Os mitos e erros sobre os hemisférios do cérebro:bet365 menos de 3 gols
Esta organização permite realizar e coordenar todas as funções – muitas delas, muito complexas – próprias do sistema nervoso. E, para isso, os hemisférios dividem o seu trabalho.
ue você e seu recrutador decidirem bet365 menos de 3 gols {k0} um campo bet365 menos de 3 gols carreira, durante todo o seu
tamento e mesmo depois bet365 menos de 3 gols 🌛 se separar! Tudo sobre os Código bet365 menos de 3 gols Especialidades da
acto econômico estimado totalde US R$ 81.846,897 bet365 menos de 3 gols {k0} Lexington, Kentucky e áreas
inhas; Determinado por uma estudo recente liderado pelo ♨️ professor Thomas Es Lambert -
365bet aua certeza como um fração (usaremos 5/13). Subtraia os numerador (5) do denominador (13:
13 - 15 8). A resposta é 🗝 O númerode resultados desfavoráveis e As chances que podem
Fim do Matérias recomendadas
Escritórios interconectados
Pensebet365 menos de 3 golsum grande edifíciobet365 menos de 3 golsescritóriosbet365 menos de 3 golsuma mesma empresa. Nele, encontraremos diferentes andares, com diferentes departamentos, diferentes divisões e diferentes pessoas trabalhandobet365 menos de 3 golscada uma dessas áreas.
Cada seção tem uma função, mas todas estão interligadas. E, mais do que isso, elas mantêm estreita comunicação entre si, pois a operação corretabet365 menos de 3 golsumas depende do que fizerem as outras.
Os hemisférios cerebrais funcionambet365 menos de 3 golsforma similar. Eles dividem o trabalho a ser realizado.
Ou seja, embora as duas metades intervenhambet365 menos de 3 golsuma função específica, uma delas pode estar mais relacionada com aquela tarefa do que a outra.
Este processo funciona da mesma forma que o faturamento daquela grande empresa.
O departamentobet365 menos de 3 golscobrança é o encarregado da operação, mas outras seções devem fazerbet365 menos de 3 golsparte do trabalho para completar o processo. Como o setorbet365 menos de 3 golsexpedição, por exemplo, que fará chegar a fatura ao seu destinatário.
Os hemisférios não são um destino
É neste ponto que começa o mitobet365 menos de 3 golsque o cérebro é divididobet365 menos de 3 golsduas metades e, dependendo do lado que mais usarmos, teremos esta ou aquela habilidade. É a chamada teoria do "hemisfério dominante".
Ela defende que, se você for bombet365 menos de 3 golsmatemática, linguagem ou lógica, é porque o seu hemisfério esquerdo é o dominante. E, se você for uma pessoa artística, com vocação para a pintura ou a música, o hemisfério dominante é o direito.
Esta teoria ajuda a classificar erroneamente as pessoasbet365 menos de 3 golsdois tipos: objetivas, racionais e analíticas,bet365 menos de 3 golsum lado; ou passionais, sonhadoras e criativas,bet365 menos de 3 golsoutro.
Nada está mais longe da realidade. Não existe um hemisfério dominante.
Este mito provavelmente tembet365 menos de 3 golsorigem na reunião da Sociedade Antropológicabet365 menos de 3 golsParis, na França,bet365 menos de 3 gols1865.
O culpado pode ter sido, ainda que não intencionalmente, o médico francês Paul Broca. Ele assegurou que "falamos com o hemisfério esquerdo",bet365 menos de 3 golsreferência às regiões cerebrais com mais influência sobre a função da linguagem, que se encontram naquele lado do cérebro.
O fatobet365 menos de 3 golsque a maior partebet365 menos de 3 golsuma função específica recaia sobre um hemisfério, como ocorre com a linguagem e a metade esquerda do cérebro, não significa que aquele hemisfério seja dominante nas pessoas com maior capacidade linguística.
Quando um cantor memoriza a letra e a melodiabet365 menos de 3 golsuma canção, por exemplo, as funções relativas à verbalização da letra encontram-se no seu lado esquerdo, mas ele irá usar o hemisfério direito para expressar a musicalidade da canção. Ou seja, é um trabalhobet365 menos de 3 golsequipe.
Evidências que refutam o mito
Existem inúmeros estudos neste campo da ciência. Alguns deles chegaram a examinar imagens obtidas por ressonância magnética dos cérebrosbet365 menos de 3 golsmaisbet365 menos de 3 golsmil pessoas.
