Quem foi Joaquim Pereira Marinho, o traficantecomo ganhar no esportes da sorteescravos que virou estátua na capital mais negra do Brasil:como ganhar no esportes da sorte

Estátuacomo ganhar no esportes da sorteJoaquim Pereira Marinho

Crédito, Acervo FGM

Legenda da foto, Português ganhou dinheiro com tráficocomo ganhar no esportes da sorteafricanos para o Brasil depois que a atividade já havia deixadocomo ganhar no esportes da sorteser legal no país

De traficantes a benfeitores

Joaquim Pereira Marinho passou para a história como conde, mas não era parte da nobreza. Seu título já foi conquistado como partecomo ganhar no esportes da sorteum esforço para estabelecer uma imagem como membro da alta sociedade da Bahia, depois da fortuna feita com o tráficocomo ganhar no esportes da sorteafricanos cativos.

O primeiro registro do português na Bahia écomo ganhar no esportes da sorte1828, como marítimo, um funcionáriocomo ganhar no esportes da sortenavios. Dois anos depois, ele já é registrado como proprietáriocomo ganhar no esportes da sortenavios que faziam frequentemente o trajeto entre o continente africano - a costa da Mina, onde hoje ficam Benin, Togo e Nigéria, e as regiões onde hoje são Angola e Congo - e o Brasil.

"Mas uma coisa que o torna diferentecomo ganhar no esportes da sortefiguras como Edward Colston, por exemplo, que já vinhacomo ganhar no esportes da sorteuma família proprietáriacomo ganhar no esportes da sorteescravos, é que Pereira Marinho realmente entrou no negócio depois que ele já era proibido no Brasil", disse à BBC News Brasil o historiador Carlos da Silva Jr., professor da Universidade Estadualcomo ganhar no esportes da sorteFeiracomo ganhar no esportes da sorteSantana (Uefs), doutorandocomo ganhar no esportes da sorteHistória da África pela Universidadecomo ganhar no esportes da sorteHull.

Em 1831, a Lei Feijó passou a proibir,como ganhar no esportes da sorteteoria, a importaçãocomo ganhar no esportes da sorteafricanos como escravos ao país. "Essa lei ficou conhecida como 'Lei para Inglês Ver', porque apesar da queda no númerocomo ganhar no esportes da sortenegros trazidos ao Brasil como escravos até 1835, ele voltou a aumentar nos anos seguintes, porque os traficantes, com o apoio do Estado brasileiro, continuaram trazendo pessoas para cá."

Os navios registradoscomo ganhar no esportes da sortenomecomo ganhar no esportes da sortePereira Marinho no projeto Bancocomo ganhar no esportes da sorteDados do Tráficocomo ganhar no esportes da sorteEscravos Transatlântico fizeram 33 viagens entre o Brasil e a África entre 1839 e 1850.

Segundo Silva Jr, estima-se que ele trouxe cercacomo ganhar no esportes da sorte11.584 homens, mulheres e crianças como escravos à Bahia, e até 10% deles, cercacomo ganhar no esportes da sorte1.150, podem ter morrido ainda durante a travessia.

Mesmo com a proibição definitiva do tráficocomo ganhar no esportes da sorte1851, com a Lei Eusébiocomo ganhar no esportes da sorteQueiroz, Marinho continuou transportando africanos como cativos para as Américas.

"Em 1858, ele criou a Companhia União Africana, para fazer comércio legal com a África, mas, graças aos contatos que tinhacomo ganhar no esportes da sorteCuba, onde a compra e vendacomo ganhar no esportes da sorteescravos ainda era legalizada, ele manteve a atividade", disse à BBC News Brasil a professora Ana Lúcia Araújo, professora da Universidade Howard, nos Estados Unidos e especialista na história transnacional da escravidão, que escreveu sobre o traficante português.

