COP26: Na contramão do mundo, Brasil teve aumentobetano copa do mundoemissõesbetano copa do mundoCO2betano copa do mundoanobetano copa do mundopandemia:betano copa do mundo
Na COP26, a delegação brasileira deve oficializar a metabetano copa do mundoreduzir as emissõesbetano copa do mundo37% até 2025,betano copa do mundo43% até 2030 e alcançar a neutralidadebetano copa do mundocarbonobetano copa do mundo2050 — quando todas as emissões são reduzidas ao máximo e as restantes são compensadas por capturabetano copa do mundocarbono da atmosfera.
Durante o encontro, líderesbetano copa do mundomaisbetano copa do mundo100 países vão negociar novos compromissos para garantir a meta do Acordobetano copa do mundoParisbetano copa do mundomanter o aquecimento globalbetano copa do mundo1,5°C. Mais ainda não está claro como serão alcançados os objetivos climáticos do Brasil diantebetano copa do mundodois anos consecutivosbetano copa do mundoaumentos no desmatamento, nos focosbetano copa do mundoincêndio e nas emissõesbetano copa do mundoCO2.
Desmatamento é maior responsável por emissões
Em um anobetano copa do mundoque milhõesbetano copa do mundopessoas tiveram que trabalharbetano copa do mundocasa, serviços foram interrompidos e voos internacionais foram suspensos, erabetano copa do mundose esperar uma redução nas emissões no mundo. E foi o que aconteceu na maior parte dos países, mas não no Brasil.
Segundo os dados do SEEG, a poluição provocada pelo setorbetano copa do mundoenergia diminuiu 4,5% no país durante a pandemia, mas os aumentos no desmatamento das florestas e nas emissões provocadas pela agropecuária foram grandes a pontobetano copa do mundoanular essa redução na poluição energética.
"O setorbetano copa do mundoenergia foi aquele que apresentou a maior queda percentualbetano copa do mundoemissõesbetano copa do mundo2020. Esse resultado é um claro reflexo da diminuiçãobetano copa do mundoatividades emissoras devido à pandemiabetano copa do mundocovid-19, quando foi necessário que as pessoas evitassem se deslocar", explicou Felipe Barcellos, pesquisador do Institutobetano copa do mundoEnergia e Meio Ambiente, um dos autores do levantamento.
"Destaca-se a diminuiçãobetano copa do mundoemissões nos transportesbetano copa do mundopassageiros. O consumobetano copa do mundocombustível na aviação caiu pela metade. A demanda por gasolina e etanol também diminuiubetano copa do mundomaneira relevante."
Mas a categoria "mudanças no uso da terra", que engloba desmatamentos na Amazônia e no Cerrado, viu um aumentobetano copa do mundo24% nas emissõesbetano copa do mundorelação a 2019, com a liberaçãobetano copa do mundo998 milhõesbetano copa do mundotoneladasbetano copa do mundogás carbônico na atmosfera. Isso é reflexo, segundo o Observatório do Clima, do forte crescimento do desmatamento desde o início do governo Bolsonaro.
Em 2020, o desmatamento na Amazônia foi o maiorbetano copa do mundo11 anos, alcançando 10.851 km², segundo os dados oficiais do sistema Prodes/Inpe. A perdabetano copa do mundoflorestas e mudanças no uso do solo são responsáveis pela maior fatia das emissões brutas brasileiras — 46%, segundo os dados do SEEG.
E a Amazônia é, segundo o relatório do Observatório do Clima, o bioma que historicamente mais tem emitido gases do efeito estufa, "decorrentes principalmente do avanço da pecuária sobre as florestas". Segundo o levantamento,betano copa do mundo2020, as emissões brutas na maior floresta tropical do mundo foram até sete vezes maiores do que no Cerrado, o segundo bioma que mais emitiu gás carbônico por desmatamento e pecuária.
"O principal fator a explicar a elevação (das emissões brasileiras) foi o desmatamento,betano copa do mundoespecial na Amazônia e no Cerrado. Os gasesbetano copa do mundoefeito estufa lançados na atmosfera pelas mudanças do uso da terra aumentaram 23,6%, o que mais do que compensou a queda expressiva verificada no setorbetano copa do mundoenergia, que na esteira da pandemia e da estagnação econômica viu suas emissões regressarem ao patamarbetano copa do mundo2011", diz trecho do relatório sobre emissões.
O levantamento do Observatório do Clima existe desde 2012 e é a principal referência nacional sobre emissõesbetano copa do mundogases do efeito estufa. Ele segue as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, e toma como base dados oficiais do Ministériobetano copa do mundoCiência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Agropecuária também viu emissões aumentaram
As emissões da agropecuária sofreram altabetano copa do mundo2,5% — o maior aumento desde 2010. Segundo o Observatório do Clima, isso ocorreubetano copa do mundoparte porque a crise econômica reduziubetano copa do mundo8% o consumobetano copa do mundocarne no Brasil.
Com isso, houve redução no abatebetano copa do mundoanimais e as cabeçasbetano copa do mundogado aumentarambetano copa do mundo2,6 milhões, o que, por usa vez, aumentou as emissõesbetano copa do mundometano pela chamada fermentação entérica — conhecido popularmente como "arroto do boi". Os autores do estudo reconhecem que houve grande avanço no Brasil na implementaçãobetano copa do mundotécnicasbetano copa do mundoagriculturabetano copa do mundobaixo carbono, mas defendem que é preciso fazer ainda mais.