Seus resultados deixam claro que todos nós usamos os dois hemisférios igualmente, embora a atividade registradabet365 menos de 3 golscada um deles dependerá "do que estivermos fazendo".
Também se demonstrou que o lado do cérebro utilizado para uma determinada atividade pode não ser o mesmo para todas as pessoas. Análises demonstram que existem variações entre os indivíduosbet365 menos de 3 golsrelação a qual área ou metade do cérebro é empregada para uma ação específica.
O mito do hemisfério dominante ainda está muito presente hojebet365 menos de 3 golsdia. Em parte, porque existem muitos aspectos desconhecidos sobre o funcionamento do cérebro humano. E, quanto mais pesquisamos, mais percebemos abet365 menos de 3 golscomplexidade.
Por isso, quando são expostos os argumentos para tentar explicar este funcionamento tão complexo, continuam surgindo interpretações simplistas, como abet365 menos de 3 golsque as funções são escrupulosamente segregadasbet365 menos de 3 golsáreas e hemisférios cerebrais.
Se fosse assim, uma lesãobet365 menos de 3 golsuma dessas áreas tão especializadas faria com que essa zona funcional deixassebet365 menos de 3 golsser útil para a pessoa afetada. Mas não é exatamente assim que acontece. O nosso sistema nervoso possui certa plasticidade.
Já se verificou que,bet365 menos de 3 golspessoas que perdem um dos sentidos (como a visão), a área do cérebro encarregada do seu processamento, sem receber a informação visual, às vezes se adapta para melhorar a percepçãobet365 menos de 3 golsoutros sentidos, como o tato. Este fenômeno melhora o aprendizado da leitura táctil do alfabeto Braille, por exemplo.
Vendedoresbet365 menos de 3 golsilusões
Deste desconhecimento científico e social da totalidade do funcionamento do cérebro, sobrevêm, como sempre acontece, os aproveitadores.
São aquelas pessoas que, utilizando linguagem pseudocientífica, apresentam explicações e soluções para tudo, tentando se aproveitar da incerteza dos mais vulneráveis.
Eles fazem as pessoas acreditarem, por exemplo, que podemos decidir qual hemisfério devemos usar para modular nossas habilidades, capacidades e personalidade, ou a formabet365 menos de 3 golsque enfrentamos as vicissitudes da vida.
Além disso, como ocorre com outros setores, como a saúde humana, a neurociência não conseguiu se livrar da propagaçãobet365 menos de 3 golsmitos e boatos pelas redes sociais.
Mas, embora ainda existam incertezas sobre alguns aspectos do funcionamento do cérebro humano, temos a segurançabet365 menos de 3 golsque o talento e a personalidade das pessoas não são determinados pela dominânciabet365 menos de 3 golsum hemisfério sobre o outro.
E sempre convém ressaltar, para evitar atitudes antropocêntricas, que não somos o único animal com as funções cerebrais compartimentalizadas.
Classificação dos estudantes
Uma toneladabet365 menos de 3 golscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Apoiar o mito da dominância dos hemisférios cerebrais é perigosobet365 menos de 3 golsmuitos aspectos – especialmente no campo da educação, já que limita as oportunidadesbet365 menos de 3 golsaprendizado e desenvolvimento dos estudantes.
Se acreditarmos erroneamente que existem alunosbet365 menos de 3 gols"cérebro direito" (muito mais criativos) oubet365 menos de 3 gols"cérebro esquerdo" (mais analíticos), estamos classificando os estudantesbet365 menos de 3 golsduas categorias.
E esta classificação limita suas oportunidadesbet365 menos de 3 golsaprendizado, restringindo seus interesses e impedindo que eles se desenvolvambet365 menos de 3 golsoutras disciplinas. Tudo isso reduz suas futuras trajetórias profissionais.
Em resumo, não existe um hemisfério cerebral mais importante que o outro e os dois funcionam como uma unidade. E, na verdade, a atividade cerebral não é simétrica e variabet365 menos de 3 golsuma pessoa para outra.
* José A. Morales García é pesquisador científicobet365 menos de 3 golsdoenças neurodegenerativas e professor da Faculdadebet365 menos de 3 golsMedicina da Universidade Complutensebet365 menos de 3 golsMadri, na Espanha.
Conchi Lillo é pesquisadorabet365 menos de 3 golspatologias visuais e professora titular da Faculdadebet365 menos de 3 golsBiologia da Universidadebet365 menos de 3 golsSalamanca, na Espanha.
Este artigo foi publicado originalmente no sitebet365 menos de 3 golsnotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão originalbet365 menos de 3 golsespanhol.