Os pacientes com covid longa que enfrentam dezenasbetmotion é confiavelsintomas, exames, remédios e consultas:betmotion é confiavel
Embetmotion é confiavelsegunda ida ao hospital,betmotion é confiavelbuscabetmotion é confiavelrespostas sobre a fadiga incessante, ouviu do médico que ela poderia estar com depressão e foi encaminhada para um psiquiatra. "Cada um falava uma coisa e ninguém tocava no assunto da covid." Nem Sandra, que havia cuidadobetmotion é confiaveluma pessoa com covid-19 sem que tivesse apresentado sintomas mais comuns da doença, como tosse, febre e perdabetmotion é confiavelolfato. Seu primeiro exame inclusive deu negativo.
Pouco tempo depois começou a sofrer com diarreia e acabou pela terceira vez no hospital. Foi diagnosticada com "alguma virose".
A partir dali,betmotion é confiavelcasa e por conta própria, decidiu monitorar a oxigenação com um oxímetro. Um dia o nível estava abaixobetmotion é confiavel90 e foi pela quarta vez ao hospital. Ali, foi submetida a uma tomografia, na qual foi detectada uma leve inflamação do tecido pulmonar. Uma médica garantiu que não se tratavabetmotion é confiavelcovid-19, mas receitou azitromicina (usado no tratamento precoce sem comprovaçãobetmotion é confiaveleficácia), complementaçãobetmotion é confiavelvitamina D e dexametasona (corticoide recomendado apenas para pacientesbetmotion é confiavelestado grave porque pode inibir o sistema imunológico e agravar o quadrobetmotion é confiavelpacientes mais leves).
Tomou os comprimidos e, ao acordar no dia seguinte, percebeu um zumbido no ouvido esquerdo e nova queda da saturação. Embetmotion é confiavelquinta ida ao hospital, passaria seis dias ali, sendo três na UTI. A alta hospitalar parecia o fim, masbetmotion é confiavelpoucas semanas voltaram o cansaço extremo e a faltabetmotion é confiavelar.
Em consulta com uma pneumologista, ouviria que adquiriu uma asma pós-covid que precisaria ser controlada pelo resto da vida. Perdeu também força muscular nos braços e nas pernas, ficou "meio careca", sente dores musculares e ouve o zumbido até hoje. São diversos comprimidos todos os dias.
Situações como abetmotion é confiavelSandra são enfrentadas por 1betmotion é confiavelcada 10 pacientes, segundo especialistas. Não há dados precisos sobre o Brasil, mas no Reino Unido, por exemplo, maisbetmotion é confiavel2 milhõesbetmotion é confiavelpacientes enfrentaram sintomas associados à covid-19 por maisbetmotion é confiavel12 semanas. E não há exatamente um padrão. Pode afetar pacientes assintomáticos ou que tiveram formas leves ou graves da doença, conhecida por nomes como "síndrome pós-covid", "covid longa", "covid persistente" ou "covidbetmotion é confiavellonga distância".
A reportagem conversou com três pacientes com sintomas persistentes da covid-19. Em geral, passaram por maisbetmotion é confiavel10 médicos especialistas até agora. Os tratamentos prescritos incluem antiparasitário, antibiótico, corticoide, anti-histamínico, vitaminas, expectorantes, analgésicos, relaxantes musculares, broncodilatadores, anticoagulantes, antidepressivos e ansiolíticos. Do lado dos exames, foram tomografia, ressonância magnética, raio-x, ultrassom, examebetmotion é confiavelsangue e urina, ecocardiograma, endoscopia, mamografia, eletrocardiograma, espirometria e eletroneuromiografia (que avalia lesões nervosas).
Todos ainda enfrentam sintomas. Mas nos últimos meses, dois tratamentos passaram a dar sinais promissores para alguns deles: programasbetmotion é confiavelreabilitação com profissionaisbetmotion é confiaveldiversas especialidades e a vacinação. Para alguns pacientes, ambos representam até o retorno ao que chamavambetmotion é confiavel"vida normal".
