Como atua a força Alpha, grupo criado para combater tráficoaposta ganhar brimigrantes na fronteira dos EUA:aposta ganhar br

Migrantesaposta ganhar brDarién

Crédito, AFP

Legenda da foto, As organizações que transportam migrantes clandestinos através da florestaaposta ganhar brDarién, no Panamá, são motivoaposta ganhar brpreocupação para os Estados Unidos.

Washington classificou como "histórica" a extradição dos quatro guatemaltecos para os Estados Unidos,aposta ganhar brmarço do ano passado. Foram as primeiras extradições realizadas na Guatemala por acusaçõesaposta ganhar brcontrabandoaposta ganhar brpessoas seguidoaposta ganhar brmorte.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
aposta ganhar br de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

é mesmo ofereceu-lhe. Manchester City eram o clube que PSG pensou que Neymar poderia

mas os campeões da Premier League 💯 recusou a chance aposta ganhar br assiná-lo. PS G ofereceu Neymar

United States, such as ChaSe e Welles Fargo and Citibank? for example: "specifically

ressa Online Gamballing In Their card termns", whether 🌻 to prohibit it And oth reillegal

analise de jogos bet

jogo na Google Play Store. Você também pode jogar a Versão Steam instalando aversão

x no ChromeBook ou transmitir o jogo 👄 via GeForce Now da NVIDIA. Como jogar entre nós no

Fim do Matérias recomendadas

Todos eles se declararam culpadosaposta ganhar brum tribunal do Texas e condenados a penasaposta ganhar br10 a 30 anosaposta ganhar brprisão. Outros dois indivíduos também foram presos e condenadosaposta ganhar brrelação ao mesmo caso.

Todo o processo, do apoio às autoridades guatemaltecas até a prisão dos suspeitos,aposta ganhar brextradição e julgamento, contou com a participaçãoaposta ganhar brum grupo especial dos Estados Unidos, criado pelo governo Joe Biden para perseguir as redesaposta ganhar brtransporte clandestinoaposta ganhar brmigrantes na América Central e no México.

Seu nome é Força-Tarefa Conjunta Alpha (JTFA, na siglaaposta ganhar bringlês).

Agora, a missão do grupo é expandir seu trabalho até a fronteira entre a Colômbia e o Panamá, por onde passa um fluxo cada vez maioraposta ganhar brmigrantes da América do Sul para os Estados Unidos, através da florestaaposta ganhar brDarién.

"Decidimos que realmente precisamos levar esta luta mais ao sul", declarou à BBC News Mundo – o serviçoaposta ganhar brespanhol da BBC – um dos diretores da JTFA, Jim Hepburn.

Mas o que é este grupo operativo e quais resultados ele conseguiu até agora?

'Perseguir o comando'

Hepburn explica que a força-tarefa Alpha se concentraaposta ganhar brorganizações que operam ao sul da fronteira dos Estados Unidos, para levar imigrantes clandestinos até o país.

"Nosso objetivo é perseguir o comando, os líderes das organizações", afirma ele.

Símbolo do Departamentoaposta ganhar brJustiça dos Estados Unidos

Crédito, AFP

Legenda da foto, O grupo especial Alpha concentra funções dos departamentosaposta ganhar brJustiça e Segurança Interna dos Estados Unidos
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

O grupo foi formadoaposta ganhar brjunhoaposta ganhar br2021, para reunir as investigações e acusações dos departamentosaposta ganhar brJustiça eaposta ganhar brSegurança Interna dos Estados Unidos contra essas organizações. Ele envolve desde fiscais federais no sul do país até agentes da Patrulhaaposta ganhar brFronteira, do FBI e da agência antidrogas (DEA).

Além disso,aposta ganhar brcoordenação com o Departamentoaposta ganhar brEstado, o grupo procura, desde o início, melhorar a coordenação com os governos do México, Guatemala, Honduras e El Salvador para desarticular redesaposta ganhar brtráfico ilícitoaposta ganhar brmigrantes.

A novidade é que eles começaram a trabalhar "sob um único propósito, do pontoaposta ganhar brvistaaposta ganhar bruma organização que pode recolher provas e inteligência, encaminhando os casos para o processo civil", explica o outro diretor da JTFA, Ian Hanna. Ele e Hepburn são funcionários do Departamentoaposta ganhar brJustiça dos Estados Unidos.

O grupo foi criado pelo governo americanoaposta ganhar brum momentoaposta ganhar brque a detençãoaposta ganhar brestrangeiros na fronteira com o México atingia níveis nunca vistosaposta ganhar brmaisaposta ganhar bruma década e a imigração se firmava como um dos temas políticos mais sensíveisaposta ganhar brWashington.

Nos seus três primeiros anosaposta ganhar brexistência, a JTFA conseguiu realizar maisaposta ganhar br300 prisões nacionais e internacionais, alémaposta ganhar brmaisaposta ganhar br240 condenações nos Estados Unidos, segundo um recente balanço oficial.

Em relação a 2020, as acusações por tráfico ilícitoaposta ganhar brestrangeiros nos Estados Unidos aumentaramaposta ganhar brcercaaposta ganhar br25%.

Migrantes detidos na fronteira dos EUA com o México

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A força-tarefa Alpha foi criadaaposta ganhar br2021, com o aumento das detençõesaposta ganhar brmigrantes na fronteira com o México

Os diretores do grupo Alpha destacam que estes casos, emaposta ganhar brmaioria, envolveram líderesaposta ganhar brorganizações criminosas, não os migrantes que cruzaram a fronteira ilegalmente.

Outros resultados atribuídos ao trabalho da JTFA chamaram a atenção, além da extradição dos quatro guatemaltecos acusados da morteaposta ganhar brMarta Raymundo.

Um exemplo é o da hondurenha María Mendoza-Mendoza, conhecida como "A Patroa" ou "A Loira".

Ela foi extraditada para os Estados Unidos por comandar uma organização que levou cercaaposta ganhar bruma centenaaposta ganhar brmigrantes sem documentos do seu país para os Estados Unidos, incluindo menoresaposta ganhar bridade sem acompanhantes.

Em maio, Mendoza-Mendoza foi condenada a 10 anosaposta ganhar brprisão por contrabandoaposta ganhar brseres humanos.

"A JTFA é um esforço que vale a pena", segundo Adam Isacson, diretoraposta ganhar brSupervisãoaposta ganhar brDefesa do Escritórioaposta ganhar brWashington para Assuntos Latino-Americanos (WOLA, na siglaaposta ganhar bringlês), uma organização que promove os direitos humanos no continente.

"É sempre preferível perseguir o crime organizado que se beneficia dos migrantes a dedicar recursos para bloquear as pessoas que buscam proteção ou uma vida melhor", explica ele.

Mas Isacson acredita que os resultados demonstrados pela JTFA envolvem, emaposta ganhar brmaioria, "pequenos operadores", não os líderes do tráficoaposta ganhar brmigrantes, como se indica.

"O que me leva a acreditar nisso é a faltaaposta ganhar brdetenções e processosaposta ganhar brfuncionários do governo e agentesaposta ganhar brsegurança corruptos, ao longoaposta ganhar brtoda a rota migratória até os Estados Unidos, pelo menos desde o Equador até o México", declarou ele à BBC News Mundo.

"As grandes operaçõesaposta ganhar brcontrabando [humano] dependemaposta ganhar brrelações com funcionários corruptos."

O desafioaposta ganhar brDarién

A expansão do trabalho do grupo Alpha para a Colômbia e o Panamá é um sinal da importância cada vez maior dedicada por Washington ao Tampãoaposta ganhar brDarién, que fica entre os dois países latino-americanos.

O novo presidente do Panamá, Raúl Mulino, assumiu o cargo no dia 1ºaposta ganhar brjulho com a promessaaposta ganhar brdeter a travessiaaposta ganhar brmigrantes sem documentos atravésaposta ganhar brDarién. E os Estados Unidos anunciaram um acordo com o país centro-americano para cobrir os custosaposta ganhar brtransporte dos detidosaposta ganhar brvolta para os seus paísesaposta ganhar brorigem.

Darién se tornou, há muito tempo, o caminho preferido por cada vez mais migrantes sul-americanos que atravessam a América Central rumo aos Estados Unidos. Muitas vezes, eles contam com a ajudaaposta ganhar brguias contratados, devido aos perigos ali existentes – desde a inóspita floresta até todos os tiposaposta ganhar brcriminosos.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, anunciou a expansão do foco da força Alpha para o Tampãoaposta ganhar brDarién, no Panamá

"Nos últimos anos, temos observado um enorme fluxoaposta ganhar brmigrantes da Colômbia, Venezuela e Equador" na fronteira sul dos Estados Unidos, afirma Hanna.

"A maioria viaja através do Tampãoaposta ganhar brDarién, o que é algo recente e muito preocupante, não pelas pessoas que vêm, mas pelos perigos associados à travessia daquele pedaçoaposta ganhar brterra."

Seu colega Hepburn destaca que a força conjunta dos Estados Unidos tentará estabelecer com os governos da Colômbia e do Panamá o mesmo tipoaposta ganhar brapoio firmado com o México e os países do norte da América Central. O objetivo é combater as redes que lucram com o transporteaposta ganhar brmigrantes.

"Existem muitos grupos que se beneficiam do contrabandoaposta ganhar brpessoas na região", explica Hepburn. Ele afirma que "o Clã do Golfo desempenha um papelaposta ganhar brgrande destaque na região".

O Departamentoaposta ganhar brEstado dos Estados Unidos ofereceu recentemente diversas recompensas,aposta ganhar braté US$ 5 milhões (cercaaposta ganhar brR$ 27,3 milhões), para quem fornecer informações sobre os negóciosaposta ganhar brtransporteaposta ganhar brmigrantes por aquela organização criminosa colombiana.

Mas os especialistas são cautelososaposta ganhar brrelação aos sucessos que Washington poderá alcançar no seu novo desafioaposta ganhar brDarién.

Migrantesaposta ganhar brDarién

Crédito, AFP

Legenda da foto, A travessiaaposta ganhar brDarién reserva muitos perigos para os migrantes que saem da América do Sul com destino aos Estados Unidos

"Se esta mesma dinâmicaaposta ganhar brprisãoaposta ganhar brpequenos contrabandistas continuar no Tampãoaposta ganhar brDarién, os únicos resultados envolverão indivíduos que os grupos criminosos não terão problemas para substituir", alerta Isacson.

A professoraaposta ganhar brpolítica e governo Guadalupe Correa-Cabrera, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, é especialistaaposta ganhar brassuntos relativos ao tráficoaposta ganhar brseres humanos. Ela acredita que o anúncio da extensão da JTFA para Darién "parece mais uma questão eleitoral".

"Aparentemente, todas as ações realizadas pelo governo dos Estados Unidos para desmantelar as redesaposta ganhar brtráfego fracassaram", declarou ela à BBC News Mundo. "Existem cada vez mais pessoas entrando,aposta ganhar brmais paísesaposta ganhar brtodo o mundo."

"É oferecido trabalho aos imigrantes sem documentos nos Estados Unidos, mas não existem vias legais para a migraçãoaposta ganhar brtrabalho não qualificado", explica a professora. "O sistema migratório norte-americano foi rompido e não parece haver um esforço para consertá-lo."