Por que EUA estão enviando para Ucrânia bombas proibidas por mais100 países:

Marcas compatíveis com asuma munição cluster no tetoum carro próximo a um playgroundKharkiv, na Ucrânia

Crédito, Joel Gunter/ BBC

Legenda da foto, Marcas compatíveis com asuma munição cluster no tetoum carro próximo a um playgroundKharkiv, na Ucrânia

Elas podem então explodir posteriormente ao serem pegas ou pisadas, matando ou mutilando a vítima.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O beisebol é um esporte popular jogado por times seis jogadores cada. No objetivo do jogo está acertar uma 💰 bola com o taco e correr {k0} torno das quatro bases antes que ele arremessador adversário possa eliminar a 💰 jogador,

Uma medida volume na construção é o balde (be). Um balãoder e igual a 6 galões estadunidenses, O que 💰 equivale A aproximadamente 22.7 litros!

7games baixar app download

Para aqueles que estão interessados {k0} se inscrever no exame BTEUP (Uttar Pradesh Board of Technical Education), é essencial ⭕️ entender o seu pleno significado e os requisitos necessários para se qualificar. Neste post, nós vamos esclarecer essas dúvidas e ⭕️ proporcionar informações relevantes sobre a instituição que oferece esse exame.

O pleno formulário BTEUP exam é Uttar Pradesh Board of ⭕️ Technical Education

Fim do Matérias recomendadas

Do pontovista militar, elas podem ser terrivelmente eficazes quando usadas contra tropas terrestres entrincheiradas e posições fortificadas, tornando grandes áreas muito perigosas para se movimentar até que sejam cuidadosamente limpas.

Dezenasfragmentos que não explodiram

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Muitas submunições não explodem imediatamente e criam uma espécie'campo minado'

Por que elas são proibidas?

Mais100 países, incluindo Reino Unido, França e Alemanha, assinaram um tratado internacional - a Convenção sobre Munições Cluster - que proíbe o uso ou armazenamento dessas armas devido ao seu efeito indiscriminado sobre as populações civis.

As crianças são particularmente propensas a lesões, pois as pequenas bombas podem se assemelhar a um brinquedo deixadouma área residencial ou agrícola e muitas vezes são apanhadas por curiosidade.

Gruposdireitos humanos descreveram as munições cluster como "abomináveis" e até mesmo as consideraram um crimeguerra.

Quem ainda usa as bombas cluster?

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia têm usado munições cluster desde o início da invasãogrande escala da Rússiafevereiro2022.

Nenhum dos dois assinou o tratado que as proíbe. Nem os Estados Unidos, mas já criticaram o uso excessivo da arma pela Rússia.

As munições cluster russas supostamente têm uma "taxafalha"40%, o que significa que um grande número continua sendo um perigo no solo, onde acredita-se que a taxa médiafalha esteja perto20%.

O Pentágono estima que suas próprias bombasfragmentação tenham uma taxafalhamenos3%.

Joe Biden

Joe Biden durante discurso

Crédito, EPA

Legenda da foto, Presidente americano Joe Biden disse que demorou "um tempo para ser convencido a fazer isso", mas agiu porque "os ucranianos estão ficando sem munição
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

O presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu"decisão muito difícil"dar à Ucrânia bombasfragmentação, que têm um históricomatar civis.

O presidente disse que demorou "um tempo para ser convencido a fazer isso", mas agiu porque "os ucranianos estão ficando sem munição".

O líder da Ucrânia elogiou a medida "oportuna".

Mas o primeiro-ministro do Reino Unido sugeriu que o país "desencoraje" o usobombasfragmentação, enquanto a Espanha criticou a decisão.

Quando questionado sobre o seu posicionamentorelação à decisão dos EUA, Rishi Sunak destacou que o Reino Unido é um dos 123 países que assinaram a Convenção sobre Munições Cluster, que proíbe a produção ou usomuniçõesfragmentação e desencoraja seu uso.

A ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, disse a repórteres que seu país tem um "compromisso firme"que certas armas e bombas não podem ser enviadas para a Ucrânia.

"Não às bombasfragmentação e sim à defesa legítima da Ucrânia, que entendemos que não deve ser realizada com bombasfragmentação", disse ela.

Mas a Alemanha, que é signatária do tratado, disse que, embora não forneça essas armas à Ucrânia, entende a posição americana.

"Temos certezaque nossos amigos americanos não tomaram a decisãofornecer tal munição levianamente", disse o porta-voz do governo alemão Steffen Hebestreit a repórteresBerlim.

Biden disse à CNNuma entrevista na sexta-feira que havia falado com aliados sobre a decisão, anunciada antes da cúpula da Otan na Lituânia, que acontecerá na próxima semana.

Os EUA, a Ucrânia e a Rússia não assinaram a convenção, e Moscou e Kiev usaram bombasfragmentação durante a guerra.

