'Cidadão Kane': 4 razões pelas quais o filme é considerado por muitos o melhor da história:cbet support

Cidadão Kane

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O filme é inspirado na vida do magnata da imprensa William Randolph Hearst

cbet support Ele foi considerado por muitos ao longocbet supportdécadas como o maior filmecbet supporttodos os tempos: um delíriocbet supportengenhosidade e criação, uma aula magistralcbet supporttécnica cinematográfica, estrutura e narrativa.

Cidadão Kane, o primeiro filmecbet supportOrson Welles, não foi, no entanto, bem recebido na época.

Mal conseguiu recuperar o orçamento gasto comcbet supportprodução, e a publicidade negativa na imprensa,cbet supportdecorrênciacbet supportseu tema, o acompanhou por anos como uma maldição.

E apesar das muitas indicações que recebeu, ganhou apenas um Oscar na cerimôniacbet support1941:cbet supportmelhor roteiro.

Agora, 80 anos depois, um novo filme inspirado justamente no processocbet supportescrita do roteirocbet supportCidadão Kane é um dos favoritos desta temporadacbet supportpremiaçõescbet supportHollywood.

Dirigido por David Fincher para a Netflix, Mank conta a batalhacbet supportHerman J. Mankiewicz (Gary Oldman) contra o alcoolismo, problemascbet supportsaúde e memória enquanto ele se isolacbet supportum rancho para terminar a obracbet supportsua vida, o filme que pouco a pouco, como ele vai descobrir, será o seu canto do cisne, e também, aquele que vai render a ele um lugar na história.

Mank é acimacbet supporttudo uma homenagem a Mankiewicz, o homem que muitas vezes foi deixadocbet supportlado nos livroscbet supportcinemacbet supportface da personalidade e engenhosidade avassaladorascbet supportOrson Welles.

Mas o que hácbet supportespecialcbet supportCidadão Kane? Por que o filme não perdeu seu encanto, apesar dos anos que se passaram? Por que ainda é cultuadocbet supportuniversidades, cinematecas e por cinéfiloscbet supporttodo o mundo?

1 - O roteiro revolucionáriocbet supportMankiewicz

Uma das grandes questões da história do cinema é quanto Mankiewicz teve a ver com a edição finalcbet supportCidadão Kane e quanto Welles participou do roteiro original.

Qualquer que tenha sido a influênciacbet supportum sobre o outro, o filme propôs uma das mais revolucionárias — e ousadas — estruturas dramáticas que a história do cinema havia visto até então.

Cidadão Kane se concentra na vidacbet supportCharles Foster Kane (interpretado por Welles), um magnata da imprensa que tem uma enorme fortuna e influência, mas que não alcança o cargo político tampouco o amor que anseia.

Amanda Seyfried e Gary Oldmancbet support'Mank'

Crédito, Netflix

Legenda da foto, Amanda Seyfried e Gary Oldman estão entre os protagonistascbet support'Mank'

É uma versão fictícia da figura do magnata da imprensa William Randolph Hearst, que, aliás, desempenhou um papel essencial na tentativacbet supportfazer Cidadão Kane cair no esquecimento.

Mas,cbet supportvezcbet supportser um filme biográfico convencional, a obracbet supportWelles e Mankiewicz é um quebra-cabeças que reúne vários narradores, perspectivas e saltos no tempo.

Conta, também, com uma coleçãocbet supportfrases memoráveis ​​porcbet supportsagacidade e oferece uma visão contundente do estilo e do mundo interiorcbet supportseu personagem principal.

Mas este não é um manual acadêmicocbet supporttécnica e estrutura: o roteirocbet supportCidadão Kane tem mais a oferecer como entretenimento do que como um manualcbet supportestilo.

2 - A subversão dos gêneros cinematográficos

O filme apresentou um jogo com os gêneros cinematográficos até então inédito — e que, ao longo dos anos, o tornou quase inclassificável.

No início, alguns o definiram como um "dramacbet supportmistério", mas agrupar todos os gêneros que ele engloba é complicado.

A trama começa com os acordes pessimistascbet supportum temacbet supportBernard Herrmann. Você pode ver a silhueta irregularcbet supportum castelo no topocbet supportuma colina com névoa. Estamos no território do terror gótico. O castelo poderia muito bem ser propriedade do Conde Drácula.

Em seguida, deslizamos para o castelo por meiocbet supportuma montagem estranha: uma tempestadecbet supportneve, uma bolacbet supportneve, até a bocacbet supportKane enquanto ele suspiracbet supportúltima palavra: "Rosebud".

Dois minutos depois, a obra não é mais um filmecbet supportterror, mas uma experiência surreal dignacbet supportSalvador Dalí e Luis Buñuel. Mas não muito.

Orson Welles

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Orson Welles tinha 24 anos quando começou a filmar 'Cidadão Kane'

Poucos segundos depois, Cidadão Kane se transformacbet supportum noticiário que percorre a biografiacbet supportKane e nos mostra Xanadu,cbet supportmonumental propriedade na Flórida (nos moldes do castelocbet supportHearstcbet supportSan Simeon, na Califórnia).

