Brasil recruta 1ª levao q é pixbetestrangeiros do Mais Médicos; entenda:o q é pixbet

O Ministro da Saúde, Eliseu Padilha. Crédito: Agência Brasil
Legenda da foto, Totalo q é pixbetselecionados representa 10,5% da demandao q é pixbetmédicos solicitados pelos municípios

o q é pixbet O governo anunciou nesta quarta-feira que que 1.618 médicos, entre eles 358 estrangeiros, foram selecionados nesse primeiro mês do programa Mais Médicos, lançado com o objetivoo q é pixbetlevar mais profissionais a cidades do país onde há carência desses profissionais.

Esse número representa 10,5% da demanda total do projeto, já que foram requisitados 15.460 médicos,o q é pixbet3.511 municípios. A baixa adesão obrigou o governo a ampliar prazos para, por exemplo, confirmar o interesse nas vagas.

De um lado, o governo e seus simpatizantes defendem que o projeto é uma solução plausível e necessária para melhorar aliviar o Sistema Únicoo q é pixbetSaúde (SUS). Eles alegam que isso só é possível com a presençao q é pixbetmédicos por todo o país, inclusive nas regiões mais remotas e pobres. E que, se não houver brasileiros dispostos a ocuparem esses cargos, uma solução é que venham os médicoso q é pixbetfora.

No extremo oposto, associações médicas e boa parte das universidadeso q é pixbetmedicina do Brasil reagiram negativamente ao Mais Médicos, criticando sobretudo a importaçãoo q é pixbetprofissionais estrangeiros. Eles afirmam que a medida é paliativa, ineficaz e abre uma brecha para atuaçãoo q é pixbetprofissionais cuja formação não foi endossada pelos órgãos competentes no Brasil.

A BBC preparou uma listao q é pixbetperguntas e respostas para ajudar você a entender os principais pontos do Mais Médicos, entre eles a polêmica contratação dos profissionais estrangeiros.

O que é o programa?

O programa foi anunciado pelo governoo q é pixbet8o q é pixbetjulho, logo após a ondao q é pixbetprotestos no país, e prevê um pacoteo q é pixbetmedidas emergenciais para melhorar o atendimento no SUS, como investimentoso q é pixbetcentroso q é pixbetsaúde e na contrataçãoo q é pixbetmédicos.

Realmente faltam médicos no Brasil?

Conferência dos médicos / Ag. Brasil
Legenda da foto, Associações médicas criticaram o fatoo q é pixbetos estrangeiros não prestarem o Revalida

Segundo o governo, o Brasil possui hoje 1,8 médico a cada mil habitantes, um número baixo se comparado a países como a Argentina (3,2) e Espanha (4). A classe médica afirma que não há escassezo q é pixbetprofissionais, e, sim, uma má distribuição deles, com uma concentração altao q é pixbetregiões como sul e sudeste e déficit no norte eo q é pixbetáreas mais remotas do nordeste.

Onde estão as vagas do programa?

Prioritariamente nas regiões do país onde a faltao q é pixbetprofissionais é mais latente. Após uma convocatória do governo, maiso q é pixbet3,5 mil cidades declararam o interesse pelo programa, solicitando o trabalhoo q é pixbetmaiso q é pixbet15 mil médicos. Os que foram chamados pelo programa vão trabalhar, emo q é pixbetmaioria,o q é pixbetUnidades Básicaso q é pixbetSaúde.

Como funciona a inscrição e contratação dos médicos?

Em um primeiro momento, as vagas foram oferecidas para médicos brasileiros interessados. Como não houve o preenchimentoo q é pixbettodas as vagas por brasileiros nessa primeira etapa, as vagas foram então abertas para médicos brasileiros que se formaram no exterior e aos estrangeiros.

No processoo q é pixbetinscrição, o médico indica o município que tem interesseo q é pixbettrabalhar dentreo q é pixbetcada um dos grupos determinados pelo governo, tais como regiões metropolitanas e capitais.

Em seguida, a escolha é aceita ou não pelo governo e, então, o candidato precisa confirmar seu interesse para finalizar o processo.

Só poderão participar dessa seleção os médicos com registroo q é pixbetexercício profissionalo q é pixbetpaíses com proporçãoo q é pixbetmédicos maior que a do Brasil, ou seja, com maiso q é pixbet1,8 mil médicos por mil habitantes.

Os médicos brasileiros selecionados pelo programa irão começar a trabalhar no inícioo q é pixbetsetembro. Os formados no exterior, na segunda quinzena do mesmo mês.

Quais serão os deveres dos médicos e os seus benefícios

A cargo horária éo q é pixbet40 horas semanais, por um períodoo q é pixbettrês anos, que pode ser renovado uma única vez (ou seja, o médico pode ficar até seis anos dentro do programa). Os profissionais ganham uma bolsao q é pixbetR$ 10 mil por mês, mais uma ajudao q é pixbetcusto cujo valor depende da região onde a vaga está localizada. Há o pagamentoo q é pixbetINSS, porém a bolsa não incluiu 13º salário, FGTS e horas extras.

Os custoso q é pixbetmoradia e alimentação ficarão a cargo dos municípios.

Quais os requisitos para um profissional estrangeiro participar do Mais Médicos?

