Eleiçãorobo para aposta esportivaPorto Alegre: qual peso das enchentes na capital que ficou submersa?:robo para aposta esportiva
Poucos meses depois, foi a vezrobo para aposta esportivao assunto dominar as campanhasrobo para aposta esportivacandidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais.
Call do dutie for free, and they'res both dramatically popular. Firstly com Ther’Sthe
rzone elecosystem", which is made up Of Bat 🧬 fromDuthy Wiz ne And Comédia dos DurityWar
iona amortecimento inacreditável. O design low-top combina com um colar Acolchoado par
ma visual elegante que se sente macio e confortável! 6️⃣ As sobreposições costuradas ou os
brabet linkta, liga estadual robo para aposta esportiva São Paulo, e o Campeonato Brasileiro Srie B ou B, a liga nacional
o Brasil. Santos Futebol 🍐 na América do Sul – Wikipédia, Wikipédia pt.wikipedia : wiki.:
Fim do Matérias recomendadas
No segundo turno da disputa pela Prefeitura, a pauta tem oposto Sebastião Melo (MDB), candidato à reeleição, e Maria do Rosário (PT).
Um dos principais pontosrobo para aposta esportivadiscordância diz respeito ao chamado Sistemarobo para aposta esportivaProteção contra Inundações, concluído nos anos 1970 após o traumarobo para aposta esportiva1941, quando o Lago Guaíba inundou parte da cidade e deixou 70 mil desabrigados.
O sistema tem maisrobo para aposta esportiva60 quilômetrosrobo para aposta esportivadiques externos (em vias como a rodovia Oswaldo Aranha e avenida Castello Branco) e internos (em cursos d’água que deságuam no lago).
O Centro Histórico passou a ser guarnecido pelo Muro da Mauá, uma estruturarobo para aposta esportivaseis metros que se estende ao longorobo para aposta esportiva2,6 quilômetros. Essa é a barreira mais visível contra as cheias aos olhos da população.
O muro e os diques foram dotadosrobo para aposta esportiva14 comportas que podem ser fechadasrobo para aposta esportivacasorobo para aposta esportivarisco. A fimrobo para aposta esportivaresolver o problema das inundações no interior da cidade a partir dos arroios, foi concebido também um sistemarobo para aposta esportivadrenagem composto por 23 casasrobo para aposta esportivabombas encarregadasrobo para aposta esportivadevolver a água ao Guaíba.
O prefeito Sebastião Melo, que teve 345.420 dos votos (49,72%) no primeiro turno, afirma desde maio que o complexorobo para aposta esportivaproteção concebido entre as décadasrobo para aposta esportiva1960 e 1970 temrobo para aposta esportivaser "revisitado".
Nos debates, o prefeito disse que o sistema “se mostrou insuficiente para a quantidaderobo para aposta esportivacheias que enfrentamos”.
Com 182.583 votos (26,28%) no primeiro turno, Rosário diz que o sistema anticheia é eficiente, mas que a gestãorobo para aposta esportivaMelo tornou a cidade vulnerável ao descuidarrobo para aposta esportivavistorias, da reposiçãorobo para aposta esportivapeças, da transparência e da comunicação adequada.
A petista criticou também a terceirização e a privatizaçãorobo para aposta esportivaórgãos públicos.
"A crise que vivemos não é um acaso, não é uma fatalidade. De um lado ela foi construída pelo negacionismo e imobilismo diante das mudanças climáticas,robo para aposta esportivaoutro pelo desmonte da gestão pública, desvalorizaçãorobo para aposta esportivaseus peritos, técnicos e engenheiros”, afirma a petista no primeiro parágraforobo para aposta esportivaseu planorobo para aposta esportivagoverno.
Em vezrobo para aposta esportivamudanças climáticas, o atual prefeito costuma falarrobo para aposta esportiva"adaptação climática" e "governança climática".
Até a Justiça Eleitoral foi chamada a decidir sobre representaçãorobo para aposta esportivaMelo que pedia remoçãorobo para aposta esportivaum grafite no qual é retratado submerso na água da enchente – o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recusou a demanda.
O prefeito argumenta que a prevençãorobo para aposta esportivadesastres naturais é responsabilidade do governo federal, que construiu o sistemarobo para aposta esportivaproteçãorobo para aposta esportiva1970 por meio do Departamento Nacionalrobo para aposta esportivaObrasrobo para aposta esportivaSaneamento (DNOS).
No primeiro debate do segundo turno, na Rádio Gaúcha, o prefeito chegou a ler o artigo 21 da Constituição Federal, segundo o qual compete à União “planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações”.
