Nós atualizamos nossa Políticabr4bet afiliadoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbr4bet afiliadonossa Políticabr4bet afiliadoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como funciona o cérebro das pessoas criativas:br4bet afiliado
"Medimos a atividade do cérebrobr4bet afiliadopessoas que trabalhavambr4bet afiliadotarefas que exigem pensamento criativo (por exemplo, pensarbr4bet afiliadousos diferentes para objetos cotidianos) e descobrimos que os que têm as ideias mais originais demonstraram um padrão diferentebr4bet afiliadosuas conexões neurais", afirmou Beaty à BBC Mundo, serviçobr4bet afiliadoespanhol da BBC.
Beaty estudou o comportamento das distintas redes neuraisbr4bet afiliado163 pessoas, por meiobr4bet afiliadoressonâncias magnéticas funcionais (fMRI, na siglabr4bet afiliadoinglês). Essa técnica permite obter imagens das atividadesbr4bet afiliadomúltiplas áreas do cérebro durante atividades que envolvem habilidade artística e criativa, como pensar "fora da caixa", falarbr4bet afiliadolinguagem figurativa, improvisar um música, compor poemas ou produzir algo visualmente artístico.
"Conseguimos prever - modestamente - a habilidade criativabr4bet afiliadouma pessoa a partir da forçabr4bet afiliadosuas conexões neurais no interiorbr4bet afiliadouma mesma rede", prosseguiu o cientista.
"Em geral, pessoas com conexões mais fortes tiveram ideias melhores."
As redes neurais criativas
Durante a pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), Beaty identificou que o pensamento criativo ocorre sobretudo no interiorbr4bet afiliadotrês redes neurais.
São elas: a redebr4bet afiliadomodo padrão, usada quando o cérebro está gerando ideias e simplesmente imaginando; a redebr4bet afiliadocontrole executivo, ativada para a tomadabr4bet afiliadodecisões e avaliaçõesbr4bet afiliadoideias; e a redebr4bet afiliadosaliência, usada para discernir quais ideias são relevantes e para facilitar a transição das ideias entre os modos padrão e executivo.
Essa última rede tem uma função-chave, ao fazer uma ponte entre o mecanismobr4bet afiliadogeraçãobr4bet afiliadoideias e obr4bet afiliadoavaliação destas.
Em geral, essas redes não funcionam simultaneamente. Por exemplo, quando se ativa a redebr4bet afiliadocontrole executivo, a padrão pode deixarbr4bet afiliadotrabalhar.
Mas a pesquisa sugere que "as pessoas criativas têm uma habilidade maiorbr4bet afiliadocoativar redes neurais que costumam trabalhar separadamente", explicou Beaty. "O cérebro criativo está conectadobr4bet afiliadouma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazesbr4bet afiliadoativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos."
Treinando o cérebro?
Essas conclusões vão na mesma linhabr4bet afiliadoestudos prévios realizados com mentes criativas como músicosbr4bet afiliadojazz, poetas e artistas visuais.
Agora, Beaty planeja mapear a atividade cerebralbr4bet afiliadodiferentes atividades criativas, das artes às ciências, para entender se é possível "treinar" o cérebro para aumentar a criativdade.
O pesquisador tem destacado, porém, que o pensamento criativo não é necessariamente algo exclusivobr4bet afiliadopoucos sortudos e que ainda é preciso entender melhor como funciona esse complexo esforço neural.
Ainda assim, disse, é possível treinar o cérebrobr4bet afiliadodeterminadas áreas para estimular ideias originais.
"O treinamentobr4bet afiliadodiferentes campos, como a escrita criativa, pode funcionar -br4bet afiliadoparte - para melhorar a conectividade neural dentrobr4bet afiliadouma mesma rede", ensinou.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível