Independência do Brasil: as mulheres que lutaram e foram esquecidas pela História:caça niquel o que é
Terminada a guerra, Maria Quitéria voltou para casa. Meses depois, se casou com o agricultor Gabriel Pereiracaça niquel o que éBrito, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Morreucaça niquel o que é1853, aos 61 anos, quase cega e sem dinheiro. Quanto ao seu pai, ele nunca a perdoou por tê-lo desobedecido.
Mulheres à frentecaça niquel o que éseu tempo
O nomecaça niquel o que éMaria Quitériacaça niquel o que éJesus (1792-1853) não pode faltarcaça niquel o que énenhuma antologia que se propõe a resgatar grandes personagens femininos da História do Brasil. Como o recém-lançado Independência do Brasil — As Mulheres que Estavam Lá, organizado por Heloísa Starling e Antonia Pellegrino.
A obra apresenta a biografiacaça niquel o que ésete autênticas heroínas, como Hipólita Jacinta Teixeiracaça niquel o que éMelo (1748-1828), Bárbaracaça niquel o que éAlencar (1760-1832), Urânia Vanério (1811-1849), Maria Felipacaça niquel o que éOliveira (1800-1873), Maria Leopoldina (1797-1826) e Ana Lins (1764-1839), alémcaça niquel o que éMaria Quitéria.
"As mulheres reunidas neste livro têm um traçocaça niquel o que écomum: elas assumiram protagonismo e decidiram agir politicamentecaça niquel o que épúblico, o espaço por excelência da política, um espaço rigorosamente proibido para uma mulher", explica a historiadora e cientista política Heloísa Starling. "Seja no Brasil, seja na Europa, as mulheres atuavam confinadascaça niquel o que écasa. Podiam ganhar a vida com o próprio trabalho ou, então, sustentar maridos. Mas,caça niquel o que éjeito nenhum, podiam reivindicar voz pública, visibilidade e participação política".
Coordenadora do Projeto República, núcleocaça niquel o que épesquisa, documentação e memória do Departamentocaça niquel o que éHistória da Universidade Federalcaça niquel o que éMinas Gerais (UFMG), Heloísa acrescenta que as sete personagens do livro levaram a sério um projetocaça niquel o que éIndependência para o Brasil. E viveram esse projetocaça niquel o que édiferentes maneiras, partiramcaça niquel o que épatamares sociais desiguais e atuaramcaça niquel o que éforma diversa.
Algumas empunharam armas. Outras se engajaram no ativismo político. Outras, ainda, fizeram uso da palavra escrita no debate público. Mas, todas recusaram o lugar subalterno que lhes era reservado. "Até hoje, sabemos pouco ou quase nada sobre a história dessas mulheres e o modo como se posicionaram na cena pública brasileira durante a Independência. Seu protagonismo continua ignorado. A vedação ao acesso da mulher ao mundo público foicaça niquel o que étal forma enraizada na sociedade que se mantém no centro da desigualdadecaça niquel o que égênero até hoje. Para as mulheres brasileiras, a fronteira da política foi e continua sendo a mais difícilcaça niquel o que étranspor".
Uma mulher entre os inconfidentes
Alémcaça niquel o que éorganizar a obra, Heloísa Starling assina o capítulo dedicado à mineira Hipólita Jacinta Teixeiracaça niquel o que éMelo, a única mulher a participar da Conjuração Mineira,caça niquel o que é1789, um dos principais movimentos separatistas do Brasil Colônia, que abre a antologia.
Filhacaça niquel o que éum rico casalcaça niquel o que éportugueses, Hipólita se casou tarde, por volta dos 33 anos, com o coronel Franciscocaça niquel o que éOliveira Lopes, amigo do alferes Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes. "Pouco se sabe sobre essa mulher, mas uma coisa salta aos olhos: era destemida. Quando a notícia da prisãocaça niquel o que éTiradentes chegou à fazenda da Ponta do Morro, na noitecaça niquel o que é20caça niquel o que émaiocaça niquel o que é1789, Hipólita decidiu, sozinha, levar a revolta adiante. Tudo indica que partiu dela a ordemcaça niquel o que édar início ao levante militar", afirma Heloísa Starling.
Hipólita escreveu cartas para o marido e demais inconfidentes, relatando a prisãocaça niquel o que éTiradentes e denunciando a traiçãocaça niquel o que éJoaquim Silvério dos Reis (1756-1819). Pedia a todos que tomassem cuidado e lembrava a eles que estavam lutando por algo maior. "Quem não é capaz para as coisas, não se meta nelas", dizia a carta. "Mais vale morrer com honra do que viver com desonra".
