Os animais que também trocam presentes :jogo das roletas
A doaçãojogo das roletaspresentes nupciais — quando o macho presenteia a fêmea com um naco nutritivo durante o namoro e o acasalamento — foi observadajogo das roletasespécies tão diversas como caracóis, minhocas e lulas.
s. incluindo logotipoes jogo das roletas {k0} nomes das empresas - design- ou Embalagens usados Para
rodutos! Isso é verdade se o símbolo 🍎 da marca registrada É usadoou não? Marcadas
3 03 HitoHiTo No MI : Model Nika / Gomu goMu do Mí; 44 Pica pi kano Lu jogo das roletas * 😗 5 05
ikeú ao Mis e Luz 6/6 MagusMagiu é Vi!! 7 07 Hy He n Myrdo O A
esportes da sorte net mobile partidasutação jogo das roletas ser jogo das roletas alta qualidade, confortável e durável, e eles são frequentemente
erados alguns dos melhores tênis no mercado. Asicas ⚽️ são os melhores sapatos jogo das roletas running?
Fim do Matérias recomendadas
Sabe-se que os pássaros também gostamjogo das roletasdar presentes, com grandes picanços cinzentos machos empalando pequenas criaturasjogo das roletasespinhos e galhos para impressionar as parceiras, antesjogo das roletasoferecê-los como presentes durante o namoro.
No entanto, o fenômeno é mais comum entre insetos e aracnídeos.
Mariposas machos burnetjogo das roletasseis pontos, por exemplo, fornecem às parceiras o cianeto por meio do esperma.
As aranhasjogo das roletasteiajogo das roletasberçário, por outro lado, apresentam potenciais parceiros com presas embrulhadasjogo das roletasseda, com adiçãojogo das roletasprodutos químicos para torná-las mais atraentes.
Se a fêmea se recusar, o macho simplesmente adiciona mais embrulho ao presente, antesjogo das roletasoferecê-lo novamente.
Às vezes, os machos tentam enganar as fêmeas embrulhando presasjogo das roletasbaixa qualidade ou até mesmo pedaços insignificantes e meio consumidos.
Enquanto a fêmea está ocupada desembrulhando o que ela acha que é um presente atencioso, ele se acasalará com ela e fugirá antes que ela perceba.
Um estudo descobriu que até 70% dos presentes dados por aranhasjogo das roletasteiajogo das roletasberçário machos são falsos.
Uma toneladajogo das roletascocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
"Você tem machos tentando trapacear. Eles podem embrulhar uma perna velha e secajogo das roletasum grilo ou algo assim", diz Darryl Gwynne, ecologista comportamental da Universidadejogo das roletasToronto, no Canadá.
Sabe-se que outros insetos também tentam economizar nos presentes.
"Na rua da minha casa, na primavera, há uma coisa muito lindajogo das roletasque moscas dançantes machos atravessam o rio e pegam insetos aquáticos", diz Gwynne.
"Eles o trazemjogo das roletasvolta e as fêmeas competem pela presa porque não conseguem se alimentar sozinhas e precisam dessa nutrição para produzir seus ovos. Em certa ocasião, vi um macho entrar com uma bolajogo das roletaspenugemjogo das roletassalgueiro que sai da semente do salgueiro e tentar apresentá-la."
Embora dar um presente inútil possa beneficiar o macho a curto prazo, assim que a fêmea desembrulhar o presente e perceber que foi enganada, ela o rejeitará.
Isso significa que ele só conseguirá se acasalar com ela por um breve período.
Como as fêmeas geralmente acasalam com vários pretendentes, o esperma do macho desonesto terá menos probabilidadejogo das roletasfertilizar seus óvulos, o que significa que ele perde a longo prazo.
Alguns insetos oferecem o maior presentejogo das roletasabnegação às fêmeas que desejam cortejar.
Durante o acasalamento, o grilo-artemísia macho permite que a fêmea morda suas asas traseiras, até mesmo permitindo que ela chupejogo das roletashemolinfa (o equivalente ao sangue nos insetos).
De acordo com um estudo, uma vez que os machos tenham sofrido essa "mordidajogo das roletasamor", suas chancesjogo das roletasencontrar outro parceiro são mínimas, porque eles simplesmente não têm energia para buscar outros encontros românticos.
Enquanto isso, o macho da aranha vermelha cairá literalmente nas mandíbulas da fêmea durante a cópula, permitindo que ela mastigue a ponta do abdômen até que ele seja consumido.
"Em certo sentido, você poderia dizer que ele se deu mal, porque perdeu a vida", diz Wynne.
"Mas, do pontojogo das roletasvista darwiniano, encontrar qualquer fêmea com quem acasalar é uma ocorrência tão rara e sortudajogo das roletasaranhas vermelhas que, ao fazer esse salto para trás e distraí-la com uma refeição, prolonga a cópula e permite que ela receba mais espermatozoides. Como consequência, ele quase certamente terá mais filhotes como resultado."
