Como estudante resolveu problemablaze cadastre e ganhe2.500 anos do sânscrito:blaze cadastre e ganhe

Rishi Rajpopat

Crédito, PA Media

Legenda da foto, O estudante indiano Rishi Rajpopat resolveu um problemablaze cadastre e ganhe2,5 mil anos

blaze cadastre e ganhe Um problema gramatical do sânscrito que desconcertava estudiosos desde o século 5 a.C. foi resolvido por um estudanteblaze cadastre e ganhedoutorado da Universidadeblaze cadastre e ganheCambridge, no Reino Unido.

Rishi Rajpopat,blaze cadastre e ganhe27 anos, decifrou uma regra gramatical ensinada por Panini, um mestre da antiga língua sânscrita que viveu há cercablaze cadastre e ganhe2,5 mil anos.

O sânscrito é falado apenas na Índia por cercablaze cadastre e ganhe25 mil pessoasblaze cadastre e ganheuma populaçãoblaze cadastre e ganhemaisblaze cadastre e ganheum bilhão, segundo a universidade.

Rajpopat conta que teve "um momento eurekablaze cadastre e ganheCambridge", depoisblaze cadastre e ganhepassar nove meses "sem chegar a lugar nenhum".

"Fechei os livros por um mês e só aproveitei o verão — nadando, andandoblaze cadastre e ganhebicicleta, cozinhando, rezando e meditando", diz ele.

"Depois, relutantemente, voltei ao trabalho e,blaze cadastre e ganhepoucos minutos, ao virar as páginas, esses padrões começaram a surgir e tudo começou a fazer sentido."

Ele conta que "passava horas na biblioteca, inclusive no meio da noite", mas ainda precisava trabalhar por mais dois anos e meio no problema.

Textoblaze cadastre e ganhesânscrito

Crédito, PA Media

Legenda da foto, O estudante usou uma páginablaze cadastre e ganheum exemplar do século 18blaze cadastre e ganheum textoblaze cadastre e ganhesânscritoblaze cadastre e ganhePanini para ajudar a provarblaze cadastre e ganheteoria

O sânscrito, embora não seja amplamente falado, é a língua sagrada do hinduísmo e foi usado na ciência, na filosofia, na poesia eblaze cadastre e ganheoutros tiposblaze cadastre e ganheliteratura secular da Índia ao longo dos séculos.

A gramáticablaze cadastre e ganhePanini, conhecida como Astadhyayi, se baseavablaze cadastre e ganheum sistema que funcionava como um algoritmo para transformar a base e o sufixoblaze cadastre e ganheuma palavrablaze cadastre e ganhepalavras e frases gramaticalmente corretas.

No entanto, duas ou mais regrasblaze cadastre e ganhePanini muitas vezes se aplicam simultaneamente, resultandoblaze cadastre e ganheconflitos.

Panini ensinou uma "metarregra", que é tradicionalmente interpretada por acadêmicos como: "no casoblaze cadastre e ganheum conflito entre duas regrasblaze cadastre e ganheigual força, a regra que vem depois na ordem serial da gramática vence".

No entanto, isso levava com frequência a resultados gramaticalmente incorretos.

Rajpopat rejeitou a interpretação tradicional da metarregra. Em vez disso, ele argumentou que Panini queria dizer que entre as regras aplicáveis ​​aos lados esquerdo e direitoblaze cadastre e ganheuma palavra, respectivamente, Panini queria que escolhêssemos a regra aplicável ao lado direito.

Empregando essa interpretação, ele descobriu que a "máquinablaze cadastre e ganhelinguagem"blaze cadastre e ganhePanini produzia palavras gramaticalmente corretas quase sem exceções.

"Espero que esta descoberta infunda nos estudantes da Índia confiança, orgulho e esperançablaze cadastre e ganheque também possam realizar coisas grandes", diz Rajpopat, da Índia.

"Ele encontrou uma solução extraordinariamente elegante para um problema que tem deixado os estudiosos perplexos há séculos", afirmou o professorblaze cadastre e ganhesânscrito Vincenzo Vergiani, orientadorblaze cadastre e ganheRajpopat na Universidadeblaze cadastre e ganheCambridge,

"Esta descoberta vai revolucionar o estudo do sânscritoblaze cadastre e ganheum momentoblaze cadastre e ganheque o interesse pela língua está aumentando."

- Este texto foi publicadoblaze cadastre e ganhehttp://vesser.net/geral-63998906