Amuletos, toalhas molhadas e corcundas: as superstiçõesestrela bet é segurocampeões olímpicos na busca por medalhas:estrela bet é seguro

Antesestrela bet é segurogirar os braços na água, Michael Phelps o faz no seco para pedir uma "mãozinha" da sorte

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Antesestrela bet é segurogirar os braços na água, Phelps o faz no seco para pedir uma "mãozinha" da sorte

"Eu toquei na corcunda dele, fingindo estar trocando um pin, e fiz um pedido para que fossemos à final olímpica", contou o treinador, pouco depois da vitória,estrela bet é segurovirada, sobre as americanas na partida final.

Até para os padrõesestrela bet é seguroJosé Roberto Guimarães eestrela bet é segurocoleçãoestrela bet é seguromanias, foi um caso extremoestrela bet é segurosuperstição - durante a campanhaestrela bet é seguroBarcelona, o treinador impediu que um jogador fizesse a barba, para que não interrompesse uma sequênciaestrela bet é segurovitórias.

Mas nemestrela bet é segurolonge ele é o único. No mundo do esporte olímpico, superstições, mandingas e manias acompanham atletas, treinadores e dirigentes.

Elas incluem rituais "disfarçados". O lendário nadador americano Michael Phelps, por exemplo, gira os braços pelo menos três vezes antesestrela bet é segurosubir no blocoestrela bet é seguropartida para as competiçõesestrela bet é seguronatação. Estranho, mas algo bem menos surpreendente do que o hábito do cavaleiro japonês Yoshiaki Oiwaestrela bet é segurojogar sal sobre ele e o cavalo antesestrela bet é segurouma corrida.

Treinador tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães é ouro tambémestrela bet é seguromanias

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Treinador tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães é ouro tambémestrela bet é seguromanias

A halterofilista americana Morghan King diz usar a mesma calcinha e o mesmo parestrela bet é seguromeias com que começou a competir - devidamente lavados antesestrela bet é segurocada nova competição, ela faz questãoestrela bet é seguroressaltar.

Já a ciclista britânica Laura Trott, campeã olímpicaestrela bet é seguroLondres, gostaestrela bet é seguropisarestrela bet é segurouma toalha molhada antesestrela bet é segurocolocar as sapatilhasestrela bet é segurocorrida, para ficar com as meias úmidas – isso porque ganhou uma corrida júnior quando acidentalmente competiu com as meias nessa condição.

Bichosestrela bet é seguropelúcia viram amuletos, muitas vezes até levados ao localestrela bet é segurocompetição.

Quando venceu o saltoestrela bet é segurodistância nos Jogosestrela bet é seguroPequim,estrela bet é seguro2008, por exemplo, a brasileira Maurren Maggi tinha na mochila, alémestrela bet é seguromaterial esportivo, o cachorroestrela bet é seguropelúcia Leão. Na Rio 2016, a atleta australiana do rúgbi Evania Peite tem um canguru que carrega até mesmo para a mesaestrela bet é segurorefeições.

Superstição universal

Os exemplos acima mostram que a superstição parece ser universal no mundo esportivo, e não ligada a uma cultura específica. E é levada a sério por estudiosos do esporte: diversos estudos defendem as mandingas e afins como processos que podem reforçar a confiançaestrela bet é seguroatletas dianteestrela bet é segurosituaçõesestrela bet é seguroincerteza.

Existem dois chamados benefícios: um deles é que os rituais evitam que se pense demaisestrela bet é segurocoisas negativas, servindo como um escudo contra ansiedades e os nervos. O outro é um efeito placebo que ajuda a criar uma sensaçãoestrela bet é segurocontrole.

"Na psicologia, chamamos issoestrela bet é segurolocusestrela bet é segurocontrole externo, que é a expectativaestrela bet é seguroque o desempenho seja influenciado por coisas como um amuleto. E isso, curiosamente, não está relacionado à crença religiosa. Não estamos falandoestrela bet é seguroquem se benze, por exemplo, masestrela bet é seguroquem acha que usar meiasestrela bet é segurouma cor pode ser uma ajuda especial", explica Paula Teixeira Fernandes, coordenadora do Grupoestrela bet é seguroEstudosestrela bet é seguroPsicologia do Esporte e Neurociências da Unicamp.

Nos Jogosestrela bet é seguroAtenas, bichoestrela bet é seguropelúcia ganhou até "credencial"estrela bet é seguroremadoras alemãs

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Nos Jogosestrela bet é seguroAtenas, bichoestrela bet é seguropelúcia ganhou até "credencial"estrela bet é seguroremadoras alemãs

Fernandes explica que comportamentos supersticiosos são muito mais comunsestrela bet é seguroesportes individuais,estrela bet é seguroespecial o tênis e a ginástica artística. Mas também se observa com frequênciaestrela bet é seguropelo menos dois jogos coletivos: o basquete e o vôlei.

"São modalidades que tem momentosestrela bet é seguro‘isolamento’. No vôlei, por exemplo, jogadores supersticiosos têm toda uma rotina na hora do saque. Mas é nos individuais que ele é muito mais comum. Especialmenteestrela bet é seguromomentosestrela bet é seguromaior tensão, justamente as competições."

Seria uma espécieestrela bet é segurotranstorno obsessivo compulsivo esportivo? Fernandes discorda.

"Em nossa experiência no trabalho com atletasestrela bet é segurobase e profissionais, vimos que os atletas exibiam o comportamento supersticioso dentroestrela bet é seguroquadra, e nãoestrela bet é segurosituações normais."

Mas os especialistas hesitamestrela bet é seguroencorajar demais comportamentos supersticiosos. Em Londres, a empresa Inner Drive, conhecida pelo trabalho com jogadores profissionaisestrela bet é segurofutebol da Liga Inglesa, usa uma abordagem que estimula o atleta a confiar maisestrela bet é seguroaspectos que realmente estão diretamente ligados ao desempenho esportivo.

Brad Busch, coordenador da Inner Drive, diz que a melhor maneira é o próprio atleta analisar suas rotinasestrela bet é seguropreparação para identificar o que é uma formaestrela bet é segurorelaxamento e o que pode se tornar comportamento irracional.

"Se alguém esquece as meias da sorteestrela bet é segurocasa e fica ansioso, isso se transformaestrela bet é segurorotina benéfica para uma superstição que atrapalha", explica Buschestrela bet é segurosuas palestras.

Até porque nem sempre as superstições se aplicam ao próprio supersticioso. Laura Unsworth, da equipeestrela bet é segurohóquei sobre grama britânica, costuma policiar hábitos das colegasestrela bet é segurotime que, naestrela bet é seguroopinião, influenciam resultados.

E isso inclui penteados:estrela bet é seguroum torneio internacional, proibiu que uma colegaestrela bet é segurotime alisasse os cabelos antes das partidas depoisestrela bet é segurouma derrota.

Psicólogos também alertam para uma realidade: por mais confiável que seja a mandinga, não é ela que está ganhando o jogo.

"Se o atleta não estiver bem, não há objeto da sorte ou rotina que vai levar a medalha para ele", finaliza Fernandes.

Um exemplo? O fatoestrela bet é seguroque quatro das 23 medalhas olímpicas conquistadas por Phelps não sãoestrela bet é seguroouro...