O que é Nunchi, a sutil arte coreana para se sintonizar com os pensamentos e emoções não expressadas pelos outros:bonus dafabet

Rapaz com a mão na cabeça e expressãobonus dafabetpreocupado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Às vezes, dizemos ou fazemos algo completamente equivocado

Este é um conceito tradicional coreano que exige a observação e a consequente avaliação não apenas dos indivíduos, mas também do contexto geral e da atmosferabonus dafabetqualquer ambiente social.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bonus dafabet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

os EA Advisors. Por favor e faça o seguinte: Vá para httpS://help-ea/en /contact us de?

Re : Esqueci minha IDde origem",e 🧲 -mail da senha! " Resposta a HQ

Klondike é um dos jogos bonus dafabet paciência mais conhecidos do mundo. Em {k0} algumas

áreas, é conhecida como Paciência Americana. 💵 Muitas vezes, o jogo é simplesmente

www bet nacional com

ara aqueles com pés chatos. Este tipo bonus dafabet sapato fornece o máximo apoio e controle para

vitar que overpronators rolem os 🌻 pés muito para dentro. O Gel-KAYANO é um ótimo exemplo

Fim do Matérias recomendadas

"Se pensarmosbonus dafabetcoisas que dissemos e que soaram estranhas, inapropriadas ou ofensivas, na maioria das vezes poderíamos ter evitado se simplesmente diminuíssemos a velocidade", explica a jornalista e escritora coreana-americana Euny Hong à BBC.

É disso que se trata: reservar um momento para entender a dinâmica das situações a fimbonus dafabetlidar corretamente com as interações sociais.

"É uma espéciebonus dafabetsensibilidade ao ambientebonus dafabetque você se encontra", diz Jin Park, professora e presidente do Departamentobonus dafabetFilosofia e Religião da Universidade Americanabonus dafabetWashington.

"Quando você entrabonus dafabetuma sala, avalia rapidamente a situação — o que as pessoas estão pensando, o que as pessoas estão sentindo —, e a partir daí decide como se comportar. Este é o início do nunchi no mundo real."

No mundo real, ela acrescenta, há todos os tiposbonus dafabetsituações diferentesbonus dafabetque você encontra pessoas precisandobonus dafabetajuda.

"Quando isso acontece, você pode usar o nunchi e fazer alguma coisa. Então, o nunchi tem uma qualidadebonus dafabetaqui e agora."

Jovem dançando rodeadabonus dafabetpessoas que olham para ela com seriedade

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Sim, você estábonus dafabetuma festa e há música... mas talvez haja grupos falando sobre coisas tristes, sem vontadebonus dafabetdançar

Para Park, o nunchi não é exatamente uma habilidade.

"Se chamarmos apenasbonus dafabethabilidade, se torna funcional demais. Acho que começou como uma formabonus dafabetconvivência."

"A Coreia do Sul é um país muito densamente povoado, e se você precisa viver com pessoas num espaço pequeno, tem que encontrar uma maneirabonus dafabetcoexistir."

Em países mais "espaçosos", ela explica, se você não gostabonus dafabetalguém, pode ir para casa e continuar combonus dafabetvida.

"Na Coreia, é muito difícil fazer isso. É uma espéciebonus dafabetsociedade comunitária e coletivista. Você precisa encontrar uma maneirabonus dafabettratar as pessoas. É por isso que acho que o nunchi começou a se desenvolver", avalia Park.

Em suas palavras, trata-sebonus dafabetdiscernir "qual a melhor maneirabonus dafabetse relacionar com outras pessoas sem ferir a si mesmo, mas ao mesmo tempo sem ferir os sentimentos dos outros".

Desde a infância

O nunchi, portanto, não só ajuda você a saber se comportar bem, como também a estar atento às necessidades dos outros... muitas vezes, sem a necessidadebonus dafabetpalavras.

É passar um lenço para alguém sem que a pessoa tenha pedido; ou cumprimentar discretamente os demais ao chegar a um evento para não interromper uma conversabonus dafabetandamento; é ouvir e observar antesbonus dafabetfalar.

Quando se tratabonus dafabetsilêncios,bonus dafabetvezbonus dafabettemê-los e preenchê-los com palavras, muitas vezes vale a pena valorizá-los.

"O nunchi também tem a ver com o papel da linguagem", diz Hong, autora do livro O poder do Nunchi: O segredo coreano para a felicidade e o sucesso.

"A cultura do Leste Asiático valoriza o silêncio, eles dizem que o silêncio vale ouro."

Um homem conversando com duas criançasbonus dafabetum parque

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As crianças sul-coreanas são ensinadas a deduzir
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladabonus dafabetcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

"Você deve ser capazbonus dafabetentender o outro lado olhando-o nos olhos, sem precisar verbalizar 'Eu te amo' ou 'Eu gostobonus dafabetvocê' ou 'Você está certo' ou 'Você está errado', porque as pessoas nem sempre expressam claramente o que precisam, como se sentem."

"O nunchi desempenha um papel muito importante nisso."

