AO VIVO, Donald Trump é eleito presidente e volta à Casa Brancacbet argentinavitória histórica
:cbet argentina

Ex-presidente Donald Trump alcança númerocbet argentinadelegados suficiente pra vencer no Colégio Eleitoral.

Cobertura ao Vivo

  1. Presidente do México afirma que o país terá 'boas relações' com os EUA

    Presidente do México, Claudia Sheinbaum

    Crédito, Reuters

    A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que a vitóriacbet argentinaTrump "não é motivocbet argentinapreocupação" para seu país.

    "Somos um país livre, independente e soberano, e teremos boas relações com os Estados Unidos", disse ela à imprensa.

    Na última vez que Trump foi presidente, ele se comprometeu a construir um muro na fronteira com o México para impedir a entradacbet argentinaimigrantes nos Estados Unidos. Agora, ele prometeu terminá-lo caso assuma novamente o cargo. Ele também ameaçou impor altas tarifas ao país caso este não impeça a travessiacbet argentinaimigrantes para os EUA.

  2. Trump aplicará tarifas sobre importações do mundo inteiro?,

    O mundo está tentando entender o quão sério Trump está sobre a ideiacbet argentinataxar todas as importações para os EUA, sejam elascbet argentinapaíses aliados ou rivais.

    Ele não falou apenas sobre países específicos, como a China, ou setores individuais, como eletrodomésticos, mas sobre a possibilidadecbet argentinataxar tudo,cbet argentinaqualquer lugar.

    Durante a campanha, ele ameaçou impor tarifascbet argentinatodos os tipos para alcançar uma sériecbet argentinaobjetivos diplomáticos: conter a China, proteger o papel do dólar e impedir a imigração ilegal, por exemplo.

    "Tarifa é a palavra mais bonita do dicionário", declarou ele, vendo nela uma arma, uma formacbet argentinapressão que pretende usar.

    Secbet argentinauma hora para outra esses importados forem sobretaxados, o consumidor americano ou vai topar pagar mais caro para ter acesso ao produtocbet argentinaqualquer forma (o que os economistas chamamcbet argentinademanda pouco elástica), ou vai deixarcbet argentinacomprar porque acha que ele ficou caro demais, com impacto na redução do consumo.

    Nesse último caso, a consequência para os parceiros comerciais, como o Brasil, é direta: diminuição do volumecbet argentinaexportações.

    Algumas regiões, como a União Europeia, já estão se preparando com listascbet argentinaações retaliatórias contra os EUA, temendo que, da última vez, não tenham levado as ameaçascbet argentinaTrump a sério o suficiente.

    Isso também levanta grandes questões para o Reino Unido, que precisará decidir se deve se alinhar com um lado específico ou tentar mediarcbet argentinaum possível conflito comercial transatlântico.

  3. Republicanos ampliam vantagem no Senado com vitóriacbet argentinaMontana

    Os republicanos ampliaramcbet argentinavantagem no Senado com a vitóriacbet argentinaTim Sheehycbet argentinaMontana, derrotando o atual senador democrata Jon Tester.

    Tester, considerado um democrata moderadocbet argentinaum estado majoritariamente republicano, era visto como um dos candidatos mais vulneráveis do partido nesta eleição.

    De acordo com projeções, os republicanos já asseguraram a maioria no Senado, enquanto o controle da outra casa do Congresso, a Câmara dos Representantes, ainda não foi decidido.

    Gráfico mostra a divisão do Senado entre republicanos e democratas
  4. Análise: Os eleitores foram apresentados a duas versões dos Estados Unidos — e escolheram acbet argentinaTrump,

    Apoiadorescbet argentinaTrump comemorando a vitória

    Crédito, Reuters

    Análisecbet argentinaSarah Smith, editoracbet argentinaAmérica do Norte da BBC

    Poucas pessoas mantêm uma postura neutracbet argentinarelação a Donald Trump. Durante esta campanha, muitos eleitores com quem conversei expressaram o desejocbet argentinaque ele "parassecbet argentinafalarcbet argentinaforma tão grosseira" – mas conseguiam relevar esse comportamento. Em vez disso, focavam na pergunta que Trump faziacbet argentinacada comício: "Você está melhor agora do que estava há dois anos?"

