'Donald Trump é o pesadelo da Europa': como vitóriaalanos slot 3republicano afeta o mundo:alanos slot 3

Trump vence eleições americanas

Quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passou por Kievalanos slot 3fevereiroalanos slot 32023,alanos slot 3uma visita surpresa para demonstrar solidariedade a Volodymyr Zelensky, seu homólogo ucraniano, as sirenesalanos slot 3ataque aéreo soaram.

"Senti algo... mais forte do que nunca", lembrou ele mais tarde. "Os Estados Unidos são um farol para o mundo."

Agora, quem assumirá o comando desse autodenominado farol do mundo será Donald Trump, comalanos slot 3esperançaalanos slot 3que o "americanismo, e não o globalismo" é que guie o caminho.

Trump vai voltar à Casa Brancaalanos slot 3um mundoalanos slot 3que o valor da influência global dos Estados Unidos está sendo questionado.

Potências regionais seguindo seus próprios caminhos, regimes autocráticos fazendo suas próprias alianças e as guerras devastadorasalanos slot 3Gaza, na Ucrânia ealanos slot 3outros lugares estão levantando perguntas incômodas sobre o valor do papelalanos slot 3Washington.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
alanos slot 3 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

e a organização guarda-chuva alanos slot 3 55 federações nacionais. A Uefa Por dentro da UEFA

a : insideueFa, cerca alanos slot 3 🎅 seis vezes por ronda da Liga dos Campeões: Conheça as equipas

emas técnicos ou altos volumes alanos slot 3 {k0} retirada. Solução: Para resolver retiras

s - verifique sua conta totalmente! Envie todos os 🍇 documentos necessários prontamente",

betano casino gratis

Do I need to pay for playing poki troll

face quest games?

Fim do Matérias recomendadas

Mas os Estados Unidos seguem um país importante devido ao seu poderio econômico e militar e ao seu papelalanos slot 3destaquealanos slot 3muitas alianças.

Lyse Doucet, correspondente-chefe internacional da BBC News, dias antes da eleição que sagrou o republicano vencedor, conversou com alguns especialistasalanos slot 3diferentes áreas para ouvir suas reflexões sobre as consequências globais deste desfecho.

Poderio militar

"Não posso amenizar essas advertências", diz Rose Gottemoeller, ex-secretária-geral adjunta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "Donald Trump é o pesadelo da Europa, com os ecosalanos slot 3sua ameaçaalanos slot 3se retirar da Otan nos ouvidosalanos slot 3todos."

Os gastosalanos slot 3defesaalanos slot 3Washington equivalem a dois terços dos orçamentos militares dos outros 31 membros da aliança militar. Além da Otan, os Estados Unidos gastam maisalanos slot 3suas Forças Armadas do que os 10 países seguintes juntos, incluindo China e Rússia.

Trump se gabaalanos slot 3estar jogando duro para forçar outros países da Otan a cumprir suas metasalanos slot 3gastos, que éalanos slot 32% do Produto Interno Bruto (PIB) — apenas 23 dos países membros atingiram esta metaalanos slot 32024. Mas suas declarações erráticas ainda são chocantes.

Mas Gottemoeller não acredita que "a Otan deva ruir". A Europa vai precisar "dar um passo à frente para liderar".

Trump 'pode dar a Israel mais liberdadealanos slot 3Gaza'

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Trump vai ter que governaralanos slot 3um mundo que enfrenta o maior riscoalanos slot 3confronto entre grandes potências desde a Guerra Fria.

"Os Estados Unidos continuam sendo o ator internacional mais significativoalanos slot 3questõesalanos slot 3paz e segurança", afirma Comfort Ero, presidente e CEO da ONG International Crisis Group.

"Mas seu poderalanos slot 3ajudar a resolver conflitos está diminuindo", ela adverte.

As guerras estão se tornando cada vez mais difíceisalanos slot 3acabar.

