Seringa, freezer, algodão: Brasil pode sofrer falta10 e no deposit bonusinsumos para vacina contra a covid-19 se não agir rápido:10 e no deposit bonus

vacina contra coronavírus

Crédito, Reuters

Por mais que o mundo já tenha experiência com iniciativas10 e no deposit bonusvacinação10 e no deposit bonuslarga escala, a pandemia atual vai exigir uma verdadeira operação10 e no deposit bonusguerra.

Se considerarmos a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS)10 e no deposit bonusimunizar 20% da população global no próximo ano, falamos10 e no deposit bonus1,5 bilhão10 e no deposit bonuspessoas contempladas10 e no deposit bonus12 meses.

Como a maioria das candidatas mais avançadas precisam10 e no deposit bonusduas doses para surtir efeito, isso significa uma necessidade10 e no deposit bonus3 bilhões10 e no deposit bonusvacinas e a mesma quantidade10 e no deposit bonusseringas e agulhas. Os números também são gigantescos quando colocamos na ponta do lápis todos os demais equipamentos básicos citados acima.

A parte que nos cabe

No Brasil o desafio será enorme. Afinal, é um país com dimensões continentais, com regiões10 e no deposit bonusdifícil acesso e muita desigualdade.

Um ponto favorável é a larga experiência do país com projetos desse tipo. "O Programa Nacional10 e no deposit bonusImunizações (PNI) existe há 47 anos. Nós possuímos capacidade, organização e estrutura. Estamos acostumados a fazer vacinações10 e no deposit bonusmassa e temos ótimos exemplos disso na nossa história, como as campanhas contra a varíola, a poliomielite e a gripe", defende a enfermeira Mayra Moura, diretora da Sociedade Brasileira10 e no deposit bonusImunizações (SBIm).

O tamanho do PNI realmente impressiona. Atualmente, o país possui 38 mil salas10 e no deposit bonusvacinação. Em épocas10 e no deposit bonuscampanha, esse número pode ser ampliado para 50 mil.

No total, são 114 mil vacinadores, o que significa uma média10 e no deposit bonustrês profissionais trabalhando10 e no deposit bonuscada uma dessas unidades. Tudo é gerido dentro do guarda-chuva do Sistema Único10 e no deposit bonusSaúde, o SUS, e está disponível a todos os cidadãos.

Por outro lado, há uma certa apreensão10 e no deposit bonussetores da indústria que fabricam os insumos, como os responsáveis por refrigeradores e seringas. Eles relatam que não receberam qualquer contato do governo e ainda não sabem o que precisarão produzir para a atender à demanda que virá nos próximos meses.

Em laboratório, mulher10 e no deposit bonusjaleco mostra para a câmera bandeja com vários frascos10 e no deposit bonusvidro

Crédito, CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images

Legenda da foto, Representantes10 e no deposit bonussetores responsáveis pela fabricação10 e no deposit bonusinsumos temem não conseguir cumprir os prazos10 e no deposit bonusentrega que as campanhas10 e no deposit bonusvacinação

O grande temor é que os prazos apertados prejudiquem a entrega desses materiais e atrasem o início das campanhas, marcadas provisoriamente para o primeiro trimestre10 e no deposit bonus2021.

Também há dúvidas sobre a disponibilidade10 e no deposit bonusmatéria-prima, pois alguns componentes usados na manufatura são importados. Como todos os países do mundo precisarão comprá-los, há o risco10 e no deposit bonusfalta10 e no deposit bonusestoques e aumento10 e no deposit bonuspreços.

"O que nos deixa preocupados é que aparentemente o governo federal não tomou algumas medidas que poderiam ter sido antecipadas, e isso pode dificultar o acesso a certos produtos", observa a médica Ana Maria Malik, coordenadora do Centro10 e no deposit bonusEstudos10 e no deposit bonusPlanejamento e Gestão10 e no deposit bonusSaúde da Fundação Getúlio Vargas (FGVSaúde),10 e no deposit bonusSão Paulo.

