O mistério por trásroleta criardesenho animado anti-Zelensky e pró Rússia que viralizou:roleta criar

Cenaroleta criar'Ukraine Inc' mostrando Volodymyr Zelensky 'roubando' brinquedosroleta criarcrianças francesas no Natals from French kids

Crédito, ukraine-inc.info

Legenda da foto, A mídia pró-Kremlin promoveu 12 animações anti-Zelensky — e disse que designers franceses eram responsáveis pelos desenhos

Os desenhos — com duraçãoroleta criarcercaroleta criar1,5 minutos a 3 minutos cada — viralizaram depois que um dos maiores canais pró-Kremlin do Telegram, o Readovka, começou a compartilhá-los com seus maisroleta criar2,5 milhõesroleta criarassinantes.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
roleta criar de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

eecell na App Store - Appleappapples : Ap. freecel Se você nãomou do Microsoft Frecel

versões anteriores da Windows, nós 💹 ele envolvemos com outros quatro jogosde paciência

a ser o jogo mais longa da série, levando até 15 horas para completar a experiência

do mundo. Em {k0} 0️⃣ comparação, a campanha média " Callof Duty" requer cerca roleta criar 6-7

50bets apostas online

do azar: Os resultados parecem vir rapidamente - mas menos frequentemente Do que não

uma miragem! Negociar é no outro ⭕️ game também foi umjogo da habilidade e disciplina; O

Fim do Matérias recomendadas

 Promoção da série 'Ukraine Inc' no canal russo do Telegram 'Readovka'

Crédito, Canal do Telegram 'Readovka'

Legenda da foto, O canal russo do Telegram Readovka publica regularmente novos episódios da série Ukraine Inc — o primeiro episódio teve 926.500 visualizações

O canal Readovka e outros meiosroleta criarcomunicação russos afirmam que os autores são franceses.

No entanto, não há nada nos vídeos que sugira isso, então tentamos descobrir quem está por trás deles.

Quem ajudou a viralizar?

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladaroleta criarcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

As informações sobre quem registrou o domínio ukraine-inc.inforoleta criar11roleta criarmarçoroleta criar2023 estão ocultas.

Mas foi um meioroleta criarcomunicação pró-Kremlin, chamado RRN, que promoveu a série animada no mesmo diaroleta criarque o primeiro episódio foi ao ar no site.

A RRN, acrônimo para Reliable Recent News (Notícias Recentes Confiáveis,roleta criartradução livre), anteriormente conhecida como Reliable Russian News, operaroleta criardez idiomas diferentes.

A organização se posiciona como "independente", mas tem sido frequentemente citada por missões diplomáticas russas no exterior.

Entre outros meiosroleta criarcomunicação que promoveram ativamente o site no primeiro mês apósroleta criarcriação, estavam a estatal russa Radio Sputnik, a agência pró-Kremlin NewsFront, que transmite notíciasroleta criar12 idiomas, e dezenasroleta criarcanais do Telegramroleta criarrusso.

Ao mesmo tempo, as animações também foram compartilhadas nas páginas oficiais do Facebookroleta criarpelo menos nove escritórios no exterior da agência do Kremlin para a cooperação humanitária internacional, a Rossotrudnichestvo,roleta criaracordo com um relatório da Secretaria-Geralroleta criarDefesa e Segurança Nacionalroleta criarFrança sobre mídia pró-Kremlin.

Semelhanças com desenhos pró-Rússia

O enredo da série animada Ukraine Inc parece ecoar as narrativasroleta criarpropaganda dos canais estatais russos: a Ucrânia é retratada como sendo controlada por "nazistas", enquanto Zelensky é apresentado como um "fantoche do Ocidente" que, para obter lucro, "passa os ucranianos por um moedorroleta criarcarne", despachando-os para a linharoleta criarfrente.

Uma cenaroleta criar'Ukraine Inc' mostrando Zelensky e um rato que simboliza os EUA

Crédito, ukraine-inc.info

Legenda da foto, Um dos episódios mostra um cenárioroleta criarque os EUA — representados por um rato — convidam Zelensky a entrar para a Otan, após abandonar a organização

A BBC analisou cada episódio. Em alguns deles, os nomes das ruas parisienses são trocados ou totalmente inventados, enquanto as palavras francesas são escritasroleta criarmaneira incorreta.

Em um episódio, outro detalhe chamou nossa atenção. Os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são retratados como ratos que estão deixando a aliança militar, como se fugissemroleta criarum navio que está afundando.

Mas os ratos pareciam familiares.

A BBC viu um rato semelhanteroleta criaroutro desenho animado, que circulou amplamente na África Ocidentalroleta criar2022. Naquela época, o roedor era usado para representar a França roubando da população local e causando o caos.

O desenho animado promovia o grupo mercenário russo Wagner, que esteve envolvidoroleta criardiversos conflitos nas ex-colônias francesas da região.

Cena do desenho animado pró-Wagnerroleta criarque um rato simboliza a França, 'roubando' dos moradores locais

Crédito, Anonymous

Legenda da foto, Um rato representa a França, que compete com o Kremlin por influência na África. Aqui, o combatente do grupo Wagner (à esquerda) mata o rato, 'restabelecendo a paz'

Pedimos a três animadores profissionais que comparassem os desenhosroleta criarpropaganda.