"Esse crescimento (do usobetano copa do mundotécnicas sustentáveis) ainda está aquém dos patamares necessários para que possamos ver a trajetóriabetano copa do mundoemissões do setor ser modificada e demonstrar o real potencial que o Brasil possuibetano copa do mundoser uma agropecuáriabetano copa do mundobaixo carbono", disse Renata Potenza, coordenadorabetano copa do mundoprojetos do Imaflora, e uma das autoras da pesquisa.
A agropecuária é responsável por 27% das emissões brutas brasileira. Somadas, a poluição provocada pelo desmatamento e a causada pela agropecuária representam 73% das emissões do Brasil.
"Para o Brasil, o melhor custo eficiência para reduzir emissões é diminuir o desmatamento. É a política mais barata, mais intensabetano copa do mundoreduçãobetano copa do mundoemissões e não traz prejuízos econômicos. De 2004 a 2012, o Brasil reduziubetano copa do mundomaisbetano copa do mundo80% o desmatamento sem que isso afetasse o seu crescimento econômico", disse à BBC News Brasil Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.
Quarto maior emissor histórico?
Durante a COP26, países pobres ebetano copa do mundodesenvolvimento devem cobrar mais compensaçõesbetano copa do mundonações ricas e destacar que elas falharambetano copa do mundocumprir o compromissobetano copa do mundocontribuir com US$ 100 bilhões por anobetano copa do mundoações para mitigação das mudanças climáticas.
Porbetano copa do mundovez, EUA, Reino Unido e União Europeia tentam obterbetano copa do mundograndes países emergentes, como Brasil, Rússia, China e Índia, compromissos mais ambiciososbetano copa do mundocontrole do desmatamento e reduçãobetano copa do mundoemissões.
A expectativa é que o Brasil seja um dos países mais pressionados, por causa do crescimento do desmatamento e das queimadas da Amazônia nos três primeiros anosbetano copa do mundogoverno Bolsonaro.
Nessa quedabetano copa do mundobraço entre países ricos ebetano copa do mundodesenvolvimento, a responsabilidadebetano copa do mundocada país pelo aquecimento do planeta será medida, entre outras maneiras, pelo seu volume atual e históricobetano copa do mundoemissões. Integrantes do governo brasileiro reiteradamente usam o argumentobetano copa do mundoque o Brasil não é um grande poluidor, para defender que cobrançasbetano copa do mundometas ambiciosas para controle climático devem ser dirigidas a países ricos.
Diferentes pesquisas que não levambetano copa do mundoconta desmatamento na contabilidadebetano copa do mundoemissões colocam o Brasil na sétima ou sexta posição no rankingbetano copa do mundoemissões, como responsável por cercabetano copa do mundo3% do totalbetano copa do mundoCO2 na atmosfera.
"O NDC (documentobetano copa do mundoque países apresentam metas climáticas) do Brasil é mais ambicioso do que obetano copa do mundovários países do G20. O Brasil responde por menosbetano copa do mundo3% das emissões globais e nosso compromisso inclui uma meta não só para 2030, mas também uma metabetano copa do mundocurto prazo, para 2015, o que permite melhor monitorar as açõesbetano copa do mundomitigação", diz texto que a delegação brasileira vai apresentar na COP26, a que BBC News Brasil teve acesso.
Mas um estudo, que levabetano copa do mundoconsideração pela primeira vez o desmatamento ao contabilizar a liberação históricabetano copa do mundoCO2, põe o Brasilbetano copa do mundoquarto lugar no rankingbetano copa do mundoemissões desde 1850. A China, gigante emergente que só pretende começar a reduzir suas emissões a partirbetano copa do mundo2030, é apontada como o segundo maior emissorbetano copa do mundogases do efeito estufa no acumulado histórico, atrás dos Estados Unidos.
O levantamento foi feito pelo think tank internacional Carbon Brief e levabetano copa do mundoconta dadosbetano copa do mundoemissõesbetano copa do mundoqueimabetano copa do mundocombustível fóssil, mudanças no uso do solo, produçãobetano copa do mundocimento e desmatamentobetano copa do mundo1850 a 2021. Pesquisas anteriores consideravam no cálculo as emissões decorrentesbetano copa do mundoqueimabetano copa do mundocombustível, sem incluir a poluição provocada pela destruiçãobetano copa do mundoflorestas.
"O Brasil tem um papel importante na discussão climática não apenas por causa da Amazônia, mas porque é um dos maiores emissores do mundo. Atualmente, ele estábetano copa do mundosexto lugarbetano copa do mundoemissões e é o quarto maiorbetano copa do mundoemissões históricas, apesarbetano copa do mundoainda ser um paísbetano copa do mundodesenvolvimento com desafios para reduçãobetano copa do mundopobreza", afirmou à BBC News Brasil Carlos Rittl, especialistabetano copa do mundopolíticas públicas da Rain Forest Foundation, ONG ambiental da Noruega.
betano copa do mundo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betano copa do mundo ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano copa do mundousobetano copa do mundocookies e os termosbetano copa do mundoprivacidade do Google YouTube antesbetano copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalbetano copa do mundoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano copa do mundousobetano copa do mundocookies e os termosbetano copa do mundoprivacidade do Google YouTube antesbetano copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalbetano copa do mundoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano copa do mundousobetano copa do mundocookies e os termosbetano copa do mundoprivacidade do Google YouTube antesbetano copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalbetano copa do mundoYouTube post, 3