Em 19caça niquel o que éabrilcaça niquel o que é1792, seu marido foi condenado ao exílio na África, onde morreu. Hipólita, então, teve seus bens confiscados. No entanto, argumentou que boa partecaça niquel o que éseu patrimônio tinha sido herança paterna. Ao fimcaça niquel o que éuma longa batalha, que durou até 1795, conseguiu reavercaça niquel o que éfortuna.
"Ao se colocar como exímia negociadora e competente administradora, Hipólita rompeu com a imagemcaça niquel o que émulher submissa", afirma a jornalista Duda Portocaça niquel o que éSouza, coautoracaça niquel o que éExtraordinárias — Mulheres Que Revolucionaram o Brasil. "Por um lado, Hipólita se mostrou implacável na defesacaça niquel o que éseu patrimônio. Por outro, se revelou generosa ao distribuir parte dele entre os mais pobres da região".
As sentinelas da Ilhacaça niquel o que éItaparica
Duas das heroínas do livro lideraram revoltas populares: Maria Felipacaça niquel o que éOliveira, na Ilhacaça niquel o que éItaparica, na Bahia, e Bárbaracaça niquel o que éAlencar,caça niquel o que éCrato, no Ceará. "Não se sabe ao certo se Maria Felipacaça niquel o que éOliveira, negra da ilhacaça niquel o que éItaparica, era escrava, se foi alforriada ou se nasceu livre", observa a jornalista Aryane Cararo, coautoracaça niquel o que éExtraordinárias. "Como se voluntariou para lutar contra os portugueses, a opção mais provável é a última".
Maria Felipa era marisqueira (vendedoracaça niquel o que éfrutos do mar) e liderou as Vedetas da Praia. Armadascaça niquel o que éfacas, arpões e peixeiras, emboscavam os soldados da Coroa que mal atracavam nas imediações da Ilhacaça niquel o que éItaparica. Às vezes, surravam os portugueses com galhoscaça niquel o que écansanção, arbusto espinhoso que provoca úlcera e coceira. Outras, ateavam fogocaça niquel o que ésuas embarcações com tochas feitascaça niquel o que épalhacaça niquel o que écoco e chumbo.
"Embora suas habilidades como guerreira sejam cantadascaça niquel o que éprosa e verso, é necessário destacar seus predicados como comerciante e navegadora numa guerracaça niquel o que éque as questões ligadas ao abastecimentocaça niquel o que écomida foram determinantes para os portugueses abandonarem a derradeira batalhacaça niquel o que é2caça niquel o que éjulhocaça niquel o que é1823,caça niquel o que éSalvador, escapando pelo mar. Eles não tinham mais o que comer", revela a escritora Cidinha da Silva. "Segundo registros históricos, morreram mais soldados vitimados pela fome e por doenças do que por balas".
Violência políticacaça niquel o que égênero
Filhacaça niquel o que émãe indígena e pai português, Bárbaracaça niquel o que éAlencar tinha 57 anos quando,caça niquel o que émaiocaça niquel o que é1817, conduziu a multidão da cidadecaça niquel o que éCrato, a 508 kmcaça niquel o que éFortaleza, até a Câmara Municipal. Acompanhadacaça niquel o que éseus filhos, familiares e outros combatentes, todos homens, retirou a bandeira da Coroa Portuguesa e hasteou outra, branca, símbolo dos republicanos,caça niquel o que éseu lugar. Não satisfeita, ainda destituiu seus membros e nomeou novos representantes que aboliram impostos, soltaram presos e confiscaram armas e bens dos portugueses.
Acusadacaça niquel o que étraição, rebeldia e resistência à prisão, Bárbara foi mandada para a Fortalezacaça niquel o que éNossa Senhora da Assunção, na capital cearense. De lá, foi transferida para prisões no Recife ecaça niquel o que éSalvador. Foi solta, quatro anos depois,caça niquel o que é17caça niquel o que énovembrocaça niquel o que é1821, graças a um decretocaça niquel o que éDom João 6º que anistiou presos políticos.
"Bárbaracaça niquel o que éAlencar sabia que poderia ser punida com penacaça niquel o que émorte. No entanto, suas convicções eram maiores que seus medos. Ousada e corajosa, é considerada a primeira presa política brasileira. E, por mais brutal que tenha sido o cárcere, ela não se intimidou. Continuou fiel aos seus ideais revolucionários. Tanto que, anos depois, participou também da Confederação do Equador", destaca a roteirista Antonia Pellegrino.
