Como a carne virou 'vilã'melhores sites para analisar escanteiosmudança climática e entrou na mira da COP26:melhores sites para analisar escanteios
Segundo esse estudo, mesmo uma porçãomelhores sites para analisar escanteioscarne produzida com sustentabilidade é mais poluente que uma porçãomelhores sites para analisar escanteiosproteína vegetal produzida sem contar com as melhores práticasmelhores sites para analisar escanteiosreduçãomelhores sites para analisar escanteiosemissões.
Mas será que cortar carne da dieta é mesmo necessário para controlar as mudanças climáticas? E por que a produçãomelhores sites para analisar escanteiosproteína bovina produz tantas emissões?
Dieta vegetal x dieta carnívora
Um relatório preliminar das Nações Unidas, elaborado para a COP26, diz que a adoçãomelhores sites para analisar escanteiosuma dieta com menos carnes e mais alimentos feitosmelhores sites para analisar escanteiosplantas ajudaria a combater a mudança do clima.
O documento, ao qual a BBC News teve acesso, é elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), principal órgão global responsável por organizar o conhecimento científico sobre as mudanças do clima e orientar as ações para combatê-las.
Segundo o IPCC, a produçãomelhores sites para analisar escanteioscarne é um dos principais fatores por trás do desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Isso porque a vegetação nativa é muitas vezes derrubada para dar lugar a pastagens ou plantaçõesmelhores sites para analisar escanteiossoja, que alimentam rebanhos.
O relatório preliminar diz que "dietas à basemelhores sites para analisar escanteiosvegetais podem reduzir as emissõesmelhores sites para analisar escanteiosaté 50% comparado com a médiamelhores sites para analisar escanteiosemissões da dieta Ocidental."
Pormelhores sites para analisar escanteiosvez, um estudo da Universidademelhores sites para analisar escanteiosOxford, que calculou as emissões globais médias envolvidas na produçãomelhores sites para analisar escanteios40 dos principais alimentos, com dadosmelhores sites para analisar escanteios40 mil fazendas pelo mundo, chegou à conclusãomelhores sites para analisar escanteiosque as carnes bovina emelhores sites para analisar escanteioscordeiro são as comidas que mais degradam o meio ambiente.
Segundo o estudo, publicado na revista Science, um quartomelhores sites para analisar escanteiostodas as emissõesmelhores sites para analisar escanteiosgases poluentes vêm da produçãomelhores sites para analisar escanteiosalimentos. Mas há diferenças enormes entre o impacto que as diferentes comidas têm no aquecimento global.
Carne e outros produtos derivadosmelhores sites para analisar escanteiosanimais são responsáveis por mais da metade das emissões, embora só contribuam com um quinto das calorias consumidas pela população mundial.
Mas é possível reduzir muito o impacto climático da produçãomelhores sites para analisar escanteioscarne adotando práticas relativamente simples, como rodíziomelhores sites para analisar escanteiosboismelhores sites para analisar escanteiosáreasmelhores sites para analisar escanteiospastagem, suplementação alimentar e abate do animal quando mais jovem.
Afinal, não é simples substituir o consumomelhores sites para analisar escanteioscarnemelhores sites para analisar escanteiospaíses como o Brasil, onde proteína animal, por aspectos culturais emelhores sites para analisar escanteiosprodução, integra o dia-a-diamelhores sites para analisar escanteiosgrande parte da população. Além disso, dificuldades socioeconômicasmelhores sites para analisar escanteiosdiversas partes do mundo dificultam substituir proteína animal por vegetal.
"É fácil falar para o consumidor ficar atento à proporçãomelhores sites para analisar escanteiosgásmelhores sites para analisar escanteiosefeito estufa dos alimentos aqui na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Alemanha ou na Bélgica. Vai falar isso para uma pessoa que vive no Riomelhores sites para analisar escanteiosJaneiro e que está procurando osso jogado fora no lixo para poder comer proteína", disse à BBC News Brasil o professormelhores sites para analisar escanteiosfísica aplicada da Universidademelhores sites para analisar escanteiosSão Paulo Paulo Artaxo, um dos cientistas que integram o IPCC.
Mas por que carnemelhores sites para analisar escanteiosvaca gera tanta poluição?
