Nós atualizamos nossa Políticamelhor site de prognósticos desportivosPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosmelhor site de prognósticos desportivosnossa Políticamelhor site de prognósticos desportivosPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
'Governosmelhor site de prognósticos desportivosCuba e Venezuela acham que se beneficiam com saídamelhor site de prognósticos desportivosdissidentes, mas são prejudicados':melhor site de prognósticos desportivos
Qualquer um dos números demonstra que o êxodo ocorrido nos últimos três anos é o maior já ocorridomelhor site de prognósticos desportivosCuba, um país com longo históricomelhor site de prognósticos desportivosemigração, desde a vitória da revolução,melhor site de prognósticos desportivos1959.
Desbloqueie todos os peões, 3 Espalhe seuspeão através o tabuleiro lu DO! 4 Bloquie
os Penhores melhor site de prognósticos desportivos seu oponente; 5 Distribua 🫰 ambos Seus penhorm 6 Mantenha nossos token a
tários. Win +1 Pausa ou " Win/Break abre propriedades do Meu Computador. Windows key –
ikipedia en.wikipedia : wiki. Chave do 🍇 logotipo do Windows_key Windows + r. Abra a
codigo betano abril 2024Fim do Matérias recomendadas
Paralelamente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calculam que, desde 2014, deixaram a Venezuela 7,7 milhõesmelhor site de prognósticos desportivospessoas. O número representa cercamelhor site de prognósticos desportivos20% da população do país.
Estima-se que,melhor site de prognósticos desportivosmédia, 2 mil venezuelanos continuem deixando o país todos os dias.
A professoramelhor site de prognósticos desportivosSociologia Silvia Pedraza, da Universidademelhor site de prognósticos desportivosMichiganmelhor site de prognósticos desportivosAnn Arbor, nos Estados Unidos, e o professor aposentadomelhor site de prognósticos desportivosCiências Políticas Carlos A. Romero, da Universidade Central da Venezuela, tomaram para si a tarefamelhor site de prognósticos desportivoscomparar a revolução cubana e a venezuelana.
Seu livro Revolutions in Cuba and Venezuela: One Hope, Two Realities ("Revoluçõesmelhor site de prognósticos desportivosCuba e Venezuela: uma esperança, duas realidades",melhor site de prognósticos desportivostradução livre), foi publicado pela Universidade da Flóridamelhor site de prognósticos desportivos2023.
A principal contribuição da obra é demonstrar que, mais do que um simples efeito, as migraçõesmelhor site de prognósticos desportivosmassa são um fator que determina o sucesso ou fracasso das revoluções.
A BBC News Mundo, serviçomelhor site de prognósticos desportivosnotíciasmelhor site de prognósticos desportivosespanhol da BBC, conversou com Pedraza e Romero, questionandomelhor site de prognósticos desportivosque forma a diáspora prejudica ou beneficia os governos revolucionários melhor site de prognósticos desportivosCuba e da Venezuela.
Confira abaixo a entrevista com os escritores.
Uma toneladamelhor site de prognósticos desportivoscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - O livromelhor site de prognósticos desportivosvocês compara as revoluçõesmelhor site de prognósticos desportivosCuba e Venezuela, dois processos que estão muito presentes no imaginário político latino-americano e cujas semelhanças foram muito politizadas. De maneira geral, que semelhanças e que diferenças encontraram?
melhor site de prognósticos desportivos Silvia Pedraza - A sociologia da revolução, realmente, está muito desenvolvida, mas os estudos se concentraram nas revoluções clássicas do Norte global: as revoluções russa, francesa, norte-americana e chinesa.
O que acrescentamos à discussão é que, quando se tratamelhor site de prognósticos desportivosCuba e Venezuela, percebemos o papel importantíssimo dos processos migratórios, que não haviam sido estudadosmelhor site de prognósticos desportivosrelação às revoluções.
Sempre se disse que tantos se exilaram com a revolução francesa, tantos na revolução russa etc.