Sandra diz ainda não ter chegado a esse ponto, mas conseguiu vaga no programabetmotion é confiavelreabilitação da Rede Sarah e, após a primeira dose da vacinabetmotion é confiavelmaio, paroubetmotion é confiavelter oscilações que a levaram a passar uma semanabetmotion é confiavelcama e outrabetmotion é confiavelpé. "Vejo melhoras no aspecto geral. Eu pareibetmotion é confiavelter picos e alternâncias."
Covid longa e atenção multidisciplinar
O problema inicial é que não se sabe direito nem quantas pessoas no país sofrem com os sintomasbetmotion é confiavellongo prazo da covid-19. O Ministério da Saúde brasileiro divulga que 17 milhõesbetmotion é confiavelpessoas se recuperaram da covid, mas muitas delas passaram a conviver com sintomas motores, neurológicos, cardíacos, respiratórios, entre outros. Estudos apontam que isso atingebetmotion é confiaveltornobetmotion é confiavel10% dos pacientes que tiveram covid com sintomas.
O caminho percorrido por Sandra é um entre diversos relatosbetmotion é confiavelbrasileiros que não sofrem apenas com sintomas persistentes e possíveis sequelas. São inúmeros remédios, exames, consultas ou mesmo ceticismobetmotion é confiavelparte dos médicos sobre a covid ser a real causa dos sintomas.
Um dos obstáculos para o diagnóstico dessa condição é que muitos pacientes, ao serem testados para covid, já não estão mais com o coronavírus no corpo. Pelo menos, nãobetmotion é confiaveluma forma detectável por exames adotados atualmente. Por isso, parte dos médicos avalia não ter elementos suficientes para concluir que se tratabetmotion é confiavelcovid longa ou acaba atribuindo os sintomas a distúrbios psicológicos, por exemplo.
Em buscabetmotion é confiavelferramentas que permitam o diagnóstico da covid longa, pesquisadores do Imperial College London divulgaram terem achado um possível indicativo da doença por meiobetmotion é confiavelum examebetmotion é confiavelsangue: a presençabetmotion é confiavelautoanticorpos ou anticorpos anômalos, que acabam atacando o próprio corpo.
Mas enquanto os especialistas não resolvem a questão do diagnóstico, o númerobetmotion é confiavelpacientes com esses sintomas não parabetmotion é confiavelcrescer, o que tem se mostrado um desafio enorme para o já combalido Sistema Únicobetmotion é confiavelSaúde (SUS).
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil apontam faltabetmotion é confiavelqualificação, pouca integração entre profissionaisbetmotion é confiaveldiferentes especialidades (evitando que o paciente fique sendo encaminhadobetmotion é confiavelum para outro sem o acompanhamento dele como um todo), além da escassezbetmotion é confiavelatendimento e análise profundos do histórico médico, como doenças que poderiam estar "silenciosas" e acabaram vindo à tona depois da covid-19.
Além disso, eles falambetmotion é confiavelobstáculos estruturais como burocracia excessiva e faltabetmotion é confiavelrecursos,betmotion é confiavelambulatórios e centrosbetmotion é confiavelreabilitação especializados e tambémbetmotion é confiavelestrutura para a telemedicina como formabetmotion é confiavelacompanhar pacientes à distância.
Existem atualmente duas grandes linhas na rede pública brasileira para reverter esse quadrobetmotion é confiavelescassez ante a crise da síndrome-pós-covid: capacitação dos profissionais e reestruturação das unidadesbetmotion é confiavelsaúde.
"A covid longa trouxe à tona a importância dos pacientes que lidam com doenças crônicas no país", afirma Amanda Santos Pereira, coordenadora médica da equipe do Hospital Sírio Libanês que executa a iniciativa "Reabilitação pós-covid", com o Programabetmotion é confiavelApoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Únicobetmotion é confiavelSaúde, do Ministério da Saúde (PROADI-SUS).
Esse e outros profissionais treinam equipesbetmotion é confiavelsaúde pelo país utilizando a metodologia Lean, a qual visa promover a organização e otimização dos serviços hospitalares, como diminuiçãobetmotion é confiaveldesperdícios, capacitaçãobetmotion é confiavelequipes, determinar planobetmotion é confiavelretomada hospitalar segura, entre outros.
"O ideal é uma abordagem integral do paciente, que pode incluir médico especialistabetmotion é confiavelreabilitação, fisioterapeuta, nutricionista, psicologia e outras especialidades. O cuidado centrado no paciente é fundamental, e uma visão holística importante, o que permite uma comunicação mais assertiva entre os profissionaisbetmotion é confiavelsaúde, visando a recuperação dos pacientes."
O projeto oferecido no Sistema Únicobetmotion é confiavelSaúde (SUS) começoubetmotion é confiavelfase experimental com treinamentosbetmotion é confiavelequipesbetmotion é confiavelcinco hospitais da rede pública que já atuam com reabilitação física e intelectual e pretende abranger até 10 hospitais. O SUS conta com 266 centros especializados nessa área, mas poucos deles têm estrutura ou treinamento para os pacientes pós-covid.
As diretrizes do "Reabilitação pós-covid" orientam uma intervenção, que dura quatro meses. Os resultados promissores na recuperação motora e funcionalbetmotion é confiavelpacientes infectados por covid levaram a uma ampliação dos treinamentos. Entre os resultados apresentados, destacam-se o aumentobetmotion é confiavel26% na independência funcional dos pacientes, maisbetmotion é confiavel500 profissionais capacitadosbetmotion é confiavelvisitas presenciais, evolução médiabetmotion é confiavel81%betmotion é confiavelaplicabilidadebetmotion é confiavelprotocolobetmotion é confiavelalta segura, entre outros.
"Essa é uma cargabetmotion é confiaveltrabalho que o SUS não estava preparado para absorver. Considerando todas as outras demandas que não deixarambetmotion é confiavelexistir. As equipesbetmotion é confiavelsaúde da família não deixarambetmotion é confiavelcuidar dos diabéticos, dos hipertensos e dos pacientes com tuberculose. E agora estão enfrentando esse desafiobetmotion é confiavelreceber uma nova cargabetmotion é confiaveldoentes. Alguns deles eram plenamente saudáveis, que sequer faziam acompanhamentobetmotion é confiavelsaúde", afirma o médico infectologista Fernando Bellissimo-Rodrigues, professor da Faculdadebetmotion é confiavelMedicina da Universidadebetmotion é confiavelSão Paulo (USP)betmotion é confiavelRibeirão Preto.
Bellissimo-Rodrigues coordena o ambulatório pós-covid do Hospital das Clínicas da USPbetmotion é confiavelRibeirão Preto, criado no início da pandemia, quando a instituição percebeu que "os pacientes que sobreviviam à fase aguda da doença não estavam prontos para ter alta", porque precisavambetmotion é confiavelassistência e orientação para lidar com sintomas persistentes e limitações dalibetmotion é confiaveldiante.
Além do ambulatório, foi desenvolvido pela fisioterapeuta Lívia Bonifácio o projetobetmotion é confiavelpesquisa Recovida, no qual coleta dados do ambulatório desde maiobetmotion é confiavel2020 parabetmotion é confiavelpesquisabetmotion é confiavelpós-doutorado. São acompanhados cercabetmotion é confiavel200 pacientes, com casosbetmotion é confiavelapresentação leve, moderada e grave da covid-19. Dados preliminares apontam que dos pacientes atendidos no ambulatório pós-covid, 64% têm algum sintoma persistente seis meses depois do início dos sintomas.
Bellissimo-Rodrigues conta que o foco inicial do ambulatório eram os pacientes graves que foram hospitalizados, mas com o tempo foram incorporadas pacientes que eram profissionais da saúde, e que tinham tido formas leves e moderadas da doença, ou seja, não chegaram a ser internados, mas desenvolveram sintomasbetmotion é confiavellongo prazo da covid-19.