O ConselheiroSegurança Nacional, Jake Sullivan, disse no briefing diário da Casa Brancasexta-feira que as autoridades "reconhecem que as muniçõesfragmentação criam um riscodanos civis" devido às bombas não detonadas.

Mas ele disse que a Ucrânia está ficando sem artilharia e precisa"uma pontesuprimentos" enquanto os EUA aumentam a produção doméstica.

"Não deixaremos a Ucrânia indefesanenhum momento deste períodoconflito", disse ele.

O ministro da Defesa da Ucrânia garantiu que as bombasfragmentação não seriam usadasáreas urbanas, mas sim para romper apenas as linhasdefesa inimigas.

As munições causaram controvérsia sobretaxafalha - ou fracasso, o que significa que pequenas bombas não detonadas podem permanecer no solo por anos e detonar indiscriminadamente mais tarde.

Sullivan disse a repórteres que as bombasfragmentação americanas enviadas à Ucrânia eram muito mais seguras do que as que ele disse já estarem sendo usadas pela Rússia no conflito.

Ele disse aos repórteres que os americanos têm uma taxainsucessomenos2,5%, enquanto os da Rússia ficam entre 30-40%.

A açãoBiden contornará a lei dos EUA que proíbe a produção, uso ou transferênciamunições cluster com uma taxafalhamais1%.

No início da guerra, quando a Casa Branca foi questionada sobre as alegaçõesque a Rússia estava usando bombasfragmentação e a vácuo, o então secretárioimprensa disse que seria um potencial "crimeguerra" se fosse verdade.

Houve uma reação mista entre o Partido Democrata do presidente dos EUA. Maisuma dúziaparlamentares se manifestou contra o plano.

Gruposdireitos humanos também criticaram a decisão, com a Anistia Internacional dizendo que as munições fragmentadas representam "uma grave ameaça para a vida dos civis, mesmo muito depois do fim do conflito".

A CoalizãoMunições Cluster dos EUA, que faz parteuma campanha internacional da sociedade civil que trabalha para erradicar as armas, disse que elas causariam "maior sofrimento, hoje e nas próximas décadas".

O escritóriodireitos humanos da ONU também criticou, com um representante dizendo que "o usotais munições deve parar imediatamente e não deve ser usadonenhum lugar".

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia descreveu a ação como um "atodesespero" e "evidênciaimpotência diante do fracasso da tão divulgada 'contra-ofensiva' ucraniana".

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou anteriormente os EUA e seus aliadostravar uma crescente guerra por procuração na Ucrânia.

Mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao presidente dos EUA por um pacoteajuda militar "oportuno, amplo e muito necessário" no valorUS$ 800 milhões (R$ 3,9 bilhões).

Ele twittou que isso "aproximaria a Ucrânia da vitória sobre o inimigo e a democracia da vitória sobre a ditadura".

A contra-ofensiva da Ucrânia, que começou no mês passado, está avançando nas regiões lesteDonetsk e sudesteZaporizhzhia.

Na semana passada, o comandante-em-chefe militar da Ucrânia, Valery Zaluzhny, disse que a campanha foi prejudicada pela faltapoderfogo adequado e expressou frustração com as entregas lentasarmas prometidas pelo Ocidente.

Por que a Ucrânia está pedindo por elas?

Soldado russo ao lado do que parece ser uma bombafragmentação RBK-500,2016

Crédito, Russia Today

Legenda da foto, Soldado russo ao lado do que parece ser uma bombafragmentação RBK-500,2016

As forças da Ucrânia estão ficando sem projéteisartilharia. Em grande parte porque, como os russos, eles as usamum ritmo extraordinariamente alto e os aliados ocidentais da Ucrânia não podem repô-las na velocidade necessária.

Nas frentesbatalha,grande parte estáticas e desgastantes do sul e leste da Ucrânia, a artilharia tornou-se uma arma fundamental.

Os ucranianos agora enfrentam uma tarefa assustadora ao tentar desalojar os invasores russossuas posições defensivas bem entrincheiradas ao longouma frentebatalha1.000 km.

Na ausênciaprojéteisartilharia suficientes, a Ucrânia pediu aos EUA para reabastecer seus estoquesmunições cluster para atingir a infantaria russa.

Esta não foi uma decisão fácil para Washington e é profundamente impopular entre muitos democratas e defensores dos direitos humanos. O debate já dura pelo menos seis meses.

Que efeito terá essa decisão dos EUA?

O efeito imediato será derrubar muito do terreno moralque Washington se encontra nesta guerra.

Os numerosos supostos crimesguerra cometidos pela Rússia estão bem documentados, mas é provável que esse movimento atraia acusações contra os EUA.

As munições cluster são uma arma hedionda e proibidagrande parte do mundo por um bom motivo.

Este movimento dos Estados Unidos inevitavelmente os colocarádesacordo com seus aliados ocidentais e qualquer percepçãodivisão nessa aliança é exatamente o que o presidente russo, Vladimir Putin, deseja e precisa.