O que Carlos e eu dizemos é que o êxodo não é apenas uma consequência dos processos revolucionários, mas um dos fatores reais que levaram ao triunfo e à consolidação das revoluçõesmelhor site de prognósticos desportivosCuba e da Venezuela – e, depois, fizeram com que elas declinassem e terminassem à beira do precipício, como estão hoje.
Em relação às diferenças, bem, o fenômeno cubano é muito mais longo. Ele dura 66 anos e o venezuelano, 25. E a revolução cubana teve lugar no modelo histórico da Guerra Fria, mas a venezuelana, nem tanto.
No casomelhor site de prognósticos desportivosCuba, eu destaco também o papel da religião e da raça, que é muito menos importante no caso da Venezuela.
melhor site de prognósticos desportivos Carlos Romero - São também revoluções que ocorrerammelhor site de prognósticos desportivosforma muito diferente.
A ruptura do status quo político que se deumelhor site de prognósticos desportivosCuba no anomelhor site de prognósticos desportivos1959 não é igual à que aconteceu na Venezuelamelhor site de prognósticos desportivos1998 porque, na Venezuela, a revolução chegou pela via eleitoral.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - melhor site de prognósticos desportivos Vocês também destacam que se tratammelhor site de prognósticos desportivosrevoluções aliadas entre si...
melhor site de prognósticos desportivos Romero - Sim, o que nos permite comparar estes dois casos não é só a existênciamelhor site de prognósticos desportivoscertas semelhanças, mas justamente que as elites cubanas e venezuelanas formaram uma aliança desde o anomelhor site de prognósticos desportivos1998. É o que chamomelhor site de prognósticos desportivossonhomelhor site de prognósticos desportivosFidel.
Desde que chegou ao poder, Fidel Castro [1926-2016] teve como objetivo manter boas relações com a Venezuela.
Mas ninguém pensou que essas boas relações fossem chegar a um ponto que levasse Hugo Chávez [1954-2013] a declarar, como fez, que havia necessidademelhor site de prognósticos desportivospensarmelhor site de prognósticos desportivosCuba e Venezuela como se fossem uma só nação.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Vamos aprofundar esta ideiamelhor site de prognósticos desportivosque as duas revoluções não podem ser compreendidas sem estudar a diáspora que elas geraram. Esta diáspora beneficia ou prejudica os governos revolucionários?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Em Cuba, muito deliberadamente, o governo revolucionário – Fidel, Raúl e Che [Guevara, 1928-1967] – fez com que as pessoas que estavam na oposição saíssem do país.
De fato, elas não podiam ficar. Com isso, externalizaram a dissidência, a discordância, a oposição.
Inicialmente, isso os deixou mais fortes. Mas, como este é um processo que durou tantos anos e tanta gente foi embora, duas coisas aconteceram.
Uma é que parte dessas pessoas que saíram foi incorporada à política, sobretudo nos Estados Unidos, como senadores, governadores, deputados. E, com estes cargos, eles tratarammelhor site de prognósticos desportivosinfluenciar a revolução cubana.
O melhor exemplo que me vem à mente é o senador da Flórida [EUA] Marco Rubio,melhor site de prognósticos desportivosorigem cubana.
Como senador, ele promoveu algumas políticas muito agressivas contra Cuba e a Venezuela. E, agora, será secretáriomelhor site de prognósticos desportivosEstado [do governo Donald Trump].
Por isso, certamente, tudo o que irá sair deste gabinetemelhor site de prognósticos desportivosTrump será extremamente prejudicial para as duas revoluções.
A outra formamelhor site de prognósticos desportivosque o êxodo acaba prejudicando a revolução – e que, para mim, é ainda mais importante – é a perdamelhor site de prognósticos desportivosrecursos,melhor site de prognósticos desportivosgente boa,melhor site de prognósticos desportivosgente capaz que amava seu país.
Todas as pessoas que saíram levaram consigo seus recursos, não apenas financeiros, mas suas capacidades, o quemelhor site de prognósticos desportivosinglês se conhece como know-how – aquilo que eles sabiam fazer bem.
