uma definição científicaroleta online brasileiraburnout e padrões para medi-lo.

E com base nesse critério, muitas pessoas que acreditam estar com burnout — inclusive eu — , na verdade, não estão.

Isso não significa que não estamos caminhandoroleta online brasileiradireção a isso, e entender como medir realmente o burnout pode ajudar indivíduos e organizações a mudarroleta online brasileirarumo antes que seja tarde demais.

O que é (e não é) burnout

Em 1981, Christina Maslach, professoraroleta online brasileirapsicologia da Universidade da Califórniaroleta online brasileiraBerkeley, nos EUA, desenvolveu o Maslach Burnout Inventory (MBI), para definir e medir a condição.

"O desafio é que as pessoas usam o termo para significar coisas diferentes", diz Maslach.

"É um termo apelativo, então as pessoas o aplicam a todos os tiposroleta online brasileiracoisas. Mas será que estamos todos falando a mesma língua?"

O MBI tenta esclarecer a questão avaliando o burnout com baseroleta online brasileiratrês critérios: exaustão ou total faltaroleta online brasileiraenergia, sentimentoroleta online brasileiracinismo ou negatividaderoleta online brasileirarelação a um trabalho e eficácia ou sucesso reduzido no trabalho.

Os entrevistados obtêm pontuaçõesroleta online brasileiratodas as três áreas, que vão da mais positiva à mais negativa. Um perfilroleta online brasileiraburnout requer uma pontuação negativaroleta online brasileiratodas as três áreas.

"Há uma tendência a achar que se você pontuar negativamenteroleta online brasileirauma medida, você está com burnout", afirma Maslach, mas esse é um uso incorreto do MBI.

O maior equívocoroleta online brasileirarelação ao burnout é pensar que é o mesmo que exaustão, acrescenta Michael Leiter, psicólogo organizacional baseado na Nova Escócia, no Canadá, e coautor junto a Maslach do livro The Truth About Burnout ("A verdade sobre o burnout",roleta online brasileiratradução literal).

"As pessoas usam o burnout como sinônimoroleta online brasileiracansaço e não entendem que existe uma diferença enorme entre esses dois estados", adverte.

Ele dá o exemplo dos obstetras, que costumam trabalharroleta online brasileirahorários caóticos.

"Eles estão fazendo parto a qualquer hora da noite e estão totalmente exaustos, mas estão trazendo uma nova vida ao mundo e tornando a vida das pessoas melhor, e eles se preocupam com esse trabalho. Estão sobrecarregados e exaustos, mas não é burnout."

Há vários outros casos que atendem a um dos critérios do MBI.

"O segundo maior grupo, depois das pessoas que estão apenas exaustas, é daquelas que não estão totalmente engajadas", diz Leiter.

"Elas vão trabalhar, mas não é empolgante, só paga as contas. Há outro grupo que é simplesmente cínico. Não se importa com a clientela ou com o trabalho."

Há ainda aqueles que podem apresentar baixa eficácia, com carreiras paralisadas por um motivo ou outro.

Mas um número menorroleta online brasileirapessoas pode dizer que todas as três condições se aplicam. Eu não posso.

Embora eu definitivamente tenha sentido exaustão e até mesmo um certo desinteresse, ainda amo o que faço e não me tornei cínicaroleta online brasileirarelação ao meu trabalho.

São necessários os três — exaustão, cinismo e faltaroleta online brasileiraeficácia — para se ter o que é cientificamente definido como burnout. A maioriaroleta online brasileiranós não está lá.

"Não é uma epidemia; é diagnosticadoroleta online brasileiraexcesso", avalia Leiter.

Mas isso não significa que não haja um problema ou que as conversas sobre burnout não estejam aumentando por um motivo.

"As qualidades do burnout estãoroleta online brasileiraalta", admite Leiter.

"Sem dúvida, mais pessoas estão indo nessa direção."

Burnout não é preto no branco

O burnout é um espectro, e a maioriaroleta online brasileiranós está nele.

No início deste ano, quando o siteroleta online brasileirabuscaroleta online brasileiraempregos Indeed fez uma pesquisa com 1,5 mil trabalhadores americanosroleta online brasileiratodas as idades e setores, mais da metade relatou que estava sofrendoroleta online brasileiraburnout.

E maisroleta online brasileiradois terços disseram que a pandemia piorou o burnout.

Essa pesquisa não usou o MBI, e é provável que a maioria dos participantes tenha usado a definição coloquialroleta online brasileiraburnout, não a científica.

Mas, embora o burnout — o tipo definido por três pontuações negativas no MBI — seja um perfil que Maslach diz que normalmente se aplica a 10% a 15% das pessoas, isso não significa que todas as outras estejam na outra extremidade do espectro.

Na verdade, a pesquisa mais recenteroleta online brasileiraMaslach e Leiter identifica três perfis intermediários: sobrecarregado, ineficaz e desengajado.

Mulher deitada com a cabeçaroleta online brasileiracima do laptop

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Muita gente equipara a fadiga ao burnout, mas especialistas dizem que o burnout é um estado totalmente diferente da exaustão apenas

As evidências sugerem que mais da metade dos profissionais se enquadraroleta online brasileiraum desses perfis, com uma pontuação negativa forteroleta online brasileiraexaustão, eficácia ou cinismo.

Eles ainda não estão com burnout — mas estão no caminho.

Para pessoasroleta online brasileiradiversas profissões, diz Leiter, as coisas só pioraram como resultado da pandemia, com problemasroleta online brasileiraeficácia se tornando especialmente opressores.

"Os professores têm lutado para continuar ensinando e não se sentem realizados", diz ele.

"Eles simplesmente sabem que não estão sendo os professores que eram antes, e isso é desanimador. O mesmo vale para os médicos. Melhorou, mas no início não havia protocolos para lidar com a covid-19, e tudo o que eles estavam fazendo estava errado."

