4 avanços armamentistas da Coreia do Nortegol da sorte como apostar2017 e quão perto o país estágol da sorte como apostarum ataque nuclear:gol da sorte como apostar

Kim Jong-un

Crédito, BBC

Legenda da foto, Coreia do Norte já disse que poderia alcançar todo o território dos EUA com seus novos mísseis | Foto: STR/AFP/Getty Images
Gráfico sobre as forças militares dos EUA
línea.

1. Mísseis prontos para o ataque

A Coreia do Norte parece ter melhoradogol da sorte como apostarcapacidadegol da sorte como apostarreação. E faz isso por meio do desenvolvimentogol da sorte como apostarmísseisgol da sorte como apostarcombustível sólido.

Neste ano, o país realizou diversos testes bem-sucedidos deste tipogol da sorte como apostararmamento, um "grande feito" para alguns observadores.

"O combustível sólido significa que a Coreia do Norte pode lançar mísseis mais rápido", disse à BBC Mundo, o serviçogol da sorte como apostarespanhol da BBC, Melissa Hanham, pesquisadora do Centro americano para a Não Proliferação James Martin.

Os mísseisgol da sorte como apostarcombustível sólido não têmgol da sorte como apostarser carregados logo antesgol da sorte como apostarserem lançados, diferentemente dos que usam combustíveis líquidos. Eles podem ser escondidos já prontos para o ataque e, por isso, são mais difíceisgol da sorte como apostardetectar pelo inimigo.

Gráfico jpg

Pyongyang já pôs esses sistemas à provagol da sorte como apostar2016, voltou a fazê-lo no último mêsgol da sorte como apostarfevereiro e, novamente,gol da sorte como apostarmaio, com um novo foguete: o Pukguksong-2 ou KN-15,gol da sorte como apostaralcance médio.

Depois desses exercícios, Kim Jong-un garantiu que o Pukguksong-2 estava pronto "para o combate",gol da sorte como apostaracordo com a agênciagol da sorte como apostarnotícias oficial do país, a KCNA, apesargol da sorte como apostarespecialistas estrangeiros considerarem que ainda falta algum tempo paragol da sorte como apostarfatogol da sorte como apostarconseguir isso.

O líder norte-coreano ordenou a produçãogol da sorte como apostarmassa desses mísseis e,gol da sorte como apostaracordo com o jornal The Diplomat, os serviçosgol da sorte como apostarinteligência dos EUA confirmaram que já o estão fazendo.

2. Uma bomba potente

A Coreia do Norte devolveu a ameaça nuclear ao tabuleiro mundial, e reafirmou o desafiogol da sorte como apostar2017.

No dia 3gol da sorte como apostarsetembro, o país realizou seu sexto teste nuclear e disse que se tratavagol da sorte como apostaruma bombagol da sorte como apostarhidrogênio "capazgol da sorte como apostarser montada dentrogol da sorte como apostarum míssil intercontinental".

"A Coreia do Norte entrou na fase final para completar seu poder nuclear", disse, dias depois do teste, o chanceler norte-coreano Ri Yong-Ho, diante da Assembleia Geral da ONU.

Pyongyang afirmou ter realizado um teste do tipogol da sorte como apostar2016, mas naquele momento os especialistas internacionais não acreditaram que fosse com uma bomba H - que tem impacto cercagol da sorte como apostarseis vezes maior do que a bombagol da sorte como apostarHiroshima.

Os analistas acreditam que neste ano o país deu a prova mais poderosagol da sorte como apostarseu poderio militar desde que começou com os testes nucleares,gol da sorte como apostar2006.

Gráfico jpg

Serviçosgol da sorte como apostarmonitoramento da Coreia do Sul afirmaram que o teste teve uma potênciagol da sorte como apostar50 quilotoneladas. No Japão, afirmaram que foigol da sorte como apostar160 quilotoneladas. Já os pesquisadores do site especializado 38 North, ligado à Universidade Johns Hopkins, nos EUA, chegaram a garantir que teria sidogol da sorte como apostaraté 250 quilotoneladas.

Isso implicaria que o artefato poderia ser até 16 vezes mais potente que a bomba que sacudiu Hiroshimagol da sorte como apostar1945.

No entanto, continuam existindo muitas dúvidas sobre suas características ou se o regime norte-coreanogol da sorte como apostarfato teria conseguido miniaturizar um artefato deste tipo para poder colocá-lo dentrogol da sorte como apostarum míssil.

3. Cada vez mais longe

Entre os feitos da Coreia do Nortegol da sorte como apostar2017, sem dúvida estão os lançamentosgol da sorte como apostarmísseis balísticos intercontinentais (ICBM na siglagol da sorte como apostaringlês), que permitem ao país apontar cada vez mais longe.

Neste ano, Pyongyang realizou três testesgol da sorte como apostarum ICBM e, após o último, no dia 28gol da sorte como apostarnovembro, afirmou que o objetivo está a seu alcance.

O Hwasong-15 (ou Marte-15, no idioma local) é "um míssil balístico intercontinental que pode levar uma ogiva grande e pesada que capazgol da sorte como apostaralcançar todo o território continental dos Estados Unidos", disse a peculiar apresentadora da televisão estatal norte-coreana, Ri Chung-hee, que costuma fazer esse tipogol da sorte como apostaranúncio.