Manifestantes derrubam monumentocomo ganhar no esportes da sortehomenagem a Edward Colstoncomo ganhar no esportes da sorteBristol

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Derrubadacomo ganhar no esportes da sorteestátuacomo ganhar no esportes da sortebritânico por ativistas antirracistas gerou ondacomo ganhar no esportes da sortequestionamentocomo ganhar no esportes da sortehomenagens a personagens históricos envolvidoscomo ganhar no esportes da sortemassacres

Assim como o inglês Colston, depoiscomo ganhar no esportes da sortefazer fortuna com o comérciocomo ganhar no esportes da sorteafricanos escravizado, Marinho também passou a fazer investimentoscomo ganhar no esportes da sortepropriedades, empréstimoscomo ganhar no esportes da sortedinheiro a juros a outros comerciantes e até a governos locais - algo comum aos homens ricos da época.

"Mas a partir da décadacomo ganhar no esportes da sorte50, quando o tráfico acaba, há uma mudança na opinião pública no Brasil, e o tráficocomo ganhar no esportes da sorteescravos passa a ser entendido como algo nefasto. Então a partir da décadacomo ganhar no esportes da sorte1860, esses traficantes, que até então carregavam uma certa auracomo ganhar no esportes da sorteheroísmo, passam a ser criticados", conta Carlos da Silva Jr.

"E durante a décadacomo ganhar no esportes da sorte1860, Pereira Marinho começa a se defender não só dessas críticas, como também das acusaçõescomo ganhar no esportes da sorteque era agiota e emprestava dinheiro a juros exorbitantes. É aí que ele redobra as suas açõescomo ganhar no esportes da sortecaridade."

'Consciência tranquila'

A trajetóriacomo ganhar no esportes da sortehomens como Marinho e Colston também se encontra aí. Em Bristol ecomo ganhar no esportes da sorteLondres, o comerciante inglês fundou asilos e escolas, alémcomo ganhar no esportes da sortefazer doações significativas para igrejas e hospitais.

No Brasil, Marinho ajudou vítimascomo ganhar no esportes da sortetragédias e da secacomo ganhar no esportes da sorteEstados do Nordeste, apoiou obrascomo ganhar no esportes da sortecaridade, fez reparoscomo ganhar no esportes da sortebairroscomo ganhar no esportes da sorteSalvador e tornou-se patrono da Santa Casacomo ganhar no esportes da sorteMisericórdia, uma das mais tradicionais instituições vindascomo ganhar no esportes da sortePortugal, que também fornecia crédito a comerciantes e conferia status aos poderosos da época.

"O elementocomo ganhar no esportes da sortecomum entre todos esses traficantes é que eles eram filantropos. Durante a vida eles se empenhavamcomo ganhar no esportes da sorteconstruir a imagemcomo ganhar no esportes da sortepessoas caridosas. E conseguiram, porque vemos que, no decorrer dos anos, a participação deles no comérciocomo ganhar no esportes da sortehumanos foi sendo apagada justamente para ficar a memória das benfeitorias", diz Ana Lúcia Araújo.

"Vemos isso até nas estátuas, tantocomo ganhar no esportes da sorteMarinho quantocomo ganhar no esportes da sorteColston. Ambos são apresentados acompanhadoscomo ganhar no esportes da sortecrianças, oucomo ganhar no esportes da sortepostura benevolente. Isso é diferente do que ocorre nos EUA, por exemplo, onde a maioria dos monumentos aos ex-donoscomo ganhar no esportes da sorteescravos projetam mais poder, são mais viris. Eles aparecem cavalgando, empunhando armas."

Pereira Marinho morreucomo ganhar no esportes da sorte1887, deixando uma fortunacomo ganhar no esportes da sorte8 mil contoscomo ganhar no esportes da sorteréis, o equivalente a cercacomo ganhar no esportes da sorteR$ 1 bilhãocomo ganhar no esportes da sortevalores atuais, e 227 imóveiscomo ganhar no esportes da sorteseu nome somente na capital baiana. Em seu testamento, ele dizia ter "a consciência tranquilacomo ganhar no esportes da sortepassar para a vida eterna sem nunca haver concorrido para o malcomo ganhar no esportes da sortemeu semelhante".