Essas questões mudaram as estatísticas sobre burnout.

Um estudo conduzido entre março e junhoroleta online brasileira2020 realizou uma sérieroleta online brasileiratestes, incluindo um questionárioroleta online brasileiraburnout semelhante ao MBI, com maisroleta online brasileira3,5 mil profissionaisroleta online brasileirasaúde no Reino Unido, Polônia e Cingapura.

Pouco menosroleta online brasileira67% foram avaliados com burnout.

Embora, historicamente, o perfilroleta online brasileiraburnoutroleta online brasileiratrabalhadoresroleta online brasileiratodas as profissões gire um pouco acimaroleta online brasileira10%, Maslach afirma que esse percentual "claramente aumentou" devido à pandemia.

Agora, ela acredita que esteja mais pertoroleta online brasileira20%.

E isso é um grande problema, porque o verdadeiro burnout não pode ser resolvido com férias ou um retiroroleta online brasileirabem-estar.

"Quando as pessoas realmente chegam ao extremo, a grande maioria não pode voltar para o mesmo empregador ou o mesmo tiporoleta online brasileiratrabalho", explica Leiter.

"Elas precisam mudarroleta online brasileiracarreira. O burnout é muito profundo — até mesmo a sensaçãoroleta online brasileiraentrar naquele prédio, ou naquele tiporoleta online brasileiraprédio, pode ser um gatilho. Muitas vezes, leva a uma mudançaroleta online brasileiracarreira."

Por que a medição é importante

Evitar o verdadeiro burnoutroleta online brasileiralarga escala é vital, especialmente porque pode significar uma fugaroleta online brasileiramãoroleta online brasileiraobra qualificada. É aí que o MBI, e testes semelhantes, se tornam ferramentasroleta online brasileiravalor inestimável.

Descobrir que eu não estava,roleta online brasileirafato, sofrendo um burnoutroleta online brasileiraverdade foi útil.

Fui capazroleta online brasileiraavaliar como estava realmente me sentindo (sobrecarregada) e comecei a pensar sobre o que estava causando isso e que mudanças eu poderia fazer.

Esse é o objetivoroleta online brasileiraum testeroleta online brasileiraburnout. Não se trataroleta online brasileiradiagnosticar ou descartar a condição. Na verdade, diz Maslach, "não éroleta online brasileiraforma alguma uma ferramentaroleta online brasileiradiagnóstico".

"As pessoas usaram mal dessa forma, mas é uma medidaroleta online brasileirapesquisa. "

Embora seja aplicadoroleta online brasileiraindivíduos, o que o MBI é realmente projetado para medir é seu ambiente.

"Se houver pontuações negativas, não significa que o problema seja do indivíduo. É o que eles estão respondendo", afirma Maslach.

"Você não está tentando descobrir com quem está acontecendo, você está tentando descobrir por que está acontecendo. Você não o usa por si só, você o usa com outros dados para dizer por que o padrãoroleta online brasileirapontuação é assim. Essas pontuações devem ser usadas como sinaisroleta online brasileiraalerta."

Uma organização que se depara com pontuações na extremidade negativa do espectro deve agir rapidamente, acrescenta Maslach, e isso não significa oferecer aulasroleta online brasileiraioga ou semináriosroleta online brasileiramindfulness (atenção plena).

"O trabalho está ficando mais duro, mais longo e mais difícilroleta online brasileirafazer. As pessoas estão trabalhando mais horas porque estão com medoroleta online brasileiranão conseguir uma promoção ouroleta online brasileiraperder o emprego. Fazer mais com menos é o cerne da cultura corporativa, e não é como as pessoas fazem seu melhor trabalho", explica.

"Existe uma indústria gigantescaroleta online brasileiraautocuidado lá fora, toda focadaroleta online brasileiracomo lidar com esse estresse; mas para prevenir, reduzir ou eliminar o burnout, não se trataroleta online brasileiraconsertar as pessoas. E, sim, consertar o trabalho."

Na verdade, segundo Maslach, não se trataroleta online brasileiramedir quantos trabalhadores estão ou quase estão com burnout.

A questão é identificar ambientesroleta online brasileiratrabalho com cargasroleta online brasileiratrabalho ingerenciáveis ​​e usar essas informações para dar aos funcionários mais controle, melhores ferramentas e discernimento para descobrir como fazer seu trabalho melhor — sem ter um burnout.

"Tem aquele velho ditado (em inglês), 'se você não aguenta o calor, saia da cozinha'", diz Maslach.

"O ponto principal do nosso argumento é: por que você não muda o aquecimento? Que tal reformar a cozinha?"

roleta online brasileira Leia a versão original roleta online brasileira desta reportagem (em inglês) no site BBC Work Life roleta online brasileira .

Línea

roleta online brasileira Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta online brasileira ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta online brasileiraautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta online brasileirausoroleta online brasileiracookies e os termosroleta online brasileiraprivacidade do Google YouTube antesroleta online brasileiraconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta online brasileira"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta online brasileiraterceiros pode conter publicidade

Finalroleta online brasileiraYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta online brasileiraautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta online brasileirausoroleta online brasileiracookies e os termosroleta online brasileiraprivacidade do Google YouTube antesroleta online brasileiraconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta online brasileira"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta online brasileiraterceiros pode conter publicidade

Finalroleta online brasileiraYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta online brasileiraautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta online brasileirausoroleta online brasileiracookies e os termosroleta online brasileiraprivacidade do Google YouTube antesroleta online brasileiraconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta online brasileira"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta online brasileiraterceiros pode conter publicidade

Finalroleta online brasileiraYouTube post, 3