Coronavírus: vacinapixbet modernoOxford tem resultado preliminar positivo; conheça 4 outras iniciativas promissoras:pixbet moderno

Pesquisadora testa vacina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisadores no mundo todo correm contra o tempopixbet modernobuscapixbet modernouma vacina contra covid-19

pixbet moderno A descobertapixbet modernouma vacina contra a covid-19 é considerada a melhor chance para o mundo conseguir voltar à “vida normal” pré-pandemia.

Há atualmente quase 140 iniciativas ao redor do mundopixbet modernodesenvolvimentopixbet modernovacina contra a covid-19, que serão submetidas a estudos pré-clínicos (sem testespixbet modernohumanos), três fasespixbet modernotestes clínicos para avaliar segurança e eficácia, além da etapapixbet modernoaprovação.

Quase 30 dessas candidatas a vacina iniciaram testes clínicos e menospixbet moderno10 estãopixbet modernoetapa avançadapixbet modernoanálisepixbet modernoeficácia (fase 3 dos testes). Ou seja, a um passo da aprovação caso se mostrem seguras e eficazes.

Uma delas é a ChAdOx1 nCoV-19 (ou AZD1222), conhecida popularmente como “vacinapixbet modernoOxford”, que é elaborada pela universidade britânicapixbet modernoOxford com colaboração da multinacional farmacêutica AstraZeneca.

Nesta segunda-feira (20), foram divulgados resultados detalhados sobre as fases 1 e 2 dos estudos da ChAdOx1. Segundo estudo publicado na plataforma The Lancet, a candidata a vacina indica ser segura e capazpixbet modernotreinar o sistema imunológico para se defender.

Os testes envolveram 1.077 voluntários, e a injeção da ChAdOx1 levou à produçãopixbet modernoanticorpos e glóbulos brancos capazespixbet modernocombater o coronavírus.

Os níveispixbet modernocélulas T, um tipopixbet modernoglóbulo branco capazpixbet modernoatacar células infectadas, atingem um pico 14 dias depois da vacina, e opixbet modernoanticorpos, 28 dias. O estudo ainda não conseguiu apontar se haveria uma imunidade a longo prazo.

Por outro lado, foram identificados alguns efeitos colaterais. Cercapixbet moderno70% das pessoas envolvidas nos testes tiveram febre ou dorpixbet modernocabeça.

“Há muito trabalho ainda a ser feito antespixbet modernopodermos confirmar que nossa vacina vai ajudar a lidar com a pandemiapixbet modernocovid-19, mas os resultados preliminares são promissores”, afirmou a professora Sarah Gilbert, da Universidadepixbet modernoOxford.

Acordo para o Brasil

A equipepixbet modernopesquisadorespixbet modernoOxford está usando uma versão atenuadapixbet modernoum adenovírus, vírus comumpixbet modernoresfriado responsável por causar infecçãopixbet modernochimpanzés.

O vírus foi alterado geneticamente para que não cresçapixbet modernohumanos e recebeu uma das principais proteínas do coronavírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19.

Maispixbet modernomil pessoas no Brasil receberam doses dessa candidata a vacina ChAdOx1 como parte da fase 3 e serão acompanhadas por um ano.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) negociou um acordo com a AstraZeneca para a comprapixbet modernolotes e transferênciapixbet modernotecnologia, o que permitiria a produção da vacina no Brasil no iníciopixbet moderno2021.

O acordo, estimadopixbet modernoquase R$ 700 milhões, prevê a entregapixbet moderno15 milhõespixbet modernodoses até dezembropixbet moderno2020 e outros 15 milhões até janeiropixbet moderno2021. Esse montante seria suficiente para imunizar 15% da população brasileira. Em seguida, seriam produzidas maispixbet moderno70 milhõespixbet modernodoses, com custo unitáriopixbet modernotornopixbet modernoR$ 12.

Suposta vacina para covid-19

Crédito, Getty

Legenda da foto, O desenvolvimentopixbet modernouma vacina segue várias etapas, primeiro no laboratório e depois com testespixbet modernoanimais e humanos

Diversos países firmaram acordos milionários para garantir o suprimentopixbet modernomilhõespixbet modernodoses das vacinas mais promissoras, caso alguma delas se mostre eficaz e segura.

