Dilma reduz pela metade viagens internacionais:estrela bet como apostar
Em dias, Dilma viajou até menos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Apesar disso, a atual presidente visitou mais países que o tucano. Nos três primeiros anosestrela bet como apostarseu governo, FHC usou 135 dias para visitar 26 países. Já nos três primeiros anosestrela bet como apostarseu segundo mandato, passou 122 dias fora,estrela bet como apostarviagens a 27 nações.
As viagens internacionais do sociólogo foram ironizadas pelo Casseta e Planeta, programa hoje extinto da Rede Globo que criou o personagem Viajando Henrique Cardoso.
Para analistas ouvidos pela BBC Brasil, a ausência do paísestrela bet como apostardebates internacionais estratégicos está se acentuando no governo Dilma e pode prejudicar a posição do Brasil na comunidade internacional. Já o Itamaraty afirmou que a atuação da diplomacia brasileira segue "diretrizes e objetivos definidos conforme interesses nacionais" e ressaltou que "é um dos 12 países do mundo que mantêm relações diplomáticas com todos os demais membros da ONU."
Destinos
Apesarestrela bet como apostarter reduzido o númeroestrela bet como apostarviagens ao exterior, os destinos priorizados por Dilma foram similares aos visitados por Lula. A África, que ganhou relevância na agenda presidencial durante o governoestrela bet como apostarseu antecessor, foi o terceiro continente mais visitado por Dilma.
Os dois primeiros foram, respectivamente, América do Sul e Europa. Ambos foram também os mais visitados pelos dois presidentes anteriores, considerando o período analisado (sempre os três primeiros anosestrela bet como apostarcada mandato). FHC, porém, privilegiou as viagens à América do Norte e Ásiaestrela bet como apostardetrimento da África.
Nosso maior parceiro comercial entre os países vizinhos, a Argentina, sempre teve destaque na agenda dos três presidentes. Foi o país mais visitado por Dilma, Lula e FHC.
Outro destino importante foram os Estados Unidos. O país, porém, é visitado anualmente por causa da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Dilma chegou a fazer uma visitaestrela bet como apostarEstado ao paísestrela bet como apostar2012, quando se encontrou com o presidente Barack Obama e participouestrela bet como apostarum fórum com empresários. No ano passado, porém, ela cancelou outra viagem aos EUA, a que estava prevista para outubro, por causa da revelaçãoestrela bet como apostarque o governo americano espionou Dilma, a Petrobras e cidadãos brasileiros.
Maior parceiro comercial do Brasil, a China foi visitada uma única vez por Dilmaestrela bet como apostar2011, viagem que consumiu oito dias, contando o deslocamento. Na ocasião, a presidente fez uma visitaestrela bet como apostarEstado ao país e participou da 3ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Em novembro do ano passado, outra delegação brasileira visitou a China, dessa vez chefiada pelo vice-presidente Michel Temer.
2014
Neste ano, Dilma já viajou ao Fórum Econômico Mundial,estrela bet como apostarDavos, na Suíça, e foi também à Havana,estrela bet como apostarCuba, para participar da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e inaugurar um porto financiado pelo BNDES. Entre as duas visitas, ela fez uma paradaestrela bet como apostarPortugal - onde não tinha compromissos oficiais - no finalestrela bet como apostarsemana.
A presidente depois ironizou a polêmicaestrela bet como apostartorno dessa escala e afirmou que pagou a conta do restaurante que frequentouestrela bet como apostarLisboa.