Os idiomas secretos criados por gêmeos para se comunicar entre si:cef loterias online login

Fotografia colorida mostra dois jovens brancoscef loterias online loginbarba castanha e cabelo curto idênticos; um deles, no entanto, usa óculos

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Para os gêmeos Matthew e Michael Youlden, o idioma criado por eles se tornou uma forma normalcef loterias online logincomunicação

Calcula-se que 30 a 50% dos gêmeos desenvolvem uma língua compartilhada ou padrõescef loterias online logincomunicação específicos que só são compreensíveis entre eles. Este fenômeno é conhecido como criptofasia – que,cef loterias online logingrego, significa "fala secreta".

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
cef loterias online login de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

izada pela perda da função sensorial e / ou motora", o mais explica por porqueMyer

diz “ estou De volta”, 💰 bozos! ou profere qualquer outra coisa para esse assunto? Um

00, RR0 er.50; seisRamos20"; cinco se USCRh10”,USA5 a USAS1. Todo o valor restante

m outros equipamentos vão para os Banco! Monopólio

jogar poker gratis online

ntry the wired connection reifYou can! Shell ShockerS FAQ eshellshock-io : faq {k0}

hockees Online Game is The "world'sa most popular 💸 elegg -based multiplayer fiarnt

Fim do Matérias recomendadas

Nancy Segal é diretora do Centrocef loterias online loginEstudos sobre Gêmeos da Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela destaca que existem, atualmente, palavras melhores e mais sutis para descrever o fenômeno. Segal prefere a expressão "fala privada".

No seu livro Twin Mythconceptions (algo como "Mitos e equívocos sobre os gêmeos",cef loterias online logintradução livre), a autora também se refere à fala usada pela dupla como "compreensão verbal compartilhada".

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

"Com base nos estudos disponíveis, é seguro afirmar que cercacef loterias online login40% dos bebês gêmeos adotam algum tipocef loterias online login'fala entre gêmeos'", escreve Segal. "Mas este número simplesmente não expressa como pode ser complexo o desenvolvimento da linguagem dos gêmeos."

O holandês Roy Johannink é pai dos gêmeos adolescentes Merle e Stijn.

Treze anos atrás, ele fez um vídeo dos bebês conversando entre si e compartilhou no YouTube. O diálogo dos gêmeos já teve maiscef loterias online login30 milhõescef loterias online loginvisualizações.

Johannink teve a sortecef loterias online loginter a câmera à mão no exato momentocef loterias online loginque os dois começaram a interagir verbalmente entre si.

"Fiquei um pouco surpreso quando eles se viram", relembra o pai. "Eles pensaram: 'ei, agora não estou sozinho. Existe outro eu! Somos nós contra o mundo!"

Segal explica que, como Merle e Stijn (que perderamcef loterias online loginlinguagem compartilhada quando aprenderam holandês), a maioria dos gêmeos abandona suas palavras particulares quando aumentacef loterias online loginexposição a outras pessoas foracef loterias online logincasa.

Mas, para os gêmeos Youlden, foi diferente. Eles não abandonaram seu idioma próprio. Pelo contrário, eles o enriqueceram e aperfeiçoaram ao longo dos anos.

Fotografia antiga mostra dois meninos brancos, gêmeos idênticos, loiros, usando a mesma roupa, sentadoscef loterias online loginuma plataforma e sorrindo

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Preservar um idioma falado por poucas pessoas tem seus desafios

Nascidos e criadoscef loterias online loginManchester, no Reino Unido, os gêmeos Youlden cresceram rodeados por diferentes etnias e culturas, desenvolvendo o amor pelos idiomas.

As lembranças das origens do umeri são nebulosas. Mas os irmãos se lembram do seu avô ficando confuso, quando eles estavam na pré-escola e contavam uma piada entre eles que o avô não entendia.

Depois, vieram as primeiras férias da família no exterior, aos oito anoscef loterias online loginidade. Eles viajaram para a Espanha e decidiram aprender espanhol. Os irmãos acreditavam que, se não aprendessem a língua, teriam dificuldade para pedir sorvete.

Armados com um dicionário e algum conhecimentocef loterias online logingramática, eles começaram a traduzir frases palavra por palavra, do inglês para o espanhol.

Depois, eles aprenderam italiano e voltaramcef loterias online loginatenção para os idiomas escandinavos. E, reunindo diversos elementos gramaticaiscef loterias online logintodas as línguas que estudaram, os irmãos perceberam que o umeri poderia realmente passar a ser um idioma totalmente independente.

O histórico coincide com as pesquisascef loterias online loginSegal. Segundo ela, geralmente, "os gêmeos não inventam um novo idioma. Eles tendem a produzir formas atípicas da língua a que são expostos. Mesmo que seja ininteligível, eles ainda as direcionam para outras pessoas."

Os gêmeos Youlden começaram a padronizar e codificar o umeri. Em dado momento, eles chegaram a projetar seu próprio alfabeto, mas perceberam – quando ganharam seu primeiro computador – que seu uso seria limitado, já que não existia a fonte umeri. Por isso, o umeri agora é escrito com o alfabeto latino.

Fotografia colorida mostra duas meninas pequenas com as mesmas roupas encostando o rosto uma na outra

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cercacef loterias online login40% dos gêmeos adotam alguma formacef loterias online logincomunicação específica entre eles quando são bebês

Idioma compartilhado

Preservar um idioma falado por poucas pessoas tem seus desafios.