De acordo com o governo, só serão selecionados médicos formadoso q é pixbetinstituições reconhecidas por seus países e com formação acadêmica equivalente à adotada no Brasil.

Além disso, só podem concorrer médicos estrangeiros vindoso q é pixbetpaíses com proporçãoo q é pixbetprofissionais maior que a do Brasil (1,8 médico por mil habitantes).

Os médicos deverão passar, logo ao chegarem no Brasil, por um cursoo q é pixbetespecializaçãoo q é pixbetatendimentoo q é pixbetatenção básica, que dura três semanas (de 26o q é pixbetagosto a 13o q é pixbetsetembro) e será ministradoo q é pixbetuniversidades inicialmenteo q é pixbetPorto Alegre, São Paulo, Rioo q é pixbetJaneiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Durante essa etapa, eles também terãoo q é pixbetse submeter a cursos sobre o funcionamento do SUS e a aulaso q é pixbetportuguês. No total, a carga horária seráo q é pixbet120 horas.

No entanto, eles não terãoo q é pixbetse submeter ao Exame Nacionalo q é pixbetRevalidaçãoo q é pixbetDiplomas Médicos, o Revalida, que usualmente é exigido a médicos estrangeiros que venham atuar no Brasil.

De onde vêm os médicos que estudaram no exterior e como será a atuação deles no Programa?

Com o fim do primeiro mêso q é pixbetinscrição, foi confirmada a participaçãoo q é pixbet522 médicos formados no exterior – 358 estrangeiros e o restante, brasileiros. Eles estudaramo q é pixbet32 países, com destaque para 142 médicos formados na Argentina e cem profissionais com diplomas da Espanha. Em seguida, há 74 formadoso q é pixbetCuba, 45o q é pixbetPortugal e 42 na Venezuela.

Entre os estrangeiros selecionados, não há médicos com a nacionalidade cubana, já que governo brasileiro ainda estáo q é pixbetnegociação com Cuba para a vinda desses profissionais.

Todos terão um registro provisório concedido pelo Conselho Regionalo q é pixbetMedicina, cuja validade é restrita ao tempo que eles ficarem no país e na região determinada pelo Mais Médicos, e terão um supervisor vindoo q é pixbetuma universidade federal, que lhe fará visitas periódicas e ficará à disposição para tirar dúvidas via telefone, segundo o governo.

Qual são os motivos da polêmica sobre a contrataçãoo q é pixbetestrangeiros?

O programa foi anunciado pelo governo logo após a ondao q é pixbetprotestos
Legenda da foto, O programa foi anunciado pelo governo logo após a ondao q é pixbetprotestos

Entidades médicas como a Federação Nacional dos Médicos contestaram, inclusive judicialmenteo q é pixbetvárias instâncias, esse ponto do Mais Médicos.

Primeiro, afirmam que muitos desses médicos podem não estar familiarizados com as condições e as doenças mais típicas do Brasil.

Mas, mais do que isso, as entidades criticam o fatoo q é pixbeteles não precisarem ser submetidos ao Revalida. Isso abriria espaço para profissionais cuja formação acadêmica não foi avaliada nos padrões tradicionalmente exigidos no país, o que poderia acarretar na contrataçãoo q é pixbetmédicos pouco qualificados.

E,o q é pixbetuma maneira mais ampla, boa parte da classe médica também critica as bases do programa, dizendo que o oferecimentoo q é pixbetuma bolsao q é pixbetuma vaga temporáriao q é pixbetvezo q é pixbetum planoo q é pixbetcarreira sólido, por exemplo, vai atrair médicos que desejam ficar apenas um tempo naquela cidade, resolvendo o problema da escassezo q é pixbetprofissionais apenas temporariamente.

O que o governo diz sobre as críticas?

O Ministério da Saúde afirma que não usará o Revalida para evitar que, com a revalidação plena, os médicos possam exercer a profissãoo q é pixbetqualquer local do país, não apenas nos determinados pelo Mais Médicos.

O risco, segundo o governo, é que eles migrem para o setor privadoo q é pixbetsaúde.

Segundo a lógica do governo, sem o Revalida, os estrangeiros ficam atrelados a um contrato temporário e assim não causam um impacto no mercadoo q é pixbettrabalho brasileiro, ou seja, não concorrem com os outros médicos que atuam no país.

Quanto ao fatoo q é pixbetos médicos não estarem familiarizados com as condições e doenças típicas do Brasil, o governo afirma que os estrangeiros ou formados no exterior vão passar por um treinamento justamente para resolver esse problema.

Por fim, sobre a ausênciao q é pixbetum planoo q é pixbetcarreira, o Ministério da Saúde diz que o programa tem um caráter emergencial, já que, nesse primeiro momento, não há como acelerar a formaçãoo q é pixbetnovos profissionais para solucionar o problemao q é pixbetfaltao q é pixbetmédicos.

O Ministério afirma ainda, que paralelamente à contrataçãoo q é pixbetmédicos, estãoo q é pixbetcurso açõeso q é pixbetinvestimentos na infraestrutura do setoro q é pixbetsaúde, assim como a expansãoo q é pixbetvagas nas faculdadeso q é pixbetmedicina e nas residências médicas, para que, no futuro, não seja mais necessária a vindao q é pixbetestrangeiros.