Segundo a especialista, podemos viver um cenário parecido ao que ocorreu no início da pandemia,10 e no deposit bonusmeados10 e no deposit bonusabril e maio. "Naquele período, havia uma absoluta escassez dos respiradores e10 e no deposit bonusequipamentos10 e no deposit bonusproteção individual, como máscaras e luvas", lembra.

Numa situação normal, a compra dos insumos10 e no deposit bonusvacinação é feita pelos governos estaduais. Eles são responsáveis por adquirir os materiais e encaminhar para os municípios, que fazem a distribuição pelas unidades10 e no deposit bonussaúde. Mas, com a absoluta urgência da pandemia, o Ministério da Saúde já declarou que também vai adquirir os produtos e coordenar as ações.

Mas qual a disponibilidade10 e no deposit bonusalguns desses materiais? E será que o Brasil pode responder a essa demanda? A BBC News Brasil ouviu algumas entidades representativas do setor para entender a capacidade10 e no deposit bonusprodução interna e como isso pode impactar na vacinação contra a covid-19.

Cadeia10 e no deposit bonusfrio

A vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech foi a primeira a ser aprovada no mundo. A expectativa é que ela comece a ser aplicada nos cidadãos10 e no deposit bonusalguns países Europeus nos próximos dias.

Apesar do fato ter sido muito comemorado, a realidade é que esse imunizante pode trazer uma dificuldade do ponto10 e no deposit bonusvista logístico. Afinal, as doses precisam ser armazenadas a -75° C.

Isso representa uma barreira importante, pois a grande maioria dos centros10 e no deposit bonusdistribuição do Brasil são equipados com câmaras frias que chegam no máximo a -20° C. Nas salas10 e no deposit bonusvacinação, os refrigeradores têm uma temperatura que varia entre 2 e 8° C, o que é suficiente para todas as vacinas disponíveis até o presente momento.

Por meio10 e no deposit bonusum comunicado, a Pfizer argumenta que desenvolveu caixas especiais com gelo seco, que garantem essa temperatura baixíssima durante o transporte. A empresa acrescenta que, depois10 e no deposit bonusabertas, as doses podem permanecer10 e no deposit bonusgeladeira comum por até cinco dias sem estragar, o que acaba "viabilizando a vacinação, principalmente na situação atual10 e no deposit bonusque se pretende vacinar o maior número10 e no deposit bonuspessoas10 e no deposit bonuscurto espaço10 e no deposit bonustempo".

Seringas com vacina Coronavac

Crédito, EPA

Legenda da foto, A CoronaVac está sendo desevolvida pela chinesa Sinovac10 e no deposit bonusparceria com o Instituto Butantan

O governo, porém, se mostra reticente ao imunizante. Na terça-feira da semana passada (1), o secretário10 e no deposit bonusvigilância10 e no deposit bonussaúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, sinalizou que o governo daria preferência às candidatas que se adequam à cadeia10 e no deposit bonusfrio já disponível no país.

Ao falar das características desejáveis da vacina, disse que o ideal é que "seja fundamentalmente termoestável por longos períodos10 e no deposit bonustemperaturas10 e no deposit bonus2 a 8 graus".

Mais tarde nesse mesmo dia, num vídeo publicado no YouTube do ministério, Medeiros recuou e declarou que, no atual estágio, nenhum dos concorrentes estava eliminado da disputa.

"É extremamente importante avisarmos a população brasileira que o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional10 e no deposit bonusImunizações, não descarta nenhuma vacina. O que nós queremos é uma vacina que seja registrada na Anvisa e que mostre eficácia e segurança necessárias."

