Inclusãomines bet7klucros da Máfia no PIB deve aumentar taxamines bet7kcrescimento na Itália:mines bet7k

PA

Crédito, PA

Legenda da foto, Contrabandomines bet7kcigarros e bebidas alcoólicas será contabilizado no PIB italiano

Na verdade, a adição da economia criminosa ao PIB da Itália não é uma ideia tão nova assim. Em 1987 o país já tinha incluído um valor estimado nos cálculos, o que resultoumines bet7kum crescimento estatísticomines bet7k18%mines bet7kum ano para outro.

A novidade é que agora esse valor vai ser estimadomines bet7kacordo com regras da União Europeia (UE), mais especificamente do Sistema Europeumines bet7kContabilidade (European System of Accounts,mines bet7kinglês, abreviado ESA). Esse organismo é responsável por harmonizar os sistemas contábeis na UE.

A medida é exigida não só pelo ESA, mas também pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo internacional que estimula o progresso econômico e o livre comércio. O argumento é que, apesarmines bet7kserem ilícitas, atividades como tráficomines bet7kdrogas e contrabando acabando gerando um valor para a economia.

Estimativa difícil

As regras exatas para o cálculo, propostas pelo ESA, deverão ser divulgadas no fim do ano e estão sendo aguardadas com muita expectativa.

O tamanho da economia ilícita na Itália é objetomines bet7kgrande discussão, já que é difícil estimar o que não passa por nenhum livro contábil. Os métodos para chegar às estimativas variam muito. A maioria delas se baseiamines bet7kapreensões feitas pela polícia.

Um método comum é, por exemplo, multiplicar as capturasmines bet7kdrogas por dez e calcular seu valormines bet7kacordo com os preçosmines bet7kmercado. Alguns estudos preferem não incluir atividades difíceismines bet7kquantificar, como jogosmines bet7kazar, corrupção ou extorsão.

Um estudomines bet7k2012 feito para o Banco Central italiano estimou que o faturamento total do crime organizado equivaleria a 10,9% do PIB, ou cercamines bet7k150 bilhõesmines bet7keuros. Já um estudo mais novo para o Ministério do Interior redimensiona esse número para cercamines bet7k1,7% do PIB.

Consequências concretas

O faturamentomines bet7korganizações mafiosas como Camorra e ‘Ndraghetta equivale a cercamines bet7k0,7% do PIB, revelou um estudo do centro acadêmicomines bet7kpesquisas Transcrime, da Universidademines bet7kMilão. O estudo diz também que a Máfia é responsável por cercamines bet7kmetade das atividades do crime organizado no país.

Seja qual for o método aplicado, um crescimento do Produto Interno Bruto poderá ter consequências concretas para a economia italiana – positivas e negativas.

Por um lado, isso diminuiria os subsídios recebidos da União Europeia (UE). Mas, por outro, poderia ajudar o país a ficar com seu endividamento dentro do limite imposto pela UE.

A Itália estámines bet7kcrise e acabamines bet7ksairmines bet7kuma recessão que durou cinco anos. Segundo a OCDE, o PIB do país deverá volta a crescermines bet7k2014, mas apenasmines bet7k0,5% - sem a inclusão da economia ilegal.