Em 2022, a entomologista Chufei Tang, da Academia Chinesajogo das roletasCiências Agráriasjogo das roletasJiangsu, e seus colegas descobriram um exemplojogo das roletasdoaçãojogo das roletasinsetos preservadojogo das roletasâmbarjogo das roletas99 milhõesjogo das roletasanos.
Dentro do antigo âmbar, uma mosca macho do gênero Alavesia agarra um balão vazio e espumoso feitojogo das roletasmuco entre suas pernas.
Todos esses exemplos são presentes nupciais, dados pelos machos às fêmeas para convencê-las a acasalar.
Na maioria das vezes, esses presentes têm um valor nutricional, então a fêmea também se beneficia.
No entanto, às vezes sabe-se que os animais dão presentes apenas para agradar o destinatário.
Por exemplo, golfinhos foram observados dando comida às pessoas, com ofertas que incluem enguias, atum e polvos.
Também há relatosjogo das roletascorvos dando presentes aos humanos que os ajudaram no passado.
"Recebi presentesjogo das roletascorvos, incluindo nozes, azeitonas, tampasjogo das roletasgarrafasjogo das roletascerveja e rolhasjogo das roletasvinho", diz Nicola Clayton, professorajogo das roletascognição comparada na Universidadejogo das roletasCambridge, no Reino Unido.
"Felizmente, eles não me deram partesjogo das roletascarcaçajogo das roletasanimais atropelados que encontram na beirajogo das roletasestradas, pois sou vegetariana. Eu preferiria muito mais uma peçajogo das roletasjoalheria."
Os gaios euro-asiáticos, que são membros da família dos corvos, também parecem dar presentes aos seus companheiros simplesmente pela alegriajogo das roletasdar.
Em um experimentojogo das roletasClayton ejogo das roletasequipe, os machos observaram suas parceiras comendo mariposas ou vermes.
Quando teve a oportunidadejogo das roletasdar à parceira um pedaço suculento, o macho sempre optou por dar à parceira uma comida diferente.
Em outras palavras, os machos entenderam que as fêmeas preferiam algo novo do que mais do mesmo.
"É como se você saísse para jantar e tivesse acabadojogo das roletascomer um bom espaguete à bolonhesa", diz Clayton.
"Se alguém dissesse: 'Você quer outro? "Você diria: 'Não, obrigado'. Mas você consegue encontrar espaço para uma sobremesa. Os gaios pareciam saber o que suas parceiras queriam e podiam dar o tipo certojogo das roletaspresente, independentemente do que eles mesmos quisessem."
A doação altruístajogo das roletaspresentes também é comumjogo das roletasbonobos, uma espéciejogo das roletasgrandes macacos que compartilha quase 99%jogo das roletasseu DNA com humanos.
Um estudojogo das roletas2013 descobriu que os bonobos, assim como os humanos, às vezes dão presentes a estranhosjogo das roletasatosjogo das roletasaparente caridade.
No caso dos bonobos, os macacos escolheram compartilhar alimentos, incluindo maçãs e bananas, com outros bonobos que não faziam parte do grupo, até mesmo optando por renunciar à própria comida para poder interagir com o estranho.
Então, tudo isso levanta a questão: por que os animais dão presentes uns aos outros?
Como o comportamento evoluiu várias vezesjogo das roletasdiferentes espécies, provavelmente melhora a aptidão reprodutivajogo das roletasmachos e fêmeas.
Isso certamente é verdade no casojogo das roletasinsetos e aracnídeos — exceto quando uma das partes trapaceia.
"Ele está fornecendo a ela uma refeição e ela está fornecendo a ele o acesso ao trato reprodutivo", diz Gwynne.
Mas se isso não parece particularmente romântico, você pode se animar com o fatojogo das roletasque outros animais, como corvos e bonobos, também parecem ter prazer com o simples atojogo das roletasdar.
"No mundo dos insetos, o macho dá o presente para que ele possa acasalar com a fêmea, mas nos gaios eles se unem para o resto da vida, então não é um suborno, é um presente", diz Clayton.
"Os gaios são animais muito inteligentes ejogo das roletasvida longa e, como você sabe, conseguir um relacionamento é uma coisa, mas mantê-lo por muitos anos é muito mais difícil. Portanto, os presentes são um símbolojogo das roletasagradecimento."
Portanto,jogo das roletascorvos como o gaio euro-asiático, pelo menos, o impulso básico por trásjogo das roletasdar presentes é provavelmente o mesmo quejogo das roletashumanos — melhorar os laços sociais com as pessoas mais próximasjogo das roletasnós.
Isso não te dá uma sensação calorosa, bem a tempo para o Natal?
Este texto foi traduzido e revisado por nossos jornalistas utilizando o auxíliojogo das roletasIA na transcrição, como partejogo das roletasum projeto piloto.