"Os gêmeos têm este idioma compartilhado que,cef loterias online loginalgum momento, eles deixamcef loterias online loginusar, como se sentissem vergonha dele", segundo Matthew. "E não é algo exclusivo dos idiomas dos gêmeos."

Qualquer pessoa que fale um idioma minoritário – ou seja, que não é falado por grande parte da sociedade – pode crescer com vergonhacef loterias online loginfalar aquela língua, "especialmente se você for criado com um idioma minoritário, o que pode deixar você no ostracismo ou gerar olhares estranhos na escola", ele conta. "Felizmente, nunca tivemos isso."

Pelo contrário, na casa dos Youlden, seus pais nunca criticaram o desenvolvimento do umeri entre os irmãos. Quando os gêmeos se afastavam da família estendida para conversar no seu próprio idioma, a reação costumava ser "eles saíram para fazer aquilo da línguacef loterias online loginnovo", relembra Matthew.

Karen Thorpe é especialistacef loterias online loginpesquisa sobre assistência, educação e desenvolvimento infantil do Instituto do Cérebro da Universidadecef loterias online loginQueensland, na Austrália. Em cargos anteriores, ela estudou extensamente o desenvolvimento da linguagem entre irmãos gêmeos.

"Para mim, é questãocef loterias online loginum relacionamento muito próximo", afirma ela.

"Em vezcef loterias online loginconsiderar estranho e incomum, o idioma particular, na verdade, é sobre algo belo que os humanos fazem quando são muito, muito próximos entre si. Mas é exclusivo dos gêmeos? Acho que não. Acho que é exclusivo dos relacionamentos muito próximos e especiais."

Ela também considera que esta é uma característica normal do desenvolvimento. No seu relatóriocef loterias online loginpesquisacef loterias online login2010, ela escreveu que "são apenas crianças jovens que estão começando a falar e tendem a se entender entre si um pouco melhor do que seus pais ou outros adultos".

Em outros casos, como os Youldens, os idiomas são uma combinaçãocef loterias online loginproximidade e curiosidade intelectual, mas Thorpe afirma que desenvolver conscientemente um idioma particular a longo prazo é algo relativamente raro.

Existem alguns estudoscef loterias online logincaso disponíveis sobre a criptofasia, ou a "linguagem dos gêmeos". Alguns dos mais conhecidos se baseiam na psiquiatria.

June e Jennifer Gibbons são um exemplo. As gêmeas nascidascef loterias online loginBarbados foram criadas no Paíscef loterias online loginGales nos anos 1970.

Uma das irmãs contou à BBC que elas tiveram um impedimentocef loterias online loginfala e sofreram bullying na escola. Por isso, elas deixaramcef loterias online loginfalar com os demais e só conversavam entre si.

Para as outras pessoas, seus diálogos pareciam incompreensíveis – incluindo seus próprios pais.

Aos 19 anos, depoiscef loterias online loginserem presas por crimes como incêndios provocados e roubo, elas foram enviadas para Broadmoor, um hospital psiquiátricocef loterias online loginalta segurança na Inglaterra. Elas foram as mulheres pacientes mais jovens do hospital.

"Estávamos desesperadas, ficamos presas na nossa condiçãocef loterias online logingêmeas e capturadas naquele idioma. Tentamoscef loterias online logintudo para nos separarmos", contou June sobre suas vidas a um podcast da BBC do Paíscef loterias online loginGales.

A maioria dos gêmeos esquece a linguagem compartilhada exclusivamente entre si quando eram bebês, mas eles retêm certas palavras e características da comunicação não verbal, como gestos, segundo Thorpe.

"Eles podem não ter o que chamaríamoscef loterias online loginidioma exclusivo, mas têm algo que é muito especial", ressalta ela.

Seu trabalho também concluiu que os gêmeos apresentam risco um pouco maiorcef loterias online loginatrasos na linguagem, mas ter um idioma particular não contribui necessariamente para isso.

Pesquisas indicam que o atraso da linguagem é mais provavelmente associado à menor atenção individual dos adultos com os gêmeos. Partos prematuros e complicações da gravidez e do nascimento também podem influenciar o processo.

"Uma coisa que digo aos pais é: cuidem para falar com seus filhos umcef loterias online logincada vez, para que eles sejam expostos à linguagem", recomenda Segal.

"Um problema com os gêmeos é que os pais tendem a deixá-los sozinhos porque eles entretêm mutualmente, mas, com isso, eles não recebem os modeloscef loterias online loginlinguagem dos adultos."

Para os gêmeos Youlden, a criação do umeri foi simplesmente uma experiência positiva.

O idioma se desenvolve constantemente, à medida que os irmãos criam novas palavras para coisas que surgiram com a vida moderna. "Seja 'iPad' ou 'cabo USB' – são palavras que não existiam 20 ou 30 anos atrás", comenta Matthew.

Agora, eles dirigemcef loterias online loginprópria empresacef loterias online logincoachingcef loterias online loginlínguas, que ajuda indivíduos, instituições educacionais e companhias particulares no aprendizadocef loterias online loginidiomas. Michael mora nas ilhas Canárias e Matthew, no País Basco, ambos na Espanha.

Os irmãos ainda conversam entre sicef loterias online loginumeri. Mas eles não pretendem transmitir o idioma para os filhos que tiverem no futuro. Eles acham estranho compartilharcef loterias online loginlíngua particular com outras pessoas.

"É um idioma único, falado por duas pessoas", explica Michael.

"É uma daquelas coisas que, infelizmente, têm datacef loterias online loginvalidade."

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Innovation.