Os computadores que estão sendo treinados para vencer vocêslot machinesqualquer discussão:slot machines
Detectando uma discussão
Até muito recentemente, a criaçãoslot machinesmáquinas capazesslot machinesdiscutir era um objetivo inalcançável.
A finalidade não era, obviamente, ensinar computadores a aguentar a pressãoslot machinesuma discussão sobre uma vagaslot machinesum estacionamento, ou decidirslot machinesquem é a vezslot machineslevar o lixo para fora.
Em vez disso, as máquinas capazesslot machinesdiscutir podem contribuir ao trazer informações para o debate - ajudando humanos a contestar uma evidência, buscar alternativas e chegar a conclusões.
É uma possibilidade que poderia agilizar a tomadaslot machinesdecisõesslot machinestodos os assuntos, desde como um negócio deve investir seu dinheiro até o combate ao crime e a melhoria da saúde pública.
Mas ensinar um computador sobre a comunicação humana - e o que é realmente uma discussão - é muito complexo.
Penseslot machinesum tribunal como exemploslot machinesum lugar no qual as discussões são essenciais.
Apresentar evidências certamente faz parte do processo, mas regras sociais, requerimentos legais, sensibilidades emocionais e entraves práticos influenciam como advogados, membros do júri e juízes formulam e expressamslot machineslógica.
Com o passar dos anos, porém, pesquisadores começaram a pensar que pode ser possível delinear algumas características das argumentações humanas.
O esforço agora está voltado para detectar como essas trocas funcionam e transformá-lasslot machinesalgoritmosslot machinesInteligência Artificial - essa área é conhecida como tecnologiaslot machinesdiscussão.
Os avanços nessa área ocorreram graças a um aumento rápido na quantidadeslot machinesdados disponíveis para treinar computadores na arte do debate.
Parte desses dados vemslot machinesanálisesslot machinesinteligência, outrosslot machinesfontes especializadas na internet e outrasslot machinesprogramasslot machinesdebate ao vivo como o Moral Maze, da BBC.
Também foram desenvolvidos novos métodos para ensinar aos computadores como as discussões funcionam.
Pesquisadores da área também usam filosofia, linguística, ciência da computação e até direito e ciência política como base para entender os debates.
Na Universidadeslot machinesDundee, na Escócia, usamos recentemente teoriasslot machinesretóricaslot machines2 mil anos atrás como uma formaslot machinesencontrar as estruturas das discussões na vida real.
Os avanços rápidos na área fizeram dezenasslot machineslaboratóriosslot machinespesquisa ao redor do mundo se dedicarem ao problema, e a explosão nessa áreaslot machinesestudo é diferenteslot machinestudo que eu já vislot machines20 anosslot machinesacademia.
'Por que o céu é azul?'
Isso significa queslot machinesbreve os computadores serão fluentesslot machinesoratória e prestes a dominar o mundo?
Não. Deixe-me dar um exemplo mundano.
Até muito recentemente, até mesmo as técnicas mais sofisticadasslot machinesInteligência Artificial poderiam ficar completamente atordoadas com pronomes.
Então, se você falasse ao assistente pessoal do seu smartphone: "Eu gostoslot machinesAmy Winehouse. Toque algo dela", o software seria incapazslot machinesentender que "dela" se referia a "Amy Winehouse". Seria um tiposlot machinespesadelo apocalipse dos robôs.
Se coisas tão simples podem ser tão difíceis para a Inteligência Artificial, qual é a chanceslot machinescomputadores conseguirem discutir?
Há ao menos duas principais maneiras pelas quais os computadores poderiam debater que se aproximam muito da nossa.
A primeira é ao justificar e explicar.
Uma coisa é pesquisar na internet como a violência nos videogames afeta as crianças, outra é ter um sistema que automaticamente salva razões contra e a favor da censuraslot machinestal violência - uma área que está sendo explorada pela IBM, com quem trabalhamosslot machinescolaboração.
O sistema resultante é como uma assistente que busca os sentidos por trás das visões conflitantes a respeito do tema e permite um aprofundamento nas justificativas para pontosslot machinesvista diferentes.
O segundo é desenvolver uma inteligência artificial que possa brincarslot machinesjogosslot machinesdebate - seguindo as regrasslot machinesinteração que podem ser encontradasslot machinestodos os lugares,slot machinestribunais a leilões.
Esses jogos foram pilares fundamentais da investigação filosóficaslot machinesPlatão a Wittgenstein, mas eles estão começando a ser usados para ajudar os computadores a contribuir para as discussões entre humanos.
Qualquer um que já tenha convivido com uma criança pequena sentirá uma familiaridade com ao menos um desses jogos.
As regras são muito simples. O adulto diz alguma coisa. A criança pergunta "por quê?". O adulto responde. A criança pergunta "por quê?"slot machinesnovo. E assim sucessivamente.
Geralmente, essas conversas acabam quando o adulto faz uma tentativa desesperadaslot machinesmudarslot machinesassunto.
Mas nós que estamos no papel do adulto desse jogo sabemos que, na verdade, após algumas perguntas, pode ser muito difícil dar boas respostas: temos que pensar muito.
Pensar muito - embora isso não seja tão importante se você estiver tentando explicar para uma criançaslot machinestrês anos por que o céu é azul - pode ser muito mais importante se a discussão for sobre uma decisãoslot machinesnegócios que afetará centenasslot machinesempregos, ou diante da ameaçaslot machinesalgum grupo extremista.
Então, se até o mais simples jogoslot machinesdiálogo pode ser capazslot machinesafiar o pensamento antes da tomadaslot machinesdecisões importantes, imagine os modelos mais sofisticados?
É nisso que estamos trabalhando.
Se os computadores podem aprender as técnicas para identificar os tiposslot machinesdiscussão que os humanos usam para tomar decisõesslot machinesgrupo, eles podem também acessar a evidência usada e dar sugestões ou até possíveis respostas.
Ajudar uma equipe a evitar um viés inconsciente, evidências fracas e argumentos pouco desenvolvidos pode melhorar a qualidade do debate.
Por exemplo, estamos fazendo um software que reconhece quando as pessoas usam argumentos com baseslot machinesdepoimentosslot machinestestemunhas e pode criticá-los, apontando como testemunhas podem ser parciais ou não confiáveis.
De conselhos corporativos até mediaçãoslot machinescasais e da análiseslot machinesinteligência até o designslot machinesinteriores, a Inteligência Artificialslot machinesbreve poderá nos ajudar a tomar decisões melhores.
O termo "Inteligência Artificial" foi usado pela primeira vez no final dos anos 1950 e levou pesquisadores da época a prever com confiança que a Inteligência Artificial estava a 20 anosslot machinesdistância dali.
Ainda está - e provavelmente muito mais distante.
Enquanto isso, a tecnologiaslot machinesdiscussão oferece o potencial para contribuir para as decisões tomadas por humanos.
Esse tiposlot machinesinteligência artificial não interferiria nos grupos humanos, mas trabalharia com eles como parceiros para lidar com desafios difíceis.
E poderia até ajudar a explicar a criançasslot machines3 anos por que o céu é azul.
*Chris Reed é o diretor do Centroslot machinesTecnologiaslot machinesDiscussão da Universidadeslot machinesDundee, na Escócia. O centro trabalha com pesquisaslot machinestraduçãoslot machinesargumentação da filosofia e linguística até a Inteligência Artificial e engenhariaslot machinessoftware.