O Diário da Bahia, um jornal importante da época, escreveu apóscomo ganhar no esportes da sortemorte,como ganhar no esportes da sorte1887, que "não sabemos, nem desejamos saber, quecomo ganhar no esportes da sortenada isto nos interessa, se o Sr. Condecomo ganhar no esportes da sortePereira Marinho prejudicou alguém no corrercomo ganhar no esportes da sortesua existência".

Estátuacomo ganhar no esportes da sorteRobert Milligan sendo retirada das docascomo ganhar no esportes da sorteLondres

Crédito, PA Media

Legenda da foto, Algumas estátuas estão sendo retiradascomo ganhar no esportes da sortemaneira preventivacomo ganhar no esportes da sortecidades europeias, por sido contestadas por manifestantes na última semana

Silêncio sobre a escravidão

As revelações sobre a biografiacomo ganhar no esportes da sortePereira Marinho por historiadores têm causado debates nas redes sociais, algo que, eles admitem, era pouco comum até o momento.

"Volta e meia essa discussão das estátuas aparece entre os historiadores, mas não me lembrocomo ganhar no esportes da sortediscussões que apareçam na comunidade. Mas é importante saber como nós historiadores podemos ajudar nesse processo. Acho que podemos ajudar a fomentar políticas públicas e a questionar essas homenagens", diz Carlos da Silva Jr.

No casocomo ganhar no esportes da sorteBristol, o debate sobre as homenagens a Edward Colston, que dá nome a escolas, ruas e a uma casacomo ganhar no esportes da sorteshows, começou nos anos 1990, quando três historiadoras fizeram um itinerário dos locais importantes para a história do tráfico negreiro na cidade, segundo Ana Lúcia Araújo.

"No caso da Bahia, e do Brasilcomo ganhar no esportes da sortegeral, o impressionante é que esse debate sobre monumentos homenageando escravistas praticamente não acontece. Já vimos algumas pequenas iniciativas, mas a falácia da democracia racial apagou dos espaços públicos toda a memória das atrocidades cometidas contra a população afrodescendente", diz a professora.

"O silêncio reina sobre a questão da escravidão. Não há referência aos escravocratas, e mais recentemente, começaram a colocar estátuas homenageando figuras importantes para a população negracomo ganhar no esportes da sorteSalvador e no Riocomo ganhar no esportes da sorteJaneiro. Mesmo assim não se marca os pelourinhos, não se recupera a memóriacomo ganhar no esportes da sorteoutros espaços importantes para a história da escravidão, para que a gente possa saber onde as coisas aconteceram."

De acordo com Moreno Pacheco, a ideiacomo ganhar no esportes da sortemapear os monumentos problemáticos da cidade já se expandiu para incluir também os locaiscomo ganhar no esportes da sortehistória da escravidão que não possuem nenhum tipocomo ganhar no esportes da sortemarcação, como antigos mercadoscomo ganhar no esportes da sortepessoas, e homenagens que não são estátuas.

A praça diante da igreja do Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais importantes da cidade tanto para católicos quanto para adeptos do candomblé, por causa do sincretismo religioso, também homenageia um dos principais traficantecomo ganhar no esportes da sorteescravizados do século 18, Teodósio Rodriguescomo ganhar no esportes da sorteFarias.

Foi Farias, na verdade, que levou a imagem do Senhor do Bonfim para a cidade, pagando uma promessa que fez durante uma dificuldade na travessia do Atlântico. Ele está enterrado dentro da igreja, onde tampouco há referência ao tráficocomo ganhar no esportes da sorteafricanos.

