CLT é 'detalhista, burocrática e intervencionista ao extremo', diz dono do Itaú Unibanco ao defender reforma trabalhista:deposito minimo na bet

Banqueiro Roberto Setubal durante eventodeposito minimo na betOxford

Crédito, Cynthia Vanzella/Brazil Forum UK 2017

Legenda da foto, Setubal disse que complexidade da CLT a torna "impossíveldeposito minimo na betser cumprida"

"Acredito que esta reforma traz inúmeros benefícios. Em sendo aprovada, cria condições muito mais flexíveis, gerando um ambientedeposito minimo na bettrabalho que nos permite retomar o crescimento econômico."

Na opiniãodeposito minimo na betSetubal, as mudanças nas leis trabalhistas envolve "flexibilização" e não "retirada dos direitos" dos trabalhadores.

"É muito mais uma flexibilizaçãodeposito minimo na betnegociação do que uma retiradadeposito minimo na betdireitos", afirmou.

Ele citou como exemplo a determinaçãodeposito minimo na betintervalo para caixasdeposito minimo na betbanco, cuja jornada édeposito minimo na betseis horas, ao fazer hora extra.

Manifestantes contra a reforma trabalhista empunham cartazes no plenário da Câmara dos Deputados

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Reforma trabalhista provocou polêmica e protestosdeposito minimo na betpleno Congresso

"Imagine o funcionário terdeposito minimo na betfazer um intervalo depoisdeposito minimo na betfinalizardeposito minimo na betjornadadeposito minimo na betuma agência cheiadeposito minimo na betgente às 17h. É completamente fora da realidade. A legislação trabalhista é tão detalhadadeposito minimo na bettantas coisas e cria a mesma normadeposito minimo na betambientesdeposito minimo na betnegócios completamente diferentes", disse.

Outro exemplo, segundo Setubal, é a "equiparação salarial".

"Vemos aumento por tempodeposito minimo na betserviço, nada a ver com produtividade. É uma proteção sem estar preocupado com ganhodeposito minimo na betprodutividade edeposito minimo na betcrescimento econômico."

Setubal criticou particularmente o que definiu como complexidade da CLT.

"São 920 artigos e 250 páginas. A legislação é muito complexa. Para cumprir no detalhe que a legislação coloca, é impossível para a União e para as empresas. Ninguém consegue cumprir", acrescentou.

O banqueiro citou o "desaparecimento da indústria", setor que, emdeposito minimo na betopinião, é o mais "afetado pela CLT".

"A legislação trabalhista coloca um encargo exagerado nas empresas brasileiras. Criou uma sériedeposito minimo na betproblemas muito grandes. O passivo trabalhista virou um inferno. (A CLT) vaideposito minimo na betencontro ao crescimento econômico, que passa por ganhosdeposito minimo na betescala edeposito minimo na betprodutividade. Em função disso, temos uma sériedeposito minimo na betproblemas", disse.

Setubal também defendeu a reforma da Previdência.

"A reforma da previdência dará uma perspectiva fiscal permitindo um cenário mais previsível, essencial para que a gente retome o crescimento econômico sustentável. O crescimento econômico é essencial para a solução dos nossos problemas sociais", finaliza.

Setubal deixou o cargodeposito minimo na betpresidente do Itaú Unibanco no mês passado, depoisdeposito minimo na bet23 anos à frente da instituição financeira. Ele atingiu a idade limitedeposito minimo na bet62 anos para o cargodeposito minimo na betdiretor-presidente e passa a atuar,deposito minimo na betconjunto com Pedro Moreira Salles, como co-presidente do Conselhodeposito minimo na betAdministração. O economista Candido Bracher assumiu a presidência.