"Os conflitos mortais estão se tornando mais intratáveis, com a competição entre grandes potências se acelerando, e potências médiasalanos slot 3ascensão", diz Ero sobre o atual cenário. Guerras como a da Ucrânia atraem várias potências, e conflitos como o do Sudão colocam os participantes regionais com interesses concorrentes uns contra os outros, e alguns investem mais na guerra do que na paz.

Essas ressalvas postas,alanos slot 3acordo com ela, Trump "pode dar a Israel mais liberdadealanos slot 3Gaza ealanos slot 3outros lugares, e já insinuou que poderia tentar fazer um acordo com Moscoualanos slot 3relação à Ucrânia, passando por cimaalanos slot 3Kiev".

Bandeiraalanos slot 3Israel sobre avenidaalanos slot 3Tel Aviv

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Trump teria dito ao líder israelense, Benjamin Netanyahu, para 'fazer o que tem que fazer'

Trump também já declarou que é horaalanos slot 3"voltar à paz, e pararalanos slot 3matar pessoas". Mas ele teria dito ao líder israelense, Benjamin Netanyahu, para "fazer o que tem que fazer".

O republicano se orgulhaalanos slot 3ser um pacificador. "Vou alcançar a paz no Oriente Médio, ealanos slot 3breve", ele afirmoualanos slot 3entrevista à TV Al Arabiya, da Arábia Saudita, na noitealanos slot 3domingo (27/10).

Ele prometeu expandir os Acordosalanos slot 3Abrahamalanos slot 32020, se voltasse à Casa Branca. Esses acordos bilaterais normalizaram as relações entre Israel e alguns Estados árabes, mas foram amplamente vistos como tendo marginalizado os palestinos e,alanos slot 3última análise, contribuído para a atual crise sem precedentes.

Em relação à Ucrânia, Trump nunca escondealanos slot 3admiração por homens fortes como o presidente russo, Vladimir Putin.

Ele deixou claro que quer acabar com a guerra na Ucrânia e, assim, com o forte apoio militar e financeiro dos Estados Unidos. "Eu vou sair. Temos que sair", ele insistiualanos slot 3um comício recente.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelenski faz discurso

Crédito, EPA

Legenda da foto, Trump deixou claro que quer acabar com a guerra na Ucrânia

Trump x China: 'O maior choque para a economia globalalanos slot 3décadas'

"O maior choque para a economia globalalanos slot 3décadas". Esta é a opiniãoalanos slot 3Rana Mitter, um renomado acadêmico especializadoalanos slot 3China, sobre as tarifasalanos slot 360% propostas por Trump sobre todos os produtos chineses importados.

A imposiçãoalanos slot 3custos elevados à China e a muitos outros parceiros comerciais tem sido uma das ameaças mais persistentesalanos slot 3Trump emalanos slot 3abordagem "Estados Unidosalanos slot 3primeiro lugar". Mas Trump também elogia o que ele considera seralanos slot 3forte conexão pessoal com o presidente Xi Jinping. Ele disse ao conselho editorial do Wall Street Journal que não precisaria usar força militar contra um eventual bloqueioalanos slot 3Pequim a Taiwan, porque o líder chinês "me respeita, e sabe que sou louco".

Mas Mitter, historiador britânico que dá aulaalanos slot 3relações internacionais entre Estados Unidos e Ásia na Harvard Kennedy School, diz que, com Trump, o cenário será mais "fluido". Por exemplo,alanos slot 3relação a Taiwan, Mitter aponta para a ambivalênciaalanos slot 3Trump sobre se ele sairiaalanos slot 3defesaalanos slot 3uma ilha distante dos Estados Unidos.

Se a a liderança chinesa previa que qualquer cenário seria duro para Pequim, uma minoria significativa vê Trump como um homemalanos slot 3negócios cuja imprevisibilidade pode significar uma grande barganha com a China, "por mais improvável que isso pareça".