Estátuacomo ganhar no esportes da sorteCristóvão Colombo decapitadacomo ganhar no esportes da sorteBoston, nos EUA

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Debate sobre o que fazer com estátuas opõe defensorescomo ganhar no esportes da sortepreservação do patrimônio aos que acreditam que ele deve ser recontextualizado para refletir visão atual sobre o racismo

O que fazer com os monumentos?

A derrubada da estátuacomo ganhar no esportes da sorteColston - que já foi retirada do portocomo ganhar no esportes da sorteBristol e será exibidacomo ganhar no esportes da sorteum museu - provocou uma ondacomo ganhar no esportes da sortequestionamento sobre monumentos na Grã-Bretanha ecomo ganhar no esportes da sorteoutros países da Europa, além dos Estados Unidos, na última semana.

Em Londres, a estátua do notório traficantecomo ganhar no esportes da sorteafricanos Robert Milligan foi removida da área externa do Museu das Docas. O prefeito da capital britânica, Sadiq Khan, anunciou que outras homenagens na cidade serão revistas.

Em Oxford, ativistas pedem que a estátua do imperialista Cecil Rhodes, na Universidadecomo ganhar no esportes da sorteOxford, seja removida, por ser o que chamamcomo ganhar no esportes da sortesímbolo do racismo e do colonialismo britânicos. A vice-reitora da universidade, Louise Richardson, disse à BBC News que não se deve "esconder a história" e, sim, "aprender com ela".

Em Antuérpia, na Bélgica, uma estátua do rei Leopoldo 2º, responsável pelo regime colonial brutal que matou milhões no Congo, foi retiradacomo ganhar no esportes da sorteuma praça após protestoscomo ganhar no esportes da sorteativistas, e deverá ser colocadacomo ganhar no esportes da sorteum museu.

Nos Estados Unidos, estátuas do navegador Cristóvão Colombo, creditado pelo descobrimento da América no século 15, mas considerado por povos nativos um dos principais responsáveis por seu genocídio, foram decapitadascomo ganhar no esportes da sorteao menos três cidades.

No Brasil, ao menos nas redes sociais, os comentários se voltaram novamente para homenagens aos bandeirantescomo ganhar no esportes da sorteSão Paulo, como a estátuacomo ganhar no esportes da sorteBorba Gato e o Monumento às Bandeiras. E, mais recentemente, para a estátuacomo ganhar no esportes da sortePereira Marinhocomo ganhar no esportes da sorteSalvador.

O debate,como ganhar no esportes da sortetodos os países, opõe os adeptos à revisão das homenagens àqueles que defendem que as estátuas devem ser mantidas intactas, na condiçãocomo ganhar no esportes da sortepatrimônio público.

Em seu perfil no Twitter, o escritor Laurentino Gomes, autorcomo ganhar no esportes da sorteum livro recente sobre a escravidão no Brasil, defende que os monumentos "devem ser preservados como objetoscomo ganhar no esportes da sorteestudo e reflexão".

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimoscomo ganhar no esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo ganhar no esportes da sorteusocomo ganhar no esportes da sortecookies e os termoscomo ganhar no esportes da sorteprivacidade do Twitter antescomo ganhar no esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo ganhar no esportes da sorte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo ganhar no esportes da sorteterceiros pode conter publicidade

Finalcomo ganhar no esportes da sorteTwitter post

Os historiadores baianos, no entanto, acreditam que a revisão dos monumentos também deve ser considerada como parte da história - a que estamos escrevendo neste momento.

"A história não é estática, é dinâmica. Então, a eventual retirada desses monumentos também é um fenômeno histórico que vai ser estudado no futuro", diz Carlos Silva Jr.

"Além disso, não é preciso necessariamente remover todas as estátuas. É possível encontrar soluções diferentes para homenagens e monumentos diferentes. Seja adicionar explicações nas placas, seja colocá-lascomo ganhar no esportes da sortemuseus. Mas é importante falarmos sobre isso. Devemos continuar celebrando essas pessoas como antes?"

Os celebrados e os esquecidos

Para Pacheco, da Ufba, as estátuas também continuam funcionando como objetoscomo ganhar no esportes da sortememória coletiva quando são retiradas do lugarcomo ganhar no esportes da sortehomenagens. Apenas "não do jeito que a pessoa que as patrocinou pretendia".

"Não é um processo fácil pra uma cidade lidar com o fatocomo ganhar no esportes da sorteque seu próprio passado está sendo passadocomo ganhar no esportes da sorterevisão, porque dá às pessoas uma sensaçãocomo ganhar no esportes da sortecaos e instabilidade. Mas diante do impasse do que fazer com um monumento, mantê-lo tal como ele é, celebratóriocomo ganhar no esportes da sorteuma figura que causou opressão a outros grupos, é uma ação política tanto quanto retirá-lo", afirma.

"Eu entendo a preocupação com manter esses monumentos como reflexão sobre o passado. Por isso que saídas como acomo ganhar no esportes da sortelevar a estátua para um museu são interessantes. Ali é possível mostrar a história completa daquela figura e refletir sobrecomo ganhar no esportes da sortememória. Se tivéssemos um museu da escravidão na Bahia, por exemplo, que até hoje não existe, a estátuacomo ganhar no esportes da sortePereira Coutinho poderia estar lá, mostrando inclusive que a cidade já celebrou essa pessoa, e um dia escolheu deixarcomo ganhar no esportes da sortecelebrar."

Questionada sobre seu posicionamentocomo ganhar no esportes da sorterelação a esta e outras homenagens a traficantescomo ganhar no esportes da sorteescravoscomo ganhar no esportes da sorteSalvador, a Fundação Gregóriocomo ganhar no esportes da sorteMatos - órgão vinculado à prefeitura que é responsável pela preservação do patrimônio histórico da cidade e lista a estátuacomo ganhar no esportes da sortePereira Marinho entre seus monumentos - afirmou que está atualizando as fichas técnicascomo ganhar no esportes da sortemonumentos públicos e instalando placas com os textos atualizados, acessíveis por meiocomo ganhar no esportes da sorteQR Code.

O órgão disse que não tem planos, no momento, para os locais indicados na reportagem, mas que "vem realizando outras ações, que visam dar visibilidade a memória, alémcomo ganhar no esportes da sortereconhecimento e valorização do patrimônio afro-brasileiro", como a preservação e o tombamentocomo ganhar no esportes da sorteterreiros e áreas remanescentescomo ganhar no esportes da sorteantigos quilombos.

"Há muitas formascomo ganhar no esportes da sortelidar com a memóriacomo ganhar no esportes da sorteepisódios históricos e a FGM se encontra aberta para avaliar a possibilidadecomo ganhar no esportes da sortesugestões", disse a Fundação à BBC News Brasil, por e-mail.

Em nota à BBC News Brasil, a Santa Casacomo ganhar no esportes da sorteMisericórdia da Bahia afirmou que "os fatos que marcaram a biografia do Conde Pereira Marinho sãocomo ganhar no esportes da sorteconhecimento da instituição e são apresentados a todos que buscam conhecer a história dos que fizeram parte da Santa Casa como eles são: pontos da historicidadecomo ganhar no esportes da sorteuma época". Leia a íntegra da nota no fim da reportagem.

De acordo com Carlos da Silva Jr., a Santa Casa costumava enterrar os africanos que chegavam mortos nos navios ou morriam já como propriedadecomo ganhar no esportes da sortesenhores baianos.

"O enterro era feito num banguê, sepultura barata,como ganhar no esportes da sorteindigente, que era dada a pessoas que não tinham dinheiro para ser enterradascomo ganhar no esportes da sorteoutros espaços ou que eram escravizadas. Os donos normalmente teriam que pagar por isso. E muitos, para não gastarem, deixavam os escravos na rua ou na porta da Santa Casa, para que eles fizessem o enterro", conta.