As emissõesmelhores sites para analisar escanteiosgás carbônico e metano, os dois principais gases do efeito estufa, ocorremmelhores sites para analisar escanteiostrês maneiras na produçãomelhores sites para analisar escanteioscarne: com o desmatamentomelhores sites para analisar escanteiosáreas usadas para pasto, pela erosão do solo quando a pastagem é mal cuidada e pelos gases liberados pelo boi no processomelhores sites para analisar escanteiosfermentação gástrica dos alimentos que ele ingere.
No caso do desmatamento, a derrubadamelhores sites para analisar escanteiosárvores gera liberaçãomelhores sites para analisar escanteiosCO2 armazenado por essas plantas no processomelhores sites para analisar escanteiosfotossíntese. As plantas funcionam como armazénsmelhores sites para analisar escanteiosgás carbônico, porque absorvem esse gás da atmosfera e o transformammelhores sites para analisar escanteiosaçucares para o funcionamentomelhores sites para analisar escanteiosseu metabolismo. Com a derrubadamelhores sites para analisar escanteiosárvores, novas absorçõesmelhores sites para analisar escanteiosgás carbônico deixammelhores sites para analisar escanteiosocorrer, alémmelhores sites para analisar escanteioshaver liberaçãomelhores sites para analisar escanteiosCO2melhores sites para analisar escanteiosvolta para a atmosfera pela queimada ou pela decomposição da madeira cortada.
Outro impacto da pecuária está na erosão do solo usado para pasto. Segundo Isabel Garcia Drigo, gerente da áreamelhores sites para analisar escanteiosClima e Emissões do Institutomelhores sites para analisar escanteiosManejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o solo fértil também absorve e armazena CO2. Se não há cuidadomelhores sites para analisar escanteiosmanter a grama e as plantas onde circulam os bois, o solo vai perdendo vegetação e os minerais que o torna fértil, com isso, perde também a capacidademelhores sites para analisar escanteiosarmazenar gás carbônico.
"A gente tem 81 milhõesmelhores sites para analisar escanteioshectaresmelhores sites para analisar escanteiospastagens degradadas, com solo descoberto por capim. Áreas sem componente vegetal, sejamelhores sites para analisar escanteioscapim ou árvore, estão emitindo gases poluentes. Essas pastagens degradadas estão emitindo 39 milhõesmelhores sites para analisar escanteiostoneladasmelhores sites para analisar escanteioscarbono para a atmosfera", explicou Drigo à BBC News Brasil.
O terceiro fator poluente da pecuária está associado à liberaçãomelhores sites para analisar escanteiosgás metano pelo que é popularmente conhecido como "arroto do boi". No processomelhores sites para analisar escanteiosdigestãomelhores sites para analisar escanteioscapim e outros alimentos, o boi libera gás metano.
Em 2020, as emissões da agropecuária brasileira aumentaram 2,5%melhores sites para analisar escanteiosrelação a 2019 por uma razão contraintuitiva ligada ao "arroto do boi". O consumomelhores sites para analisar escanteioscarne no país diminuiu por causa da pandemia e a crise econômica.
Com isso, menos bois foram abatidos para consumo e as cabeçasmelhores sites para analisar escanteiosgado aumentarammelhores sites para analisar escanteios2,6 milhões, o que, por usa vez, aumentou as emissõesmelhores sites para analisar escanteiosmetano pela chamada fermentação entérica.
Como reduzir esse impacto negativo da carne?
A boa notícia para quem se preocupa com o meio ambiente, mas quer continuar comendo carne é que, dependendo do cuidado adotado no processomelhores sites para analisar escanteiosprodução, o volumemelhores sites para analisar escanteiosemissões pode se reduzir consideravelmente.
Por isso, vários cientistas defendem que o enfoquemelhores sites para analisar escanteiosreuniões sobre clima deve ser no fabricante da carne, não no consumidor. Ou seja,melhores sites para analisar escanteiosacordos que exijam práticas sustentáveismelhores sites para analisar escanteiosprodução e impeçam comérciomelhores sites para analisar escanteiosprodutos ligados a desmatamentos.
Durante as reuniões da COP26melhores sites para analisar escanteiosGlasgow, foram assinados dois acordos que poderão ajudar a reduzir o impacto poluente da produçãomelhores sites para analisar escanteioscarne. Um deles foca na proteção das florestas e prevê zerar o desmatamento no mundo até 2030.
Entre os trechos desse acordo, está a defesamelhores sites para analisar escanteiosmecanismos regulatórios emelhores sites para analisar escanteiosrastreamento para impedir que carne ligada a desmatamentomelhores sites para analisar escanteiosflorestas chegue ao comércio internacional. O outro acordo prevê a reduçãomelhores sites para analisar escanteiosgás metano na agropecuáriamelhores sites para analisar escanteios30% até 2030.
Isso significa que frigoríficos e produtores brasileiros terão que adotar práticas sustentáveis para garantir um impacto menor da pecuária no meio-ambiente.
Isabel Garcia Drigo, da Imaflora, destaca três medidas que podem ajudar a reduzir significativamente as emissões na pecuária: fazer rotaçãomelhores sites para analisar escanteiospastagem, alternando a localização dos boismelhores sites para analisar escanteiosum pasto a outro para que a vegetação tenha tempomelhores sites para analisar escanteiosse recuperar; utilizar suplementos alimentares para reduzir a presençamelhores sites para analisar escanteioscapim na alimentação dos bois e, com isso, as emissõesmelhores sites para analisar escanteiosmetano na fermentação gástrica; e cuidar da fertilidade do solo, com usomelhores sites para analisar escanteiosnutrientes e leguminosas.
"Claro que alguma emissão você sempre vai ter, mas você consegue reduzir bastante se você usar manejomelhores sites para analisar escanteiospastagem, manejo da alimentação do boi com complementação alimentar e redução do tempomelhores sites para analisar escanteiosvida do animal. Quanto mais jovem o boi é abatido, melhor para o clima, porque ele vai passar menos tempo vivendo, comendo e produzindo metano", diz a gerente do Imaflora.
Para Paulo Artaxo, um dos autores do relatório da ONU sobre mudança climática, ao debater metas é preciso priorizar medidas. E, segundo ele, o foco atualmente não deve ser no cortemelhores sites para analisar escanteiosconsumomelhores sites para analisar escanteioscarne, mas simmelhores sites para analisar escanteiostornar a produção menos poluente.
"É importante deixar claro que não se faloumelhores sites para analisar escanteiosreduçãomelhores sites para analisar escanteiosconsumomelhores sites para analisar escanteioscarne na reunião climática, na COP26. Não é essa a questão. A questão é melhorar a produtividade da pecuária com menores emissõesmelhores sites para analisar escanteiosgases do efeito estufa", disse.
"Na África, você tem maismelhores sites para analisar escanteios1 bilhãomelhores sites para analisar escanteiospessoas que não têm renda para uma dieta com alto conteúdomelhores sites para analisar escanteiosproteína animal ou vegetal. Não pode haver uma resolução, por exemplo, que toque nesta questão (de determinar redução no consumomelhores sites para analisar escanteioscarne), porque obviamente pessoas que hoje não têm renda para ter uma dietamelhores sites para analisar escanteiosalta proteína animal têm o direitomelhores sites para analisar escanteiosquerer ter isso", defende.
melhores sites para analisar escanteios Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube melhores sites para analisar escanteios ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores sites para analisar escanteiosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores sites para analisar escanteiosusomelhores sites para analisar escanteioscookies e os termosmelhores sites para analisar escanteiosprivacidade do Google YouTube antesmelhores sites para analisar escanteiosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores sites para analisar escanteios"aceitar e continuar".
Finalmelhores sites para analisar escanteiosYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores sites para analisar escanteiosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores sites para analisar escanteiosusomelhores sites para analisar escanteioscookies e os termosmelhores sites para analisar escanteiosprivacidade do Google YouTube antesmelhores sites para analisar escanteiosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores sites para analisar escanteios"aceitar e continuar".
Finalmelhores sites para analisar escanteiosYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores sites para analisar escanteiosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores sites para analisar escanteiosusomelhores sites para analisar escanteioscookies e os termosmelhores sites para analisar escanteiosprivacidade do Google YouTube antesmelhores sites para analisar escanteiosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores sites para analisar escanteios"aceitar e continuar".
Finalmelhores sites para analisar escanteiosYouTube post, 3