Alémcaça niquel o que éser a primeira mulher presa por suas convicções políticas, Bárbaracaça niquel o que éAlencar entrou para a História também como a primeira vítimacaça niquel o que éviolência políticacaça niquel o que égênero no Brasil. Ao ser presa, foi acusadacaça niquel o que éamasia (concubinato) por causacaça niquel o que ésua amizade com o vigário-geral do Crato, Padre Miguel Carlos da Silva Saldanha, e perdeu todos os seus bens. Dizia-se até que José Martiniano, o caçulacaça niquel o que éseus cinco filhos, seria dele. "A acusaçãocaça niquel o que éamasia tinha por objetivo difamar a única mulher que participou da Revoluçãocaça niquel o que é1817 para que ela não servissecaça niquel o que éexemplo para nenhuma outra que tivesse aspiração política", afirma a roteirista.
Maria Felipa morreucaça niquel o que é4caça niquel o que éjaneirocaça niquel o que é1873,caça niquel o que élocal desconhecido, aos 73 anos. E Bárbaracaça niquel o que éAlencarcaça niquel o que é28caça niquel o que éagostocaça niquel o que é1832, na fazenda Alecrim, no Piauí, aos 72. Seu corpo foi sepultado na Igrejacaça niquel o que éNossa Senhora do Rosário, no distritocaça niquel o que éItaguá, próximo à sede do municípiocaça niquel o que éCampos Sales, no Ceará. Uma curiosidade: o escritor Josécaça niquel o que éAlencar (1829-1877) era filhocaça niquel o que éJosé Martiniano e netocaça niquel o que éBárbaracaça niquel o que éAlencar.
Uma autêntica chefecaça niquel o que éEstado
Dos sete perfis apresentadoscaça niquel o que éIndependência do Brasil — As Mulheres que Estavam Lá, o mais famoso deles é o da Maria Leopoldina da Áustria. Nascidacaça niquel o que é22caça niquel o que éjaneirocaça niquel o que é1797, seu nome completo era Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernandacaça niquel o que éHabsburgo-Lorena.
"Estava completando 20 anos quando aceitou se casar com Dom Pedro e se mudar para um país distante e completamente diferente. No início do século 19, Viena e Riocaça niquel o que éJaneiro não poderiam ser mais díspares", observa a jornalista Virgínia Siqueira Starling. "Leopoldina estava empolgadíssima com seu casamento: não só representava a concretizaçãocaça niquel o que éum dever público como também marcavacaça niquel o que épassagem para a vida adulta".
No início, Leopoldina até levou uma vida feliz ao lado do príncipe regente, mas,caça niquel o que épouco tempo, passou a sofrer com suas infidelidades conjugais. A futura imperatriz teve papel decisivo na separação entre Brasil e Portugal. Na manhã do dia 2caça niquel o que ésetembrocaça niquel o que é1822, assinou o decreto da Independência. Em seguida, escreveu uma carta a Dom Pedro 1º, entreguecaça niquel o que émãos por Paulo Bregaro, o carteiro oficial da família real, às margens do Ipiranga, cinco dias depois. A correspondência o aconselhava a romper com Portugal, que ameaçava rebaixar o Brasilcaça niquel o que éreino para colônia. "O pomo está maduro. Colhei-o já. Senão apodrece", aconselhou a princesa.
"Alémcaça niquel o que édeterminante na permanênciacaça niquel o que éDom Pedro no Brasil, Leopoldina era considerada uma excelente chefecaça niquel o que éEstado. Muitocaça niquel o que ésua atuação é resultado da educação que recebeu desde criança. Provenientecaça niquel o que éuma família rica e influente da Europa, os Habsburgo, serviucaça niquel o que éreferência intelectual e política até para Dom Pedro", explica a historiadora Giovanna Trevelin. "Na carta que escreveu para Dom Pedro, Leopoldina o incentiva a concluir o processo. A Independência já estava basicamente decidida, só precisava ser proclamada".
Pesquisadora do Grupo Nina Simone, um grupocaça niquel o que éEstudos Interdisciplinarescaça niquel o que éGênero da Universidade Estadualcaça niquel o que éFeiracaça niquel o que éSantana (UEFS), Giovanna relata a existênciacaça niquel o que éum movimento nascido na cidadecaça niquel o que éSaubara, a 110 kmcaça niquel o que éSalvador: as Caretas do Mingau. "Mulheres se vestiamcaça niquel o que ébranco e, com panelascaça niquel o que émingau na cabeça, saíam às ruas para assustar os portugueses. Quando eles fugiam apavorados, elas levavam armas e mantimentos para seus filhos e maridos, que lutavam contra as tropas", revela a historiadora.