Do ponto10 e no deposit bonusvista da indústria, o país tem capacidade10 e no deposit bonusfornecer a tecnologia necessária para guardar as doses, mesmo que seja a -75° C. "Precisamos destacar que o Brasil é referência mundial10 e no deposit bonusrefrigeração e possui um parque industrial e dezenas10 e no deposit bonusmilhares10 e no deposit bonusprofissionais qualificados para atender a demanda", assegura o engenheiro Ariel Gandelman, membro do Conselho Nacional10 e no deposit bonusClimatização e Refrigeração (CNCR).

Segundo Gandelman, a indústria brasileira pode produzir novos equipamentos e não há risco10 e no deposit bonusfalta10 e no deposit bonusmatéria-prima, pois a maioria dos componentes são feitos aqui mesmo. A única parte que é importada da China são os fluidos refrigerantes, essenciais para manter as temperaturas baixas nesses equipamentos. Mas, como há uma ampla gama10 e no deposit bonussubstâncias que pode ser utilizada para esse fim, parece não haver risco10 e no deposit bonusdesabastecimento.

"Nosso setor está à disposição e estamos prontos para fazer esse esforço conjunto, trabalhar imediatamente e atender os prazos", comunica Gandelman. De acordo com a assessoria10 e no deposit bonusimprensa, até agora o CNCR não recebeu nenhum tipo10 e no deposit bonuscontato por parte do governo.

Por meio10 e no deposit bonusnota enviada à BBC News Brasil, o Ministério da Saúde informa que tem feito investimentos na estrutura que garante a estabilidade das vacinas. "Em 2020, mais10 e no deposit bonus42 milhões10 e no deposit bonusreais foram investidos pela União com foco na aquisição10 e no deposit bonusequipamentos, dentre eles câmaras refrigeradas para ampliação da capacidade10 e no deposit bonusarmazenamento da rede10 e no deposit bonusfrio".

Seringas

Três empresas são responsáveis pela fabricação10 e no deposit bonusseringas no Brasil: BD, Injex e SR. O trio consegue entregar a cada ano 1,5 bilhão10 e no deposit bonusunidades deste insumo, que são utilizados para várias vacinas e também10 e no deposit bonusmedicações injetáveis.

A questão é que cada imunizante tem a10 e no deposit bonusespecificação. "Há vacinas que já vêm prontas para aplicar, enquanto outras chegam aos postos10 e no deposit bonusampolas e precisam ser preparadas na hora", explica Moura, da SBIm.

As variações não param por aí: a agulha pode ser fina, grossa, comprida, curta… "Dependendo da idade, do peso e da quantidade10 e no deposit bonusmúsculo da pessoa que vai tomar aquela dose, precisamos usar um tipo ou outro", completa a especialista.

vacina contra o coronavírus

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Tipo10 e no deposit bonusagulha pode variar10 e no deposit bonusacordo com a pessoa a ser imunizada

Enquanto não se sabe quais vacinas serão compradas pelo Brasil, não dá pra começar a fabricar as seringas. "Precisamos ter essas informações da quantidade e das especificações técnicas, pois isso impacta o ciclo produtivo das empresas", constata Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria10 e no deposit bonusAlta Tecnologia10 e no deposit bonusProdutos para Saúde (Abimed).

Por meio10 e no deposit bonusnota, o Ministério da Saúde atesta que esse planejamento está sendo feito, mas isso depende10 e no deposit bonusos imunizantes se saírem bem nos testes clínicos, serem aprovados pela Anvisa e chegarem ao Brasil.

O comunicado também revela que a pasta "iniciou o processo10 e no deposit bonusaquisição10 e no deposit bonusmais10 e no deposit bonus300 milhões10 e no deposit bonusseringas e agulhas no mercado nacional e 40 milhões no mercado internacional, com o intuito10 e no deposit bonusapoiar os estados e municípios no desenvolvimento inicial das ações10 e no deposit bonusvacinação. Para a aquisição interna, já foi realizada pesquisa10 e no deposit bonuspreços e emissão10 e no deposit bonusnota técnica para elaboração do edital10 e no deposit bonuscompra, que será lançado10 e no deposit bonusbreve".