Há também iniciativas internacionais público-privadas, como a Aliança para a Vacina (Gavi), que pretendem garantir o acesso a vacinas para os paísespixbet modernodesenvolvimento.

O Reino Unido, por exemplo, anunciou ter assegurado 100 milhõespixbet modernodoses da “vacinapixbet modernoOxford”, 30 milhões da BioNtech/Pfizer, que usa partes do código genético do novo coronavírus, e 60 milhões da Valneva, que usa uma versão inativada do coronavírus.

Kate Bingham, que lidera a força-tarefa do governo britânico para vacinas, afirmou que o fatopixbet modernohaver tantas candidatas promissoras mostra o ritmo sem precedentes no desenvolvimentopixbet modernouma vacina, processo que costuma levar quase uma década. Mas ela recomendou evitar otimismo exacerbado ou condescendência.

“O fato é que nós podemos nunca obter uma vacina e que se nós conseguirmos uma, temos que estar preparados para ela ser uma vacina que não evita contrair o vírus, mas sim ameniza os sintomas.”

Conheça outras quatro candidatas a vacina promissoras

pixbet moderno 1. Sinovac Biotech (China): fase 3 dos testes

A Sinovac Biotech está desenvolvendo a vacina PiCoVacc (ou CoronaVac), que utiliza o vírus Sars-CoV-2 inativado quimicamente.

A empresa privada com sedepixbet modernoPequim, que possui experiência na produçãopixbet modernovacinas contra febre aftosa, hepatite e gripe aviária, criou anticorpos específicos que agem para neutralizar o coronavírus, que segundo a companhia foram bem-sucedidospixbet modernoneutralizar dez cepas do Sars-CoV-2.

Um estudo foi publicado com revisão por pares na revista científica Science no dia 6pixbet modernomaio. O estudo com macacos mostrou que os animais que receberam doses maiores da vacina tiveram melhor resposta contra vírus.

A primeira e a segunda fases dos testes clínicos contaram com centenaspixbet modernovoluntários na China. Na terceira etapa, quase 10 mil voluntários no Brasil devem participar do experimento a partir deste mês.

Em junho, a Sinovac chegou um acordo com o Instituto Butantan, centropixbet modernopesquisas ligado à secretaria estadualpixbet modernoSaúdepixbet modernoSão Paulo, para testar e produzir a vacina. A previsão é que, caso ela se mostre eficaz e segura, comece a ser produzida a partir do fim deste ano.

Segundo o governo paulista, “se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordopixbet modernotransferênciapixbet modernotecnologia para produçãopixbet modernoescala industrial tanto na China como no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Únicopixbet modernoSaúde)”.

pixbet moderno 2. Institutopixbet modernoProdutos Biológicospixbet modernoWuhan, subordinada ao Grupo Farmacêutico Nacional da China, Sinopharm pixbet moderno pixbet moderno (China): fase 3 dos testes

A terceira candidata do país asiático é uma vacinapixbet modernovírus inativado, feita a partirpixbet modernopartículas do vírus, bactéria ou outros patógenos cultivados, sem capacidadepixbet modernoprovocar doenças.

"Essa é a tecnologia mais comum e mais experimentada na produçãopixbet modernovacinas", explicou Felipe Tapia, engenheiro biotécnico do Instituto Max Planck. "É uma tecnologia que possui produtos que já estão licenciados e comercializados. Portanto, a maioria das estimativaspixbet modernoque uma vacina (para a covid-19) ficará pronta entre 12 e 16 meses é baseada nesse tipopixbet modernovacina principalmente inativada.”

No dia 23pixbet modernoabril, 96 voluntáriospixbet modernotrês faixas etárias diferentes receberam uma injeção. Os resultados preliminares indicaram que ela é segura para humanos e provoca uma resposta imune (100% dos voluntários geraram anticorpos, segundo os estudos).