Por isso, surgiu uma situação realmente muito trágica,melhor site de prognósticos desportivosfalta desses recursos.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Fidel Castro falava nos seus discursos que as pessoas que saírammelhor site de prognósticos desportivosCuba eram vermes e era melhor que eles fossem embora. Qual foi o discurso do governo venezuelano?
melhor site de prognósticos desportivos Romero - O governo venezuelano foi um pouco mais cauteloso. Acredito que ele não queria agregar mais um problema e, além disso, existem muitos dirigentes chavistas que têm familiares que emigraram nestes 25 anos.
Mas alguns porta-vozes do governo, sim, disseram que é melhor que os que não acreditam na revolução fiquemmelhor site de prognósticos desportivosfora.
Existe uma velha tese na Venezuela que diz que o governo está satisfeito por terem saído quase 8 milhõesmelhor site de prognósticos desportivospessoas, porque são quase 8 milhõesmelhor site de prognósticos desportivosvenezuelanos que eles não precisam mais atender.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Quando as pessoas saemmelhor site de prognósticos desportivosCuba e da Venezuela e constroem uma vidamelhor site de prognósticos desportivosoutro país, é provável que elas acabem enviando remessasmelhor site de prognósticos desportivosdinheiro. Qual a importância destas remessas na equação?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - No caso cubano, não há dúvidamelhor site de prognósticos desportivosque elas são muito importantes.
A comunidade cubana nos Estados Unidos está muito dividida entre os que concordam ou nãomelhor site de prognósticos desportivosmandar dinheiro. Mas a realidade é que, atualmente, as pessoasmelhor site de prognósticos desportivosCuba estão vivendo das remessas do exterior.
Eles dependem totalmente delas, não para viver com luxo, mas para sobreviver. E, claro, são também um sustento para o governo.
melhor site de prognósticos desportivos Romero - O caso venezuelano é diferente porque o país não depende totalmente das remessas. Elas têm menos importância.
Na Venezuela, ainda existem recursosmelhor site de prognósticos desportivoscaráter privado significativos, incluindo osmelhor site de prognósticos desportivoscaráter informal, como o contrabando e a corrupção.
Mas ainda existem condições para ganhar dinheiro na Venezuela.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Quais outros fatores diferenciam a diáspora cubana e a venezuelana?
melhor site de prognósticos desportivos Romero - No caso cubano, o êxodo ocorreumelhor site de prognósticos desportivosforma muito mais rápida. Houve uma fraçãomelhor site de prognósticos desportivoscubanos que saíram desde o início da revolução.
No caso venezuelano, houve alguns que saíram no final dos anos 1990, por razões ideológicas. Mas, na verdade, não houve tanta emigração nos primeiros anos do governo Chávez porque a situação econômica era favorável.
Quando a Venezuela começa a ter sintomasmelhor site de prognósticos desportivosrecessão econômica, nos anos 2012 e 2013, começa um tipomelhor site de prognósticos desportivosêxodo diferente, que é o que vemos até hoje, motivado por razões econômicas.
A diáspora venezuelana também é mais variadamelhor site de prognósticos desportivostermosmelhor site de prognósticos desportivosproveniênciamelhor site de prognósticos desportivosclasses e está mais dispersa ao redor do mundo. A cubana está basicamente concentrada nos Estados Unidos e na Espanha.
Mas, nos dois casos, o raciocínio das pessoas que saem é o mesmo: sair do país porque está ficando diferente, sem desenvolvimento político e econômico satisfatório.
Em outras palavras, a semelhança fundamental é não estarmelhor site de prognósticos desportivosacordo com o regime, na maioria dos casos, por razõesmelhor site de prognósticos desportivoscaráter econômico.
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Sim, a diásporamelhor site de prognósticos desportivosCuba e da Venezuela é semelhante por serem pessoas que estão fugindomelhor site de prognósticos desportivosuma situação que, subjetivamente, eles entendem como algo do qual eles precisam escapar, porque vivem com medo, vivem sem esperançamelhor site de prognósticos desportivosque haja um futuro melhor.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Vocês descreveriam o êxodo cubano como uma migração mais econômica ou política? Sua natureza se altera ao longo do tempo?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Em Cuba, o sistema político e o econômico são um só. Eles são inseparáveis porque existe uma só instituição, que é o governo, que toma todas as decisões econômicas.