O principal medo aqui está no tempo. "Numa situação normal, entre a ordem10 e no deposit bonuscompra, a fabricação e a entrega, há um prazo que varia entre 60 e 90 dias. Essa tem sido nossa preocupação há algum tempo", diz Silveira Filho.

Na prática, isso pode significar que, caso o edital do ministério tenha seu processo finalizado ainda10 e no deposit bonusdezembro, a entrega completa das seringas só aconteceria10 e no deposit bonusfevereiro ou março, o que coloca10 e no deposit bonusrisco o início da campanha10 e no deposit bonusvacinação contra a covid-19 marcado para o primeiro trimestre10 e no deposit bonus2021.

"Estamos muito felizes que o governo esteja dando sinais10 e no deposit bonusuma preocupação clara com essa questão e abra licitações, mas é importante que não fique somente nisso. Precisamos10 e no deposit bonusplanejamento", destaca o presidente da Abimed.

Há ainda questões não respondidas sobre a disponibilidade da matéria-prima para confecção das seringas, como plástico que compõe o tubo e o aço que permite fazer a agulha.

Em resposta às perguntas enviadas pela reportagem, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) disse não ser possível mensurar o quanto da produção desse material no país vai para os setores da saúde, ou mais especificamente para as seringas.

A entidade chama a atenção para o fato da indústria precisar importar componentes. "As seringas são feitas10 e no deposit bonusPP, produto que temos dificuldade10 e no deposit bonusabastecimento e limitações10 e no deposit bonusacesso ao mercado externo10 e no deposit bonusfunção da alta tarifa10 e no deposit bonusimportação. Há no Brasil um imposto sobre importações10 e no deposit bonusresinas dos mais altos do mundo (14% no país, contra uma média10 e no deposit bonus6,5% nos países da OCDE)", esclarece a associação, por meio10 e no deposit bonusnota.

Em relação ao aço, apenas uma empresa no país têm acesso à matéria-prima que pode ser utilizada nas agulhas (o aço comum não serve para esse fim). Esse composto também é trazido do exterior. O mesmo acontece com o tipo10 e no deposit bonuspapel especial que serve10 e no deposit bonusembalagem para as seringas.

"Esse é um fator complicador, pois as empresas precisam programar novas compras para iniciar a produção", admite Silveira Filho.

Algodão e gaze

Coletiva10 e no deposit bonusimprensa do governo10 e no deposit bonusSão Paulo

Crédito, Governo10 e no deposit bonusSP

Legenda da foto, Governo10 e no deposit bonusSP anunciou início da vacinação para janeiro10 e no deposit bonus2020

Eles são essenciais para higienizar e desinfetar a pele onde será aplicada a vacina. Além disso, podem servir para estancar algum eventual sangramento. A disponibilidade para uma futura campanha contra a covid-19 parece não ser problema.

"Sob a ótica da indústria, não existe qualquer risco10 e no deposit bonusfaltar o produto, mesmo com aumento da demanda", garante Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e10 e no deposit bonusConfecção (Abit).

Por ano, o Brasil produz cerca10 e no deposit bonus67 mil toneladas10 e no deposit bonusalgodão, gaze e outros materiais têxteis com fins medicinais. Esse montante abastece bem o mercado interno. "Não há grande volume10 e no deposit bonusexportações ou importações destes itens", observa Pimentel.

Mesmo se a demanda aumentar por conta da campanha contra a covid-19, o ciclo10 e no deposit bonusprodução do algodão medicinal é relativamente rápido. "Mas é importante que o poder público e as empresas privadas comecem a se estruturar, para que nós possamos nos programar também", sinaliza o presidente da Abit.