A maior parte dos cativos foram enterrados na região central da cidade. O local não está marcado, nem foi determinado com absoluta certeza pelos historiadores, mas ficacomo ganhar no esportes da sorteum dos terrenos próximos ao edifício atual da Santa Casa e do Hospital Santa Izabel, onde se encontra a estátua do traficante responsável por trazer muitos dos africanos enterrados pela instituição e imortalizado como seu principal benfeitor.

Leia a íntegra da nota da Santa Casacomo ganhar no esportes da sorteMisericórdia da Bahia:

"A Santa Casacomo ganhar no esportes da sorteMisericórdia da Bahia, entidade filantrópica privada, informa que, como instituição secular datadacomo ganhar no esportes da sorte1549, esteve inserida nos mais diversos contextos da sociedade baiana ao longo do tempo. Os fatos que marcaram a biografia do Conde Pereira Marinho sãocomo ganhar no esportes da sorteconhecimento da instituição e são apresentados a todos que buscam conhecer a história dos que fizeram parte da Santa Casa como eles são: pontos da historicidadecomo ganhar no esportes da sorteuma época.

A estátua localizadacomo ganhar no esportes da sortefrente ao prédio do Hospital Santa Izabel foi apresentada no mesmo diacomo ganhar no esportes da sorteque o complexo hospitalar foi fundado, no anocomo ganhar no esportes da sorte1893, como consta na atacomo ganhar no esportes da sorteinauguração do prédio. Este documento está disponível para consulta e compõe o acervo do Centrocomo ganhar no esportes da sorteMemória Jorge Calmon, arquivo histórico que reúne registros do século XVII até os dias atuais, visitado por diversos pesquisadores nacionais e internacionais.

O Conde Pereira Marinho foi responsável pela doação que possibilitou a retomada da construção do Hospital Santa Izabel após 40 anoscomo ganhar no esportes da sorteobras interrompidas por faltacomo ganhar no esportes da sorterecursos financeiros. Por essa razão,como ganhar no esportes da sorte1893, a estátua foi erguida.

O monumento, classificado como patrimônio histórico e obra artística, compõe o conjunto arquitetônico do Hospital Santa Izabel, reconhecido e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC).

A Santa Casacomo ganhar no esportes da sorteMisericórdia da Bahia reitera que, como instituição com quase 500 anoscomo ganhar no esportes da sortehistória, atua com o compromissocomo ganhar no esportes da sortepromover o viés educativo e o caráter reflexivo dos fatos históricos, seja através do Museu da Misericórdia, do Centrocomo ganhar no esportes da sorteMemória Jorge Calmon, do Circuito Cultural do Cemitério Campo Santo ou dos monumentos que compõem o patrimônio cultural da entidade."

Línea
  • como ganhar no esportes da sorte Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como ganhar no esportes da sorte ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo ganhar no esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo ganhar no esportes da sorteusocomo ganhar no esportes da sortecookies e os termoscomo ganhar no esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antescomo ganhar no esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo ganhar no esportes da sorte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo ganhar no esportes da sorteterceiros pode conter publicidade

Finalcomo ganhar no esportes da sorteYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo ganhar no esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo ganhar no esportes da sorteusocomo ganhar no esportes da sortecookies e os termoscomo ganhar no esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antescomo ganhar no esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo ganhar no esportes da sorte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo ganhar no esportes da sorteterceiros pode conter publicidade

Finalcomo ganhar no esportes da sorteYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo ganhar no esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo ganhar no esportes da sorteusocomo ganhar no esportes da sortecookies e os termoscomo ganhar no esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antescomo ganhar no esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo ganhar no esportes da sorte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo ganhar no esportes da sorteterceiros pode conter publicidade

Finalcomo ganhar no esportes da sorteYouTube post, 3