No início deste mês, começou a fase 3pixbet modernotestes clínicos nos Emirados Árabes Unidos com a participaçãopixbet modernoquase 15 mil voluntários, que serão acompanhados por um ano. É a primeira iniciativapixbet modernovacina inativa a ter chegado a essa etapa avançadapixbet modernotestes clínicos.

pixbet moderno 3. Vacina mRNA-1273 - Moderna Therapeutics (Estados Unidos): prestes a começar a fase 3

A Moderna, uma empresapixbet modernobiotecnologiapixbet modernoMassachusetts, nos Estados Unidos, é uma das empresas farmacêuticas que estão testando novas estratégiaspixbet modernopesquisa para acelerar o desenvolvimento da vacina covid-19.

O objetivopixbet modernouma vacina é "treinar" o sistema imunológicopixbet modernouma pessoa para gerar uma resposta para combater o vírus e prevenir doenças.

As abordagens convencionais usadas para fazer isso geralmente se concentram no usopixbet modernovírus vivos atenuados, inativados ou fragmentados.

Mas o mRNA-1273 da Moderna, cujos ensaios são financiados pelos Institutos Nacionaispixbet modernoSaúde dos Estados Unidos, não é produzido com o vírus que causa a covid-19.

É baseadopixbet modernoum RNA mensageiro (RNAm), ou ácido ribonucleico mensageiro. Isso significa que cientistas usam só um pequeno fragmento do código genético do vírus, que conseguiram criarpixbet modernolaboratório. Com isso, ela não seria capazpixbet modernocausar infecção ou sintomas da covid-19, mas provocaria uma resposta do sistema imunológico.

Os ensaios clínicos, realizados pelo Instituto Nacionalpixbet modernoAlergia e Doenças Infecciosas do governo dos EUA, mostraram que a vacina levou à produçãopixbet modernoanticorpos que podem neutralizar o coronavírus.

No entanto, o teste para esses anticorpos neutralizantes ocorreu apenas nas oito primeiras pessoaspixbet modernoum totalpixbet moderno45 participantes do estudo.

Os participantes tomaram doses baixas, médias ou alta. Doses mais altas foram associadas a uma maior incidênciapixbet modernoefeitos colaterais.

No entanto, a Moderna disse que mesmo as pessoas que tomaram a dose mais baixa tinham anticorpos nos mesmos níveis observadospixbet modernopacientes que se recuperaram da covid-19.

E os anticorpospixbet modernopessoas que tomaram a dose média "excederam significativamente" ospixbet modernopacientes recuperados.

A empresa acaboupixbet modernofinalizar seu planejamento para iniciar a terceira fasepixbet modernotestes aindapixbet modernojulho, se tudo correr dentro do cronograma previsto.

pixbet moderno 4. Vacina AD5-nCoV - CanSino Biologics (China): prestes a começar a fase 3 pixbet moderno e aprova pixbet moderno ção pixbet moderno limitada

No mesmo diapixbet modernoque a Moderna iniciou seus testespixbet modernohumanos,pixbet moderno16pixbet modernomarço, a empresa chinesapixbet modernobiotecnologia CanSino Biologics,pixbet modernocolaboração com o Institutopixbet modernoBiotecnologia e a Academiapixbet modernoCiências Médicas Militares da China, iniciou seus ensaios.

Sua vacina AD5-nCoV usa uma versãopixbet modernoum adenovírus, o vírus que causa o resfriado comum, como vetor.

Esse vetor transporta o gene da proteína da superfície do coronavírus e, assim, tenta provocar a resposta imune para combater a infecção.

Essa vacina é a que estápixbet modernofase mais avançada, por ter recebido do governo da China aval para imunizar militares do país. Ainda não está claro se a vacinação era obrigatória ou não.

Línea

pixbet moderno Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet moderno ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet modernoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet modernousopixbet modernocookies e os termospixbet modernoprivacidade do Google YouTube antespixbet modernoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet moderno"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet modernoterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet modernoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet modernoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet modernousopixbet modernocookies e os termospixbet modernoprivacidade do Google YouTube antespixbet modernoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet moderno"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet modernoterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet modernoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet modernoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet modernousopixbet modernocookies e os termospixbet modernoprivacidade do Google YouTube antespixbet modernoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet moderno"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet modernoterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet modernoYouTube post, 3