Enfraquecido, programaretro cabaret slotsaúde da família é unanimidade entre candidatos:retro cabaret slot

Postoretro cabaret slotSaúde da Família na Baixada Fluminense | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Crédito, ABr

Legenda da foto, Atenção primária à saúde estáretro cabaret slotdestaque entre as propostasretro cabaret slotcandidatos à presidência
  • Author, Camilla Costa
  • Role, Da BBC Brasilretro cabaret slotSão Paulo

retro cabaret slot Enfraquecida pelo estigmaretro cabaret slotclasse e pela faltaretro cabaret slotprofissionais, a aposta no fortalecimento da atenção básica (ou primária)retro cabaret slotsaúde é unanimidade entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas sobre a disputa pela Presidência nas eleições deste ano.

Criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ampliado nos governos seguintesretro cabaret slotLuiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT, o Programaretro cabaret slotSaúde da Família visa tem o objetivoretro cabaret slotoferecer atendimento primário eretro cabaret slotprevenção, evitando a superlotação do atendimentoretro cabaret slotemergência.

Mas o programa sofre com demanda além do previsto, condições precáriasretro cabaret slottrabalho e, principalmente, com a faltaretro cabaret slotprofissionais, formadosretro cabaret slotquantidade insuficiente -retro cabaret slotparte por conta do preconceito da própria classe médica e me parte pelo faltaretro cabaret slotestímulos profissionais a seguir a carreira.

Os candidatos à Presidência líderes nas pesquisas, Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves, dão destaque à atenção básica e a Estratégiaretro cabaret slotSaúde da Famíliaretro cabaret slotseus programas.

Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) também mencionam a criaçãoretro cabaret slotuma carreira para profissionais do SUS, com o objetivoretro cabaret slotaumentar as equipesretro cabaret slotSaúde da Família e fixar os profissionais na rede pública.

Entre os cinco, a presidente Dilma é a única que não menciona explicitamente a criação da carreira para profissionaisretro cabaret slotsaúde, uma das principais bandeiras da categoria médica.

<italic><link type="page"><caption> <bold>Leia também:</bold> Médicoretro cabaret slotfamília 'dirige Chevette e namora Creisom'retro cabaret slotapostila para concurso</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/09/140920_salasocial_eleicoes2014_saude_abre_medicos_cc.shtml" platform="highweb"/></link></italic>

Debates

A BBC Brasil publica nesta semana uma sérieretro cabaret slotreportagens sobre o tema dos médicosretro cabaret slotfamília, como parte da cobertura especial das eleições presideniciais. O tema foi escolhido a partirretro cabaret slotuma consulta com os leitores da BBC Brasil no Facebook,retro cabaret slotacordo com a proposta do #salasocial, projeto que usa as redes sociais como fonteretro cabaret slothistórias originais.

Nessa consulta, leitores comentaram sobre as dificuldadesretro cabaret slotserem atendidosretro cabaret slotpostos e unidades básicasretro cabaret slotsaúde, sobre a faltaretro cabaret slotprofissionais e as longas filasretro cabaret slotespera para exames e consultas com especialistas.

Os rumos da saúde pública têm sido amplamente discutidos no país no último ano - seja pelas reivindicações por mais investimentos, feitas por manifestantes desde os protestosretro cabaret slot2013, seja pelo debateretro cabaret slottorno do programa Mais Médicos.

No centro das discussões está a atenção básicaretro cabaret slotsaúde, considerada a "portaretro cabaret slotentrada ideal" para a população no Sistema Únicoretro cabaret slotSaúde (SUS). A atenção básica é um modelo adotado com sucesso por diversos países europeus, mas vem encontrando obstáculos pararetro cabaret slotimplementação satisfatória no Brasil.

Médicosretro cabaret slotfamília e comunidaderetro cabaret slottodo o país - profissionais cujo principal camporetro cabaret slottrabalho é a atenção básica no SUS - ouvidos pela BBC Brasil apontaram questões como a precarizaçãoretro cabaret slotPostosretro cabaret slotSaúde da Família, os baixos salários e a faltaretro cabaret slotincentivos à qualificação dos profissionais como problemas-chave na rede pública.

Confira a seguir as principais propostas dos candidatos sobre o tema, retiradas do material submetido por suas campanhas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff | Foto: Reuters

Crédito, Reuters

Nas diretrizesretro cabaret slotgoverno, único documento disponibilizado oficialmente pela campanha da presidente Dilma Rousseff, fala-se da expansão do programa Mais Médicos, que buscou complementar equipesretro cabaret slotSaúde da Famíliaretro cabaret slottodo o país com profissionais brasileiros e estrangeiros. A campanha da presidente, no entanto, não esclarece como exatamente aconteceria esta expansão.

Inicialmente, o programa teria validaderetro cabaret slottrês anos, prorrogáveis por mais três. Em um trechoretro cabaret slotdiscurso enviado à BBC Brasil pela coordenação da campanharetro cabaret slotDilma, no entanto, a presidente afirma que "essa iniciativa vai durar enquanto o povo brasileiro precisar dela. Não tem prazoretro cabaret slotvalidade."

Em seu site oficial, a presidente também anunciou o programa Mais Especialidades, que pretende agilizar o atendimento dos médicos especialistas e o acesso a examesretro cabaret slotlaboratório instalando,retro cabaret slottodas as regiões do país, "uma rederetro cabaret slotunidades especializadas integradas, com consultasretro cabaret slotpediatria, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia, oncologia, entre outras áreas".

A dificuldaderetro cabaret slotconseguir consultas e exames laboratoriais para todos os pacientes é,retro cabaret slotfato, uma queixa comum a diversos médicosretro cabaret slotfamília entrevistados pela BBC Brasil.