    Muitos eleitorescbet argentinaTrump me disseram que sentiam que a economia era bem melhor quando ele estava no cargo e estavam cansadoscbet argentinalutar para pagar as contas. Embora grande parte da inflação fosse causada por fatores externos, como a pandemiacbet argentinaCovid-19, eles responsabilizavam o governo atual.

    Por todo o país, ouvi pessoas, tantocbet argentinadireita quantocbet argentinaesquerda, questionando o gastocbet argentinabilhõescbet argentinadólarescbet argentinaapoio à Ucrânia, acreditando que esse dinheiro deveria ser investido internamente. No fim, não conseguiram votarcbet argentinaKamala Harris, que atuou como vice-presidentecbet argentinaJoe Biden.

    Para eles, ela representava uma continuidade do que já estava acontecendo, e eles ansiavam por mudança. Assim, os eleitores se viram diantecbet argentinaduas visões opostas dos EUA.

    Trump afirmava que o país estavacbet argentinadeclínio e que só ele poderia "torná-lo grandioso novamente". Já Kamala Harris alertava que a democracia americana poderia enfrentar uma ameaça existencial caso Trump fosse eleito – algo que ainda precisa ser visto.

  5. Análise: Como Trump pretende lidar com dois conflitos globais é difícilcbet argentinaprever,

    Donald Trump gostacbet argentinaafirmar que é um pacificador, mas está prestes a herdar dois grandes conflitos que não existiam quando ele deixou o cargo: a invasãocbet argentinagrande escala da Rússia na Ucrânia e a guerra multifacetadacbet argentinaIsrael no Oriente Médio.

    Além disso, há a Coreia do Norte, com seus programas aceleradoscbet argentinamísseis nucleares e balísticos, e a possibilidade iminentecbet argentinaum bloqueio chinês contra Taiwan, aliado dos EUA.

    Como Trump 2.0 vai lidar com esses problemas é incerto, especialmente sem o apoio dos generais cautelosos e experientes que o acompanharamcbet argentinaseu primeiro mandato. Curiosamente, essa imprevisibilidade pode, às vezes, ser uma vantagem – ela deixa os adversárioscbet argentinadúvida.

    Será que isso impulsionará Putin a negociar sobre a Ucrânia? Conduzirá Kim Jong-Uncbet argentinavolta à mesacbet argentinanegociações? Dissuadirá Pequimcbet argentinatentar tomar Taiwan? Forçará o Irã a conter suas milícias para evitar um ataque israelense apoiado pelos EUA a suas instalações nucleares? A imprevisibilidade, marca registrada da última presidênciacbet argentinaTrump, está prestes a retornar.

  6. Distância e pragmatismo: o que esperar da relaçãocbet argentinaLula e Trump?, Presidente brasileiro felicita Trump pela vitória e lembra que "a democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada"

    montagem com Trump do lado esquerdo e Lula do lado direito

    Crédito, Getty Images/Reuters

    Quatro dias antes das eleições nos EUA, o presidente brasileiro Lula quebrou o protocolo ao declarar apoio à candidata Kamala Harris e criticar Trump, mencionando o ataque ao Capitólio como um evento chocante.

    Especialistas afirmam que, com Trump no poder, as relações entre Lula e os EUA provavelmente serão distantes, guiadas pelo pragmatismo e interesses econômicos mútuos.

    Há temorescbet argentinaque a política protecionistacbet argentinaTrump possa prejudicar as exportações brasileiras, sobretudo se ele elevar tarifas sobre produtos estrangeiros.

    Além disso, seu isolacionismo e desinteresse por acordos climáticos são um desafio, especialmente para um Brasil que busca cooperação internacional nesses temas.

    A vitóriacbet argentinaTrump também pode impactar a política interna brasileira, pois energizaria movimentoscbet argentinadireita e o bolsonarismo, que veemcbet argentinaTrump um aliado. Ainda assim, especialistas consideram improvável que essa influência externa mude significativamente o cenário político brasileiro atual, onde Lula mantém uma forte posiçãocbet argentinalegitimidade tanto no país quanto no exterior.

  7. Lula parabeniza Trump pela vitória

    Em publicação no X (ex-Twitter), o presidente Lula parabenizou Donald Trump pela vitória.

    "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisacbet argentinadiálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo."

    Postcbet argentinaLula no X
  8. O que vitóriacbet argentinaTrump significa para economia do Brasil, Propostas do republicano - que incluem tarifaço contra importados e aumentocbet argentinasubsídios - podem reduzir comércio global e impactar Brasil, segundo analistas.

    O segundo mandatocbet argentinaDonald Trump pode ter efeitos econômicos negativos, com medidas como o aumentocbet argentinatarifas sobre importações, que variariamcbet argentina10% a 20%, e podem chegar a 60% para produtos chineses.

    Isso pode gerar inflação, reduzir o consumo e diminuir a demanda por exportações do Brasil, alémcbet argentinafortalecer o dólar e aumentar as taxascbet argentinajuros. Trump também propõe a deportaçãocbet argentinamassacbet argentinaimigrantes sem documentos, o que poderia afetar setores econômicos dos EUA dependentes dessa mãocbet argentinaobra, como construção e serviços, e ainda agravar a inflação.

    Para o Brasil, esses movimentos podem resultarcbet argentinaum ciclocbet argentinadólar mais alto e queda nos preçoscbet argentinacommodities, como a soja.

    Embora a guerra comercial com a China possa criar oportunidades para o Brasil aumentar suas exportaçõescbet argentinasoja, a diminuição nos preços das commodities pode reduzir esse impacto positivo. Os efeitos finais dependerãocbet argentinacomo as políticascbet argentinaTrump serão implementadas e das reaçõescbet argentinaoutros países, especialmente da China.

    Donald Trump,cbet argentina2019, com camisa da seleção brasileiracbet argentinafutebol, um presente que recebeu do ex-Presidente Jair Bolsonaro

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Donald Trump,cbet argentina2019, com camisa da seleção brasileiracbet argentinafutebol, um presente que recebeu do ex-Presidente Jair Bolsonaro
  9. O que se pode esperarcbet argentinaum segundo mandatocbet argentinaTrump na Presidência?

    Sombracbet argentinapessoa assistindo o discursocbet argentinaTrump na televisão

    Crédito, Getty Images

    Seu primeiro mandato, entre 2017 e 2020, pode ser um bom indicadorcbet argentinacomo vai ser o segundo — que começacbet argentina20cbet argentinajaneirocbet argentina2025. Trump deve "continuarcbet argentinaonde parou"cbet argentina2020, no finalcbet argentinaseu primeiro mandato presidencial.

    • cbet argentina Retomadacbet argentinaprojetos inacabados - Trump provavelmente continuará suas políticascbet argentinasegurança na fronteira, com destaque para a construção do muro na fronteira com o México. Com a maioria republicana no Congresso, ele terá mais facilidade para aprovar o projeto.
    • cbet argentina Deportaçãocbet argentinamassa - Trump planeja deportar imigrantes ilegais, uma proposta que pode ter altos custos e implicações econômicas, especialmentecbet argentinasetores que dependem da mãocbet argentinaobra imigrante.
    • cbet argentina Reduçãocbet argentinaimpostos - O republicano busca prorrogar e expandir os cortescbet argentinaimpostoscbet argentina2017, beneficiando empresas e pessoas mais ricas, alémcbet argentinapropor novos cortes, incluindo reduçãocbet argentinaimpostos sobre lucros corporativos e isençãocbet argentinaimpostos para aposentados.
    • cbet argentina Impostos sobre produtos estrangeiros - Trump planeja taxascbet argentinaimportaçãocbet argentinaaté 60% sobre produtos da China, com riscocbet argentinaaumento nos preços para os consumidores americanos.
    • cbet argentina Aborto e o Judiciário -A revogação do direito ao aborto é uma conquista do seu primeiro mandato, e durante a campanhacbet argentina2024, Trump procurou equilibrarcbet argentinapostura, criticando leis estaduais mais restritivas, mas sem abrir mãocbet argentinanovas nomeações conservadoras para o Judiciário.
    • cbet argentina Projeto 2025 -Um plano que visa aumentar o poder do presidente, com redução da burocracia e substituiçãocbet argentinaservidores públicos por indicações políticas, o que gerou controvérsias sobre o impacto na democracia e nas instituições.Plano foi proposto por centrocbet argentinaestudos conservador, mas Trump negou publicamente endosso a ele.
    • cbet argentina Política externa e isolacionismo - Em seu segundo mandato, Trump provavelmente seguirá um caminhocbet argentinaisolacionismo, com fococbet argentinaacordos bilaterais, como prometeu resolver rapidamente a guerra na Ucrânia com a Rússia, e minimizando a presença militar dos EUA no exterior.

    Leia mais em: http://vesser.net/articles/c30p8045p13o

  10. Como votaram os americanos por gênero, raça e idade, segundo bocacbet argentinaurna

    Pesquisascbet argentinabocacbet argentinaurna dão indícioscbet argentinacomo os diferentes perfiscbet argentinaeleitores americanos votaram nesta eleição, que deu vitória a Donald Trump.

    Enquanto Kamala Harris teve vantagem entre eleitores negros, Trump saiu à frente no grupo demográfico mais numeroso: os brancos.

    Kamala teve vantagem entre hispânicos e mulheres, mascbet argentinaíndices menores do que o esperado porcbet argentinacampanha.

    Trump também se saiu melhor entre eleitorescbet argentinameia-idade e sem diploma universitário.

    Gráficocbet argentinabocacbet argentinaurna
  11. Trump venceu - um retorno impressionante,

    Análisecbet argentinaAnthony Zurcher, correspondente da BBC na América do Norte

    Donald Trump conseguiu novamente. Oito anos apóscbet argentinavitória surpreendente sobre Hillary Clinton e quatro anos depoiscbet argentinaser derrotado por Joe Biden, o ex-presidente agora retorna à Casa Branca como o próximo presidente dos Estados Unidos.

    Sua vitória marca um retorno impressionante para um homem que deixou a Presidência com a reputação aparentemente arruinada,cbet argentinameio à crise gerada pela invasão do Capitólio por apoiadores radicais dele,cbet argentina6cbet argentinajaneirocbet argentina2021. Após ser amplamente criticado por democratas e até por alguns republicanos, Trump embarcoucbet argentinauma jornadacbet argentinaquatro anos que o levoucbet argentinavolta ao topo do poder.

    Embora, por vezes, tenha sido desorganizado e abrasivocbet argentinaseus discursoscbet argentinacampanha, ele se cercoucbet argentinauma equipe profissional e experiente. Pesquisas indicaram que os americanos confiavamcbet argentinaTrump nas duas questões centrais desta eleição - imigração e economia -, ecbet argentinacampanha foi implacável na defesacbet argentinasuas propostas nessas áreas.

    Emboracbet argentinaequipe tenha demonstrado incertezas iniciais sobre como lidar com a trocacbet argentinaJoe Biden por Kamala Harris, o ex-presidente finalmente encontrou seu caminho, impulsionado pelo sentimento anti-establishment que o levoucbet argentinavolta à Casa Branca.

    Agora, ele tem mais quatro anoscbet argentinagoverno pela frente, desta vez com uma organização política mais forte para transformar suas promessascbet argentinacampanhacbet argentinaação.

  12. Trump vencecbet argentinaWisconsin – e com isso, a eleição presidencial dos EUA

    A CBS, parceira americana da BBC, projeta que outro Estado-chave foi para Donald Trump: o Wisconsin.

    Isso significa que ele agora tem 276 votos do colégio eleitoral, mais do que os 270 necessários para vencer a eleição.

    Com isso, Trump é agora projetado como vencedor da Presidência e voltará à Casa Branca como o 47º presidente dos Estados Unidos.

    Donald Trumpcbet argentinaboné

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Donald Trump volta à Casa Branca como o 47º presidente dos Estados Unidos
  13. 'Que vitóriacbet argentinaTrump inspire Brasil': Bolsonaro reage à eleição nos EUA

    O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), comemorou, antes do resultado oficial, a vitóriacbet argentinaDonald Trump ecbet argentinaprovável volta à Presidência dos Estados Unidos.

    cbet argentina "Hoje, testemunhamos o ressurgimentocbet argentinaum verdadeiro guerreiro", publicou emcbet argentinaconta no X (antigo Twitter).

    "Esta vitória encontrará ecocbet argentinatodos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadorescbet argentinamuitos outros países", afirmou Bolsonaro.

    "Que a vitóriacbet argentinaTrump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades."

    Donald Trump e Jair Bolsonarocbet argentinafotocbet argentina2020

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Donald Trump e Jair Bolsonarocbet argentinafotocbet argentina2020
  14. Premiê britânico parabeniza Trump

    Keir Starmer, premiê trabalhista do Reino Unido, parabenizou Donald Trump pelo que descreveu como uma "vitória histórica nas eleições".

    "Espero trabalhar com você nos próximos anos", afirmou Starmer, acrescentando: "Como aliados mais próximos, estamos juntos na defesa dos nossos valores comunscbet argentinaliberdade, democracia e empreendedorismo."

    "De crescimento econômico e segurança até a inovação e a tecnologia, tenho certezacbet argentinaque a relação especial entre Reino Unido e Estados Unidos continuará a prosperarcbet argentinaambos os lados do Atlântico nos próximos anos."

  15. Simpatizantescbet argentinaTrump se dizem 'superfelizes' e 'gratos',

    O clima fora do Palm Beach Convention Centre às 04:00 (horário local) eracbet argentinafesta, enquanto apoiadorescbet argentinaDonald Trump saíamcbet argentinagrande número para festejar na noite eleitoral.

    Caminhonetes passavam buzinam enquanto um homemcbet argentinauma motocicleta tocava canções temáticas sobre Trump.

    Fatima Henges, 30 anos, dançava pela rua e dizia estar "feliz, superfeliz" com os resultados até agora, que deixam Trump perto da vitória no Colégio Eleitoral americano.

    "Não queremos ir para casa, mas temos que trabalhar amanhã", disse ela à BBC. "Acho que é bom para todos, uma mudança."

    Roselba Morales, imigrante mexicana que se naturalizou cidadã americana no ano passado, votoucbet argentinaTrump e está empolgada.

    "Ele quer paz, ele quer segurança, ele quer salvar nossos filhos", disse ela, agitando uma grande bandeiracbet argentinaTrump. "Estou me sentindo grata, obrigada, Jesus!"

    apoiadoracbet argentinaTrump na Flórida
  16. Trump faz discursocbet argentinavitória e diz ter feito 'história'

    Antes dos resultados oficiais da eleição, mas à frente no Colégio Eleitoral, Donald Trump discursou perante simpatizantes na Flórida.

    Trump disse que vai inaugurar uma "eracbet argentinaouro" nos Estados Unidos. "Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes."

    Ao lado da família e do vice JD Vance, o republicano afirmou que "temos um país que precisacbet argentinaajuda" e que vai "consertar a fronteira dos EUA".

    Trumpcbet argentinadiscurso na Flórida

    Crédito, EPA