"A gente então procura manejar esses problemasbetmotion é confiavelmodo integrado. No mesmo momento e na mesma consulta. É um privilégio ter uma equipe tão diversa e ampla como essa", diz o professor.
Sinais promissores após vacina contra covid
Outro caminho promissor para alguns pacientes com covid longa tem sido a vacinação. A professora gaúcha Priscila Alves, 44, está entre aqueles que relataram melhoras depoisbetmotion é confiavelserem imunizados.
Ao longobetmotion é confiavelmeses, ela passou por diversos exames e consultas e enfrentou dorbetmotion é confiavelcabeça, fadiga, tontura, faltabetmotion é confiavelapetite, paladar afetado, dor no estômago, episódiosbetmotion é confiavelânsia e vômito, asma e hemorragia vaginal. Dos remédios, apenas alguns funcionavam para sintomas específicos. A única mudança concreta se deu quando ela foi vacinada.
"Os sintomas melhoraram bastante desde então. A hemorragia parou e agora só estoubetmotion é confiaveltratamento com o gastroenterologista para tratar gastrite, esofagite e pedra na vesícula", relata à BBC News Brasil.
Ainda não se sabe bem por que os imunizantes têm sido benéficos para alguns pacientes com covid longa, mas o númerobetmotion é confiavelrelatos tem crescido à medida que os programasbetmotion é confiavelvacinação avançam pelo mundo.
Um levantamento no Reino Unido sobre esse tópico, o mais amplo até agora, mostrou que 57% dos participantes apresentaram uma melhora geral dos sintomas. O estudo, ainda não revisado por outros cientistas, foi liderado pelo grupobetmotion é confiavelapoio britânico LongCovidSOS e conta com a colaboração das universidades britânicasbetmotion é confiavelExeter e Kent.
Há diversas limitações na metodologia, como a escolha da amostrabetmotion é confiavelpessoas ouvidas, mas o trabalho aponta algumas pistas sobre os mecanismos por trás da vacinação.
A imunologista Akiko Iwasaki, da Universidade Medicinabetmotion é confiavelYale (EUA), vem se dedicando ao tema com outros cientistas e aponta três possíveis explicações para o papel da vacina contra a covid longa.
A primeira hipótese aponta que haveria um reservatóriobetmotion é confiavelcoronavírusbetmotion é confiavelalgum lugar do corpo que continua afetando o paciente sem ser detectado por exames. Na segunda, o combate ao coronavírus desencadeou um mecanismo autoimune no qual o sistemabetmotion é confiaveldefesa ataca o próprio corpo. A terceira falabetmotion é confiavelfragmentos do coronavírus continuariam no corpo como "fantasmas virais" que estimulam o sistema imunológico e provocam inflamação constante.
"Nossa (principal) hipótese ébetmotion é confiavelque a covid longa é causada por uma infecção viral persistente e/ou doença autoimune", disse ela à BBC News Brasilbetmotion é confiaveljunho.
Para os cientistas, provavelmente não haverá uma explicação ou solução única para todos os atingidos por um problemabetmotion é confiavelsaúde tão complexo. Mas os benefícios trazidos tanto pela vacinação quanto pelos programasbetmotion é confiaveltratamento e reabilitação multidisciplinares, têm apontado caminhos promissores para outras milharesbetmotion é confiavelpessoas com covid longa.
betmotion é confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betmotion é confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion é confiavelusobetmotion é confiavelcookies e os termosbetmotion é confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetmotion é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion é confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetmotion é confiavelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion é confiavelusobetmotion é confiavelcookies e os termosbetmotion é confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetmotion é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion é confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetmotion é confiavelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion é confiavelusobetmotion é confiavelcookies e os termosbetmotion é confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetmotion é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion é confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetmotion é confiavelYouTube post, 3