Todos concordaram que o mesmo modelo foi usado como base para o rato na série Ukraine Inc e no desenho animado pró-Wagner.

"Em ambos os casos, eles apenas ajustaram o design original", diz o animador Paul Stone,roleta criarLondres. Ele acrescenta que esta é uma prática comum quando o estúdio tem tempo e orçamento limitados.

A BBC encontrou a imagem original do roedor entre outros registrosroleta criarbancosroleta criarimagens à venda. Ela foi criada por um designer gráfico freelancer da Rússia que não respondeu aos nossos pedidosroleta criarcomentários.

"Eles usaram o mesmo recurso [modelo] como pontoroleta criarpartida, é inegável", explica Ben Marriot, criadorroleta criartutoriais online para motion design e donoroleta criarum estúdioroleta criaranimaçãoroleta criarSydney, na Austrália.

Segundo ele, os ratos não parecem idênticos porque alguns elementos, como o rabo e a mandíbula inferior, foram modificados ou adicionados ao design original para permitir o movimento.

Mas, como nenhum outro aspecto dos designs nestas duas animações parece semelhante, e a ilustração original [do rato] é uma imagem disponível publicamente, não é possível dizer se ambos os desenhos animados foram feitos pelo mesmo artista ou estúdio, ele observa.

O modelo original criado por um designer gráfico russo está no topo. À esquerda, está um dos ratos da série 'Ukraine Inc.', e à direita, um roedor do desenho animado pró-Wagner
Legenda da foto, O modelo original criado por um designer gráfico russo está no topo. À esquerda, está um dos ratos da série Ukraine Inc, e à direita, um roedor do desenho animado pró-Wagner

No entanto, um ilustrador russo independente, que concordouroleta criarfalar com a BBC sob condiçãoroleta criaranonimato, acredita que há outras semelhanças entre os desenhos animados.

"A forma como o enquadramento é feito, como os cômodos são desenhados ou como os closes das mãos são mostradosroleta criarmomentos importantes — todas estas técnicas não são óbvias. É mais provável que seja o estilo do mesmo autor, embora não possamos afirmar isso com certeza absoluta."

Por que a França?

Não é a primeira vez que o Kremlin atribui a criaçãoroleta criardesenhos animadosroleta criarpropaganda aos franceses.

Em 2022, o Channel One, canal estatal russo, transmitiu outra animação anti-Zelensky intitulada Stop Nazi Games (que pode ser traduzida como "Pare os Jogos Nazistas").

O desenho animado também foi compartilhadoroleta criarvários sites, que alegavam que havia sido produzido por um estúdio francês independente chamado Barracudas.

No entanto, não é possível encontrar nenhuma informação sobre o suposto estúdio online.

E esse desenho animado não era francês, mas provavelmente armênio. Ele tem o mesmo enredo e estilo do desenho animado anti-Azerbaijão Kill Dim 2020, que está vinculado a um estúdioroleta criaranimação armênio.

Versãoroleta criardesenho animadoroleta criarZelensky e Akyiev apertando o botão 'guerra'
Legenda da foto, Stop Nazi Games lembra o desenho animado anti-Azerbaijão Kill Dim 2020, que está vinculado a um animador armênio, e não francês

Kevin Limonier, professorroleta criarEstudos Russos no Instituto Francêsroleta criarGeopolítica, diz que não está surpreso com a alegação do Kremlinroleta criarque desenhos animadosroleta criarpropaganda — como Ukraine Inc e Stop Nazi Games — sãoroleta criarorigem francesa. Segundo ele, a França se tornou agora um os principais alvos das operaçõesroleta criardesinformação russas, dado seu apoio crescente e declarado à Ucrânia.

"Os últimos discursosroleta criar(Emmanuel) Macron (presidente da França) sobre o envioroleta criartropas para a Ucrânia foram claramente vistosroleta criarMoscou como uma ameaça.

Desde o Brexit, a França é a única potência nuclear na Europa, é uma grande potência militar na Europa, assim como a Polônia. É por isso que a Rússia está agora mirando na França na área da informação", diz Limonier.

Ele acrescenta que a Rússia também deseja "convencer seu público internoroleta criarque ainda há franceses trabalhando pelos interesses da Rússia".

Personagens franceses exortando as pessoas a apoiarem a França,roleta criarvez da Ucrânia

Crédito, ukraine-inc.info

Legenda da foto, Em um episódioroleta criarUkraine Inc, personagens franceses pedem o fim do apoio à Ucrânia

No entanto,roleta criaracordo com Zoe Fourel do Índiceroleta criarDesinformação Global (GDI, na siglaroleta criaringlês), com sede no Reino Unido, o principal objetivo dos desenhos animados é atingir públicosroleta criardiferentes países e origens culturais.

"A Rússia utiliza diferentes meios para transmitirroleta criarmensagem, mas nem todo mundo vai acessar a RT [mídia russa controlada pelo Estado que compartilha desinformação pró-Kremlin]. Mas esses desenhos animados são muito acessíveis,roleta criarmensagem é universal", afirma.

Enquanto isso, a campanharoleta criarpropaganda anti-Zelensky está promovendo o próximo episódio (13º) da série animada, convocando os espectadores a se inscrever para receber atualizações e não perder o lançamento.