Indignaçãocaça niquel o que éformacaça niquel o que épanfleto
O menos conhecido dos sete perfis é ocaça niquel o que éUrânia Vanério. A filha únicacaça niquel o que éum casalcaça niquel o que éportugueses nasceucaça niquel o que é14caça niquel o que édezembrocaça niquel o que é1811,caça niquel o que éSalvador (BA). Ainda na infância, foi educada pela própria mãe, Samoa Angélica Vanério, que lhe ensinou, entre outros idiomas, inglês, francês e italiano.
Urânia estava na janelacaça niquel o que écasa, provavelmente nos arredores da Praça da Piedade,caça niquel o que éSalvador, quando, no dia 19caça niquel o que éfevereirocaça niquel o que é1822, assistiu à execução da abadessa sóror Joana Angélicacaça niquel o que éJesus (1761-1822) a golpescaça niquel o que ébaioneta. A religiosa tentava impedir que tropas portuguesas invadissem o Conventocaça niquel o que éNossa Senhora da Conceição da Lapa. Eles acreditavam que soldados baianos estivessem escondidos no claustro. "Para trás, bandidos! Respeitai a casacaça niquel o que éDeus! Só entrarão passando por cima do meu cadáver!", teriam sido suas últimas palavras.
Indignada, Urânia,caça niquel o que éapenas 10 anos, escreveu Lamentoscaça niquel o que éuma Baiana. Os versos inflamados denunciavam as atrocidades cometidas pelas tropas portuguesas. "Justos Céus, como é possível / Ficar impune a maldade / De monstros, que não perdoam / Nem mesmo o sexo, ou a idade…", dizia o panfleto.
"Nos diascaça niquel o que éhoje, Urânia seria considerada uma menina. Mas, naquele tempo, já era vista como uma moça. Em meados do século 19, elas se casavam entre os 13 e os 15 anos", contextualiza a historiadora Patrícia Valim, do Departamentocaça niquel o que éHistória da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Chama a atenção por ser uma menina que, aos 10 anos, se sentiu estimulada a participar do debate político por meio do engajamentocaça niquel o que ésuas ideias".
Em 1824, Urânia Vanério passou a trabalhar, ao lado dos pais, no antigo colégio da família e, dois anos depois, traduziu, a partir do francês, Triunfo e o Caráter do Patriotismo, escrito por M.caça niquel o que éFlorian, pseudônimocaça niquel o que éLouis-Pierre Clariscaça niquel o que éFlorian (1755-1794). Tudo indica que, aos 15 anos, Urânia Vanério se tornou a primeira tradutora do país, uma década antescaça niquel o que éNísia Floresta (1810-1885).
No dia 1ºcaça niquel o que émarçocaça niquel o que é1827, Urânia se casou com Felisberto Gomescaça niquel o que éArgollo Ferrão, filhocaça niquel o que éuma das famílias mais ricas e tradicionaiscaça niquel o que éSalvador. O casal teve 13 filhos. Desses, dois nasceram mortos. Vítimacaça niquel o que éuma infecção na hora do partocaça niquel o que éseu último filho, Urânia morreucaça niquel o que é3caça niquel o que édezembrocaça niquel o que é1849, aos 38 anos.
"Heroínas como Maria Felipa, Hipólita Jacinta e Bárbaracaça niquel o que éAlencar são invisibilizadas pela história hegemônica porque simbolizam ideias poderosas e, para nossa sociedade machista e racista, perigosas. Elas enfrentavam proibições à participação feminina na cena pública, bradavam seus ideaiscaça niquel o que éliberdade e desafiavam as repetidas tentativascaça niquel o que éapagamentocaça niquel o que éseus nomes", afirma a jornalista Virginia Starling.
"Para resgatar essas mulheres do esquecimento e impedi-lascaça niquel o que ése perderem para sempre, é preciso continuar repetindo seus nomes e contando as suas histórias. Só assim a História do nosso país será mais rica e diversa".
- Este texto foi publicadocaça niquel o que éhttp://vesser.net/brasil-62809341
caça niquel o que é Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal caça niquel o que é .
caça niquel o que é Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube caça niquel o que é ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscaça niquel o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacaça niquel o que éusocaça niquel o que écookies e os termoscaça niquel o que éprivacidade do Google YouTube antescaça niquel o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecaça niquel o que é"aceitar e continuar".
Finalcaça niquel o que éYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscaça niquel o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacaça niquel o que éusocaça niquel o que écookies e os termoscaça niquel o que éprivacidade do Google YouTube antescaça niquel o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecaça niquel o que é"aceitar e continuar".
Finalcaça niquel o que éYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscaça niquel o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacaça niquel o que éusocaça niquel o que écookies e os termoscaça niquel o que éprivacidade do Google YouTube antescaça niquel o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecaça niquel o que é"aceitar e continuar".
Finalcaça niquel o que éYouTube post, 3