Melo acusa os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT,robo para aposta esportivanão investir na manutenção do sistema. Ele também defende que a responsabilidade por eventuais falhas temrobo para aposta esportivaser dividida entre todos, incluindo prefeitos do PT que administraram Porto Alegre por quatro mandatos (1989-2004).
Rosário afirma que a União cumpriu o seu papel ao construir na capital gaúcha um sistema contra as cheias, mas diz que a responsabilidaderobo para aposta esportivazelar pelo patrimônio, que é da prefeitura, foi negligenciada.
“Não é o presidente Lula que temrobo para aposta esportivacuidar o assoreamentorobo para aposta esportivabueiro e fazer hidrojateamento”, rebateu no debate da Rádio Gaúcha.
Um terceiro pontorobo para aposta esportivadiferença entre os candidatos está relacionado à necessidaderobo para aposta esportivarecriação do antigo Departamentorobo para aposta esportivaEsgotos Pluviais (DEP).
Essa autarquia, concebida nos anos 1970 para operar o sistemarobo para aposta esportivadrenagem da cidade, foi extintarobo para aposta esportiva2019 na gestão do prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e teve suas funções absorvidas pelo Departamento Municipalrobo para aposta esportivaÁgua e Esgotos (Dmae).
Eram técnicos e operários do DEP que mantinham e supervisionavam as casasrobo para aposta esportivabombas, equipamentos responsáveis pela devolução ao Guaíba da água acumulada na rede pluvial.
Enquanto Rosário prega a recriação e o fortalecimento do DEP, Melo diz que a autarquia não fez nada pelo município e não merece nova chance.
Reconstruçãorobo para aposta esportivaáreas afetadas
Melo e Rosário tampouco coincidemrobo para aposta esportivarelação à reconstruçãorobo para aposta esportivaPorto Alegre.
Para o prefeito, a reconstrução já começou por meio da reaberturarobo para aposta esportivaespaços públicos, do apoio ao empreendedorismo, das “parcerias” (transferência à iniciativa privadarobo para aposta esportivaampla parcelarobo para aposta esportivaserviços municipais) e dos reparosrobo para aposta esportivadiques e outras estruturas.
A candidata do PT, por seu lado, diz que o emedebista privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos e pinta um quadro irreal da cidade.
“Eu queria viver na Porto Alegre da propaganda do Melo”, dizia um locutorrobo para aposta esportivauma propagandarobo para aposta esportivaRosário no primeiro turno.
Ela se apresenta como mais capacitada para reerguer a cidade por contarobo para aposta esportivasua proximidade com Lula e por contarobo para aposta esportivasuas experiências no Legislativo e no governo federal.
Procurado pela BBC News Brasil, o comitêrobo para aposta esportivaMelo não havia dado retorno até o fechamento desta reportagem.
Designado pela campanharobo para aposta esportivaRosário para falar sobre o assunto, o engenheiro eletricista e ex-diretor do DEP Vicente Rauber diz que o atual sistemarobo para aposta esportivaproteçãorobo para aposta esportivaPorto Alegre, desenvolvido por técnicos alemães, é “suficiente, atual e robusto desde que tenha manutenção necessária e operação adequada”.
“Os alemães sugeriram um sistema muito simples, semelhante ao da Holanda, que poderia ter evitadorobo para aposta esportiva90% a inundaçãorobo para aposta esportivaPorto Alegre”, sustenta.
“Por que não se evitou? Porque não há manutenção das 14 comportas externas ao longo do Muro da Mauá e da avenida Castello Branco. Além disso, as comportas das casasrobo para aposta esportivabombas, que estão emrobo para aposta esportivamaioria na mesma cota [nível] do Guaíba, também não receberam manutenção, no mínimo, desde 2020”, diz o ex-diretor do DEP.
Rauber discordarobo para aposta esportivaMelo no que toca à responsabilidade da União.
“Quando a União contratou engenheiros alemães através do DNOS e construiu o sistema, fez arobo para aposta esportivaparte. O acompanhamento e a prevenção é atividaderobo para aposta esportivasaneamento, e saneamento é atribuição constitucional dos municípios”, defende.
O representante da campanharobo para aposta esportivaRosário diz que as obras necessárias, como conserto das comportas externas das casasrobo para aposta esportivabombas e reconstrução do dique que protege o bairro Sarandi, destinam-se a reforçar o sistema e não abandoná-lo.
Ele não acredita na viabilidade e na eficáciarobo para aposta esportivauma reforma das casasrobo para aposta esportivabombas para elevar a altura dos motores, uma das soluções que têm sido defendidas desde a enchente.
