Os motivos que levaram o fundador do Uber a cairsportingbet o que édesgraça – e deixar o comando da empresa:sportingbet o que é

O fundador do Uber, Travis Kalanick

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Travis Kalanick ficou famoso pelo estilosportingbet o que éliderança abrasivo

sportingbet o que é O fundador do Uber, o americano Travis Kalanick, anunciou na terça-feirasportingbet o que ésaída do comando da empresa americana e seu afastamento do trabalho por tempo indeterminado.

A decisão ocorreu depoissportingbet o que éuma auditoria sobre práticas gerenciais da empresa ter recomendado a demissãosportingbet o que édezenassportingbet o que épessoas. A empresa esteve recentemente no centrosportingbet o que évários escândalos, envolvendo desde acusaçõessportingbet o que ésexismo por partesportingbet o que émembros da diretoria a denúnciassportingbet o que éassédio sexual feitas por passageiros do serviçosportingbet o que étransporte privado.

Em um e-mail para os funcionários, Kalanick disse quesportingbet o que ésaída faz parte dos esforços para "fazer um upgrade" da empresa.

"Para que o Uber 2.0 vingue, nada é mais importante para mim do que dedicar meu tempo para montar uma equipesportingbet o que éliderança. Mas se vamos trabalhar no Uber 2.0, eu preciso também cuidar do Travis 2.0", escreveu ele, sem especificar quanto tempo passará longe da empresa.

O Uber operasportingbet o que é662 cidades ao redor do mundo, incluindo o Brasil, e tem valorsportingbet o que émercadosportingbet o que émaissportingbet o que éUS$ 232 bilhões.

Conhecido pelo estilo despojado e politicamente incorretosportingbet o que éliderança, Kalanick disse recentemente que sente "vergonha"sportingbet o que éseu comportamento e que precisa amadurecer.

Mas quais foram os principais motivos que levaram o bilionário a cairsportingbet o que édesgraça?

Machismo e bullying

Kalanick enfrenta críticas há um tempo. Em 2014, ele causou polêmica ao fazer uma piadasportingbet o que émau gosto durante uma entrevista para a revista masculina GQ, dizendo que pensavasportingbet o que écriar um serviçosportingbet o que édeliverysportingbet o que émulheres,sportingbet o que éresposta a uma pergunta sobresportingbet o que épopularidade com o público feminino.

Uber branded car

Crédito, EPA

Legenda da foto, Empresa operasportingbet o que é662 cidades ao redor do mundo

Em fevereiro, uma ex-engenheira do Uber, Susan J Fowler publicousportingbet o que éum blog suas experiências com o sexismo na empresa. O post viralizou e forçou Kalanick a pedir uma investigação interna. Outras denúnciassportingbet o que éatitudes preconceituosas contra mulheres também despertaram atenção.

Na semana passada, o Uber anunciou a demissãosportingbet o que émaissportingbet o que é20 funcionários como resultadosportingbet o que éuma análisesportingbet o que émaissportingbet o que é200 queixas feitas ao departamentosportingbet o que érecursos humanos da empresa sobre assédio moral e bullying.

'Trapaças'

Em março deste ano, o jornal americano The New York Times alegou que o Uber estava usando um programasportingbet o que écomputador que permitia identificar possíveis inspeçõessportingbet o que éregiõessportingbet o que éque o aplicativo ainda não era permitido e impedir que inspetores conseguissem carros.

No mês seguinte, o mesmo jornal relatou que a Apple ameaçou banir o Ubersportingbet o que ésua lojasportingbet o que éaplicativos depoissportingbet o que évir à tona que a empresa estava coletando númerossportingbet o que ésériesportingbet o que éiPhonessportingbet o que éusuários, o que permitia rastrear suas atividades. O Uber alegou que a prática era importante para evitar fraudes.

Telasportingbet o que ételefone celular com aplicativo Uber

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Uber teria usado programa para "despistar" inspeções

O Uber também não fez amigos no Google, cuja holding, a Alphabet, acusou Kalanicksportingbet o que éusar tecnologia roubada da Waymo,sportingbet o que é empresa que desenvolve carros sem motorista. O bilionário negou, mas no mês passado demitiu Anthony Levandowski, um ex-empregado da Waymo quesportingbet o que é2016 começara a trabalhar para o Uber.

Outra reclamação constante é sobre a políticasportingbet o que épreços do Uber,sportingbet o que éespecial a que aumenta o preço das corridassportingbet o que éhoráriossportingbet o que émaior demanda - incluindo durante momentossportingbet o que éapuros públicos, como a intensa nevasca que atingiu Nova Yorksportingbet o que é2013, ou os momentos seguintes ao atentadosportingbet o que éLondon Bridge,sportingbet o que éLondres, há duas semanas.

"Demos às pessoas mais opçõessportingbet o que ése locomover, isso é o mais importante", afirma Kalanick.

Violência sexual

Motoristas do Uber são alvos frequentessportingbet o que éacusaçõessportingbet o que éassédio e violência sexual, e a empresa constantemente enfrenta críticas relacionadas ao rigorsportingbet o que ésua checagemsportingbet o que éantecedentes criminaissportingbet o que éseus condutores. Nos EUA, por exemplo, o Uber não checa impressões digitais, algo exigidosportingbet o que étodas as profissões que envolvam certo risco para o público - professores, médicos e motoristassportingbet o que étáxi, por exemplo.

Escândalo maior ainda foi a revelaçãosportingbet o que éque executivos da empresa obtiveram ilegalmente a ficha médicasportingbet o que éuma indiana vítimasportingbet o que éestupro por um motorista na Índia,sportingbet o que é2014. Isso porque o Uber acreditava se tratarsportingbet o que éuma "armação"sportingbet o que éuma empresa rival.