No entanto, quando estamos nos adaptando ao falso documentário, o filme muda novamente

Tem um flashback dickensiano da infância ruralcbet supportKanecbet support1871. E, na sequência, passamos para uma comédiacbet supportcostumes enquanto Kane assume o controle do jornal New York Inquirer. Mais tarde, o filme se transformacbet supportum drama político, depoiscbet supportuma farsacbet supportbastidores, e finalmentecbet supportum melodrama sombrio...

E, ligando os diversos gêneros, há uma históriacbet supportdetetive sobre um repórter investigativo tentando descobrir o que Rosebud poderia significar.

Nunca antes na história do cinema se havia visto tamanha complexidade narrativa.

3 - Uma revolução na técnica do cinema

Em 1946, um historiador do cinema francês, Georges Sadoul, classificou Cidadão Kane como "uma enciclopédiacbet supporttécnicas antigas" e, embora tenha tentado minimizar a importância do filme, ele identificou um dos segredos que permitiram à obra transcender no tempo.

É que a façanhacbet supportcontar uma história tão complexa foi acompanhadacbet supportum propósito igualmente desproporcional: brincar com as câmeras, as luzes, as abordagens, enfim com as regras que haviam ditado as rígidas leis cinematográficascbet supportHollywood até então.

Herman J. Mankiewicz

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'Cidadão Kane' foi o último filme que Herman J. Mankiewicz escreveu

O filme é uma enciclopédiacbet supporttécnicas: uma escolacbet supportcinemacbet support114 minutos que oferece várias aulas sobre profundidadecbet supportcampo e retroprojeção, closes extremos e diálogos sobrepostos.

Não écbet supportse admirar que os estudantescbet supportcinema amem Cidadão Kane. Assistir ao filme é como fazer um semestre inteirocbet supportcinemacbet supportuma única tarde.

Isso também fez com que o filme não fosse recebido da mesma forma pelo públicocbet supportgeral, que às vezes pode achar que é muito pretensioso.

4 - O gênio criativo e a juventudecbet supportOrson Welles

Talvez uma das razões pelas quais o filme seja tão vibrante se deva ao fatocbet supportque seu próprio diretor também estava aprendendo a fazer cinema.

Seu primeiro filme foi uma tentativacbet supportrevolucionar a direção, da mesma forma que já havia tentado fazer no rádio durantecbet supportestadiacbet supportNova York, sobretudo com a adaptaçãocbet supportA Guerra dos Mundos,cbet support1938.

Mas se já era uma estrela do teatro e do rádio, Welles não tinha muita noção das técnicas cinematográficas.

Dizem que uma assistente chamada Miriam Geiger teve que fazer um manual das diferentes lentes e tomadas que ele poderia experimentar.

Welles chegou a Hollywood com a promessacbet supportpoder fazer o filme que quisesse, sem interferências, algo que hoje seria impensável.

No entanto, foi logo fisgado pelas possibilidades que o cinema oferecia como meio e usou todascbet supportCidadão Kane. Um estúdiocbet supportcinema, ele brincou, era "o maior trem elétrico que uma criança já teve".

Orson Welles

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Welles nunca mais teve a liberdade criativa que conseguiu para filmar 'Cidadão Kane'

Welles foi capazcbet supportimprimir no seu primeiro filme um dinamismo e uma vitalidade que não conseguiu repetir depois e que, talvez, não tenha voltado a se repetir na história do cinema.

Nenhuma outra reflexão sobre o fracasso, o arrependimento e a crueldade da passagem do tempo jamais teve uma exuberância tão juvenil como acbet supportCidadão Kane.

Surpreendentemente, Welles tinha apenas 25 anos quando seu primeiro filme foi lançado nos cinemas.

Em artigo na revista The New Yorker sobre Cidadão Kane, Pauline Kael afirma que o sucesso do filme é "o resultado da descoberta e do deleite da diversãocbet supportfazer filmescbet supportWelles".

Sua verdadeira magia, no entanto, está na maneira como esse deleite vai e vem entre o cineasta e seu tema.

Grande partecbet supportCidadão Kane falacbet supportum gênio que se vangloriacbet supportseu poder e confiança, e é feito por um gênio que também se orgulhacbet supportseu poder e confiança.

Hojecbet supportdia, nenhum diretor novato na casa dos vinte anos teria o controle totalcbet supportum grande projeto. E nenhum diretor novato poderia chegar a Hollywood com a ignorância ingênua e a arrogânciacbet supportWelles.

Em 1941, Welles era um principiante e especialista, graduado e professor. E, se ele nunca mais teve a liberdade e energia ilimitadas para fazer outro filme como Cidadão Kane, ninguém tampouco teve.

Línea

cbet support Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube cbet support ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet supportautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet supportusocbet supportcookies e os termoscbet supportprivacidade do Google YouTube antescbet supportconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet support"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocbet supportterceiros pode conter publicidade

Finalcbet supportYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet supportautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet supportusocbet supportcookies e os termoscbet supportprivacidade do Google YouTube antescbet supportconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet support"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocbet supportterceiros pode conter publicidade

Finalcbet supportYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet supportautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet supportusocbet supportcookies e os termoscbet supportprivacidade do Google YouTube antescbet supportconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet support"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocbet supportterceiros pode conter publicidade

Finalcbet supportYouTube post, 3