Repercussões nos cofres públicos

Essa falta10 e no deposit bonuscontato e a eventual demora no planejamento e na aquisição10 e no deposit bonusinsumos têm os mais diversos impactos. Além10 e no deposit bonusum possível atraso da própria campanha10 e no deposit bonusvacinação, o que afeta a saúde10 e no deposit bonustoda a população, a economia pode acabar abalada.

Afinal, com mais países competindo por um número limitado10 e no deposit bonusmatérias-primas e equipamentos, o preço tende a subir. Caso exista a necessidade10 e no deposit bonusimportação, o dólar alto e uma relação diplomática atribulada com a China, o principal exportador10 e no deposit bonusmuitos dos insumos essenciais, são ingredientes que complicam ainda mais essa história.

E olha que o Brasil já vinha mal das pernas antes mesmo10 e no deposit bonusa pandemia aparecer. "Essa crise sanitária agravou ainda mais o cenário e aprofundou nossas dificuldades. Um dos efeitos foi a elevação do desemprego, que levou a uma queda na arrecadação10 e no deposit bonustributos por parte do governo", analisa o economista Gilberto Libânio, professor da Universidade Federal10 e no deposit bonusMinas Gerais.

Com menos dinheiro nos cofres, o poder público se viu diante10 e no deposit bonusoutra dificuldade: a necessidade10 e no deposit bonusinvestir recursos no auxílio emergencial e na compra10 e no deposit bonusequipamentos para enfrentar a covid-19. "Não há como pensar10 e no deposit bonusequilíbrio fiscal numa situação dessas. Será preciso resolver o problema da saúde pública para que a economia reaja", pontua Libânio.

Por mais que as medidas10 e no deposit bonusdistanciamento físico, limitar a circulação10 e no deposit bonuspessoas, fazer testes10 e no deposit bonusrastreamento e usar máscaras sejam importantes, elas apenas controlam o número10 e no deposit bonusnovos casos da doença. O vírus continua à solta, e basta relaxar um pouco para que ele volte com tudo.

A solução definitiva está na vacina. Só quando uma parcela considerável da população estiver imunizada é que as atividades poderão retornar com normalidade. Isso só reforça a importância10 e no deposit bonusse organizar, ter os insumos e preparar as campanhas, para que elas aconteçam assim que possível.

Por isso que a professora Ana Maria Malik, da FGVSaúde defende que o governo federal concentre a negociação dos insumos neste momento. "Como as quantidades compradas seriam maiores, para todo o país, o nosso poder10 e no deposit bonusnegociação e competição no cenário internacional também aumentaria", acredita.

Outro desdobramento negativo10 e no deposit bonusuma compra "picada" entre os Estados, como acontece normalmente, pode ser a ampliação da desigualdade. Há o risco10 e no deposit bonuslocais como São Paulo, que têm mais capital e poder10 e no deposit bonusbarganha, garantirem seus estoques10 e no deposit bonusseringas, enquanto outros lugares ficam sem10 e no deposit bonusparte. "Não faz sentido que alguns mais ricos ganhem acesso antes dos mais pobres. A distribuição deve ser igualitária", defende Malik.

Cenário global

O Brasil não é o único a enfrentar essa dificuldade. Mesmo10 e no deposit bonusnações desenvolvidas, como os Estados Unidos, a disponibilidade dos insumos para vacinação é tema10 e no deposit bonusamplo debate.

Em maio10 e no deposit bonus2020, a imprensa americana deu muito destaque ao tópico, quando o diretor da Autoridade10 e no deposit bonusPesquisa e Desenvolvimento10 e no deposit bonusBiomedicina Avançada relatou que o país necessitaria10 e no deposit bonus650 a 850 milhões10 e no deposit bonusseringas e só tinha um estoque10 e no deposit bonus15 milhões10 e no deposit bonusunidades.

No Reino Unido, nos últimos dias grupos10 e no deposit bonuscientistas receberam avisos sobre a possível falta10 e no deposit bonusmateriais para pesquisa, que estão sendo priorizados para os esforços10 e no deposit bonusvacinação.