"Que bobagem [levantar os motores]. Não vai ser feito. Cada motor, cada bomba tem seu encaixe. Teriamrobo para aposta esportivaser desmontados. O sistema foi construído para proteger a cidade, não para limpar a cidade”, destaca.
O professor do Institutorobo para aposta esportivaPesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fernando Dornelles diz que,robo para aposta esportivavezrobo para aposta esportivadesenvolver percepçõesrobo para aposta esportivaocasião sobre o problema das enchentes, Porto Alegre necessitarobo para aposta esportiva“uma políticarobo para aposta esportivaprevenção dissociada das marés políticas”.
O pesquisador diz que o sistema atual é falho e precisa ser revisto.
"Não tem como dizer que foi um sucesso. Fracassou miseravelmente", garante.
O problema, na visãorobo para aposta esportivaDornelles, é que, mesmo que a cotarobo para aposta esportivaseis metros para a qual a estrutura foi projetada não tenha sido atingida, as casasrobo para aposta esportivabombas foram inundadas.
“O projeto original não previa casasrobo para aposta esportivabombas que trabalhassem com sistema inundado”, argumenta.
Dornelles expressa ceticismorobo para aposta esportivarelação a duas medidas que têm sido defendidas com frequência.
A primeira é a prioridade para o desassoreamento (retiradarobo para aposta esportivasedimentos como areia e cascalho) do Guaíba e dos rios que compõemrobo para aposta esportivabacia hidrográfica.
“Desassoreamento dependerobo para aposta esportivaestudo que estabeleça quanto as obras vão conseguir baixar da linha d’água, qual será o custo e a periodicidade do serviço. Tirar sedimentos vai provocar movimentações no curso dos rios. O orçamento ficará na casa dos bilhões. Vale a pena investir tanto?”, questiona.
A ideia das cidades-esponja, porrobo para aposta esportivavez, é vista pelo professor como apropriada para áreas urbanas, mas incapazrobo para aposta esportivalivrar as cidades da bacia do Guaíbarobo para aposta esportivauma inundação como arobo para aposta esportivamaio.
“O conceitorobo para aposta esportivacidade-esponja dependerobo para aposta esportivaescala erobo para aposta esportivatamanhorobo para aposta esportivabacia. A área urbana da bacia do Guaíba equivale a cercarobo para aposta esportiva3%. Nessa proporção, não há esponja capazrobo para aposta esportivaabsorver o volume d’água que se fez presente”, afirma.
Possível reeleição indica que enchentes ficaram no segundo plano?
O cientista político Carlos Borenstein, da consultoria Arko Advice, afirma que o fatorobo para aposta esportivaMelo ter vencido o primeiro turno e ser favorito no segundo turno,robo para aposta esportivaacordo com as pesquisas, não significa que a enchente não teve importância no pleito.
"A enchente foi tema dominante na propaganda e nos debates desde o primeiro turno", argumenta.
A questão não é saber se o eleitor levou ou nãorobo para aposta esportivaconsideração a catástrofe climática na horarobo para aposta esportivavotar, e sim levarrobo para aposta esportivaconta as diferentes abordagens do assunto pelos candidatos.
"A campanharobo para aposta esportivaMelo teve um grande acerto estratégico: orobo para aposta esportivaafirmar que diferentes cidades do mundo sofreram com enchentes e que, portanto, o prefeito não é o culpado", assinala Borenstein.
Até maio, quando ocorreram as enchentes, Melo já aparecia como favorito nas pesquisasrobo para aposta esportivaintençãorobo para aposta esportivavoto erobo para aposta esportivaadministração era bem avaliada pelos porto-alegrenses, lembra Borenstein.
"Se não tivesse ocorrido enchente, a reeleiçãorobo para aposta esportivaMelorobo para aposta esportivaprimeiro turno seria muito provável. Mesmo com a enchente, ele quase se reelegeu no primeiro turno, o que significa que, para o eleitorado, o balançorobo para aposta esportivaseus quatro anosrobo para aposta esportivagoverno é positivo", explica.
O próprio slogan do prefeito dialoga com esse estadorobo para aposta esportivaespírito, diz o cientista político, ao utilizar o mote "Porto Alegre melhorou".
"É claro que o prefeito se aproveita dessa situação para se eximir da própria responsabilidade pelas falhasrobo para aposta esportivasua gestão, mas, no final das contas, consegue impor o conceitorobo para aposta esportivaque melhorou a cidade", conclui o cientista político.