Agora, sim, existem pessoas para quem o sistema político é o mais importante.
Algumas pessoas que fazem parte do exílio cubano foram dissidentesmelhor site de prognósticos desportivosCuba ao longo dos anos. Eles foram pessoas capazesmelhor site de prognósticos desportivosse arriscar por suas crenças políticas, ideológicas, religiosas emelhor site de prognósticos desportivosficar contra o sistema. Mas são poucas as pessoas que têm esta coragem.
Depois, no outro extremo, estão as pessoas que tentam viver à margem da política. Elas faziam issomelhor site de prognósticos desportivosCuba e fazem agora nos Estados Unidos ou onde quer que estejam.
São pessoas que tentam viver pensando no vestidinho que irão colocar na filha, no aniversário não seimelhor site de prognósticos desportivosquem, nessas coisas. Também não são muitos, porque não é fácil viver assimmelhor site de prognósticos desportivosuma sociedade onde tudo está tão politizado.
Por isso, a maior parte das pessoas está no meio, onde o político e o econômico estão unidos por uma solda e não podem ser separados.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - Silvia, você diz que a diáspora cubana se tornou um elemento político importante nos Estados Unidos. Para onde aponta ideologicamente esta diáspora? Os resultados das recentes eleições mostram que Trump conseguiu crescer muito entre os latinos e venceu com folga na Flórida, onde se concentra a comunidade cubana.
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Dentro da comunidade cubana no exílio, existem duas vertentes: os que se identificam como intransigentes e os que se denominam moderados.
Os intransigentes fazem tudo contra o governo – como não viajar para a ilha, nem mandar remessas – e se identificam, há muitos anos, com o Partido Republicano.
Os moderados costumam pensar que podem exercer influência na ilha e nas pessoas que estão na ilha, com um comportamento que as aceita mais, que as entende mais e que não as culpa por tudo o que passaram. Estes se aproximaram, ao longo dos anos, do Partido Democrata.
Não faz muito tempo, quando Obama era candidato à presidência, a maioria dos cubanos votou nele.
Ainda não sabemos quantos cubanos votarammelhor site de prognósticos desportivosTrump, mas sabemos que os latinosmelhor site de prognósticos desportivosgeral votarammelhor site de prognósticos desportivosTrump, muito mais do que o esperado. E estou certamelhor site de prognósticos desportivosque também os cubanos, particularmente.
Ou seja, houve uma mudança muito grandemelhor site de prognósticos desportivospoucos anos, entre uma diáspora que estava muito satisfeita com o restabelecimentomelhor site de prognósticos desportivosrelações entre Cuba e os Estados Unidos, ocorrido durante o governo Obama, e outra que, ao contrário, optou mais uma vez por uma política muito duramelhor site de prognósticos desportivosisolamento.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - melhor site de prognósticos desportivos Você se refere às relações entre Cuba, Estados Unidos e a comunidade cubana no exílio como um "triângulo impossível". O que é isso?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Exatamente, quando os Estados Unidos fazem algo que favorece o governomelhor site de prognósticos desportivosCuba – o restabelecimento das relações, com Obama, por exemplo –, os cubanos republicanos no exílio se sentem traídos.
Agora, Trump fará o que quer que seja para favorecer esses intransigentes, mas isso quer dizer que será contra o governomelhor site de prognósticos desportivosCuba e os moderados.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - No caso venezuelano, a diáspora também se tornou um elemento político relevante?
melhor site de prognósticos desportivos Romero - O ativismo político cubano no exílio tem sido mais concentrado que o venezuelano. É um movimento organizado, que consegue mover a opinião pública e fazer lobbymelhor site de prognósticos desportivosWashington, a favor da causa cubana anticastrista.
A oposição política venezuelana está muito mais dispersa e dividida. Houve enormes fracassos, como a presidência provisóriamelhor site de prognósticos desportivosJuan Guaidó [em 2019]. E não há consenso sobre qual será a saída da crise.
Alguns dizem que chegou a horamelhor site de prognósticos desportivosprocurar uma intervenção militar norte-americana. Outros estão buscando mudanças políticas por meio da transição. Mas isso vem mudando nos últimos anos.
