FMI reduz previsãoaposta ganha embaixadorescrescimento do Brasil e alerta para desaceleração:aposta ganha embaixadores
A previsão para o crescimentoaposta ganha embaixadorespraticamente todos os emergentes, incluindo China, Índia, Rússia, África do Sul e México, também foi revista para baixo.
Como conjunto, os emergentes devem crescer 5%, disse o FMI. Enquanto isso, a economia americana deve se expandir 1,7% e a zona do euro, retroceder 0,6%.
'Abaixo do esperado'
"O desempenho abaixo do esperado se dá por três fatores. Primeiro, o crescimento continua a decepcionar nas principais economias emergentes, refletindo,aposta ganha embaixadoresgraus diversos, gargalosaposta ganha embaixadoresinfraestrutura e outros problemasaposta ganha embaixadorescapacidade, menor crescimento da demanda externa, preçosaposta ganha embaixadorescommodities mais baixos, preocupações com a estabilidade financeira global e,aposta ganha embaixadoresalguns casos, suporte político débil", explica o relatório.
"Segundo, a recessão na zona do euro foi mais profunda que o esperado (...) Terceiro, a economia americana se expandiu a um ritmo mais lento, na medidaaposta ganha embaixadoresque a consolidação fiscal pesou na melhora da demanda privada."
No ano que vem, o Fundo prevê que a economia global cresça 3,8%. Para o Brasil, a estimativa éaposta ganha embaixadores3,2% ou 0,8 ponto percentual a menos que a previsãoaposta ganha embaixadoresabril.
Como saída para o crescimento lento, o FMI recomenda que os países avançados adotem políticas que não abandonem a sustentabilidade fiscal, mas apoiem a recuperação da demanda econômica e do crescimento no médio prazo.
Para os países emergentes, a recomendação é preparar-se para a retirada dos estímulo monetário nos EUA, o que pode diminuir o fluxo dos capitais financeiros para as economiasaposta ganha embaixadoresdesenvolvimento.