As mulheres suecas que estão parandocurso de punter esportivotrabalhar:curso de punter esportivo

Legenda do áudio, Vilma Larsson, que se identifica como uma 'namorada que ficacurso de punter esportivocasa', recebe dinheiro do namorado

"Todo mês ele me dá um ordenado com o dinheiro que ganha. Mas se eu precisarcurso de punter esportivomais, peço a ele. Ou, se precisarcurso de punter esportivomenos, não peço — apenas guardo o resto", explica Larsson.

Ela compartilha seu estilocurso de punter esportivovida no Instagram, YouTube e TikTok, onde acumulou 11 mil seguidores. Algumascurso de punter esportivosuas publicações tiveram quase 400 mil curtidas, embora ela diga que não está ganhando dinheiro com seu conteúdo.

Ela usa as hashtags hemmaflickvän e hemmafru (que significam "namorada que ficacurso de punter esportivocasa" e "donacurso de punter esportivocasa",curso de punter esportivosueco) e se descreve como uma soft girl — identidade feminina que adota um estilocurso de punter esportivovida mais meigo e delicado,curso de punter esportivovezcurso de punter esportivose concentrarcurso de punter esportivouma carreira profissional.

O estilo soft girl tem sido uma microtendência nas redes sociaiscurso de punter esportivodiferentes partes do mundo desde o fim da décadacurso de punter esportivo2010. Mas na Suécia — com cinco décadascurso de punter esportivopolíticas destinadas a promover famílias com dupla renda —, a recente popularidade do conceito provocou surpresa e divisão.

O Ungdomsbarometern, uma pesquisa anual feita com jovens na Suécia, destacou pela primeira vez as suecas que adotaram a tendência soft girl há um ano, depois que esta se tornou uma escolha popular quando jovenscurso de punter esportivo15 a 24 anos foram convidadas a prever as tendências para 2024.

Outro estudo divulgado pelo Ungdomsbaromatern,curso de punter esportivoagosto deste ano, sugeriu que estava se tornando uma aspiração até mesmo entre as estudantes mais jovens, com 14% das meninascurso de punter esportivosete a 14 anos se identificando como soft girls.

Crédito, Vilma Larsson

Legenda da foto, Vilma conta que percebeu quecurso de punter esportivomãe, irmã e avó estavam todas estressadas por ter que trabalhar
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacurso de punter esportivococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

"Trata-securso de punter esportivose afastar deste idealcurso de punter esportivo'girl boss' - garota chefe - que temos visto há muitos anos,curso de punter esportivoque há cobranças muito, muito altascurso de punter esportivosucessocurso de punter esportivotodos os aspectos da vida", explica Johanna Göransson, pesquisadora do Ungdomsbarometern.

Não há dados oficiais sobre o númerocurso de punter esportivosoft girls que param totalmentecurso de punter esportivotrabalhar e dependem financeiramentecurso de punter esportivoseus parceiros, como Larsson — e Göransson diz que é provável que essa proporção seja pequena.

No entanto, o assunto se tornou um dos principais temascurso de punter esportivodiscussão na Suécia, desdecurso de punter esportivoartigoscurso de punter esportivoopiniãocurso de punter esportivojornaiscurso de punter esportivogrande circulação atécurso de punter esportivopainéiscurso de punter esportivodebate no Almedalen — um grande evento político anual — e na emissora públicacurso de punter esportivotelevisão sueca.

Gudrun Schyman — cofundadora e ex-líder do partido feminista sueco Feministiskt initiativ — afirma que participoucurso de punter esportivodebates recentes sobre o assunto. Ela acredita que as mulheres dependerem da prosperidadecurso de punter esportivoseus parceiros é "muito perigoso" — e "um passo atrás" para a igualdadecurso de punter esportivogênero.

Schyman argumenta que as jovens suecas foram influenciadas pelo governocurso de punter esportivocoalizãocurso de punter esportivodireita do país, que colabora com o partido nacionalista Democratas da Suécia, assim como pelo "desenvolvimento mais amplo" do populismo na Europa e nos Estados Unidos.

Ela também acha que há uma faltacurso de punter esportivoconhecimento sobre como era a vida na Suécia antes da adoçãocurso de punter esportivopolíticas destinadas a promover a igualdadecurso de punter esportivogênero, como creches altamente subsidiadas e licença parental compartilhada.

"As jovenscurso de punter esportivohoje não carregam a históriacurso de punter esportivocomo as mulheres tiveram que lutar pelos seus direitos — o direitocurso de punter esportivotrabalhar, o direitocurso de punter esportivoter um salário e o direito à independência econômica."

Crédito, Maddy Savage

Legenda da foto, Johanna Göransson diz que algumas mulheres suecas querem escapar da pressão para ter sucesso no trabalho

No outro extremo do espectro político, o partido Democratas da Suécia tem se mostrado otimistacurso de punter esportivorelação à tendência das soft girls.

"Acho que as pessoas devem decidir sobrecurso de punter esportivoprópria vida", diz Denice Westerberg, porta-voz nacional da ala jovem do partido.