Na Espanha, por exemplo, a diáspora venezuelana está cada vez mais organizada e houve uma recepção massiva a Edmundo González. Também há cada vez mais atenção da opinião pública, especialmente nos Estados Unidos e na Espanha.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - melhor site de prognósticos desportivos O livromelhor site de prognósticos desportivosvocês foi publicado antes que observássemos a grande movimentação organizadamelhor site de prognósticos desportivostornomelhor site de prognósticos desportivos melhor site de prognósticos desportivos Maria Corina Machado melhor site de prognósticos desportivos para as eleições venezuelanasmelhor site de prognósticos desportivosjulho passado. Este movimento fez vocês reavaliarem alguns dos seus argumentos?
melhor site de prognósticos desportivos Romero - Acredito que, neste momento, a oposição venezuelana tem muitíssimo mais calibre. Ela tem mais instrumentos e recursos próprios até do que a cubana, que depende muito dos Estados Unidos.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - melhor site de prognósticos desportivos O que podemos esperarmelhor site de prognósticos desportivosum segundo mandatomelhor site de prognósticos desportivosTrump para Cuba e a Venezuela?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Na ilha, as pessoas estão muito preocupadas. Durante o primeiro governo Trump, ele fez muitas coisas que prejudicaram as pessoasmelhor site de prognósticos desportivosCuba.
Devido às suas sanções, por exemplo, a plataforma Western Union deixoumelhor site de prognósticos desportivosfuncionar para enviar dinheiro. Por isso, as pessoas precisavam fazer manobras via Canadá.
Era complicadíssimo mandar um poucomelhor site de prognósticos desportivosdinheiro para aquelas pobres pessoasmelhor site de prognósticos desportivosCuba que não conseguem viver sem ele.
melhor site de prognósticos desportivos Romero - Alguns venezuelanos acreditam que a chegadamelhor site de prognósticos desportivosTrump significa o fim definitivo da crise venezuelana. Eles têm uma espéciemelhor site de prognósticos desportivosilusãomelhor site de prognósticos desportivosque ele irá ajudar as mudanças políticas na Venezuela.
Mas, jámelhor site de prognósticos desportivos2020, Trump apoiou e recebeu Juan Guaidó na Casa Branca – e todos sabemos que esta história não teve um final feliz.
É claro que um presidente autoproclamado não é o mesmo que Edmundo González, que detém as atas eleitorais que demonstrammelhor site de prognósticos desportivosvitória.
melhor site de prognósticos desportivos BBC News Mundo - melhor site de prognósticos desportivos Depoismelhor site de prognósticos desportivosmaismelhor site de prognósticos desportivos60 anos do triunfo da revoluçãomelhor site de prognósticos desportivosCuba, estamos observando o maior êxodo já registrado na história do país. Fontes do governo indicam que cercamelhor site de prognósticos desportivos1 milhãomelhor site de prognósticos desportivospessoas saíram da ilha entre 2022 e 2023. Como é esta nova ondamelhor site de prognósticos desportivosemigrantes?
melhor site de prognósticos desportivos Pedraza - Tivemos já cinco ou seis ondas muito diferentes desde 1959. A que estamos vivendo agora émelhor site de prognósticos desportivospessoas muito jovens e com muito boa educação, para desgraça do país, que está novamente sofrendo uma enorme perdamelhor site de prognósticos desportivostalentos.
Em Cuba, as instituições educacionais, até pouco tempo atrás, eram muito boas. Agora, estão sofrendo o mesmo declíniomelhor site de prognósticos desportivostudo o mais e estão falidas. Quase já não existem intelectuais dispostos a se arriscar a continuar vivendomelhor site de prognósticos desportivosCuba.
Um dos últimos pontos que consegui incluir no livro foram os protestos contra o governo, no dia 11melhor site de prognósticos desportivosjulhomelhor site de prognósticos desportivos2021.
Não voltamos a observar protestos como aqueles, mas eles são uma das razões que motivam este grande êxodo dos últimos anos. As pessoas sabem que, quando tentam protestar, tudo piora porque a repressão é muito alta.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível