Por que o mercado costuma empregar psicopatasaposta bet hojepostosaposta bet hojechefia - e por que isso pode ser um erro:aposta bet hoje

Dexter Morgan, do seriado Dexter
Legenda da foto, O personagem Dexter Morgan, do seriado Dexter, é visto como emocionalmente distanteaposta bet hojeoutras pessoas - um traço associado com psicopatia (Crédito: Showtime Networks)

Mas a ciência tem questionado a ideiaaposta bet hojeque psicopatas possam ser tão apropriados para as salasaposta bet hojereunião como sugeriram pesquisas anteriores.

Cena do filme Psicose
Legenda da foto, A psicopatia frequentemente é associada com matadoresaposta bet hojefilmes, mas pessoas com traços psicopatas podem ser bem-sucedidas e equilibradas socialmente (Crédito: Shamley Productions, Inc.)

Questionando premissas

Gerentesaposta bet hojefundosaposta bet hojeinvestimentos com características psicopatas tiveram uma performance pior que seus colegas, segundo um novo estudo da Universidadeaposta bet hojeDenver e da Universidadeaposta bet hojeBerkeley. Eles compararam traçosaposta bet hojepersonalidadeaposta bet hoje101 profissionais dessa área com seus investimentos e retornos financeiros entre 2005 e 2015 e concluíram que os com mais tendências psicopatas produziram os piores resultados.

Leanne ten Brinke, principal autora da pesquisa, acredita que esteja na horaaposta bet hojerepensar velhas premissasaposta bet hojeque ser frio e impiedoso sejam características positivasaposta bet hojechefes e gerentes.

"Nossos resultados são consistentes com outra pesquisa que sugere que pessoas com mais traços psicopatas tenham capacidade para falar a coisa certa mas não para fazer a coisa certa", diz ela.

Psicopatas têm uma probabilidade maioraposta bet hojechegar ao poder atravésaposta bet hojedominação, bullying e intimidaçãoaposta bet hojevezaposta bet hojepor respeito, diz ela. "No entanto, conquistar poder não é o mesmo que exercê-loaposta bet hojemaneira eficaz".

Homensaposta bet hojeWall Street
Legenda da foto, Um novo estudo com gerentesaposta bet hojefundosaposta bet hojeinvestimento apontou que os com maiores tendências psicopatas tinham os piores retornos (Crédito: Getty Images)

Pesquisas indicam que psicopatas frequentemente deixam para trás um rastroaposta bet hojecaos. Um CEO psicopataaposta bet hojeuma organizaçãoaposta bet hojecaridade, por exemplo, causou uma rotatividade maioraposta bet hojefuncionários e uma queda na receita. Outro estudo apontou que, apesaraposta bet hojeseu charme, psicopatas provocam comportamentos contraproducentes, bullying e conflitos no localaposta bet hojetrabalho, assim como menor satisfação dos funcionários.

Ainda assim, há alguns postos onde ser um psicopata pode ser bom. Kevin Dutton, pesquisadoraposta bet hojepsicologia da Universidadeaposta bet hojeOxford e autor do livro A Sabedoria dos Psicopatas, afirma que alémaposta bet hojeter as habilidades certas para o emprego, a personalidade também tem uma importância grande sobre como alguém vai se comportar no localaposta bet hojetrabalho.

"Você precisa do tipo certoaposta bet hojepersonalidade para permitir que você opere determinado conjuntoaposta bet hojehabilidadesaposta bet hojemaneira otimizada", diz. "Algumas profissões requerem níveis mais altosaposta bet hojetraços psicopatas,aposta bet hojeuma maneira que pessoas sem a doença não se sentem confortáveis no cotidiano".

Uma forma comumaposta bet hojeverificar a presençaaposta bet hojetraços psicopatas nas pessoas é usar uma avaliação conhecida como Lista Hareaposta bet hojePsicopatia. A lista mostra itens que podem causar tanto a destruição quanto a promoçãoaposta bet hojeum localaposta bet hojetrabalho.

Charme superficial

Psicopatas frequentemente são considerados charmosos, envolventes e graciosos devido a uma faltaaposta bet hojeautoconsciência que os libertaaposta bet hojeinibições e preocupações sobre dizer a coisa errada. Enquanto as demais pessoas parecerem esquisitas socialmente, psicopatas parecem sempre confortáveis na interação social.

Estudos apontam que executivos com mais traços psicopatas tendem a serem vistos como carismáticos, criativos e bons comunicadores. Isso porque o charme psicopata pode se sobrepor a questõesaposta bet hojecomportamento, segundo um estudo feitoaposta bet hoje2010 por Babiak. A pesquisa apontou que aqueles com níveis mais altosaposta bet hojepsicopatia tinham avaliaçõesaposta bet hojeperformance piores, mas eram associados com boas habilidadesaposta bet hojecomunicação, pensamento estratégico e criatividade.

Impulsividade

Há uma forte ligação entre psicopatia e impulsividade disfuncional, incluindo comportamento criminal e violento. Mas isso também pode significar que psicopatas têm uma tendência a se envolveraposta bet hojecomportamentos arriscados sem pensar nas consequências. Sua impulsividade se deve a uma faltaaposta bet hojemedo, segundo o psicólogo criminal David Lykke.

Enquanto isso pode prejudicar os outros, essa impulsividade também pode ser uma força do bem. Pesquisadores encontraram uma ligação entre psicopatia e heroísmo, por exemplo ao ajudar alguémaposta bet hojeuma situação perigosa.

Adrian Furnham, professoraposta bet hojepsicologia da University College London, escreveuaposta bet hojeum artigo publicado no site Psychology Today que pessoas altamente impulsivas podem se dar bemaposta bet hojeambientes acelerados, comoaposta bet hojeum trabalho com ritmo muito rápido, mas elas também falam e tomam decisões sem pensar nas consequências antes.

Correr riscos combina com empreendedorismo,aposta bet hojeacordo com uma pesquisa da Universidadeaposta bet hojeCambridge. Experimentos com 16 empreendedores mostraram que eles tinham um comportamento mais adaptável e com uma tendência a se arriscar que os ajudava na horaaposta bet hojetomar decisões rapidamenteaposta bet hojesituações estressantes.

Faltaaposta bet hojeremorso

É comum pensar que psicopatas não sentem culpa ou remorso, mas pesquisas recentes indicaram que eles são sim capazesaposta bet hojesentir essas emoções. Os sentimentos, no entanto, se expressam apenas quando algo os atinge diretamente. Em outras palavras, se eles prejudicarem outra pessoa, não vão se corroeraposta bet hojeculpa como outra pessoa poderia fazer, mas se a situação os prejudica financeiramente, por exemplo, eles podem sentir remorso.

Uma sérieaposta bet hojeestudosaposta bet hoje2014 indicaram que aqueles com tendência a sentir culpa tendem a evitar relacionamentos interdependentes com outras pessoas que eles veem como mais competentes que eles. A razão para isso é que a possibilidadeaposta bet hojenão contribuir o suficiente para a relação pode fazê-los sentir culpa.

Mas, claramente, há também o lado positivoaposta bet hojesentir culpa. Pesquisas também apontaram que quando pessoas que tendem a sentir culpa têm esse tipoaposta bet hojerelacionamento, elas se esforçam mais para evitar decepcionar o outro. Um estudo do Departamentoaposta bet hojeEconomia da Universidadeaposta bet hojeStanford também indicou que a culpa pode servir como motivador. Isso também pode guiar as pessoas na horaaposta bet hojeevitar fazer algo que é errado legal ou moralmente. Psicopatas sabem discernir intelectualmente o certo do errado, mas eles não sentem a diferença.

Gordon Gekko, do filme Wall Street
Legenda da foto, Pessoas com característicasaposta bet hojepsicopata entraramaposta bet hojebando na áreaaposta bet hojefinanças nos anos 1970 e 1980 atraídos pelo ambienteaposta bet hojealto risco e alta possibilidadeaposta bet hojelucro, como o personagem Gordon Gekko, do filme Wall Street (Foto: Twentieth Century Fox)

Estiloaposta bet hojevida parasita

Outra característica chave do psicopata é que eles geralmente criam relacionamentos curtos e superficiais com outras pessoas antesaposta bet hojedescartá-las sem cerimônia.

"Psicopatas geralmente tentam fazer algo bem feito para eles mesmos, mas não necessariamente para as pessoas para quem trabalham", diz Galynker. "Eles são muito bonsaposta bet hojedar uma boa impressão, ser promovidos e conseguir um aumentoaposta bet hojesalário, mas não são necessariamente bons como gestores. Eles só são aplicadosaposta bet hojeuma empresa se isso é necessário para que eles sejam promovidos ou consigam mais dinheiro".

Pessoas que se comportamaposta bet hojeacordo com seus próprios interesses podem ser vistas como mais dominantes mesmo comparadas com pessoas que contribuem mais, segundo uma sérieaposta bet hojeexperimentos da Faculdade Kelloggaposta bet hojeAdministração. Mas o interesse próprio precisa ser balanceado com altruísmo, diz o pesquisador Robert Livingston.

"Se você é muito delicado - não importa quão competente e capaz você seja - as pessoas podem não respeitaraposta bet hojeautoridade", diz ele. "Mas se você só tem dominação, não tem boas ideias e usa a força para se manter no poder, então as pessoas irão detestá-lo. Ser um bom líder demanda ter ambos, dominação e prestígio".

O contexto certo

Enquanto claramente há algumas características que podem ser ruins para o negócio, o impacto das característicasaposta bet hojepersonalidade podem depender do contexto.

"Se traços psicopatas são úteis vai depender do contexto", diz Livingston. "Ser impiedoso não é algo errado mas no contexto errado pode se tornar crueldade. Não ter medo também pode ser uma vantagem, mas no contexto errado pode virar irresponsabilidade. O segredo é ter a combinação certaaposta bet hojetraços nos níveis certos e no contexto certo".