"E se você tem a possibilidade econômicacurso de punter esportivofazer isso [dependercurso de punter esportivoum parceiro], bom para você."

"Ainda vivemoscurso de punter esportivoum país com todas as oportunidades para ter uma carreira. Ainda temos todos os direitos, mas temos o direitocurso de punter esportivoescolher vivercurso de punter esportivoforma mais tradicional."

Além dos debates ideológicos, as discussões se concentram nos fatores sociais e culturais que poderiam estar influenciando as jovens suecas a deixar o trabalho ou, pelo menos, a almejar um estilocurso de punter esportivovida mais soft.

A Suécia tem uma reputaçãocurso de punter esportivoequilíbrio entre a vida profissional e pessoal — a maioria dos funcionários tem seis semanascurso de punter esportivoférias por ano, e menoscurso de punter esportivo1% trabalha maiscurso de punter esportivo50 horas por semana.

Ainda assim, a pesquisa do Ungdomsbaromatern sugere um aumento nos níveiscurso de punter esportivoestresse entre os jovens, e Göransson acredita que a tendência das soft girls pode ser uma extensão das recentes tendências globais no mercadocurso de punter esportivotrabalho, como a "demissão silenciosa", que incentiva os funcionários a simplesmente fazer o mínimo que é esperado dacurso de punter esportivofunção.

Enquanto isso, a faixa etária da Geração Z (grupo dos nascidos entre 1997 e 2012) está criando e sendo influenciada por conteúdocurso de punter esportivorede social que celebra o tempocurso de punter esportivolazer,curso de punter esportivovezcurso de punter esportivometascurso de punter esportivocarreira.

"O trabalho não aparece tanto se você olhar o conteúdo sobre estilocurso de punter esportivovida nas redes sociais hojecurso de punter esportivodia, é muito mais sobre exercícios e bem-estar", explica Göransson.

"E se essa é a imagem que os jovens têmcurso de punter esportivocomo é uma vida normal, então, é claro, talvez você não esteja tão animadocurso de punter esportivopassar oito horas por diacurso de punter esportivoum escritório."

Mas talvez o principal pontocurso de punter esportivodiscussão seja se a tendência é uma resposta às limitações das políticas pioneirascurso de punter esportivoigualdadecurso de punter esportivogênero da Suécia.

Lado a lado com a Eslovênia, a Suécia tem a maior proporçãocurso de punter esportivomães que trabalham na Europa, mas as estatísticas do governo sugerem que as mulherescurso de punter esportivocasais heterossexuais ainda fazem uma parte maior do que os homens no que se refere ao trabalho doméstico e à criação dos filhos.

Elas também tiram 70% da licença parental financiada pelo Estado — e são mais propensas a tirar licença médica por estresse. Enquanto isso, embora a diferençacurso de punter esportivorenda entre homens e mulheres permaneça menor do que a média da União Europeiacurso de punter esportivo12,7%, ela estagnoucurso de punter esportivocercacurso de punter esportivo10% desde 2019.

Vilma Larsson — que deseja ter filhos no futuro — afirma quecurso de punter esportivodecisãocurso de punter esportivose tornar uma namorada que ficacurso de punter esportivocasa se deve,curso de punter esportivoparte, ao fatocurso de punter esportivoobservar mulheres mais velhas lutando para conciliar a carreira e a vida doméstica.

"Acho que muitas mulheres se sentem esgotadas com o trabalho", diz ela.

"Penso na minha mãe e na mãe dela, minha avó, e na minha irmã,curso de punter esportivotodo mundo. Elas estão sempre muito estressadas."

Na Agênciacurso de punter esportivoIgualdadecurso de punter esportivoGênero da Suécia, financiada pelo Estado, Peter Wickström, chefe do departamentocurso de punter esportivoanálise e monitoramentocurso de punter esportivopolíticas, também acredita que a tendência das soft girls pode ser vista como uma "reação racional" às "exigências" percebidas pelas mulheres mais jovens.

Shoka Åhrman, economistacurso de punter esportivoum dos maiores fundoscurso de punter esportivopensão da Suécia, o SPP, diz não acreditar que haverá um número suficientecurso de punter esportivonamoradas ou esposas suecas deixandocurso de punter esportivotrabalhar a pontocurso de punter esportivoisso ter um impacto na economia do país.

No entanto, ela está trabalhando para conscientizar as mulheres suecascurso de punter esportivoque a saída do mercadocurso de punter esportivotrabalho (assim como trabalhar meio período) pode afetar suas finanças pessoais, desde poupança e aposentadoria até os níveis salariais, caso voltem a trabalhar.

Åhrman espera que os atuais debates sobre as soft girls sirvam como um alerta, tanto para os políticos quanto para as empresas,curso de punter esportivoque ainda há trabalho a ser feito para resolver as desigualdades estruturais existentes na Suécia.

"Acho que a origem disso, que são questõescurso de punter esportivosaúde mental, burnout (esgotamento) e tudo mais, é o mais preocupante, porque isso afeta não apenas as poucas meninas mais jovenscurso de punter esportivohoje que querem ficarcurso de punter esportivocasa como soft girls", adverte.