Quais alimentos são bons (ou não) para a memória:jogo de 5 centavos pixbet
jogo de 5 centavos pixbet No livro No Caminhojogo de 5 centavos pixbetSwann, primeira parte do romance Em Busca do Tempo Perdido, do escritor francês Marcel Proust, o saborjogo de 5 centavos pixbetum biscoito madeleine embebidojogo de 5 centavos pixbetchá desencadeia instantaneamente uma memóriajogo de 5 centavos pixbetinfância para o protagonista.
Desde então, essa experiência que (quase) todos nós já tivemos — a associação entre memória e comida — ficou conhecida como "momento proustiano" ou "madeleinejogo de 5 centavos pixbetProust".
Essas recordações associadas a alimentos "são formadas sem qualquer edição consciente", explicou Susan Krauss Whitbourne, professora eméritajogo de 5 centavos pixbetpsicologia da Universidadejogo de 5 centavos pixbetMassachusetts Amherst (EUA), à BBC Travel.
"Elas envolvem áreas muito básicas e não verbais do cérebro que podem ignorarjogo de 5 centavos pixbetconsciência", explica. "É por isso que você pode ter fortes reações emocionais quando come um alimento que desencadeia essas memórias inconscientes profundas."
"Mesmo que você não consiga colocar essas memóriasjogo de 5 centavos pixbetpalavras, você sabe que há 'algo' que a comida desencadeia nas profundezas do seu passado. A memória vai além da comidajogo de 5 centavos pixbetsi, às associações que você tem com aquela memóriajogo de 5 centavos pixbetmuito tempo atrás, sejajogo de 5 centavos pixbetum lugar ou pessoa."
Mas existem alimentos que ajudam a potencializar esta relação entre comida e memória?
Segundo a psicóloga e mestrejogo de 5 centavos pixbetnutrição Kimberley Wilson, existem alimentos e bebidas que podem ter um efeito surpreendentemente positivo ou negativo na memória.
Diferentes memórias
A memória é nossa capacidadejogo de 5 centavos pixbetrecordar informações do passado recente ou distante.
Temos três tiposjogo de 5 centavos pixbetmemória: imediata,jogo de 5 centavos pixbettrabalho ejogo de 5 centavos pixbetlongo prazo.
Nossa memória imediata só pode reter informações por um curto períodojogo de 5 centavos pixbettempo: você a usa para discar um númerojogo de 5 centavos pixbettelefone que alguém acaboujogo de 5 centavos pixbetlhe dizer sem anotá-lo.
Usamos nossa memóriajogo de 5 centavos pixbettrabalho para pensarjogo de 5 centavos pixbetação.
Em tarefas como conversar, isso nos ajuda a lembrar o que a pessoa acaboujogo de 5 centavos pixbetdizer, entender seu significado, conectá-la à conversa anterior e depois compartilhar nossos próprios pensamentos.
Com nossa memóriajogo de 5 centavos pixbetlongo prazo, lembramos informaçõesjogo de 5 centavos pixbetdias ou anos no passado.
As memórias que estão armazenadas nela foram movidasjogo de 5 centavos pixbetnossa memória imediatajogo de 5 centavos pixbetum processo chamado "consolidação".
Aquilo que comemos pode ter um impacto no funcionamento da nossa memória.
Em um estudo com adultos mais velhos com problemasjogo de 5 centavos pixbetmemória, 500 mljogo de 5 centavos pixbetsucojogo de 5 centavos pixbetuva roxa por dia durante 12 semanas permitiram que eles aprendessem mais palavrasjogo de 5 centavos pixbetcomparação com o grupo placebo.
Em estudos com crianças que comeram 240 gramasjogo de 5 centavos pixbetmirtilos frescos, isso permitiu a elas lembrar mais palavras e recordá-las com mais precisão 2 horas depois.
Então, as uvas roxas e os mirtilos são especiais?
Mais ou menos. Ambos são fontes ricasjogo de 5 centavos pixbetantocianinas, um tipojogo de 5 centavos pixbetquímico vegetal chamado polifenóis, que lhes conferejogo de 5 centavos pixbetcor profunda. Esses compostosjogo de 5 centavos pixbetpolifenóis também são encontradosjogo de 5 centavos pixbetoutras frutas.
Quando metabolizados no corpo, eles melhoram a flexibilidade dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso, porjogo de 5 centavos pixbetvez, fornece mais nutrientes energéticos e oxigênio, melhorando nosso desempenho cognitivo.
E não são apenas as frutas.
O consumo a longo prazojogo de 5 centavos pixbetchá verde também tem sido associado a uma melhor memóriajogo de 5 centavos pixbetcurto prazo, atenção à memóriajogo de 5 centavos pixbettrabalho e redução do riscojogo de 5 centavos pixbetdeclínio cognitivo.
Também há uma boa notícia para os amantesjogo de 5 centavos pixbetchocolate, porque o cacau melhora o fluxo sanguíneo cerebral, embora deva ser chocolate amargo, que contém maisjogo de 5 centavos pixbet70%jogo de 5 centavos pixbetsólidosjogo de 5 centavos pixbetcacau para você colher os benefícios.
A regra geral é que quanto mais saudável a dieta — ricajogo de 5 centavos pixbetfrutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas e peixes oleosos — maior o centrojogo de 5 centavos pixbetmemória do cérebro e melhor o desempenho da memória.
Alimentos processados
Mas se chocolate, frutas vermelhas e chá verde são bons para nossas memórias, existem alimentos que não são?
Décadasjogo de 5 centavos pixbetestudosjogo de 5 centavos pixbetanimais e um número crescentejogo de 5 centavos pixbettestesjogo de 5 centavos pixbethumanos mostram que uma dieta ricajogo de 5 centavos pixbetalimentos processados tem um efeito prejudicial no aprendizado e na memória.
Em um estudo, 110 pessoas saudáveis que normalmente comiam uma dieta nutritiva foram convidadas a comer uma dieta ricajogo de 5 centavos pixbetalimentos processados por apenas uma semana.
No cardápio, dois waffles no café da manhãjogo de 5 centavos pixbetquatro dos dias e duas refeiçõesjogo de 5 centavos pixbetjunk food (termojogo de 5 centavos pixbetinglês para alimentosjogo de 5 centavos pixbetalto teor calórico e pobresjogo de 5 centavos pixbetnutrientes) a qualquer momento da semana.
Em poucos dias, a dieta altamente processada levou a problemasjogo de 5 centavos pixbetmemória,jogo de 5 centavos pixbetaprendizado e faltajogo de 5 centavos pixbetcontrole do apetite.
Uma dieta ricajogo de 5 centavos pixbetalimentos processados e açúcares e pobrejogo de 5 centavos pixbetfrutas, vegetais e fibras também está associada a um risco maiorjogo de 5 centavos pixbetdoenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Pesquisas indicam que adotar pequenas medidas para tornar nossas dietas mais nutritivas — um pedaço extrajogo de 5 centavos pixbetfruta no café da manhã, uma porção extrajogo de 5 centavos pixbetvegetais no jantar — pode ajudar a melhorar nossas memóriasjogo de 5 centavos pixbethoje e protegê-las para o futuro, conclui a psicóloga Kimberley Wilson.
*Assista à versão original desta reportagem (em inglês)na BBC Reel.
- Este texto foi publicadojogo de 5 centavos pixbethttp://vesser.net/geral-63698090