Crise climática: 'Um dos maiores golpesalanos slot 3todos os tempos'

"A eleição nos Estados Unidos é extremamente importante não apenas para seus cidadãos, mas para o mundo todo, devido ao imperativo urgente da crise climática e da natureza", diz Mary Robinson, atual presidente do Elders, um grupoalanos slot 3líderes mundiais fundado por Nelson Mandela. Ela é ex-presidente da Irlanda, e já ocupou o cargoalanos slot 3alta comissária da ONU para os direitos humanos.

"Cada fraçãoalanos slot 3grau é importante para evitar os piores impactos das mudanças climáticas e impedir um futuroalanos slot 3que furacões devastadores, como o Milton, sejam a norma", acrescentou.

Seca no rio Solimões

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Trump ridicularizou planos e políticas para enfrentar emergência climática

O próximo ocupante da Casa Branca, no entanto, ridicularizou os planos e as políticas ambientais para enfrentar essa emergência climática, classificando como "um dos maiores golpesalanos slot 3todos os tempos".

Muitos esperam que ele saia do acordo climático assinadoalanos slot 3Parisalanos slot 32015, como fezalanos slot 3seu primeiro mandato.

Mas Robinson acredita que Trump não pode deter o ímpeto que está ganhando força. "Ele não pode interromper a transição energética dos Estados Unidos, e reverter os bilhõesalanos slot 3dólaresalanos slot 3subsídios verdes... nem pode deter o incansável movimento climático não federal."

Liderança humanitária

"O resultado das eleições nos Estados Unidos tem um significado imenso, dada a influência incomparável que os Estados Unidos exercem, não apenas por meioalanos slot 3seu poderio militar e econômico, mas por meioalanos slot 3seu potencialalanos slot 3liderar com autoridade moral no cenário global", diz Martin Griffiths, um mediadoralanos slot 3conflitos veterano que, até recentemente, era subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários e coordenadoralanos slot 3ajudaalanos slot 3emergência.

"Um retorno à presidênciaalanos slot 3Trump, marcada pelo isolacionismo e unilateralismo, oferece pouco alémalanos slot 3um aprofundamento da instabilidade e da desesperança global", diz Griffiths.

Os Estados Unidos também são o maior doador individual no que diz respeito ao sistema da ONU. Em 2022, eles forneceram um valor recordealanos slot 3US$ 18,1 bilhões.

Mas no primeiro mandatoalanos slot 3Trump, ele cortou o financiamentoalanos slot 3várias agências da ONU e se retirou da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros doadores se esforçaram para preencher as lacunas — que é o que Trump queria que acontecesse.

Griffiths destaca uma desesperança cada vez maior na comunidade humanitária e fora dela, e lembra que houve critica à "hesitação" do governo Bidenalanos slot 3relação à deterioração da situação no Oriente Médio.

Os chefes das agênciasalanos slot 3ajuda humanitária condenaram repetidamente o ataque mortal do Hamasalanos slot 37alanos slot 3outubroalanos slot 32023 contra civis israelenses. Mas também pediram repetidas vezes que os Estados Unidos fizessem muito mais para acabar com o profundo sofrimento dos civisalanos slot 3Gaza e no Líbano.

Mas Griffiths ainda acredita que os Estados Unidos são uma potência indispensável. "Em uma épocaalanos slot 3conflitos e incertezas globais, o mundo anseia que os Estados Unidos enfrentem o desafioalanos slot 3uma liderança responsável e baseadaalanos slot 3princípios... Nós exigimos mais. Nós merecemos mais. E ousamos esperar por mais."

Bandeira dos EUA é queimadaalanos slot 3Teerã

Crédito, AFP

Legenda da foto, Trump diz que pretende obter a paz no Oriente Médio, mas EUA é alvoalanos slot 3grande hostilidadealanos slot 3países como o Irã

*Com informações da reportagemalanos slot 3Lyse Doucet, correspondente-chefe internacional da BBC News.