Economistas veem sinaisboné mr jack betdesaceleração no mercadoboné mr jack bettrabalho:boné mr jack bet
"As empresas já não estão contratando e disputando profissionais como nos últimos anos", diz Marcelo Moura, professorboné mr jack betmacroeconomia e finanças do Insper (Institutoboné mr jack betEnsino e Pesquisa). "Não devemos ver nenhuma explosãoboné mr jack betdesemprego nos próximos meses e anos, mas há sinaisboné mr jack betque os trabalhadores terãoboné mr jack betenfrentar um cenárioboné mr jack betoferta menorboné mr jack betempregos e mais dificuldade para se trocarboné mr jack betempresa e negociar salários."
Fernandoboné mr jack betHolanda Barbosa, da Escolaboné mr jack betPós-Graduaçãoboné mr jack betEconomia da FGV, e Lauro Ramos, do Institutoboné mr jack betPesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) concordam que há sinaisboné mr jack betproblemas para o emprego e a renda – ainda que isso não signifique um retorno a níveisboné mr jack betdesempregoboné mr jack betmaisboné mr jack bet10% do início da década.
"O desemprego ainda vai oscilar e pode até voltar a cair daqui até o final do ano por uma questãoboné mr jack betsazonalidade, mas no médio prazo tudo leva a crer que mudará gradualmente para um patamar um pouco mais alto", acredita Ramos.
Estoques e confiança
O fechamentoboné mr jack betvagas formais medido pelo Cagedboné mr jack betjulho foi o primeiro registrado desde 2003 nas nove regiões metropolitanas do país - foram eliminados 11.058 postos com carteira assinadaboné mr jack betSalvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba, Rioboné mr jack betJaneiro, Porto Alegre e São Paulo.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada na última terça-feira também indicou queda nas intençõesboné mr jack betcontratação da indústriaboné mr jack bettransformação até outubro - o que seria causado tanto por um maior acúmuloboné mr jack betestoques, quanto por uma redução no índiceboné mr jack betconfiança dos empresários, que chegou a seu menor nívelboné mr jack betquatro anos.
“Não precisamos esperar uma deterioração rápida do mercadoboné mr jack bettrabalho brasileiro”, diz Barbosa, lembrando que os índices atuais ainda estão perto do que os economistas definem como “pleno emprego”.
“Mas também não dá para pensar que manteremos os níveisboné mr jack betcrescimento da renda e ocupação dos últimos anosboné mr jack betmeio a uma desaceleração.”
Estatísticas
No ano passado, a taxaboné mr jack betdesemprego no Brasil atingiu 5,5% - menos da metade dos cercaboné mr jack bet12% registrados há uma década. Foi a taxa mais baixa da série histórica do Instituto Brasileiroboné mr jack betGeografia e Estatística (IBGE), que teve inícioboné mr jack bet2002.
A renda dos trabalhadores assalariados também subiu mais do que a inflação nos últimos dez anos, o que ajudou a expandir a massaboné mr jack betsalários e o consumo das famílias.
Segundo Moura, dois fatores explicam a manutençãoboné mr jack betíndicesboné mr jack betdesemprego historicamente baixosboné mr jack betum cenárioboné mr jack betdesaceleração.
Primeiro, a faltaboné mr jack betflexibilidade do mercadoboné mr jack bettrabalho brasileiro. Como os custosboné mr jack betcontratação e demissão são altos, os empresários teriam mais cautela ao fazer mudançasboné mr jack betseu quadroboné mr jack betfuncionários.
Segundo, a carênciaboné mr jack bettrabalhadores qualificados. De acordo com o professor do Insper, muitas empresas hesitariamboné mr jack betdemitir calculando que teriam dificuldade para contratar determinados profissionais se tivessemboné mr jack betampliar a produçãoboné mr jack betum futuro próximo, ou que teriamboné mr jack betdedicar mais tempo e recursos no treinamentoboné mr jack betnovos quadros.
Desde dezembro, porém, o índiceboné mr jack betdesemprego medido pelo IBGE subiuboné mr jack bet4,8% para 5,6%,boné mr jack betjulho.
É verdade que a taxa havia atingido 6%boné mr jack betjunho – e, portanto, caiu quatro pontos percentuais no último mês. Mas Ramos atribui tal queda a uma sazonalidade.
“Na realidade a surpresa foi que o índice se mantivesse altoboné mr jack betjunho”, diz o especialista do IPEA. "E como o segundo semestreboné mr jack bet2012 foi um período relativamente bom, uma comparação com os dados do ano passado deve tornar mais visível essa deterioração do mercadoboné mr jack bettrabalho brasileiroboné mr jack bet2013."
Os dados do IBGE também mostraram uma reduçãoboné mr jack bet0,9% no poderboné mr jack betcompra dos trabalhadores entre junho e julho. Foi a quinta contração consecutiva nesse índice registrada pelo instituto.
Consequências
Para os economistas, as consequenciasboné mr jack betuma possível mudança nos níveisboné mr jack betemprego e crescimento da renda dos trabalhadores brasileiros ainda não estão claras.
"O bom desempenho do mercadoboné mr jack bettrabalho - eboné mr jack betespecial o crescimento da massaboné mr jack betsalários - ajudou a puxar o PIB nos últimos anos, e o grande risco é que o consumo das famílias deixeboné mr jack betser um dos motores da economia sem que tenhamos um outro candidato para assumir o posto”, acredita Ramos.
Há certo consensoboné mr jack betque uma eventual desaceleração do mercadoboné mr jack bettrabalho teria impactos políticos, embora haja divergências sobre a natureza desses impactos.
<link type="page"><caption> Leia mais na BBC Brasil: Desaceleração do emprego pode virar dorboné mr jack betcabeça política</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2013/08/130826_desemprego_politica_ru.shtml" platform="highweb"/></link>
E se por um lado questões como o crescimento da inadimplência causam alguma preocupação, também há quem defenda que a economia brasileira não só pode conviver muito bem com um aumento moderado da taxaboné mr jack betdesemprego, como tal aumento pode lhe trazer vantagens.
"Muita gente acredita que um ajusteboné mr jack betdiversas áreas da economia era necessário e as demissões seriam uma expressão desse processo no mercadoboné mr jack bettrabalho", diz Marcos Troyjo, do laboratórioboné mr jack betestudos sobre os BRICS da Universidadeboné mr jack betColumbia.
Para ele, antesboné mr jack betse preocupar com uma eventual desaceleração desse mercado é preciso entender o alvo dos ajustes.
"É possivel que algumas demissões resultem do esforço das empresas para se tornarem mais eficientes - o que teria um efeito positivo para a economia no médio prazo”, diz ele, lembrando que no Brasil há muitos postos que já não existemboné mr jack betoutros países, como frentistas, ascensoristas e despachantes.
“Já se os que começarem a ir para a rua forem trabalhadores qualificados, dentroboné mr jack betum processoboné mr jack betredução da produção, queda dos investimentos e deterioração das expectativas dos empresários, então o quadro será mais preocupante."