Como é Ícaro, a estrela mais distante já fotografada:faz o bet aí cnpj
faz o bet aí cnpj Ela está tão longe quefaz o bet aí cnpjluz demorou 9 bilhõesfaz o bet aí cnpjanos para chegar à Terra.
Ainda assim, o telescópio espacial Hubble da Nasa conseguiu registrá-la.
Chama-se MACS J1149+2223 Lensed Star 1, mas foi apelidadafaz o bet aí cnpjÍcaro,faz o bet aí cnpjhomenagem ao personagem mitológico que voou para tão perto do sol que a cerafaz o bet aí cnpjsuas asas derreteu.
Ícaro é a estrela mais distante já fotografada, afirmaram os astrônomos da Nasa e da Universidadefaz o bet aí cnpjMinnesota, nos Estados Unidos,faz o bet aí cnpjum artigo publicado nesta segunda na revista científica Nature Astronomy.
"Normalmente, (Ícaro) seria fraca demais (em termosfaz o bet aí cnpjluminosidade) para ser vista, mesmo pelos maiores telescópios do mundo", explicou a agência espacial norte-americanafaz o bet aí cnpjum comunicado.
"Mas, graças a um raro fenômeno da natureza que amplificou o brilho fraco da estrela, os astrônomos que usam o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, puderam localizar esta estrela longínqua e estabelecer um novo recordefaz o bet aí cnpjdistância", afirmou.
O fenômeno que permitiu observar esta estrela azul gigante, localizada numa galáxia distante, se chama "lente gravitacional".
Lupa natural
"A gravidadefaz o bet aí cnpjum agrupamento galáctico massivo atua como uma lente natural no espaço, dobrando e amplificando a luz", informou a Nasa.
Esta é a luz que faz com que objeto tênues e distantes brilhem o suficiente para serem fotografados à distância.
O acúmulo massivofaz o bet aí cnpjestrelas se transformou numa lupa natural que permitiu que Ícaro parecesse 2 mil vezes mais brilhante. Esse agrupamento galáctico se chama MACS J1149+2223 e está a 5 milhõesfaz o bet aí cnpjanos luz da Terra.
Para efeitofaz o bet aí cnpjreferência, esta estrela está 100 vezes mais longe que qualquer outra observada individualmente, com exceção apenas das supernovas (gigante explosãofaz o bet aí cnpjuma estrela no fimfaz o bet aí cnpjseu ciclofaz o bet aí cnpjvida).
Graças à foto tirada pelo telescópio, Ícaro foi classificado como uma estrela azul gigante - um tipo que é muito "maior, massivo, quente e possivelmente centenasfaz o bet aí cnpjmilharesfaz o bet aí cnpjvezes mais intrinsicamente brilhante que o nosso sol", afirma a Nasa.
"Agora podemos estudarfaz o bet aí cnpjdetalhe como era o Universo e, especificamente, como evoluíram as estrelas e qual é afaz o bet aí cnpjnatureza, desde os primórdios do Universo até as primeiras geraçõesfaz o bet aí cnpjestrelas", afirmou à agência Reuters o principal autor do estudo, o astrofísico Patrick Kelly.