Gráfico jpg

Mesmo que as dúvidas sobre Pyongyang sempre estejam presentes, segundo Michael Elleman, especialista no programagol da sorte como apostarmísseis da Coreia do Norte e ex-consultor do Pentágono, é "quase certo" que o regime já tem todo o país emgol da sorte como apostarmira.

4. Um motor novo

Os ICBM nos levam a outro avanço do programa armamentista norte-coreano: os motores que eles estão utilizando.

Segundo uma análise extensa publicada por Elleman, que atualmente é pesquisador sênior do Instituto Internacionalgol da sorte como apostarEstudos Estratégicos (IISS), o segredo do sucessogol da sorte como apostarseus mísseisgol da sorte como apostarlonga distância é tecnologia estrangeira: um design soviético importado da Ucrânia ou da Rússia.

O especialista explica que os motoresgol da sorte como apostarfoguete são peças complicadas, muito difíceisgol da sorte como apostardesenvolvergol da sorte como apostarmaneira bem-sucedida - são necessárias centenasgol da sorte como apostartestes.

"Até agora, não vimos nenhuma provagol da sorte como apostarque isso tenha acontecido na Coreia do Norte", disse Elleman à BBC Mundo.

"O que sabemos é que foram realizados dois testes desse motorgol da sorte como apostarparticular, que não registraram nenhum erro. Isso não se enquadra na história do desenvolvimentogol da sorte como apostarmotores, mesmo que eles sejam simplesmente uma cópia. (Isso não acontece) com nenhum programa que eu conheça,gol da sorte como apostarnenhum país."

Gráfico jpg

Elleman acha que Pyongyang adquiriu vários modelos do motor RD-250 por meiogol da sorte como apostarcanais ilícitos, possivelmente durante os anos 1990, sem que as autoridades da Rússia ou da Ucrânia estivessem envolvidas.

"Se observamos suas características externas e o comportamento dos motores que a Coreia do Norte tem usado, eles coincidem quase perfeitamente com o conhecido RD-250 que foi desenvolvido na Rússia, produzido na Ucrânia e usado por empresasgol da sorte como apostarambos os países", diz.

"Como dizemos nos Estados Unidos, se parece um pato e soa como um pato... deve ser um pato."

línea.
Trump e Kim Jong-un
Legenda da foto, Donald Trump e Kim Jong-un passaram todo o anogol da sorte como apostar2017gol da sorte como apostaruma dura batalha verbal que aumentou tensão na região | Foto: Reuters

Um ataque é possível?

Em meio a esses avanços e à dura batalha dialética que protagonizam Kim Jong-un e Donald Trump, uma questão continua urgente: seria a Coreia do Norte realmente capazgol da sorte como apostaratacar os Estados Unidos com uma bomba nuclear?

Os especialistas não têm certeza, pois ainda não acreditam que o país tenha conseguido que seus mísseisgol da sorte como apostarmaior alcance possam superar o testegol da sorte como apostarreentrada na atmosfera ou que tenha realmente diminuído o tamanho dos artefatos para que eles possam caber na ogivagol da sorte como apostarum projétil.

"Minha suposição égol da sorte como apostarque eles podem fazê-lo com um míssilgol da sorte como apostarmédio alcance, que poderia alcançar qualquer ponto da península coreana ou do Japão. Eles teriam mais possibilidadegol da sorte como apostarsucesso do quegol da sorte como apostarfracasso", disse o especialista no programa balístico norte-coreano Michael Elleman.

"Mas se olharmos para a capacidadegol da sorte como apostaratacar os Estados Unidos, acho quegol da sorte como apostarteoria eles poderiam conseguir, mas, na prática, a maior probabilidade neste momento égol da sorte como apostarque eles fracassem mais vezes do que consigam."

Apesar das dúvidas persistentes sobre a tecnologia que Pyongyang tem àgol da sorte como apostardisposição, a especialista Melissa Hanham acha que não se deve subestimar Kim Jong-un.

"Apesargol da sorte como apostara Coreia do Norte não ter muitas das coisas que economias avançadas têm, eles são muito bonsgol da sorte como apostardestinar seus recursos limitados a seus programas militares", afirma.

Míssil coreano
Legenda da foto, Especialistas ainda não têm certezagol da sorte como apostarCoreia do Nortegol da sorte como apostarfato domina a tecnologia militar que diz dominar | Foto: KNS/AFP/Getty Images

"Não há uma maneiragol da sorte como apostara Coreia do Norte provar que pode (lançar um ataque nuclear) a não ser que o façagol da sorte como apostarverdade: que coloque uma bomba nuclear dentrogol da sorte como apostarum míssil e o lance à atmosfera para que ele volte e exploda na Terra."

Nos últimos meses, Pyongyang insinuou que poderia realizar seu primeiro teste nuclear subterrâneogol da sorte como apostaralgum ponto do oceano Pacífico.

Se o fizer, isso teria consequências imprevisíveis. E potências ocidentais já aprovaram diversas rodadasgol da sorte como apostarsanções econômicas contra o país por causa dos testes já feitos.

Segundo alguns observadores, no entanto, um novo teste poderia ser a prova definitiva para que o país se declare oficialmente uma potência nuclear e possa garantir um diálogo com os EUAgol da sorte como apostarigualdadegol da sorte como apostarcondições.