Implantaçãoo que é vaidebetUPP na Maré será uma das mais complexas:o que é vaidebet
- Author, Luis Kawaguti*
- Role, Da BBC Brasilo que é vaidebetSão Paulo
o que é vaidebet Concluída a ocupação do complexo da Maré, conjuntoo que é vaidebetfavelas na Zona Norte do Rioo que é vaidebetJaneiro, neste domingo, governo e polícia começam a preparar o terreno para a pacificação da comunidade, considerada um desafioo que é vaidebetmeio à recente escaladao que é vaidebetviolência.
Segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil, a misturao que é vaidebetdiferentes fações criminosas e milicianos agindoo que é vaidebetáreas muito próximas e o ativismoo que é vaidebetorganizações não governamentais devem tornar complexa a implantaçãoo que é vaidebetUPPs (Unidadeso que é vaidebetPolícia Pacificadora) na Maré.
Neste domingo, a comunidade foi ocupada por maiso que é vaidebet1 mil policiais, com o apoio logístico da Marinha. Eles não encontraram resistência e a operação foi concluídao que é vaidebet15 minutos, segundo a Secretariao que é vaidebetSegurança do Rioo que é vaidebetJaneiro. Dois homens foram presos.
"A Maré é um desafio. Pelo tamanho, pela localização, pela quantidadeo que é vaidebetentradas que possui", disse a ativista Eliana Sousa Silva, da ONG Redes da Maré.
Pelo menos três gruposo que é vaidebetcriminosos atuam nas 16 favelas do complexo, que, juntas, totalizam 130 mil moradores: o Comando Vermelho, o Terceiro Comando e uma milícia.
A situação piorou ainda mais nos últimos anos com a migração para a regiãoo que é vaidebetcriminosos que fugiramo que é vaidebetáreas pacificadas e traficantes e usuárioso que é vaidebetcrack que saíram da favelao que é vaidebetManguinhos, segundo Silva.
"Depois da pacificação, aquele pessoal que usava cracko que é vaidebetManguinhos veio todo para cá. Isso gerou um outro problema para a Maré,o que é vaidebetmanhã,o que é vaidebettarde eo que é vaidebetnoite. O crack esta na ordem do dia", afirmou.
Ativismo
Aproximadamente 50 organizações não-governamentais brasileiras e estrangeiras atuam atualmente no complexo da Maré.
De acordo com Silva, desde 2012, as ONG's realizam uma campanha para conscientizar moradoreso que é vaidebetseus direitos e evitar abusos e violações por parte das forçaso que é vaidebetsegurança. A ação "Somos todos da Maré e temos direitos" teve início desde a ocupação do Complexo do Alemãoo que é vaidebet2010 e é promovida pelas ONGs Redes da Maré, Observatórioo que é vaidebetFavelas e Anistia Internacional.
A mobilização deve desencorajar abusos por parte das forças policiais e militares e ajudar a detectar eventuais ações irregulares dos agentes públicos – o que torna mais delicada a gestão do governo.
Colaboraram Júlias Dias Carneiro e Jefferson Puff, da BBC Brasil no Rioo que é vaidebetJaneiro