Cenário econômico acumula novo revés com crisevasco e grêmio palpitesempresavasco e grêmio palpitesEike Batista:vasco e grêmio palpites
A assessoriavasco e grêmio palpitesimprensa da OGX diz, porém, que a empresa não entrouvasco e grêmio palpitesrecuperação judicial, ainda que não tenha detalhes sobre como as dívidas serão honradas.
Levantamento feito recentemente pela Folhavasco e grêmio palpitesS. Paulo estima que as dívidasvasco e grêmio palpitescurto prazo (que têmvasco e grêmio palpitesser pagasvasco e grêmio palpitesmais ou menos um ano) do "grupo X" cheguem a R$ 7,9 bilhões, segundo o balanço das empresas no primeiro trimestre.
Bolsavasco e grêmio palpitesqueda
Ainda nesta terça, o Ibovespa caiu 4,24% - desempenho bem pior que o das bolsas internacionais -, influenciado, segundo analistas, pela queda das ações das empresasvasco e grêmio palpitesEike, mas também por outras más notícias macroeconômicas.
A produção industrial brasileira sofreu quedavasco e grêmio palpites2% entre abril e maio, informou o IBGE nesta terça. A isso se somam as baixas expectativasvasco e grêmio palpitescrescimento econômico do país, o persistente temor com a inflação elevada e a saídavasco e grêmio palpitescapitais estrangeiros rumo aos EUA – que, diantevasco e grêmio palpitessinaisvasco e grêmio palpitesmelhoravasco e grêmio palpitessua economia, têm atraído mais aplicações.
"(A crise nas empresasvasco e grêmio palpitesEike) ocorrevasco e grêmio palpitesum momento péssimo para o governo brasileiro", avalia Samuel Aguirre, da consultoria FTIvasco e grêmio palpitesSão Paulo, citando também a ondavasco e grêmio palpitesprotestos e a dificuldade políticavasco e grêmio palpitesdar respostas às demandas populares.
"Não acredito que os negócios (do grupo X) afetem diretamente o PIB brasileiro, mas são mais uma marca negra dentrovasco e grêmio palpitesum contexto econômico ruim. Dependendo do cenário, podem estimular a fugavasco e grêmio palpitescapitais não no longo prazo, mas sim no curto."
Pedro Galdi, economista-chefe da corretora SLW, não acredita, porvasco e grêmio palpitesvez, que a piora do cenário para Eike Batista provoque grande fugavasco e grêmio palpitesinvestimentos do Brasil, mas eleva o nervosismo do mercado financeiro.
"Sua recuperação vai dependervasco e grêmio palpitesele conseguir transformar seus ativosvasco e grêmio palpitesdinheiro (em referência aos bens que estão sendo vendidos para quitar dívidas)", opina.
"Havia uma confiança do mercado na capacidade empreendedora (de Eike). Tudo isso acabou quando empresas como a OGX acabaram não entregando os resultados", opina Sérgio Lazzarini, professor do Insper.
"(Mas) acho que é um caso particular. Os problemas da economia brasileira são mais gerais que isso - por exemplo, baixa produtividade, incerteza regulatória e intervenção excessiva do governo. Esses problemas estão prejudicando mais a economia do que o caso Eikevasco e grêmio palpitessi."
Investimentosvasco e grêmio palpitespetróleo
Para Adriano Pires, da consultoria energética Centro Brasileirovasco e grêmio palpitesInfraestrutura, o grupovasco e grêmio palpitesEike "também foi vítimavasco e grêmio palpitesuma política equivocada do governo, que ficou cinco anos sem fazer leilões (de áreasvasco e grêmio palpitesexploraçãovasco e grêmio palpitespetróleo)".
Mas, com o bem-sucedido leilão realizadovasco e grêmio palpitesmaio e boas expectativas para o leilão previsto para o segundo semestre, Pires não acredita que investidores serão desestimulados pelo mau momento do grupo X.
"A crise é mais uma questãovasco e grêmio palpitesgestão. Se o governo continuar com os leilões, não comprometerá a credibilidade (do setor)."