Hong adverte, no entanto, que o nunchi não se limita apenas a interpretar o ambiente ao seu redor ou a entender outras pessoas.

"É algo constante, você tem que ser treinado. É essencial ser uma espéciebonus dafabetobservador silencioso", explica.

E está profundamente enraizado na sociedade coreana.

"As crianças são ensinadas desde o momentobonus dafabetque conseguem se comunicar."

"Quando os pais dizem aos filhos: 'Olhem para os dois lados antesbonus dafabetatravessar a rua', os pais coreanos estão fazendo isso, e dizendo que a maneirabonus dafabetsaber como se comportarbonus dafabetqualquer situação, por mais estranha que seja, é olhar para o que está acontecendo ao seu redor."

"O nunchi é fundamental na sociedade coreana, e uma das maneiras pelas quais se manifesta na escola, por exemplo, é que os professores não dizem aos alunos tudo o que eles precisam saber".

"Eles avisam que há um projeto, mas são vagosbonus dafabetrelação aos detalhes, e as crianças precisam entender o que se supõe que devam trazer para o projeto."

"Ou elas são informadasbonus dafabetque vai ter uma prova, mas não recebem mais nenhuma informação, e tudo isso faz parte dabonus dafabeteducação. Você tem que descobrir por conta própria. Os coreanos acreditam nisso desde o início."

Ferramentas

De acordo com o livrobonus dafabetHong, nunchi é a "artebonus dafabetcompreender o que as pessoas pensam e sentem", uma qualidade daqueles que são sensíveis à dinâmica dentrobonus dafabetum grupo.

Na prática, o nunchi consistebonus dafabetobservar, quando se está acompanhado, aspectos como quem está falando, quem está ouvindo, quem está interrompendo, quem está se desculpando e quem está fazendo gestosbonus dafabetdesespero ou complacência.

A partir daí, podem ser feitas avaliações sobre a natureza das relações e hierarquias dentrobonus dafabetum grupo e o estadobonus dafabetespírito geral, e saber como se comportarbonus dafabetacordo.

Mulher tapando a boca com a mãe e segurando um balãobonus dafabetfalabonus dafabetpapelãobonus dafabetbranco

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O silêncio vale ouro, se você quiser identificar as pistas necessárias para se comportar bembonus dafabetuma situação

Os coreanos dizem que aqueles que são realmente habilidosos têm um "nunchi rápido" — ou seja, a capacidadebonus dafabetprocessar rapidamente informações sociais variáveis.

Suas chancesbonus dafabetserem bem-sucedidosbonus dafabetqualquer ambiente social são altas: é mais provável que se mesclem e façam contatos, e é menos provável que pareçam sem noção ou incompetentes, ou que cometam gafes constrangedoras como as que mencionamos no início.

Mas será que alguém que não foi treinado desde pequeno pode aprender a discernir todos esses sinais para desenvolver o nunchi?

Hong, que sofreubonus dafabetansiedade social durante todabonus dafabetvida, observa que as ferramentas recomendadas para lidar com a condição são semelhantes às que servem para o nunchi.

"De forma simplificada, há uma coisa que é ensinada às pessoas com ansiedade: se você se sentir muito agitado ou estiver prestes a ter um ataquebonus dafabetpânico, pergunte a si mesmo se está com fome, com raiva, sozinho ou cansado."

"Você deve analisar a si mesmo. Conhecer a si mesmo também é nunchi, não se trata apenasbonus dafabetobservar os outros."

"E outra coisa que te ensinam é a parar e nomear 5 coisas que você pode ver, 4 coisas que você pode ouvir, 3 coisas que você pode cheirar."

"Trata-se,bonus dafabetprimeiro lugar,bonus dafabetdesacelerar e,bonus dafabetsegundo lugar,bonus dafabetse envolver diretamente com o ambiente, e estas são ferramentasbonus dafabetnunchi que você pode usar, quer sinta ansiedade ou não."

O nunchi pode, portanto, ser uma ferramentabonus dafabetautoproteção para evitar momentos constrangedores.

Mas também pode ser um meiobonus dafabetdesenvolver relacionamentos mais próximos,bonus dafabetentender as entrelinhas do que os outros dizem, talvez nãobonus dafabetvoz alta.

Para Park, isso significa olhar para alémbonus dafabetnós mesmos.

Segundo ela, a coisa mais valiosa que as pessoas poderiam aprender para agregar valor às suas vidas é "tentar se ver como membrobonus dafabetuma comunidade,bonus dafabetvezbonus dafabetapenas um simples indivíduo, e tentar entender os outros e se encaixar nesse contexto".

"Cada vez mais se fala sobre a comunidade global e, neste contexto, o nunchi pode ser visto como uma formabonus dafabetentender os outros ebonus dafabetencontrar uma maneirabonus dafabetvivermos juntos".

bonus dafabet *Esta reportagem é baseada no episódio "How to Read Beyond the Room" da série da BBC "Something to declare". bonus dafabet Ouça aqui bonus dafabet o episódio (em inglês).