ONU cria fórum para monitorar desenvolvimento sustentável:pixbet atualizado

DIlma Rousseff nas Nações Unidas (foto: Reuters)
Legenda da foto, Criaçãopixbet atualizadofórum sobre desenvolvimento sustentável foi proposta na Rio+20.

"Chegamos a uma síntese entre desenvolvimento, erradicação da pobreza e preservação do meio-ambiente. Nossa tarefa agora é efetivar os compromissos assumidos", disse a presidente, durante a inauguração.

"O fórum oferece à comunidade internacional uma nova arquitetura, uma nova governança capazpixbet atualizadoresponder aos desafios do desenvolvimento sustentável."

Dilma afirmou que "depois da Rio+20, a palavra desenvolvimento nunca mais deixarápixbet atualizadoestar associada ao qualificativopixbet atualizadosustentável".

"Alcançamos consensopixbet atualizadotorno do objetivopixbet atualizadoconstruir um modelopixbet atualizadodesenvolvimento que contemplepixbet atualizadoforma equilibrada as dimensões econômica, social e ambiental."

Benefícios econômicos

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde – que esteve no lançamento do Fórum – disse que a economia global precisa retomar o crescimento, “mas nos trilhos corretos”.

"Sabemos que o tipo equivocadopixbet atualizadocrescimento econômico pode prejudicar o meio ambiente, e a degradação ambiental pode prejudicar a economia", disse Lagarde. "Não se enganem: são os países mais pobres que serão afetados antes e mais fortemente."

Mesmo sem ser uma organização para fins ambientais, disse Lagarde, o FMI pode ajudar na tarefapixbet atualizadocombinar crescimento e desenvolvimento com seus estudos: por exemplo, trazendo à tona subsídios trilionários ao setorpixbet atualizadoenergia que "ajudam os que menos precisam".

"Estes subsídios, incluindo subsídios fiscais, consumiram US$ 2 trilhõespixbet atualizado2011 –impressionantes 2,5% do PIB global que podiam ter sido usadopixbet atualizadomelhor maneira."

Estudos do FMI indicam que uma distribuição mais equilibrada da renda leva a mais crescimento sustentável e maior estabilidade econômica, citou a diretora-gerente do Fundo.

"É crucial alcançar maior inclusão da vida econômica, para que todos possamos dividir a prosperidade e realizar seu potencial."