As diretrizesretro cabaret slotgoverno da presidente não mencionam um planoretro cabaret slotcarreira para profissionais da saúde no SUS.

Outras propostasretro cabaret slotDilma Rousseff*:

  • Aberturaretro cabaret slotmais vagasretro cabaret slotcursosretro cabaret slotMedicina.
  • Reforma e ampliaçãoretro cabaret slot26 mil postosretro cabaret slotsaúde.
  • Ampliação da rederetro cabaret slotUnidadesretro cabaret slotPronto Atendimento (UPAs) destinadas ao atendimentoretro cabaret slotemergênciasretro cabaret slotbaixa e média gravidade.
  • Ampliação do acesso da população a medicamentos.
  • Fortalecimento e a universalização do SAMU.

*Propostas retiradas das diretrizesretro cabaret slotgoverno divulgadas pela campanha eretro cabaret slotmaterial enviado à BBC Brasil pela assessoriaretro cabaret slotimprensa do PT.

Aécio Neves

Crédito, AFP

Nas diretrizesretro cabaret slotseu planoretro cabaret slotgoverno, o candidato fala da criação do Programa Saúde da Família pelo PSDB e diz que os baixos salários da rede pública precisam ser "rediscutidos com urgência".

Ele menciona a necessidaderetro cabaret slotum aumentoretro cabaret slotgastos federais com a saúde.

Segundo o programa, também será criada uma rederetro cabaret slotcentraisretro cabaret slotagendamentoretro cabaret slotconsultas na atenção primária - um dos principais problemas apontados pelos médicosretro cabaret slotfamília ouvidos pela BBC Brasil.

Outras propostasretro cabaret slotAécio Neves:

  • Promoçãoretro cabaret slotum novo modelo assistencial com foco no paciente e na continuidade dos cuidados, garantindo a sequência do acesso entre todos os níveis da rederetro cabaret slotserviços - do médicoretro cabaret slotfamília ao hospital - e garantindo a ofertaretro cabaret slotserviçosretro cabaret slotqualidaderetro cabaret slottodo o percurso, com disponibilidaderetro cabaret slotmédicos, demais profissionaisretro cabaret slotsaúde, instalações, equipamentos e medicamentos.
  • Instituição da carreira nacionalretro cabaret slotmédicos.
  • Ofertaretro cabaret slotcursos preparatórios a médicos estrangeiros para permitir a realização do exame Revalidaretro cabaret slotmodo a aprimorar o programa Mais Médicos, com padronizaçãoretro cabaret slotremuneração. Implantaçãoretro cabaret slotprogramasretro cabaret slotvalorização, apoio, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da árearetro cabaret slotsaúde.
  • Fortalecimento e ampliação do Programa Saúde da Família – PSF - para todo o território nacional, qualificando e ampliando aretro cabaret slotcobertura, incorporando mais profissionais e profissões, estruturando-o como "portaretro cabaret slotentrada" do SUS e garantindo que este atenda a todas as necessidadesretro cabaret slotpromoção, prevenção e atenção básica da população brasileira.
  • Continuidade do cuidado para exames, ambulatórios e hospitais, garantindo o acesso da população aos atendimentosretro cabaret slotmaior complexidade com especialistas e aos exames e assistência hospitalarretro cabaret slotforma mais simplificada e ágil.

Marina Silva

Crédito, Reuters

A candidata do PSB se refere ao Programa Saúde da Família como "chave para alcançar uma nova realidade" e diz que a atenção primáriaretro cabaret slotsaúde deve ser "universalizada".

Em seu planoretro cabaret slotgoverno estão previstas melhorias na gestão das equipesretro cabaret slotsaúde da família, modernização dos sistemasretro cabaret slotinformação utilizados no atendimento e aumento do percentual do orçamento da Saúde dedicado à atenção básica.

Marina afirma ainda que irá implantar gradualmente, ao longoretro cabaret slotquatro anos, uma propostaretro cabaret slotprojetoretro cabaret slotleiretro cabaret slotiniciativa popularretro cabaret slotvincular 10% da Receita Corrente Bruta da União ao financiamento das açõesretro cabaret slotSaúde.

Outras propostasretro cabaret slotMarina Silva:

  • Universalizar o Programaretro cabaret slotSaúde da Família (PSF), ampliar a atenção domiciliar e oferecer às suas equipes retaguardaretro cabaret slotapoio, com policlínicas, maternidades e hospitais distribuídosretro cabaret slottodas as regiões.
  • Aumentar os investimentos na atenção básica para, no mínimo, 30% do orçamento da saúde.
  • Fortalecer no Ministério da Saúde as áreas da Atenção Básicaretro cabaret slotSaúde (ABS) e da Estratégiaretro cabaret slotSaúde da Família (ESF), a fimretro cabaret slotque dialoguem com Estados e municípios.
  • Assegurar a fixação dos profissionais da saúderetro cabaret slottodos os municípios brasileiros, notadamente nos mais distantes dos grandes centros urbanos.
  • Apoiar (técnica e financeiramente) a elaboraçãoretro cabaret slotplanosretro cabaret slotcargos e salários a fimretro cabaret slotestruturar carreirasretro cabaret slotEstado para profissionaisretro cabaret slotsaúde.
  • Apoiar com mecanismosretro cabaret slotincentivos técnicos e financeiros as escolasretro cabaret slotformação na árearetro cabaret slotsaúde que priorizaremretro cabaret slotseus currículos a formaçãoretro cabaret slotprofissionais adequados à atenção básica e à saúde da família.