O brasileiro Ricardo Parolin Schnekenberg, que faz doutorado na Universidade10 e no deposit bonusOxford, na Inglaterra, relatou no Twitter que recebeu um comunicado falando sobre uma escassez10 e no deposit bonusgelo seco. O material foi redirecionado para o transporte das vacinas10 e no deposit bonusPfizer/BioNtech, que começam a ser distribuídas e aplicadas por lá.

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimos10 e no deposit bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política10 e no deposit bonususo10 e no deposit bonuscookies e os termos10 e no deposit bonusprivacidade do Twitter antes10 e no deposit bonusconcordar. Para acessar o conteúdo clique10 e no deposit bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo10 e no deposit bonusterceiros pode conter publicidade

Final10 e no deposit bonusTwitter post

No contexto global, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou10 e no deposit bonusoutubro que iria comprar e reservar 1 bilhão10 e no deposit bonusseringas ao longo10 e no deposit bonus2021. A entidade também divulgou a aquisição10 e no deposit bonus5 milhões10 e no deposit bonuscaixas térmicas para transporte10 e no deposit bonusvacinas e um mapeamento completo da cadeia10 e no deposit bonusfrio disponível nos países subdesenvolvidos.

Perguntas sem respostas

Enquanto as definições não saem no Brasil, é preciso pensar também como fica o acesso e a disponibilidade10 e no deposit bonusinsumos para as vacinas que nos protegem contra outras doenças.

Além dos imunizantes regulares, que todo mundo precisa tomar10 e no deposit bonusalgum momento da vida, há surtos10 e no deposit bonussarampo espalhados pelo país. A febre amarela também foi uma verdadeira dor10 e no deposit bonuscabeça há alguns anos e merece ser acompanhada10 e no deposit bonusperto. E o mesmo vale para poliomielite, caxumba e outros quadros infecciosos.

"É possível que10 e no deposit bonus2021 a vacinação contra a covid-19 se sobreponha ou ocorra10 e no deposit bonusparalelo a outras iniciativas, como a imunização contra a gripe, que geralmente começa10 e no deposit bonusabril. Isso vai ser um desafio", antevê Moura, da SBIm. Só no ano passado, a campanha10 e no deposit bonusproteção contra o vírus influenza englobou 80 milhões10 e no deposit bonusdoses no país.

Teremos seringas suficientes? Há espaço nas câmaras10 e no deposit bonusrefrigeração? E a logística10 e no deposit bonusentrega das centenas10 e no deposit bonusmilhões10 e no deposit bonusdoses? Tudo indica que 2021 será uma verdadeira prova10 e no deposit bonusfogo para o nosso experiente Plano Nacional10 e no deposit bonusImunizações.

Línea

10 e no deposit bonus Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube 10 e no deposit bonus ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos10 e no deposit bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política10 e no deposit bonususo10 e no deposit bonuscookies e os termos10 e no deposit bonusprivacidade do Google YouTube antes10 e no deposit bonusconcordar. Para acessar o conteúdo clique10 e no deposit bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo10 e no deposit bonusterceiros pode conter publicidade

Final10 e no deposit bonusYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos10 e no deposit bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política10 e no deposit bonususo10 e no deposit bonuscookies e os termos10 e no deposit bonusprivacidade do Google YouTube antes10 e no deposit bonusconcordar. Para acessar o conteúdo clique10 e no deposit bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo10 e no deposit bonusterceiros pode conter publicidade

Final10 e no deposit bonusYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos10 e no deposit bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política10 e no deposit bonususo10 e no deposit bonuscookies e os termos10 e no deposit bonusprivacidade do Google YouTube antes10 e no deposit bonusconcordar. Para acessar o conteúdo clique10 e no deposit bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo10 e no deposit bonusterceiros pode conter publicidade

Final10 e no deposit bonusYouTube post, 3